09/04/13

Kelvin deu triunfo ao F. C. Porto frente ao Braga


O F. C. Porto venceu o Braga, por 3-1, com dois golos de Kelvin, no jogo de encerramento da 25.ª jornada da Liga. Um triunfo que permite aos dragões manterem-se firmes na perseguição ao líder Benfica, voltando a colocar a diferença pontual em quatro pontos. Os minhotos ficaram a três pontos do Paços de Ferreira, na luta pela Liga dos Campeões. Veja os principais lances do jogo.
Perante um Braga muito defensivo, a procurar explorar as rápidas transições para o ataque, o F. C. Porto teve sempre o domínio da partida, mas sentiu algumas dificuldades para criar oportunidades dignas de golo. Jackson e Lucho ameaçaram inaugurar o marcador, mas seriam os minhotos a abrir o ativo. Depois de Helton ter negado o golo a João Pedro, quando este aproveitou uma fífia de Otamendi para se isolar, Alan não perdoou a passividade portista e fez o primeiro golo da noite.
O F. C. Porto demorou a reagir ao golo sofrido e o público começava a ficar impaciente, ouvindo-se os primeiro assobios no Dragão. Porém, aos 37 minutos, James tranquilizou as hostes portistas com uma bomba indefensável, estabelecendo a igualdade com que se chegou ao intervalo.
Na etapa complementar a toada do jogo manteve-se, com Otamendi e Alex Sandro e verem o golo negado pela trave da baliza defendida por Quim. A chave do triunfo portista esteve na entrada de Kelvin que saltou do banco aos 77 minutos, para o lugar de Lucho, e com um bis tornou-se no herói do difícil, mas justo, triunfo da formação orientada por Vítor Pereira.

Vítor Pereira não sabe até que ponto a reviravolta no jogo com o SC Braga pode marcar a campanha do FC Porto na reta final da temporada. Salienta, porém, que os dragões estão «prontos para lutar pela revalidação do título».
Questionado se o Benfica pode ainda perder pontos nas derradeiras jornadas da Liga, nomeadamente antes da deslocação ao Estádio do Dragão, na penúltima ronda, Vítor Pereira preferiu colocar o foco na equipa que orienta.
«Temos de fazer o nosso trabalho. Sabemos o que queremos. Temos de focar-nos para ganhar o próximo jogo [deslocação ao terreno do Moreirense, dia 20 de abril] quando o Campeonato regressar», indicou.
«Estamos vivos. Demos uma demonstração de força e qualidade individual e coletiva. Estamos prontos para fazer o nosso trabalho e lutar pela revalidação do título», afiançou.
A forma como o FC Porto construiu o triunfo diante do SC Braga, depois de ter estado a perder por 0-1, deixou Vítor Pereira profundamente satisfeito com «a serenidade» evidenciada pelos seus jogadores para dar a volta ao resultado, mas sem certezas quanto à repercussão que a mesma pode vir a ter no rendimento da equipa nas últimas cinco jornadas.
«Não sei. O que posso referir é que gostei muito da qualidade do nosso jogo e, fundamentalmente, da serenidade num momento destes. É natural que os adeptos se sintam um pouco ansiosos quando os golos não surgem cedo», admitiu.

James Rodríguez, autor do primeiro golo do FC Porto frente ao SC Braga, com um potente remate de fora da área que só parou nas redes da baliza à guarda de Quim, destacou «o grande trabalho da equipa» para inverter um resultado adverso.
«Vitória importante e grande trabalho da equipa», escreveu o jogador colombiano na rede social Twitter, acompanhando uma foto com Kelvin, «o goleador da noite», no balneário do Estádio do Dragão.

Os dois tubarões ingleses de Manchester, o United e o City, lideraram a valiosa lista de emissários ao Dragão, supostamente com interesse apontado a João Moutinho, James e Jackson Martínez, o trio maravilha no mercado europeu do FC Porto.
Durante o jogo com o SC Braga, o contingente inglês teve ainda olheiros do West Ham e West Browmich Albion, ao passo que da Alemanhã, procurando sucessor para o polaco Lewandowski, que saíra no final da temporada, o Dortmund não enjeitou oportunidade de apreciar mais uma vez o ponta-de-lança colombiano dos dragões.
De França estiveram o Marselha, Monaco e Montpellier, da bélgica o Antuérpia, e ainda o Paphos (Grécia) e o Krasnodar (Rússia).

Um lance com o intervalo à vista ceifou Maicon do jogo, ele que aproveitava a baixa de Mangala, por castigo.
O central brasileiro acabou por contrair uma entorse no tornozelo direito num choque aparatoso com Quim -, que também deixou o guarda-redes bracarense mal tratado - , sendo infeliz no regresso à titularidade em desafios da Liga, com intervalo de duas jornadas, pois havia sido aposta inicial na vitória em casa sobre o Estoril.
Maicon saiu pela linha de fundo e percorreu toda a linha lateral, entrando no balneário com amparo de responsáveis do departamento médico azul-e-branco.

Sem comentários: