17/04/21

Aconteceu a 17 Abril 1982

Neste dia, a história do FC Porto mudava para sempre. O clube foi a votos e os sócios elegeram Jorge Nuno Pinto da Costa para a presidência, um jovem de 44 anos que, enquanto chefe do departamento de futebol, formou uma dupla imbatível com o treinador José Maria Pedroto. Com mais de 95% dos votos, o recém-eleito presidente Jorge Nuno Pinto da Costa deixou a promessa de uma equipa forte em Portugal e na Europa. Se ainda há quem duvide de que cumpriu o que prometeu, basta dizer que é hoje o presidente mais titulado da história do futebol mundial. Contra factos destes não há argumento que resista.


Dragões Diário 17-04-2021

A manhã de ontem voltou a ser de trabalho para o FC Porto no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde os campeões nacionais continuam a preparar a 27ª jornada da Liga, que reserva um duelo com o Nacional (domingo, 17h30), no Estádio da Madeira. O nome de Mbaye ainda é o único a figurar no boletim clínico dos azuis e brancos, que voltam a treinar nesta manhã (10h30) antes de Sérgio Conceição projectar o encontro com os madeirenses (12h).
 
A Liga Portugal anunciou ontem as datas e os horários de todos os jogos entre as jornadas 30 e 33 do campeonato. Na 30ª ronda, o FC Porto recebe o Famalicão (30 de Abril, 21h15), no Estádio do Dragão, antes de viajar até Lisboa para o clássico com o Benfica no Estádio da Luz, agendado para dia 6 de Maio (18h30). Segue-se uma recepção ao Farense (10 de Maio, 20h15), na 32ª jornada, que precede um duelo com o Rio Ave (15 de Maio, 20h30), em Vila do Conde, na 33ª e antepenúltima ronda.
 
A 26ª e última jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol leva o FC Porto até Albufeira, onde defronta a equipa sensação do campeonato e que ainda luta pelo terceiro lugar: o Imortal. A partir das 15h (FPB TV), os Dragões vão entrar em campo sabendo que já não saem da segunda posição, mas isso não muda nada na determinação portista em somar mais um triunfo antes do arranque dos Playoffs, até porque há que ter máximo respeito por quem ainda luta pelo melhor lugar: Preparámos o jogo como se fosse um dos mais importantes da época, garantiu Moncho López.
 
Mais tarde, às 18h (FC Porto TV/Porto Canal), o FC Porto recebe o Vitória de Setúbal, no Dragão Arena, em partida a contar para a 23ª jornada do Andebol 1. A invencibilidade dos azuis e brancos, que somam por vitórias os 23 jogos realizados, está expressa na tabela classificativa: o colectivo comandado por Magnus Andersson é líder isolado, com 69 pontos, mais cinco do que o Sporting, que tem menos um jogo disputado. Temos de estar 100% focados em todos os jogos e este não é excepção, alertou o guarda-redes húngaro Márton Székely antes da recepção aos sadinos.
 
À mesma hora (A Bola TV), mas no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, o FC Porto defronta a Oliveirense na 26ª e derradeira jornada da fase regular do Nacional de hóquei em patins. Seja qual for o desfecho do encontro, os Dragões vão terminar a fase regular na primeira posição, o que lhes dá o factor casa na fase a eliminar, mas Gonçalo Alves sublinhou que o FC Porto vai a Oliveira de Azeméis com vontade de ganhar e de fazer um bom trabalho. O avançado tem sido uma das grandes figuras do campeonato e é o melhor marcador da prova com 45 golos.

Quase apetece dizer que não poderia ser de outra maneira. O pontapé de bicicleta de Mehdi Taremi na vitória sobre o Chelsea (1-0) foi eleito o Golo da Semana da Liga dos Campeões. Todos os motivos são válidos para rever um dos golos mais bonitos de 2020/21. Ou para saber tudo o que há para ver de FC Porto este fim de semana. É na FC Porto TV, pois claro.

14/04/21

Aconteceu a 14 Abril 2015

Dominada pela projecção do jogo do dia seguinte com o Bayern Munique, que o FC Porto venceria com dois golos de Ricardo Quaresma e um de Jackson Martínez, a primeira edição desta newsletter nascia há seis anos, assinada pelo Francisco J. Marques e enviada a 4141 subscritores. Desde então, passaram 2192 dias sem falharmos uma única publicação, apesar das repetidas tentativas para nos silenciar, com suspensões, multas elevadas e acusações dos tempos do antigamente. Agora mesmo, enquanto nos lê, mais de 25.000 leitores, espalhados por todo o mundo – do Alasca à Nova Zelândia e da Noruega à África do Sul – receberam o Dragões Diário. Desde o primeiro DD, como lhe chama carinhosamente o Bruno Leite, já enviámos mais de 50 milhões de e-mails e não planeamos parar tão cedo. E hoje, tal como ontem, Lisboa e Nova Iorque estarão no top-5 das cidades com mais aberturas num ranking obviamente liderado pelo Porto. Dá que pensar, não dá?

