13/07/19

Aconteceu a 13 Julho 1998

O Brasil não foi penta, então vai ser o FC Porto. Neste dia, Mário Jardel lamentava a derrota do Brasil na final do Campeonato do Mundo, frente à anfitriã França, e fazia uma previsão que se viria a concretizar a 22 de Maio de 1999, dia em que o FC Porto garantiu matematicamente a conquista do Pentacampeonato, uma marca sem paralelo na história do futebol português.

Dragões Diário 13-07-2019

Os reforços Nakajima, Luis Díaz, Renzo Saravia e Zé Luís farão parte do desfile de apresentação dos equipamentos para a temporada 2019/20. O evento tem animação garantida a partir das 18h de hoje, na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade do Porto, e contará ainda com as presenças de Fábio Silva, Romário Baró, Diogo Costa, Pepe, Vaná e Alex Telles, para além de vários atletas das modalidades. O desfile começa às 22h. O FC Porto na Baixa contribui para uma cidade interessante e cativante, frisa Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
 
Os bilhetes para dois dos três jogos particulares que o FC Porto vai realizar no Algarve, na próxima semana, já estão disponíveis em vários locais. Os Dragões defrontam o Fulham na próxima terça-feira (20h30), no Estádio de Albufeira, e o Bétis de Sevilha na sexta-feira, de novo às 20h30, no Estádio Municipal de Portimão, para a Copa Ibérica. O segundo jogo da equipa portista no torneio de pré-época será contra o Getafe ou o Portimonense, no domingo, 21 de Julho, no mesmo local. Entretanto, o grupo às ordens de Sérgio Conceição voltou ontem a trabalhar em dose dupla no Olival.
 
A equipa de bilhar às três tabelas entrou da melhor forma na Final Six do Campeonato Nacional, garantindo duas vitórias por 4-0 frente a Ginásio do Sul e Leixões, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão. Os portistas, que lideram com seis pontos, realizam mais dois jogos hoje, frente a Benfica (14h) e Leça (21h30). Na 5ª e última jornada (amanhã, 16h), o FC Porto defronta o Sporting.

12/07/19

Aconteceu a 12 Julho 1963

Neste dia, falece Artur de Sousa, o Pinga, figura do FC Porto nos anos 30 e 40, um dos melhores jogadores portugueses da sua geração. Foram 15 épocas consecutivas no FC Porto, escrevendo as mais belas páginas da história da Constituição e apresentando números impressionantes: 331 jogos, 314 golos, 16 títulos conquistados no clube portista.

Dragões Diário 12-07-2019

Iván Marcano está de volta. O jogador espanhol de 32 anos assinou um contrato válido por quatro temporadas, abrindo caminho para um ciclo semelhante ao anterior. Entre 2014 e 2018, o defesa-central disputou 156 jogos com a camisola do FC Porto. Saiu para a AS Roma e regressa a uma casa que bem conhece e onde foi feliz: Regressar ao FC Porto era algo em que pensava há já muito tempo. Este é um clube do qual provavelmente nunca devia ter saído, admite Marcano.

Sérgio Conceição conta com mais uma opção para o eixo defensivo e deu igualmente as boas-vindas a Renzo Saravia, lateral-direito que chegou ontem ao Porto depois de disputar a Copa América pela selecção da Argentina: Tenho muita vontade de começar esta nova etapa que, a nível pessoal, é um grande salto na minha carreira. Saravia e Marcano foram as novidades do dia no Olival, onde a equipa portista continua a trabalhar intensamente.

O FC Porto regressa amanhã à Baixa, a partir das 18h, para apresentar os equipamentos para a temporada 2019/20. O evento será realizado na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade do Porto. Uma iniciativa destas torna-se mais importante ainda quando falamos em associar duas instituições centenárias, das que mais têm contribuído para a projecção internacional do Porto, salienta António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto.

11/07/19

Aconteceu a 11 Julho 1984

Neste dia, Artur Jorge assumia o comando técnico do FC Porto pela primeira vez. O discípulo de José Maria Pedroto foi uma aposta do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Ao todo foram seis épocas, não consecutivas, à frente do FC Porto, onde conseguiu vencer uma Taça dos Campeões Europeus, na célebre final de Viena frente ao Bayern Munique, três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e três Supertaças.

Dragões Diário 11-07-2019

Depois de Renzo Saravia, Zé Luís e Shoya Nakajima, o FC Porto apresentou mais um reforço: o internacional colombiano Luis Díaz. O extremo de 22 anos, proveniente do Junior Barranquilla, assinou contrato até 2024 e vai usar a camisola 7 dos Dragões. Sinto-me muito feliz por estar aqui, sempre sonhei jogar numa equipa grande. Quero fazer as coisas bem e ajudar a equipa em tudo o que puder, salientou Luis Díaz.

