03/11/18

Aconteceu a 03 Novembro 1993

Neste dia, o FC Porto jogou na ‘Banheira’ de Roterdão, casa do Feyenoord, com um objetivo claro: segurar a vantagem de 1-0 conquistada nas Antas, na primeira mão da segunda eliminatória da Liga dos Campeões, e garantir o apuramento para a fase de grupos da competição. Após uma noite agitada, com ameaças de bomba no hotel onde a equipa pernoitou, Tomislav Ivic escalou um onze em que imperava o pragmatismo, com seis defesas: João Pinto, Fernando Couto, José Carlos, Aloísio, Jorge Costa e Rui Jorge. O resultado final, 0-0, serviu os interesses dos Dragões, que deram continuidade a um percurso na prova que só seria travado nas meias-finais, pelo Barcelona.

Dragões Diário 03-11-2018

O plantel principal do FC Porto já está na Madeira, onde mais logo trava o historicamente complicado duelo da Liga frente ao Marítimo (18h, SportTV 1). Sérgio Conceição já avisou que o Estádio da Madeira é sempre um campo difícil e que o adversário de hoje é uma equipa com qualidade individual, mas garante que os Dragões vão procurar explorar as suas fragilidades e estar preparados para os seus pontos fortes.

A preparação para este encontro foi concluída ontem, no Olival, com um treino em que se registou apenas uma baixa: Aboubakar continua a ser submetido a tratamento à lesão que contraiu no jogo frente ao Tondela, por isso não pôde integrar a comitiva de 21 jogadores que viajou para a Madeira.

O FC Porto B enfrenta amanhã o Leixões, no Estádio do Mar, com o objetivo de conquistar uma vitória que permita inverter o ciclo menos positivo de resultados das últimas semanas. Oleg Reabciuk conta com um jogo difícil, sublinha a necessidade de foco, trabalho e luta em campo e deixa uma garantia: A equipa está unida e só a vitória interessa.

A formação de Sub-15 recebe amanhã o Rio Ave, às 11h, e vai procurar dar sequência a um registo notável no campeonato: dez jogos, dez vitórias, 62 golos marcados, um sofrido. O guarda-redes Daniel Gomes traça a meta de continuar sem sofrer golos, enquanto o defesa Marco Cruz revela que a união do grupo tem sido a chave do sucesso.

02/11/18

Aconteceu a 02 Novembro 2012

Neste dia, o Fc Porto recebia o Marítimo no Dragão e resolvia a questão com uma goleada (5-0). Naquela noite, no Dragão, houve quatro golos colombianos, mas o melhor de todos saiu do pé direito de um português (Varela).

Na promoção do encontro frente ao Marítimo, o FC Porto prometia dança, sugerindo samba, tango ou cha-cha-cha. Acabaram por ser os ritmos colombianos a dominar o encontro (sim, porque Jackson pode ter Cha-cha-cha como apelido, mas o estilo é de origem cubana): foram quatro golos "cafeteros" e mais um português (com ascendência cabo-verdiana), de Varela. O Marítimo saiu vergado ao peso do 5-0.


Dragões Diário 02-11-2018

Poucas horas depois da vitória sobre o Varzim, a quarta em quatro jogos de quatro competições, o FC Porto começou a preparar o regresso à Liga com todos a remar para o mesmo lado. O treino de ontem confirmou que só Aboubakar não entra nas contas do treinador para a Madeira e a conferência de imprensa de hoje permiti-lhe projectar o jogo de amanhã (18h) com o Marítimo. Para seguir no Porto Canal a partir das 12h.

Amanhã não é dia de clássico, amanhã é dia de clássicos. Ambos com o Benfica e ambos na Luz. Mas vamos por partes e por ordem cronológica. Primeiro o basquetebol, às 15h, e Pedro Pinto, que distingue a concentração - durante todo o jogo - como factor fundamental para poder regressar com a vitória. Depois o hóquei, às 19h45, e Rafa, que de lá quer sair na primeira posição.