 

Dragões Diário 14-04-2021

O golo de Mehdi Taremi, uma delícia de execução, chegou de bicicleta, mas chegou demasiado tarde, reservando apenas 60 segundos para anular o mal que já estava feito uma semana antes, naquele mesmo relvado. Em Sevilha, onde já foi muito feliz, o FC Porto impôs a primeira derrota do Chelsea na Liga dos Campeões, mas não conseguiu reverter nem anular o resultado da primeira mão (0-2), que ditou o fim da aventura europeia com o requinte de uma suprema ironia: precoce, mas numa fase adiantada.
 
No cômputo geral, resumiu Sérgio Conceição, o FC Porto foi superior em tudo, exceto na eficácia ofensiva, razão pela qual assumiu um sentimento de grande frustração. Mas entre a desilusão e a tristeza, que não foi capaz de disfarçar, sobressaiu o orgulho pela interpretação da estratégia, pelo desempenho no jogo e pelo percurso na mais exigente prova de clubes do mundo. Merecíamos estar nas meias-finais, insistiu.
 
No final, muito antes de ouvir as palavras do treinador, Sérgio Oliveira falava também de decepção e desgosto: Estamos tristes e frustrados. Disse-o com todas as letras e com a certeza de não ter desapontado quem segue e quem torce pelo FC Porto: Eu, que sou adepto, se estivesse do lado de fora, estaria orgulhoso desta equipa. E ainda disse mais, fechando o discurso num misto de convicção e desafio: Contem connosco para o que resta do campeonato!
 
Mehdi Taremi tinha boas razões para estar feliz pelo golo, mas foi fácil perceber que poderia estar muito mais feliz se o FC Porto tivesse seguido em frente. E avançar na prova pareceu-lhe ser mais do que justo, depois de um jogo excelente que só não foi suficientemente brilhante para continuar na Liga dos Campeões. Porquê? Porque isto é futebol, resumiu o avançado iraniano, entre o amargo da eliminação e o doce da bicicleta.
 
Várias horas antes, nos Açores, houve mais do mesmo: a equipa de Magnus Andersson derrotou o Sporting da Horta (35-28), somou a 23ª vitória no Andebol 1 em 23 possíveis, consolidou a liderança e ampliou para cinco pontos a vantagem sobre o segundo classificado, ainda que o Sporting tenha menos um jogo disputado. Diogo Branquinho, com oito golos, foi o melhor marcador dos Dragões.

O capítulo da Champions está encerrado, mas as histórias da histórica aventura do FC Porto numa competição talhada para milionários são inesgotáveis. Sabe, por exemplo, quem marcou o golo mais rápido dos azuis e brancos na Liga dos Campeões? Se pensou naquela finalização de Taremi frente à Juventus, errou, mas por pouco. Ajuda, se acrescentarmos que o detentor da melhor marca é um luso-brasileiro que gastou apenas 42 segundos desde o apito inicial para marcar de cabeça? Curioso? Descubra tudo na FC Porto TV.

No mais recente episódio de Dragões para Sempre, uma rubrica com a assinatura do Sérgio Velhote e o grafismo do Daniel Costa, o foco é todo de Gabriel, uma criação de José Maria Pedroto, que fez dele um defesa moderno, um lateral à frente do próprio tempo e bem a tempo de ser campeão por duas vezes seguidas.

13/04/21

Aconteceu a 13 Abril 1986

Neste dia, o FC Porto esperava por uma derrota do Benfica para alcançar a liderança do campeonato com duas jornadas por disputar. E assim foi. Na ronda seguinte, a última, o sonho do bicampeonato tornar-se-ia realidade com um triunfo na recePção ao Covilhã, no Estádio das Antas. Com este título, o FC Porto qualificou-se para a Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87, que terminaria com aquela épica reviravolta frente ao Bayern de Munique, em Viena.

Dragões Diário 13-04-2021

Esta noite, a partir das 20h (TVI/Eleven Sports), o Estádio Ramón Sanchéz Pizjuán, em Sevilha, recebe o segundo duelo dos quartos de final da Liga dos Campeões entre FC Porto e Chelsea. Os Dragões já sabem que têm de dar a volta a uma desvantagem de 0-2 no intervalo da eliminatória, mas Sérgio Conceição garantiu que o colectivo portista está pronto para ir à luta e para dar luta, pois todas as dificuldades podem ser ultrapassadas com uma mentalidade muito forte. Dar tudo em campo faz parte dos 90 minutos à Porto, acrescentou o nosso treinador na projeção do encontro.
 