No Olival, a formação portista realizou o segundo treino com jogo da pré-temporada, frente ao Varzim. Nakajima foi uma das opções de Sérgio Conceição e estreou-se a marcar de azul e branco (60m). Os outros golos foram apontados por Soares (53m e 81m) e Óliver (73m). Hoje, o plantel volta a trabalhar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em dose dupla.
 
A equipa de hóquei em patins do FC Porto também anunciou mais uma cara nova: Sergi Miras. O espanhol é a quarta contratação dos Dragões e a terceira oriunda do Liceo da Corunha. O defesa/médio de 33 anos assinou contrato até 2020 e vai reencontrar Guillem Cabestany, com quem trabalhou no Vendrell.

10/07/19

Aconteceu a 10 Julho 1996

Neste dia, António Oliveira era oficializado como novo treinador do FC Porto, sucedendo no cargo a Bobby Robson, que partira para Barcelona. Oliveira pegou numa equipa bicampeã e prolongou um ciclo que ficaria na história do futebol português, conquistando dois campeonatos para o inigualável Penta, atingido em 1998/99 por Fernando Santos.

Dragões Diário 10-07-2019

Sérgio Oliveira tinha apenas 17 anos quando fez a sua estreia pela equipa principal do FC Porto, frente ao Sertanense, para a Taça de Portugal. Uma década mais tarde, o médio surge como uma das vozes experientes do balneário portista, elogia os jovens que trabalham com o plantel, como Fábio Silva (16 anos) ou Tomás Esteves (17), e deixa uma garantia para o futuro: Vamos criar um grupo muito forte para lutarmos por aquilo que é nosso.

Depois de Vincent Aboubakar, Yordan Osorio. O defesa-central, uma das figuras da selecção da Venezuela na Copa América, apresentou-se ontem no Olival para ser integrado no grupo de trabalho às ordens de Sérgio Conceição, que continua a aumentar. Pepe, a realizar treino condicionado, é o único nome no boletim clínico.
 
Termina amanhã o período de reservas do Lugar Anual para os adeptos que ainda não fizeram a renovação para a temporada 2019/20. No início da próxima semana, entre segunda e terça-feira, será permitida a troca de lugares para os actuais detentores. No dia seguinte, 17 de Julho, inicia-se um novo período de vendas para o melhor lugar do mundo.
 
A W52-FC Porto está na Covilhã a preparar uma fase intensa da temporada. A equipa portista vai participar no Troféu Joaquim Agostinho (11 a 14 de Julho) e no Tour de Qinghai Lakie na China (14 e 27 de Julho) antes da Volta a Portugal (31 de Julho a 11 de Agosto), a prova mais importante do circuito nacional. O Porto Canal acompanhou um dia de trabalho dos azuis e brancos com a Serra da Estrela como pano de fundo.

09/07/19

Aconteceu a 09 Julho 1994

Neste dia, a equipa de hóquei em patins conquistava a Taça CERS pela primeira vez na história do clube. O adversário na final foi o Vic, de Espanha. Após uma derrota na primeira mão por 5-2, os portistas venceram o segundo jogo por 7-1 e levantaram o troféu. Desde então, os Dragões já conquistaram mais uma Taça CERS, em 1996, frente aos espanhóis do Tordera.

Dragões Diário 09-07-2019

Estamos a trabalhar forte: com dedicação, garra e ambição. Foi esta a mensagem transmitida por Pepe no arranque da segunda semana da pré-época. O defesa internacional português, que ainda está a recuperar da lesão que sofreu ao serviço da selecção nacional, falou ainda sobre a integração dos mais jovens na equipa principal e partilhou uma história relacionada com Tomás Esteves.

O regresso de Vincent Aboubakar foi a grande novidade do dia de ontem, marcado por três treinos no Olival. Pelo meio, o grupo de trabalho conviveu com cerca de 150 crianças dos campos de férias Dragon Force, para satisfação dos mais pequenos, demonstrada nestas imagens.

O FC Porto B deu ontem início aos trabalhos de pré-época, no Estádio de Pedroso. No primeiro dia estiveram presentes 26 jogadores sob o comando técnico de Rui Barros. A formação secundária dos Dragões vai preparar a participação na Liga Pro, com o calendário a reservar uma deslocação ao reduto do Sporting da Covilhã na jornada inaugural. Antes, o FC Porto B vai disputar vários encontros particulares, incluindo o jogo de apresentação frente ao Celta de Vigo B, a 3 de Agosto.