É verdade, como Rafa diz, que um FC Porto-Benfica, seja em que modalidade for, é sempre um jogo especial, mas depois de bem feitas as contas, detectamos mais um clássico na agenda de sábado, porque no andebol um jogo com o ABC não tem outro nome. Aliás, essa é uma das razões por que Fábio Magalhães interpreta o desafio de Braga como um teste de exigência máxima. O central conhece bem os cantos à casa onde fez a formação e fala de um adversário muito bem organizado na defesa e com jogadores de qualidade no ataque. A partir das 15h, no Pavilhão Flávio Sá Leite, os Dragões jogam para ganhar.

Voltamos ao futebol para lhe dar conta das vitórias dos Sub-19 e dos Sub-15. Os mais velhos venceram o Feirense por 3-1, no Olival, e os mais novos foram acertar calendário à Régua com uma goleada (8-0) e um hat-trick de Frederico Reis.

01/11/18

Aconteceu a 01 Novembro 2006

Neste dia, o FC Porto não precisou de ajuda extraterrena para vencer o Hamburgo, na Alemanha, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em cima do intervalo, Lucho González abriu o marcador com um fabuloso remate de primeira, que já foi escolhido como um dos 60 melhores golos da história das competições da UEFA. O 3-1 final foi definido por Lisandro López, Van der Vaart (para a equipa da casa) e Bruno Moraes.

Dragões Diário 01-11-2018

Quatro jogos, quatro competições, quatro vitórias. É este o registo do FC Porto após a última pausa no calendário para encontros das selecções. Ontem, os Dragões bateram o Varzim por 4-2 e assumiram a liderança do Grupo C da Taça da Liga, com quatro pontos. Bazoer (42m), Soares (73m), Payne (na própria baliza, 81m) e André Pereira (86m) marcaram os golos azuis e brancos.
 
Para Sérgio Conceição, tratou-se de uma vitória justíssima. Apesar das dificuldades sentidas em alguns momentos, o treinador não se arrepende das escolhas que fez: Assumi a opção de colocar onze jogadores que estavam a jogar juntos praticamente pela primeira vez. Sei como trabalharam durante a semana, e estou aqui para modificar algo que não corra bem durante o jogo. É para isso que me pagam.
 
Três dos jogadores que marcaram foram unânimes: o triunfo sobre o Varzim foi difícil, mas justo. Para Bazoer, após uma primeira parte complicada, os Dragões acabaram por jogar bem no segundo tempo. Soares revelou-se mais feliz pelo resultado do que pelo golo, e André Pereira sublinhou a importância de vencer esta competição: A Taça da Liga é um dos poucos troféus que se pode ganhar em poucos jogos e nós queremos ganhar o único titulo que o FC Porto ainda não tem no palmarés.
 
O FC Porto regressa ao Dragão na terça-feira, para a recepção ao Lokomotiv Moscovo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e logo a seguir, no sábado, há jogo com o Sporting de Braga (20h30), para a Liga. Os bilhetes para essa partida estão desde ontem disponíveis nos locais habituais.
 
Na Zona Norte do Nacional de Juniores A, o primeiro classificado, FC Porto, recebe hoje o quarto, Feirense (15h, Porto Canal). Pedro Justiniano projecta um bom jogo, frente a uma boa equipa, e o companheiro de defesa Tiago Matos não esconde a confiança: Acreditamos que somos superiores, mas temos de o demonstrar em campo.
 
A equipa de basquetebol bateu ontem o Rilski Sportist, na Bulgária, e somou os primeiros pontos na Taça da Europa da FIBA. 88-81 foi o resultado final de um jogo que teve Will Sheehey (24 pontos), João Soares (15) e Miguel Queiroz (15) como melhores marcadores. O regresso à competição está marcado para sábado, no Pavilhão da Luz (15h).

