13/04/13

Pinto da Costa quer «grande espetáculo e vencer» a Taça da Liga

As circunstâncias mudaram no Dragão e, com isso, a visão azul sobre a Taça da Liga. Após meia década de um desprezo assumido publicamente em relação à prova, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, não esconde que o grande objetivo para o encontro desta noite (19h45), em Coimbra, frente ao SC Braga, é juntar a mais recente competição nacional ao palmarés do clube da Invicta.
«Espero que os nossos jogadores proporcionem um grande espetáculo e o FC Porto possa vencer», afirmou o líder dos azuis e brancos, na última noite, no Pavilhão Dragão Caixa, onde assistiu a mais uma partida do FC Porto Vintage, equipa constituída por grandes figuras do passado portista.
«Se os nossos jogadores estiverem a ver este espetáculo, poderão constatar a qualidade que havia há muitos anos, que, de facto, era muito grande. Isso poderá ser um bom estímulo para proporcionarem um grande espetáculo», acrescentou Pinto da Costa, sempre com o duelo da Taça da Liga em foco.

Vítor Pereira diz que está no F.C. Porto com orgulho e quer vencer a Taça da Liga

Vítor Pereira diz ser treinador do F. C. Porto "com muito orgulho" e remete para o fim da época as especulações quanto ao seu futuro profissional. "É um assunto que vai morrer aqui já", atirou, esta sexta-feira, o técnico dos dragões, em conferência de Imprensa.
Confrontado com notícias sobre o interesse de alguns clubes na sua contratação, nomeadamente do Everton, de Inglaterra, Vítor Pereira rejeitou fazer grandes considerações, apontando para o final da época como a altura certa para falar sobre o seu futuro: "Aí avaliaremos a situação e decidiremos em conformidade, eu e o clube", frisou.
O treinador falava na antevisão do jogo de sábado com o Sporting de Braga (19.45 horas, TVI), da final da Taça da Liga, que se disputa em Coimbra. "É um troféu importante para o clube e para as carreiras individuais. O objetivo principal é o campeonato, mas vamos a esta final com o intuito de a vencer", realçou o treinador portista.
Igualmente presente na conferência de Imprensa, Lucho González disse que o F. C. Porto vai encarar o jogo com o Braga "com confiança" e disposto a vencer. "É uma final e queremos ganhar. Conquistar um troféu é sempre importante", salientou o médio argentino.


Izmailov e Mangala regressam aos eleitos

Os regressos de Izmailov e Mangala são as novidades da lista de convocados do FC Porto para a final da Taça da Liga, onde os dragões vão enfrentar o Sp. Braga, hoje às 19H45, em Coimbra.
Em relação ao último jogo dos azuis e brancos, para a Liga também frente aos minhotos, saem dos eleitos do técnico Vítor Pereira Maicon (lesionado) e Quiñones.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Mangala, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Castro, Moutinho, Defour, Izmailov e Lucho;
Avançados: James, Jackson Martínez, Kelvin, Liedson e Atsu.

Juventus com oferta para Jackson


É o mercado a agitar-se, pelo menos as notícias a precipitarem-se, apesar de os clubes melhor apetrechados financeiramente preferirem antecipar-se a leilões do defeso. Jackson Martínez está mais uma vez no centro das atenções.
O colombiano é um predador raro e nem a sua cláusula de rescisão exorbitante (40 milhões de euros) afasta do Dragão os tubarões.
Anteontem saltou para os media o anúncio de que o Anzhi, da Rússia, estaria disposto a cobrir aquele faraónico valor, ontem foi a vez da versão italiana do site Goal, com recurso a fontes anónimas, dar a conhecer a proposta da Juventus, um dos candidatos já conhecidos, como Barcelona, Milan, Manchester United, Atl. Madrid, entre outros. Segundo aquele Portal, a oferta formal apresentada aos dragões é de 24 milhões de euros.

