27/06/20

Aconteceu a 27 Junho 1933

Neste dia, um dos maiores guarda-redes da história do FC Porto abandonava os relvados. Perante o Sporting, Siska defendeu pela última vez a baliza portista, na qual deixou um legado muito positivo. De azul e branco, conquistou dois Campeonatos de Portugal e nove Campeonatos Regionais do Porto, antes de vencer mais competições como treinador dos Dragões.

Dragões Diário 27-06-2020

Depois de ter proporcionado um dia de folga ao plantel, Sérgio Conceição voltou a orientar, na manhã de ontem, mais um treino no Olival. Sem novidades no boletim clínico, a equipa regressa aos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia daqui a pouco, para continuar a preparar o embate da 29ª jornada do campeonato, frente ao Paços de Ferreira, no Estádio Capital do Móvel (segunda-feira, 21h15).
 
Os Dragões estão na liderança isolada da Liga, com três pontos de vantagem sobre o Benfica, diferença conseguida após o triunfo frente ao Boavista (4-0) na passada terça-feira. A vitória começou a ser construída por Marega, assistido por Tecatito Corona, que está em grande destaque esta época. O extremo é o melhor assistente do FC Porto, com 14 passes para o golo em todas as competições. Curiosamente, foi o mexicano a assistir o primeiro golo azul e branco conseguido através de um lance corrido esta temporada (terceiro em geral) e é o único portista que participou em todos os 28 jogos já disputados no campeonato.
 
A APCER distinguiu a Dragon Force com a marca COVID SAFE, tornando-se na primeira entidade com actividades desportivas ao ar livre a ser distinguida desta forma. A escola de futebol portista também já tem, desde esta segunda-feira, o plano de retoma das actividades definido e auditado pela própria APCER. O início está marcado para o dia 6 de Julho, mas a secretaria já estará aberta desde a próxima segunda-feira.

26/06/20

Aconteceu a 26 Junho 1994

Neste dia, a equipa de andebol do FC Porto disputava a final da Taça de Portugal e tinha a possibilidade de conquistar um título ao fim de 14 anos sem erguer troféus. O jejum foi terminado pelos Dragões de Jorge Rodrigues, que bateram o Benfica de forma épica: os nove golos de Carlos Resende são de salientar, mas o remate fulminante do dinamarquês Jesper Degn no último lance do clássico deu a vitória ao FC Porto por 23-22. Foi apenas o primeiro título de muitos que a secção de andebol conquistou sob a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Dragões Diário 26-06-2020

O plantel principal do FC Porto gozou ontem um merecido dia de folga, mas hoje regressa ao trabalho no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. A partir das 10h30, o líder do campeonato retoma a preparação para o desafio que se segue e que vai levar a nossa equipa até ao Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. O encontro com os pacenses, referente à 29ª jornada da Liga, está agendado para segunda-feira, dia 29 de Junho, às 21h15 (Sport TV).
 
Já são sete os campeões europeus de Sub-19 lançados por Sérgio Conceição na equipa principal do FC Porto. O último a estrear-se foi Fábio Vieira, que cumpriu um sonho de criança ao entrar no decorrer da segunda parte do jogo com o Marítimo (1-0), em pleno Estádio do Dragão, na 26ª jornada do campeonato. No dérbi com o Boavista (4-0), o jovem médio voltou a merecer a confiança do treinador e retribuiu com uma assistência magistral para Marega, a primeira de muitas. Aquele pé esquerdo não engana.
 
Vencedora da Supertaça, da Taça de Portugal e da fase regular do campeonato em 2019/20, a AJM/FC Porto continua a preparar-se para atacar a época 2020/21, tendo já garantido mais duas renovações: Jordane Tolentino (distribuidora) e Beatriz Santos (oposto) estenderam a ligação ao clube por uma temporada, até 2021. Ana Afonso, Tânia Oliveira, Bárbara Gomes, Joana Resende, Beatriz Moreira, Bruna Guedes e Marlene Pereira também já estão confirmadas no plantel azul e branco.

