NOTÍCIAS, REPORTAGENS, COMENTÁRIOS, CURIOSIDADES, MEMÓRIAS E MUITO MAIS SOBRE O MELHOR CLUBE DO MUNDO...
29/08/08
"Os quatro adversários da Liga dos Campeões" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa
Sub-19: Campeonato arranca com recepção ao Candal
Está marcada para este sábado a jornada inaugural do Campeonato Nacional de Juniores A. Os Dragões estreiam-se em casa, recebendo a formação do Candal, numa partida agendada para as 17 horas, no CTFD PortoGaia. A equipa orientada por Patrick Greveraars procura entrar da melhor forma na competição, dando início à discussão dos lugares cimeiros da Zona Norte do campeonato frente ao Candal.A etapa inicial da competição, dividida em duas zonas, discute-se em trinta rondas, seguindo-se a fase final do campeonato, que reúne os dois melhores classificados de cada zona na disputa pelo título de campeão, que os Dragões conquistaram na época 2006/07.
Fonte: Site Oficial
Lucho González renovou até 2012
COMUNICADO
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou até 30 de Junho de 2012 o vínculo contratual que liga a sociedade ao seu jogador Lucho González.
O Conselho de Administração
Porto, 29 de Agosto de 2008
Três novidades na convocatória portista
O técnico azul e branco deu a conhecer as suas escolhas para o clássico após o derradeiro ensaio realizado esta sexta-feira no Olival, que contou com Rabiola em treino condicionado e Mariano a efectuar tratamento.
Em relação à última convocatória do F.C. Porto, o destaque vai para as entradas de Lino, Fernando e Candeias, chamados para substituir os ausentes Bolatti e Mariano.
Os 19 jogadores convocados por Jesualdo Ferreira são: Benítez, Bruno Alves, Candeias, Farías, Fernando, Fucile, Guarin, Helton, Hulk, Lino, Lisandro, Lucho, Nuno, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru e Tomás Costa.
Bruno Alves e Raul Meireles chamados à selecção
A dupla portista faz parte dos eleitos do seleccionador nacional tendo em vista o arranque da fase europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010. Portugal, que integra o Grupo 1, desloca-se a Malta a 6 de Setembro, defrontando a selecção local em Ta’Qali, seguindo-se a recepção à Dinamarca, marcada para 10 de Setembro, em Lisboa.
Jesualdo Ferreira: «Um bom resultado é ganhar»
As ideias do treinador dos Dragões foram reveladas esta quinta-feira, no auditório do CTFD PortoGaia, no Olival, na conferência de imprensa de antevisão do referido encontro, relativo à 2ª jornada do campeonato, que se realiza já no próximo sábado, às 20h45, no Estádio da Luz.
O F.C. Porto está preparado para disputar o jogo frente ao Benfica?
Sim. Apesar de termos noção da dificuldade que contempla este jogo para nós e para o Benfica, estamos preparados para continuar a alcançar bons resultados no Estádio da Luz. É esse o nosso objectivo. Queremos ter uma equipa que cumpra as nossas convicções tácticas, sabendo que temos de jogar em níveis de alta concentração, num momento da época que até não é o ideal para nenhuma equipa. Ainda assim, sentimos que temos evoluído ao logo das últimas semanas de trabalho e temos condições para discutir o jogo e o resultado. E recordo que um bom resultado para o F.C. Porto é sempre ganhar.
Já disse esta época que o Benfica estava mais forte. Mantém essa opinião?
Sim, penso que os nossos adversários directos (não só Benfica e Sporting, mas também Sp. Braga) estão mais fortes esta época.
O empate do Benfica no terreno do Rio Ave pode facilitar a vida ao F.C. Porto?
Não sei de que forma esse resultado poderá ter afectado o Benfica, mas posso assegurar que a nós não afectou em nada. Não nos acrescentou nem retirou optimismo nem responsabilidade e muito menos alterou as nossas convicções.
No final do jogo perante o Belenenses, disse que a exibição do F.C. Porto não foi brilhante. Como tratou do brilho da equipa durante esta semana?
A questão do brilho tem a ver com a forma como quero que a equipa jogue. Frente ao Belenenses, nem sempre fizemos o que queria, mas nem por isso deixou de haver alguns momentos de brilhantismo. O golo do Hulk, como referiu, foi um desses momentos.
Vai alterar alguma coisa na equipa?
Não. Em termos tácticos, a estrutura está consolidada, a integração dos jogadores novos está a ser feita com segurança e, portanto, não temos qualquer necessidade de fazer alterações profundas na abordagem ao jogo. A única coisa que pode acontecer pontualmente é a alteração de jogadores, que por vezes é necessária para dar mais força e brilho à equipa.
Agrada-lhe um Benfica-F.C. Porto logo no início do campeonato?
É bom, pois mantém os jogadores motivados. Além disso, dá mais alegria ao trabalho e, acima de tudo, torna a equipa mais competitiva.
Se o F.C. Porto ganhar, deixa o Benfica a cinco pontos de distância. Esse factor pode valer alguns riscos-extra ao F.C. Porto?
É um jogo que vai ter sempre riscos para as duas partes. O Benfica sabe que o F.C. Porto é uma equipa forte e difícil, é o Campeão Nacional, e também vai ter de pensar nos riscos que vai correr contra nós. Seja como for, não me parece que esses factores venham a ser determinantes no decurso do jogo, pelo menos não para nós.
A perspectiva de sair do Estádio da Luz com uma vitória pode ser uma circunstância psicologicamente interessante para o F.C. Porto para o resto da época?
Vencer é sempre bom, seja qual for o jogo. Normalmente os campeonatos não se ganham nos jogos entres os ditos grandes, ganham-se com os outros. Os resultados dos clássicos são imprevisíveis e não têm tanta influência quanto isso. Porque se trata de um clássico, este é um jogo especial para a imprensa, para os jogadores e para os adeptos. E já que se fala em adeptos, temos já mais de 3.300 Portistas assegurados no Estádio da Luz (faltam vender apenas cerca de 100 bilhetes), o que é muito bom, e isso já atesta por si só a importância que tem este jogo.
O que espera da equipa de arbitragem?
Espero um árbitro sem discussão, até porque o Jorge Sousa foi o melhor da época passada, e, acima de tudo, uma equipa de arbitragem (e quando falo em equipa, refiro-me também aos assistentes) o mais corajosa e isenta possível.
O Di María disse que o Benfica era favorito. Que comentário lhe merece essa afirmação?
O Di María diz seguramente aquilo que é a sua convicção, mas na minha opinião atribuir favoritismo é conversa e é sair um pouco daquilo que é a realidade do jogo. Ambas as equipas querem ganhar, mas ninguém sabe o que vai acontecer. Esperamos ser nós a ganhar, mas em consciência não podemos afirmar que o vamos fazer.
O facto de o Benfica poder utilizar Reyes e Di María aumenta a ameaça para o F.C. Porto?
O Reyes e o Di María são dois grandes jogadores, mas o facto de estarem em campo não altera a nossa forma de pensar. Independentemente de quem jogar no Benfica, teremos sempre de ser competentes, concentrados e sérios.
Acredita num Rodríguez sem qualquer condicionalismo no Estádio da Luz?
Porque não? O Rodríguez é um profissional, está muito bem integrado no F.C. Porto e vai certamente fazer o seu trabalho.
Fonte: Site Oficial
Arsenal, Fenerbahçe e Dínamo Kiev são os adversários na «Champions»
Treze vezes campeão de Inglaterra, o Arsenal, orientado por Arsène Wenger, reencontra os Dragões na fase de grupos, depois de as duas equipas terem assegurado o apuramento para os oitavos-de-final na época de 2006/07. Na temporada anterior, os londrinos atingiram a final, perdendo, por 2-1, frente ao Barcelona. Na terceira pré-eliminatória, o Arsenal derrotou o Twente, da Holanda, nos dois encontros (4-0 e 2-0).
Treinado por Luis Aragonés, que se sagrou recentemente campeão europeu pela Espanha, o Fenerbahçe, segundo classificado do campeonato turco, dispõe de vários jogadores experientes no seu plantel, como Roberto Carlos, Deivid, Alex, Apiah e Diego Lugano, que soube enriquecer com as contratações de Emre (ex-Newcastle) e Guiza (ex-Mallorca), o melhor marcador da liga espanhola. Nas segunda e terceira rondas de acesso à UEFA Champions League, o Fenerbahçe afastou o MTK Budapeste e o Partizan.
Segundo classificado do campeonato da Ucrânia, atrás do Shaktar Donetsk, o Dínamo de Kiev eliminou o Drogheda e o Spartak de Moscovo antes de atingir a fase de grupos. Entre o seu plantel destacam-se os romenos Cernat e Ghioane, o letão Verkapovskis, o finlandês Eremenko e os ucranianos Milevski e Aliev. Na trajectória para a vitória em Viena, a 27 de Maio de 1987, o F.C. Porto afastou o Dínamo de Kiev nas meias-finais.
GRUPO G
17 Setembro
F.C. Porto-Fenerbahçe
30 Setembro
Arsenal-F.C. Porto
21 Outubro
F.C. Porto-Dínamo Kiev
5 Novembro
Dínamo Kiev-F.C. Porto
25 Novembro
Fenerbahçe-F.C. Porto
10 Dezembro
F.C. Porto-Arsenal
28/08/08
"Livro de reclamações para chegar à frente" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa
Candeias já fez treino integrado condicionado
Os Dragões regressam ao trabalho hoje, novamente no Olival, onde decorrerá, à porta fechada, o único apronto do dia. Após o mesmo, terá lugar, pelas 12h30, a conferência de imprensa de antevisão do desafio frente ao Benfica, agendado para as 20h45 de sábado, no Estádio da Luz.