31/10/18

Aconteceu a 31 Outubro 1987

Neste dia, cinco meses depois da glória europeia em Viena, Madjer e Sousa fizeram os golos da vitória (2-0) sobre o Sporting. No Estádio das Antas jogava-se a décima jornada da Liga já com o FC Porto de Ivic na liderança; oito meses depois, os azuis e brancos conquistavam o décimo dos 28 títulos de campeão nacional, com 15 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica, nos tempos em que a vitória só valia dois.

Dragões Diário 31-10-2018

Mais de 21 anos depois, Sérgio Conceição volta a defrontar o Varzim, a equipa que o viu marcar o primeiro golo com a camisola do FC Porto. Naquela tarde de Fevereiro de 1997 também se jogava a Taça, mas a de Portugal. Hoje joga-se a da Liga, na qual Sérgio reencontra Capucho, o treinador adversário que teve como companheiro de equipa nas Antas e o obrigou a recuar para lateral. Essa é uma boa razão para o querer vencer. A outra é por uma questão de responsabilidade aumentada pelo projecto de ganhar a prova.

Para se preparar devidamente para o jogo desta noite (19h), falta-lhe saber que Sérgio Conceição só não pode contar com Aboubakar e inteirar-se deste conjunto de informações úteis, no caso de vir ao estádio. Se não vier, siga o encontro na SportTV1.

Se a apresentação de Até ao Mar Azul – As Páginas do Presidente lhe escapou, nós contamos-lhe tudo sobre o livro que compila as crónicas de Jorge Nuno Pinto da Costa publicadas nos últimos cinco anos de revista Dragões. Pedro Marques Lopes conduziu o evento e o presidente reafirmou o que já tinha escrito: Contratar Sérgio Conceição foi uma das melhores decisões que tomei.

Uma derrota ao cair do pano, frente ao West Ham, complicou as contas do FC Porto B na fase de grupos da Premier League International Cup e relegou para segundo plano um grande golo de Gleison. Com o desaire (2-1) de ontem, em Londres, os azuis e brancos desceram ao terceiro lugar do Grupo A.

A equipa de basquetebol do FC Porto, que é também a única equipa portuguesa presente nas competições europeias, joga hoje (16h30) a terceira jornada da Taça da Europa na Arena Samokov, na Bulgária, onde defronta o Rilski Sportist. Antes da partida para a província de Sófia, Moncho López falou de um jogo exigente, de um calendário ainda mais rigoroso e do tempo que não sobra para trabalhar a química do grupo.

Foi uma defesa daquelas, que habitualmente denominamos do outro mundo, e foi justamente por isso que a Federação Europeia de Andebol a distinguiu como a melhor de todas. Em 32 jogos da primeira e da segunda jornada da fase de apuramento para o Campeonato da Europa não houve outra igual. Foi também por causa dela, e de outras 18, que Alfredo Quintana foi a grande figura da vitória da selecção portuguesa sobre a Roménia.

30/10/18

Aconteceu a 30 Outubro 1996

Neste dia, o FC Porto deu o quarto passo na caminhada quase perfeita na fase de grupos da Liga dos Campeões de 1996/97, ao vencer o Rosenborg por 3-0 nas Antas – antes, já tinha triunfado em Milão e na Noruega e na receção ao IFK Gotemburgo. Num jogo em que Sérgio Conceição saltou do banco na segunda parte, os golos foram marcados por Zahovic, Drulovic e Artur. Com cinco vitórias e um empate em seis jogos, esta foi a melhor participação de sempre dos Dragões na primeira fase da melhor competição de futebol do mundo.





Dragões Diário 30-10-2018

Quando se disputa quatro competições em simultâneo não há muito tempo para descanso, por isso o FC Porto voltou ontem aos treinos no Olival e já tem em vista o jogo de quarta-feira com o Varzim, para a Taça da Liga. O lesionado Aboubakar foi o único ausente de uma manhã de trabalho que incluiu momentos divertidos na cabine de crioterapia.