25/06/20

Aconteceu a 25 Junho 2017

Neste dia, e uma semana depois da conquista do campeonato, a equipa de hóquei em patins do FC Porto vencia a segunda de três Taças de Portugal consecutivas. No Multiusos de Gondomar, os campeões nacionais partiram para cima do Sporting de Tomar e, antes do terceiro minuto, já venciam por 2-0, com o alto patrocínio da dupla Gonçalo Alves/Hélder Nunes. O marcador do pavilhão gondomarense não se alterou até ao intervalo, mas, na segunda parte, os patins voltaram bem oleados e os comandados de Guillem Cabestany foram até à mão-cheia. Reinaldo García, Vítor Hugo e Jorge Silva também colocaram os nomes na lista de marcadores e o SC Tomar apenas conseguiu o golo de honra. O 5-1 final, favorável aos hoquistas azuis e brancos, confirmava a dobradinha que escapava há quatro anos.


Dragões Diário 25-06-2020

Poucas horas depois da expressiva e saborosa vitória no dérbi da Invicta, por 4-0 frente ao Boavista, o líder isolado do campeonato regressou ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. No ginásio e nos campos do Olival, Sérgio Conceição dirigiu nova sessão coletiva, a primeira com o foco na difícil deslocação ao Estádio Capital do Móvel, agendada para segunda-feira às 21h15. Na preparação para o embate em Paços de Ferreira, o nosso treinador não pôde contar com Marcano e Zé Luís, os dois nomes no boletim clínico. De manhã, o plantel dos Dragões voltou à carga para novo treino nas instalações contíguas ao rio Douro.
 
A goleada ao Boavista na noite de São João ficou marcada pelo regresso de Marega à titularidade e aos golos. O maliano, que esteve envolvido em todos os remates certeiros dos Dragões – na concretização ou na conquista dos penáltis – voltou a facturar para a Liga pela primeira vez desde que foi herói e exemplo em Guimarães. Na terça-feira, perante a então defesa menos batida fora de casa, o FC Porto venceu por quatro golos sem resposta e igualou o Benfica em diferença de golos na presente edição do campeonato. Desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico do clube que o fez jogador, as suas equipas somaram mais 12 pontos que os lisboetas e não sofreram golos em 55 das 96 jornadas disputadas até ao momento. Uma dezena de folhas limpas a mais que o segundo melhor registo, pertencente ao atual segundo classificado.
 
Quem é o melhor jogador da história recente do FC Porto? Muitos dirão, e bem, a alcunha de Anderson Luís de Souza. Outros, com maior fascínio por super-heróis, lembrar-se-ão do cognome de Givanildo Vieira de Souza. Não há respostas certas nem erradas. Entre portugueses e sul-americanos, muitos foram aqueles que encheram as medidas à exigente massa associativa azul e branca no novo milénio. Deco e Hulk tinham apenas quatro letras na camisola e ambos se destacaram entre os maiores craques do nosso clube nas duas primeiras décadas do século XXI. No mais recente Dragões para Sempre, é sobre o Incrível que lhe falamos. Com o número dos adeptos nas costas, Hulk é um ídolo dos portistas e um grande pesadelo para os adversários. Na FC Porto TV, prestamos a justa homenagem ao portento que teve de ser afastado dos relvados para evitar o segundo Penta dos Dragões.

24/06/20

Aconteceu a 24 Junho 1913

Neste dia, o FC Porto conquistou o troféu mais antigo que se preserva no Museu FC Porto. Foi a Taça União do Norte, competição destinada assinalar a fundação de um novo clube na Invicta.

Dragões Diário 24-06-2020

Nosso rico São João,
Querido santo popular,
Ontem à noite no Dragão
Viste o nosso Porto ganhar.
 
Com dois golos do Marega
E outros dois lá pelo meio,
Houve sempre muita entrega,
Nunca houve jogo feio.
 
Foi mesmo uma noite santa
Para o bom povo tripeiro,
Outros têm muita garganta,
Mas o Porto segue em primeiro.
 
Não havia memória de um São João assim. O Porto não pôde sair à rua para desfrutar da sua noite mais longa, mas o clube que lhe carrega o nome e o brasão esteve à altura das melhores expectativas e pôs uma grande parte da cidade em festa. Num dérbi que foi inédito numa data tão especial, o FC Porto bateu o Boavista por 4-0 e isolou-se na frente do campeonato.
 