27/08/08
Dragão Madeirense em força
Já se iniciou a época 2008/2009 há alguns dias e o nosso blog tem andado a meio gás devido às férias e às ocupações da Redacção. Prometemos maior investimento em notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e muito mais sobre aquilo que faz mover o futebol do melhor clube do mundo. Retomaremos as crónicas que temos ali ao lado direito e prometemos novidades. Também estamos abertos a sugestões e a votações. Participem, o Dragão Madeirense também cresce com a vossa ajuda. Saudações tripeiras e muitas chamas do Dragão.
"O clássico de uns e de outros" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia
Lisandro: «A equipa está muito bem e tranquila»
Ciente de que num clássico não há habitualmente favoritos, Lisandro López adianta, no entanto, que a equipa «está bem e tranquila» e «motivada» pela vitória sobre o Belenenses. Autor dos dois golos que deram o triunfo aos Dragões no último encontro frente ao Benfica, o avançado espera poder repetir a proeza no sábado, lembrando, contudo, que, mais importante do que marcar, é o F.C. Porto conseguir os três pontos.
O nº 9 azul e branco partilhou as suas expectativas em relação ao desafio da 2ª jornada da Liga 2008/09 (agendado para as 20h45, no Estádio da Luz) esta quarta-feira de manhã, no relvado do CTFD PortoGaia, no Olival, no desenrolar da «super flash» de antevisão da partida em questão.
A equipa está muito bem e tranquila. Sentimo-nos motivados pela vitória do último fim-de-semana e temos trabalhado muito para chegarmos da melhor maneira ao jogo de sábado.
Neste tipo de encontros não há favoritos. Trata-se de um clássico e só temos de pensar em trabalhar tranquilos e melhorar para nos apresentarmos o melhor possível.
Sabemos que o Benfica tem todos os jogadores disponíveis, mas a nossa preocupação não passa por aí. O que importa é sabermos se a nossa equipa está bem e como vai encarar a partida.
Espero poder marcar no Estádio da Luz, mas não estou muito preocupado com isso. O mais importante é o F.C. Porto conquistar os três pontos.
A última partida que fizemos contra o Benfica foi muito linda para o grupo e para mim [marcou os dois golos da vitória por 2-0 do F.C. Porto, no Estádio do Dragão, na 27ª jornada da Liga 2007/08] e espero que o que aconteceu se possa repetir.
Estar convocado para a Selecção é um orgulho e uma motivação. Estou a desfrutar o momento e apostado em continuar a fazer as coisas bem no F.C. Porto, de modo a poder manter-me nas opções da Argentina.
Ainda só vamos disputar a 2ª jornada do campeonato. É muito cedo para já estarmos a pensar muito nas distâncias pontuais. Temos é de estar tranquilos, seguir melhorando e pensar partida a partida.
Não sei se o Benfica se encontra mais forte ou não. Penso que isso só se vai ver mais à frente ou até mesmo só no final da temporada. O que posso dizer com toda a segurança é que o F.C. Porto está mais forte.
O Rodríguez é um jogador com uma série de características de que gosto muito e sem dúvida que faz qualquer equipa mais forte.
O Mariano está com muita gana. Teve o problema da lesão no jogo frente ao Belenenses, mas tem uma grande vontade de recuperar para ser opção outra vez. Da minha parte, desejo-lhe que recupere rapidamente e possa estar disponível.
Informações úteis aos adeptos para sábado
No âmbito da visita dos Tricampeões Nacionais ao terreno do Benfica, em encontro da 2ª jornada da Liga 2008/09, que se realiza já no próximo sábado, dia 30 de Agosto, às 20h45, no Estádio da Luz, o F.C. Porto chama a atenção para algumas informações que podem ser úteis aos adeptos azuis e brancos.
- Devem utilizar o Parque do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), situado em frente à Renault Telheiras;
- Devem evitar estacionar no bairro Dona Leonor, no Alto dos Moinhos, ao longo da 2ª Circular, nas ruas junto ao Estádio da Luz e no Parque do Media Markt;
- Devem, de preferência, entrar no Estádio da Luz pelo portão localizado junto à 2ª Circular ou pela entrada que fica em frente ao Centro Comercial Colombo (não entrar pelo Alto dos Moinhos nem pelo portão que dá acesso ao Media Markt);
- Para quem viaja do Porto, o melhor percurso é sair no IC 17 – outros destinos (depois das portagens de Alverca) e virar na primeira saída à direita (antes do Túnel do Grilo), que dá acesso à nova radial e à respectiva saída para Telheiras;
O encanto de Rodríguez na Dragões de Agosto

Na Dragões de Agosto destaque ainda para o filme do arranque de época no Dragão, com a festa de apresentação que juntou milhares de adeptos no Palco de Emoções portista como pano de fundo.
Esta edição apresenta igualmente olhares privilegiados sobre a intervenção que renovou a Loja do Associado no Estádio do Dragão, igualmente em torno da apresentação oficial da equipa de Andebol azul e branca e ainda das emoções do «Campus» de Férias do Basquetebol portista.
O halterofilismo, o desporto adaptado ou o futebol de praia são outros dos temas que fazem parte da edição de Agosto da revista Dragões, que já se encontra disponível.