A vitória de domingo frente ao Feirense permitiu ao FC Porto atingir os 18 pontos na Liga e subir ao primeiro lugar, mas também foram alcançados outros registos dignos de interesse. Sabia, por exemplo, que o golo de Felipe foi o 11º marcado nesta temporada na sequência de uma bola parada?

Já estão disponíveis da Loja do Associado do Estádio do Dragão os bilhetes para duas das próximas deslocações do FC Porto: Marítimo-FC Porto, da 9ª jornada do campeonato (3 de novembro); e Galatasaray-FC Porto, da 6ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (11 de dezembro).

O FC Porto B continua empenhado em defender o troféu da Premier League International Cup e enfrenta hoje o West Ham, em Londres, em jogo da terceira jornada da competição (19h, Porto Canal). O avançado Gleison, que confia que melhores dias estão por vir, projecta um jogo difícil e conta sair de Inglaterra com uma vitória.

29/10/18

Aconteceu a 29 Outubro 2006

Neste dia, no Estádio do Dragão, o FC Porto recebia o Benfica, e tudo parecia bem encaminhado para uma vitória confortável quando, aos 21 minutos, Quaresma assinou o 2-0 com uma classe quase inigualável (o marcador tinha sido aberto por Lisandro). Já depois de Katsouranis ter partido uma perna a Anderson com uma entrada duríssima que nem amarelo lhe valeu, os visitantes chegaram ao empate a menos de dez minutos do fim. Mas ao minuto 92, quase sete anos antes de Kelvin, surgiu um herói improvável: Bruno Moraes aproveitou a confusão na área para cabecear para a baliza e garantir que os três pontos ficavam em casa.


Dragões Diário 29-10-2018

O FC Porto já é líder da Liga. Ontem, frente à melhor defesa do campeonato, que era e continua a ser a do Feirense, os Dragões marcaram dois golos, não sofreram nenhum, e garantiram a terceira vitória consecutiva em três competições diferentes. Felipe (22m) e Marega (80m) assinaram os golos que asseguraram os três pontos e o estatuto de melhor ataque da competição.

De acordo com Sérgio Conceição, este triunfo tem ainda mais valor por ter sido conseguido perante um adversário que se organiza bem defensivamente. O treinador realçou o trabalho dos jogadores e o apoio dos adeptos, e abordou o regresso à liderança da Liga: Voltamos ao lugar a que normalmente estamos habituados e queremos continuar lá. Mas para já não significa nada, porque há muito campeonato pela frente.

Óliver Torres, que foi distinguido como melhor jogador em campo, considerou que o FC Porto fez um bom jogo e avançou uma explicação simples para isso: Fizemos o que costumamos fazer nos treinos. O parceiro do espanhol no meio-campo, Danilo, destacou a estabilidade defensiva e confirmou que esta sequência de jogos a ganhar dá mais motivação e confiança à equipa.

Os primeiros protagonistas da tarde, contudo, não foram os jogadores, mas três adeptos especiais. André Dinis e Rafael Barbosa, dois portistas agredidos por envergarem camisolas do FC Porto na Croácia, receberam equipamentos novos. O actor David Almeida, que enfrenta um problema de saúde delicado, assistiu ao aquecimento junto da equipa e não escondeu a emoção: São estas acções que nos fazem ultrapassar as coisas difíceis com mais força.

No terreno do Desportivo das Aves, a equipa de Sub-15 somou mais uma goleada, desta vez por 9-0, com golos de Umaro Candé (dois), Gonçalo Santos (dois), Eurichano Carvalho, Jorge Meireles, António Ribeiro, Bruno Pires e um autogolo. Em nove jornadas da primeira fase do campeonato, os Dragões venceram seis jogos por uma diferença igual ou superior a cinco golos.