09/04/13

Fernando e Atsu na linha da renovação

Adicionados dois anos ao contrato de Jackson, medida que defende os interesses do clube até 2018 e premeia a notável campanha do avançado em ano de estreia na Europa, seguem-se outros craques na lista de prioridades do FC Porto no capítulo das renovações.
Atsu é um desses casos. O vínculo do extremo tem termo em 2014 e os dragões estão interessados em estender a ligação.
Fernando também figura na primeira página deste dossier, médio cuja relação com os dragões tem o mesmo prazo de validade. Jogador apetecível para os colossos europeus, os portistas querem mantê-lo afastado... da tentação.
Helton, Lucho e Castro são da casa e o processo de renovação oferece todas as garantias.

Kelvin deu triunfo ao F. C. Porto frente ao Braga


O F. C. Porto venceu o Braga, por 3-1, com dois golos de Kelvin, no jogo de encerramento da 25.ª jornada da Liga. Um triunfo que permite aos dragões manterem-se firmes na perseguição ao líder Benfica, voltando a colocar a diferença pontual em quatro pontos. Os minhotos ficaram a três pontos do Paços de Ferreira, na luta pela Liga dos Campeões. Veja os principais lances do jogo.
Perante um Braga muito defensivo, a procurar explorar as rápidas transições para o ataque, o F. C. Porto teve sempre o domínio da partida, mas sentiu algumas dificuldades para criar oportunidades dignas de golo. Jackson e Lucho ameaçaram inaugurar o marcador, mas seriam os minhotos a abrir o ativo. Depois de Helton ter negado o golo a João Pedro, quando este aproveitou uma fífia de Otamendi para se isolar, Alan não perdoou a passividade portista e fez o primeiro golo da noite.
O F. C. Porto demorou a reagir ao golo sofrido e o público começava a ficar impaciente, ouvindo-se os primeiro assobios no Dragão. Porém, aos 37 minutos, James tranquilizou as hostes portistas com uma bomba indefensável, estabelecendo a igualdade com que se chegou ao intervalo.
Na etapa complementar a toada do jogo manteve-se, com Otamendi e Alex Sandro e verem o golo negado pela trave da baliza defendida por Quim. A chave do triunfo portista esteve na entrada de Kelvin que saltou do banco aos 77 minutos, para o lugar de Lucho, e com um bis tornou-se no herói do difícil, mas justo, triunfo da formação orientada por Vítor Pereira.

Vítor Pereira não sabe até que ponto a reviravolta no jogo com o SC Braga pode marcar a campanha do FC Porto na reta final da temporada. Salienta, porém, que os dragões estão «prontos para lutar pela revalidação do título».
Questionado se o Benfica pode ainda perder pontos nas derradeiras jornadas da Liga, nomeadamente antes da deslocação ao Estádio do Dragão, na penúltima ronda, Vítor Pereira preferiu colocar o foco na equipa que orienta.
«Temos de fazer o nosso trabalho. Sabemos o que queremos. Temos de focar-nos para ganhar o próximo jogo [deslocação ao terreno do Moreirense, dia 20 de abril] quando o Campeonato regressar», indicou.
«Estamos vivos. Demos uma demonstração de força e qualidade individual e coletiva. Estamos prontos para fazer o nosso trabalho e lutar pela revalidação do título», afiançou.
A forma como o FC Porto construiu o triunfo diante do SC Braga, depois de ter estado a perder por 0-1, deixou Vítor Pereira profundamente satisfeito com «a serenidade» evidenciada pelos seus jogadores para dar a volta ao resultado, mas sem certezas quanto à repercussão que a mesma pode vir a ter no rendimento da equipa nas últimas cinco jornadas.
«Não sei. O que posso referir é que gostei muito da qualidade do nosso jogo e, fundamentalmente, da serenidade num momento destes. É natural que os adeptos se sintam um pouco ansiosos quando os golos não surgem cedo», admitiu.

James Rodríguez, autor do primeiro golo do FC Porto frente ao SC Braga, com um potente remate de fora da área que só parou nas redes da baliza à guarda de Quim, destacou «o grande trabalho da equipa» para inverter um resultado adverso.
«Vitória importante e grande trabalho da equipa», escreveu o jogador colombiano na rede social Twitter, acompanhando uma foto com Kelvin, «o goleador da noite», no balneário do Estádio do Dragão.