Quem se sentou ao lado de Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão do jogo de logo à noite foi Otávio, para quem nada está perdido. Apesar do belo jogo dos Dragões na primeira mão, o resultado não foi o desejado e o merecido, por isso é que agora é imperial fazer golos. O médio portista reforçou esta ideia, apelando à crença que caracteriza o grupo: Para passarmos, temos de fazer golos, temos de acreditar, sabemos que é difícil, mas nada está perdido. São jogos diferentes, mas temos de ser mais eficazes, temos de fazer golos.
 
Foi precisamente com o foco na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões que o FC Porto voltou a trabalhar ontem no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. O nome de Mbaye continua a ser o único a constar no boletim clínico dos Dragões, que durante a tarde de ontem deixaram a Invicta para viajar rumo a Sevilha. Na comitiva portista que seguiu viagem para Espanha estão os 29 jogadores chamados por Sérgio Conceição para o reencontro com o Chelsea na capital da Andaluzia. Na ficha de jogo podem entrar 23.
 
No mesmo fim de semana em que a W52-FC Porto-Reconco iniciou a temporada de ciclismo de 2021 com a Prova de Abertura – Região de Aveiro (173 quilómetros), a primeira corrida da Taça de Portugal, a natação portista brilhou no Meeting de Felgueiras com 16 atletas a subirem ao pódio. Catarina Pires foi a nadadora mais pontuada, mas Leonor Pinto, João Torres, Gonçalo Silva e Pedro Santos também venceram as respeCtivas provas. No goalball, o FC Porto sagrou-se campeão regional com quatro triunfos folgados e está na final four do campeonato nacional.

12/04/21

Aconteceu a 12 Abril 1999

Neste dia, o FC Porto venceu o primeiro campeonato nacional de andebol da era Jorge Nuno Pinto da Costa.  Os Dragões tinham de bater o ABC no pavilhão Américo de Sá e a tarefa não foi fácil. Num jogo sempre renhido, nenhuma das equipas conseguiu uma vantagem superior a um golo na segunda parte e, a quatro segundos do final, com o FC Porto a vencer por 17-16, Sérgio Morgado, guarda-redes portista, fez uma defesa notável que valeu a vitória e um título que havia escapado nos 31 anos anteriores.


Dragões Diário 12-04-2021

Depois da vitória em Tondela, a equipa A voltou ontem aos trabalhos no Olival com o foco no jogo da segunda mão dos quartos da Liga dos Campeões diante do Chelsea (terça, 20h, TVI/Eleven Sports), que será arbitrado pelo francês Clément Turpin. No boletim clínico, apenas constou Mbaye, que continuou a realizar exercícios de treino integrado condicionado. Daqui a pouco, às 12h, os Dragões voltam a treinar e, às 13h, Sérgio Conceição e um jogador do plantel falam à comunicação social na antevisão da partida europeia antes de viajarem para Sevilha.
 
A AJM/FC Porto é campeã nacional de voleibol feminino. As voleibolistas azuis e brancas venceram o terceiro jogo da final diante do Leixões (3-2) e somaram um novo troféu à Supertaça que havia sido ganha no início da época.
 
Depois da conquista do título nacional, Rui Moreira, treinador portista, frisou que conquistar quatro títulos em cinco possíveis em dois anos é muito bom e muito importante e congratulou toda a estrutura. José Moreira, presidente da AJM, mostrou-se feliz pela realização de um sonho: Queria muito ver a AJM/FC Porto campeã nacional e hoje esse sonho concretizou-se. Estou muito feliz. Tânia Oliveira, capitã da AJM/FC Porto, partilhou do sentimento de felicidade de José Moreira, tendo falado numa felicidade muito grande em festejar este título no Dragão Arena e com este símbolo no peito.
 
A equipa de hóquei em patins está na final four da Liga Europeia. Os Dragões empataram (3-3) frente ao Óquei de Barcelos e terminaram em primeiro lugar no grupo A. Na meia-final da competição internacional, o adversário será a Oliveirense. Os jogos decisivos estão agendados para os dias 15 e 16 de maio, no Pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada.

Sérgio Oliveira foi eleito pelo Sindicato de Jogadores como o Melhor Jogador da Liga Nos em março. Veja na FC Porto tv os melhores momentos do 27 portista no terceiro mês de 2021.