No hóquei em patins, foi revelada a terceira cara nova do plantel para a época 2019/20. Tiago Rodrigues, guarda-redes de 20 anos que representou a Sanjoanense na época passada, junta-se ao espanhol Xavier Malián nas opções de Guillem Cabestany para a baliza portista. Tiago Rodrigues, campeão europeu e mundial pelas selecções jovens de Portugal, assinou contrato com os Dragões até 2023.

Na natação, estão a decorrer captações até ao dia 24 de Julho para atletas masculinos nascidos entre 2006 e 2009 e femininos nascidos entre 2007 e 2010, no Complexo de Piscinas de Campanhã.

08/07/19

Aconteceu a 08 Julho 1979

Neste dia, a equipa de basquetebol do FC Porto conquistava pela primeira vez a Taça de Portugal, na sequência de um triunfo histórico frente ao Sporting, por 93-86, em Tomar.

Dragões Diário 08-07-2019

Foco no trabalho. Dragões juntos são muito fortes. A mensagem do treinador Sérgio Conceição serve de mote para a segunda semana da pré-época do FC Porto. Depois de um dia de folga, o plantel principal regressa hoje ao Olival para três sessões de trabalho, ainda sem jogadores que estão ou estiveram ao serviço das respetivas seleções nacionais. Um deles, Chancel Mbemba, marcou ontem um bom golo de cabeça frente a Madagáscar, em cima do minuto 90 (2-2), mas não conseguiu evitar o afastamento da República Democrática do Congo nos oitavos de final da Taça das Nações Africanas, na sequência do desempate por grandes penalidades (4-2).

O portista Dick Jaspers venceu a 4ª etapa da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, justificando a ovação dos adeptos que foram ao Dragão Arena assistir ao jogo decisivo frente ao sul-coreano Haeng Kim (40-36). Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, entregou o troféu ao número um do ranking e atual campeão da Europa. Foi a minha 25ª Taça do Mundo. É um número muito especial para mim, salientou, no final, o holandês de 53 anos. Após a Taça da Europa de Clubes e a Taça do Mundo, os adeptos portistas vão poder acompanhar a Final a 6 do Campeonato Nacional, que se vai realizar na Academia de Bilhar do FC Porto, no Estádio do Dragão, entre quinta-feira e domingo.

O FC Porto sagrou-se vice-campeão nacional de goalball na reta final da segunda época da modalidade no clube. A equipa formada por Carlos Coutinho, Diogo Azevedo, Fábio Oliveira, João Macedo, João Sousa e Vítor Caixeiro e orientada por Tiago Mendes vai disputar a 20 de Julho a fase final da Taça de Portugal, no Pavilhão Susana Barroso, em Lisboa.

07/07/19

Aconteceu a 07 Julho 2012

Neste dia, o FC Porto anunciava a contratação de Jackson Martínez, avançado colombiano proveniente do Jaguares (México). Em três épocas, Cha Cha Cha Martínez disputou 136 jogos, marcou 92 golos e construiu uma relação forte com os adeptos portistas (como ficou demonstrado na época passada, quando regressou ao Estádio do Dragão com a camisola do Portimonense). Jackson Martínez é o melhor marcador da história do recinto portista, com 49 golos.

Dragões Diário 07-07-2019

O plantel principal do FC Porto recebeu ontem o Recreio de Águeda para um treino com jogo que encerrou a primeira semana de trabalho na temporada 2019/20. Manafá (10m), Fábio Silva (23m), Jesús Corona (50m, 55m e 74m) e Soares (58m) marcaram os golos frente à equipa que disputa o Campeonato de Portugal. Zé Luís foi um dos 22 jogadores utilizados por Sérgio Conceição, enquanto Nakajima, em dia de estreia no Olival, realizou treino condicionado. Os Dragões regressam amanhã ao trabalho.

O FC Porto regressa à Baixa no próximo sábado para apresentar os equipamentos para a época 2019/20. Depois da Praça D. João I, da Ribeira, do Jardim dos Clérigos, por duas vezes, e da Rua Cândido dos Reis, a sexta edição do evento será realizada na Praça Gomes Teixeira, junto à reitoria da Universidade do Porto, celebrando uma vez mais a ligação umbilical do clube à cidade. A animação começa às 18h.

No Campeonato do Mundo de bilhar às três tabelas, que se está a realizar no Dragão Arena, os portistas Dick Jaspers e Myung Woo Cho garantiram o apuramento para as meias-finais e podem defrontar-se no jogo decisivo. Ontem, o número um mundial ultrapassou Eddy Leppens e o colega de equipa Daniel Sánchez, marcando encontro com Lufti Cenet. O sul-coreano Myung Woo Cho, de apenas 21 anos, venceu Jacob Sorensen e Dion Nelin, preparando-se para enfrentar o compatriota Kim Haeng-jik. As meias-finais (10h e 12h) e a final (15h) disputam-se hoje, com transmissão em directo no Porto Canal.