Os dois tubarões ingleses de Manchester, o United e o City, lideraram a valiosa lista de emissários ao Dragão, supostamente com interesse apontado a João Moutinho, James e Jackson Martínez, o trio maravilha no mercado europeu do FC Porto.
Durante o jogo com o SC Braga, o contingente inglês teve ainda olheiros do West Ham e West Browmich Albion, ao passo que da Alemanhã, procurando sucessor para o polaco Lewandowski, que saíra no final da temporada, o Dortmund não enjeitou oportunidade de apreciar mais uma vez o ponta-de-lança colombiano dos dragões.
De França estiveram o Marselha, Monaco e Montpellier, da bélgica o Antuérpia, e ainda o Paphos (Grécia) e o Krasnodar (Rússia).

Um lance com o intervalo à vista ceifou Maicon do jogo, ele que aproveitava a baixa de Mangala, por castigo.
O central brasileiro acabou por contrair uma entorse no tornozelo direito num choque aparatoso com Quim -, que também deixou o guarda-redes bracarense mal tratado - , sendo infeliz no regresso à titularidade em desafios da Liga, com intervalo de duas jornadas, pois havia sido aposta inicial na vitória em casa sobre o Estoril.
Maicon saiu pela linha de fundo e percorreu toda a linha lateral, entrando no balneário com amparo de responsáveis do departamento médico azul-e-branco.

07/04/13

Atsu de volta aos convocados

Depois de ter falhado os últimos dois compromissos do FC Porto (ante Académica e Rio Ave), devido a entorse no tornozelo direito, o ganês Christian Atsu está de volta às opções de Vítor Pereira, tendo em vista a receção desta segunda-feira ao SC Braga.
Em relação ao jogo a meio da semana com o Rio Ave regista-se ainda o natural regresso de Helton, assim como do lateral colombiano Quiñones.
De fora ficaram Kadu, Mangala, Izmailov e Sebá, todos a cumprir um jogo de suspensão. Silvestre Varela continua ausente devido a problemas físicos.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Otamendi, Maicon, Abdoulaye, Quiñones e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Lucho, Castro, João Moutinho, Defour Kelvin;
Avançados: Jackson, James, Liedson e Atsu.

Vítor Pereira: "Os adeptos devem ter orgulho no Jackson"


O treinador do F. C. Porto saiu em defesa do avançado colombiano, que vive um período de menor fulgor. Vítor Pereira espera "um Braga agressivo e forte" no Dragão.
Na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Braga, o treinador do F. C. Porto elogiou as qualidades de Jackson Martínez, mesmo que o avançado apenas tenha marcado um golo no último mês e meio. "Como treinador e como adepto digo-vos que o F. C. Porto terá de esperar alguns anos para ter um ponta de lança deste nível", disse Vìtor Pereira. "Um ponta de lança que fez o que ele fez até aqui na primeira época, não será fácil de encontrar muitos por esse mundo fora", sublinhou.
Por isso, Vítor Pereira desvalorizou a seca de golos do internacional colombiano: "Um ponta de lança vive de golos e os golos trazem confiança. O avançados passam por períodos assim, recordo-me do Falcao ter passado um mês e meio sem fazer qualquer golo e já estava adaptado ao F. C. Porto. Eu como treinador e os adeptos devem ter um orgulho muito grande num ponta de lança de grande nível como este".

