13/05/16

Aconteceu a 13 Maio 1976

Neste dia, Américo de Sá toma posse para mais um mandato na presidência do FC Porto. Quem também assina o compromisso de servir o clube é Jorge Nuno Pinto da Costa, que assume a chefia do departamento de futebol. Nesse mesmo dia surge a notícia do possível regresso de José Maria Pedroto ao comando técnico da equipa de futebol e as duas coisas não estão dissociadas uma da outra, como mais tarde se comprovaria.

09/05/16

Aconteceu a 9 Maio 2004

Neste dia, o FC Porto bicampeão nacional, em vésperas de se sagrar campeão europeu, recebe o Paços de Ferreira na última jornada do campeonato. Mais do que uma vitória neste jogo da consagração do título, querem-se golos de McCarthy, que o ajudem a conquistar a bota de ouro. Objetivos cumpridos. Neste domingo, o Estádio do Dragão, em festa, celebra uma vitória por 3-1 com um "hat-trick"… do avançado sul-africano. Um golo na primeira parte e outros dois na segunda permitem ao então dono da camisola 77 alcançar as duas dezenas e sagrar-se o artilheiro-mor da competição. Recorde neste vídeo o jogo, a festa, mas sobretudo os três golos de Benni – o último é daqueles de levantar o estádio.

Título festejado com vitória no clássico


Fez-se história no futebol português neste 8 de maio: o FC Porto B sagrou-se campeão da Ledman LigaPro e tornou-se a primeira equipa B a vencer uma competição profissional em Portugal. Este feito inédito, que na Europa só tem paralelo com o do Real Madrid B em 1983/84, foi alcançado este domingo, à hora de almoço, no sofá, com o empate do Desportivo de Chaves em Portimão, e festejado no Estádio de Pedroso com uma vitória categórica por 3-1 sobre o Benfica B, na penúltima jornada da competição. Diogo Verdasca, João Graça e Rúben Dias, na própria baliza, marcaram os golos dos Dragões que, com 83 golos marcados, estão a apenas dois de distância se tornarem o melhor ataque da história das equipas B.
Com o presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa presente nas bancadas bem compostas do Estádio de Pedroso, não foi necessário esperar muito para se ver o primeiro golo da tarde. Na sequência de um canto cobrado por Graça, Diogo Verdasca cabeceou para o 1-0 (11m) e começou a materializar cedo no marcador o domínio exercido pelos portistas em campo desde o primeiro minuto diante de um adversário que revelava muitas dificuldades em chegar com perigo à baliza azul e branca. E foi precisamente num lance de bola parada que o Benfica B dispôs de uma oportunidade flagrante para chegar ao empate, num penálti que só o árbitro João Pinheiro conseguiu descortinar, mas que José Sá, com uma enorme defesa, impediu que se transformasse em golo (22m). A resposta do FC Porto B não podia ter sido melhor, porque logo três minutos depois, Graça, à entrada da área, recebeu uma bola de um canto e atirou forte e colocado para o sexto golo na temporada.
Já perto do final da primeira parte, o Benfica B reduziu a desvantagem por intermédio de Dawidovicz e esperava-se se apresentasse na segunda determinado em busca do empate e de, pelo menos, um ponto tão necessário para a fuga à despromoção ao Campeonato Nacional de Seniores. A verdade é que os Dragões voltaram a entrar melhor e chegaram ao 3-1 bem cedo, com a ajuda de um autogolo de Rúben Dias (54m), dando início a uma segunda parte em que continuaram a ser donos e senhores do jogo, com mais ataques, mais remates, mais cantos, mais posse de bola e várias oportunidades para construir um resultado mais avolumado. Do outro lado, os lisboetas pouco fizeram para contrariar a superioridade do FC Porto B que se acentuou quando se viram em desvantagem numérica por culpa da expulsão de Dawidovicz por acumulação de cartões amarelos (66m). A partir daí, o jogo teve um sentido único até o árbitro apitar para o final e para o (re)início da festa portista que culminou com a entrega da taça ao capitão Francisco Ramos por parte do presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B 3 BENFICA B 1

Segunda Liga, 45ª jornada

8 de maio de 2016

Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: João Pinheiro (Braga)
Assistentes: Nelson Moniz e Nuno Eiras
Quarto árbitro: Tiago Leandro

FC PORTO B: José Sá; Víctor García, Palmer Brown, Verdasca e Rodrigo; Francisco Ramos (cap.), Graça e Tomás Podstawski; Ismael, Gleison e Leonardo
Substituições: Ruben Macedo por Leonardo (67m), Omar por Tomás Podstawski (80m) e Rui Moreira por Rodrigo (85m)
Não utilizados: João Costa (g.r.), Cláudio, Fede Varela e Sérgio Ribeiro
Treinador: Luís Castro

BENFICA B: Miguel Santos; Nélson Semedo, Alfaiate, João Nunes (cap.) e Rúben Dias; Pawel Dawidowicz, Pedro Rodrigues e João Carvalho; Hildeberto, Diogo Gonçalves e Dálcio Gomes.
Substituições: Saponjic por Pedro Rodrigues (34m), Gilson Costa por Hildeberto (69m) e Sancidino por Diogo Gonçalves (82m)
Não utilizados: Ivan Zobin, Vitalii Lystcov, Yuri Ribeiro e Francisco Ferreira
Treinador: Hélder Cristóvão

Ao intervalo:: 2-1
Marcadores: Verdasca (11m), Graça (22m), Pawel Dawidowicz (38m), Rúben Dias (54m, p.b., o.g.)

Disciplina: cartão amarelo a Tomás Podstawski (20m), Hildeberto (30m), Pawel Dawidowicz (46m e 66m), Diogo Verdasca (50m), Graça (58m); cartão vermelho a Pawel Dawidowicz (66m)

08/05/16

Aconteceu a 8 Maio 1957

Acúrsio, assim mesmo, com “s”, foi um guarda-redes importante no FC Porto, campeão nacional em 1958/59, mas o que o traz aqui é uma façanha impensável nos dias de hoje. A 8 de maio de 1957 centenas de pessoas acorreram à apresentação de Acúrsio como avançado da equipa de hóquei em patins do FC Porto. E a verdade é que o excelente guarda-redes de futebol, que foi internacional pela seleção nacional, não devia ser nada mau no hóquei, pois também chegou a internacional.