Liedson pede indemnização


O futebolista do F. C. Porto, Liedson, reclama uma compensação de cerca de um milhão de eurosà seguradora Tranquilidade, devido à incapacidade de 23% com que alega ter ficado após ser operado ao joelho esquerdo em 2009, quando jogava no Sporting.
O processo n.º 4367/12.0TTLSB, que opõe Liedson da Silva Muniz à seguradora do grupo Espírito Santo, corre no 4.º Juízo, 1.ª Secção, do Tribunal do Trabalho de Lisboa, sendo classificado como um "incidente de revisão da incapacidade ou da compensação".
Segundo revelou à Lusa uma fonte próxima do processo, que pediu para não ser identificada, Liedson considera ter ficado com uma incapacidade no joelho esquerdo de 23%, após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao menisco em dezembro de 2009.
Caso o Tribunal do Trabalho lhe dê razão, a Tranquilidade poderá ter que pagar ao "Levezinho" uma verba na ordem de um milhão de euros, de acordo com a mesma fonte.
A agência Lusa apresentou a 22 de fevereiro, nos serviços competentes do tribunal, um requerimento a solicitar a consulta do processo, porém, apesar de ainda não haver uma decisão final da juíza responsável pelo caso, os advogados de ambas as partes opuseram-se a essa pretensão, devido às questões relacionadas com os dados clínicos em causa e o sigilo médico.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da Tranquilidade disse que a companhia de seguros "não comenta casos concretos relacionados com segurados seus, informando apenas que esses casos estão no âmbito dos tribunais de trabalho, para apreciação das pretensões intentadas pelo jogador, conforme está previsto na lei para estas situações".

Pinto da Costa: «Os associados não são todos iguais para a Liga»


O presidente do FC Porto dirigiu-se à Liga de Clubes de forma corrosiva, recordando o processo que foi aberto aos dragões na sequência da utilização de Fabiano, Abdoulaye e Sebá menos de 72 horas depois de terem disputado um encontro pela equipa B.
«Para a Liga, os associados não são todos iguais e ela própria não tem problemas em se colocar contra um dos seus associados, contrariando as regras da imparcialidade», referiu Pinto da Costa na revista Dragões.
Para o líder portista importa reter a atitude da Liga de Clubes, «que parece ter um especial gosto em centrar no FC Porto uma forma muito particular de tratar um associado».
«Primeiro, ao decidir abrir um expediente disciplinar contra o nosso clube e que estava votado ao fracasso, como sempre me disseram os advogados do nosso departamento jurídico; depois, ao ser a própria Liga a protagonizar um recurso, após o Conselho de Disciplina dar razão às alegações do FC Porto», vincou.
Pinto da Costa lamenta então que a Liga de Clubes «continue a desperdiçar recursos e energias numa perseguição sem sentido ao FC Porto, em vez de centrar esforços em cumprir com os clubes, designadamente nas verbas relativas à Taça da Liga e que continuam em parte incerta».

Jackson Martínez renova até 2018


Jackson Martínez vai prolongar o contrato que liga ao Dragão por mais duas temporadas, até 2018. O FC Porto decidiu premiar a época do colombiano com uma melhoria salarial (o colombiano já custava mais de um milhão de euros/época), bem como oferecer ao ponta-de-lança condições superiores face ao interesse de vários clubes europeus.
Autor de 28 golos em 36 jogos na época 2012/13, o único futebolista dos dragões a ter faturado em quatro competições (deu ao FC Porto a Supertaça e 72.º troféu no futebol profissional) deve manter a cláusula de rescisão cifrada nos 40 milhões de euros, preço que por si só já é proibitivo para a maioria dos clubes interessados nos serviços do colombiano.
Liverpool, AC Milan, Barcelona, Inter Milão, Manchester United e Borussia Dortmund completam o lote de clubes que já observaram e recolheram informações, junto do Dragão e de empresários, sobre o futuro de Jackson Martínez, mas o goleador de 26 anos sempre se mostrou aberto a ficar no Dragão durante, pelo menos, mais uma época. O prolongamento do vínculo ainda não foi oficializado, mas o empresário Miguel Manso adiantou ao JN que o acordo poderá ficar fechado no final do mês.
Face à permanência de Jackson no Dragão, Fernando (tarda em renovar o contrato, que expira em 2014, por começar a acreditar que não chegará à seleção do Brasil enquanto permanecer em Portugal), João Moutinho (já tem acordo verbal com Pinto da Costa para sair) e James Rodríguez (alvo do Manchester United e candidato a venda recorde no Dragão) são os mais fortes candidatos a deixarem o FC Porto no próximo defeso, não estando descartada a venda de um central (Otamendi, Maicon ou Mangala, sendo que o último é o mais cobiçado mas, também, aquele que menos condições reúne para ser transferido, devido à partilha dos direitos económicos que o torna inelegível para a Premier League).