Na primeira parte ainda se notaram resquícios da sina de muito criar e pouco aproveitar, mas depois do intervalo o FC Porto surgiu diferente, para melhor, e os golos começaram a aparecer. Assistido por Corona e por Fábio Vieira, Marega abriu e fechou as contas. Entretanto, Alex Telles e Sérgio Oliveira converteram um penálti cada um.
 
Os três pontos que o FC Porto conquistou ontem equivalem à vantagem de que passou a dispor sobre o Benfica, que perdeu em casa com o Santa Clara. O balanço da jornada é, por isso, claramente positivo, mas ainda faltam seis jogos para o fim do campeonato e ninguém perde a ligação à terra. Desde logo Sérgio Conceição, que foi o primeiro a pedir serenidade e a recordar que vai ser uma luta até ao fim.
 
Sobre o jogo com o Boavista, o treinador só podia estar satisfeito. Frente a um adversário que vinha tendo um comportamento fantástico desde a retoma da liga, os jogadores do FC Porto foram competentes, incluindo na finalização, e souberam construir uma vitória do grupo de trabalho, muito à custa de uma excelente segunda parte.
 
Com naturalidade, Sérgio Oliveira expressou que ficaram todos felizes pelos quatro golos e pelos três pontos. Confrontado com o resultado do segundo classificado, o médio foi taxativo e caracterizou o espírito do grupo: estamos focados em nós. Faltam-nos seis jogos para sermos campeões e é nisso que estamos focados
 
E deste foco também fazem parte todos portistas, agora impedidos de acompanhar de mais perto os desempenhos da equipa. Quem o garante é Manafá: os adeptos estão sempre connosco. Quando vamos para dentro do campo jogamos por nós e por eles também. Sérgio Conceição já tinha avisado em dezembro: Dragões Juntos não é um slogan, é um apelo.

23/06/20

Aconteceu a 23 Junho 1990

Neste dia, a equipa de hóquei em patins do FC Porto foi à Catalunha vencer o Noia e somar o segundo título de campeão europeu. Depois de ter ganho por 6-0 a primeira mão, jogada no Pavilhão Américo de Sá, a formação de José Fernandes confirmou a conquista do troféu com mais uma vitória, embora por outros números: Vítor Hugo abriu o marcador, Realista fechou, pelo meio marcaram Tó Neves e Vítor Bruno (que bisou) e os Dragões venceram por 5-2. Foi um grande São João.

Dragões Diário 23-06-2020

O futuro é agora. Não foi exactamente assim, mas com a certeza de que “o momento é amanhã - que, por força do tempo, é já hoje -, que Sérgio Conceição projectou o dérbi desta noite, no Dragão (21h15, Sport TV1), e o que ainda falta jogar na Liga. Por outras palavras, ainda as do treinador, tudo se resume numa frase e em duas orações: queremos ser campeões, temos que ganhar o jogo. Juntos. Verdadeiramente juntos.
 
Dito assim, o plano pode até parecer fácil, mas a missão não é assim tão simples quanto sugere a manifestação de intenções do técnico, que, por via das dúvidas, alertou para o facto de o Boavista apresentar uma das defesas menos batidas da competição a jogar fora, enquanto a plateia de jornalistas insistia, a cada pergunta, na ineficácia ofensiva dos avançados do FC Porto. Tudo somado e corrigido, Sérgio Conceição espera proporcionar aos adeptos uma bela oportunidade para juntar os festejos de uma vitória às celebrações de São João.

Iván Marcano, que não joga o dérbi, completa hoje 33 anos, num dia duplamente especial para ele por se tratar da véspera de São João, festejada também em Santander, a cidade onde nasceu. Numa Visita Guiada, o central falou de sardinha assada, destacou os encantos da Cantábria, contou histórias do Racing e lembrou os tempos em que ia ao estádio ver jogar Quique Setién, hoje treinador do Barcelona.
 
Mais recentemente, mas ainda longe de imaginar que uma lesão ligamentar o impediria de voltar a jogar nesta época, Marcano, que foi capa da Dragões de fevereiro, já desconfiava que o campeonato ia ser até ao fim e, inspirado no título de há dois anos, assegurava que a equipa tinha ainda mais ganas de fazer as coisas bem. O segredo para o conseguir passa agora por uma questão de foco e sintonia, observou: não olhamos muito para o que se fala lá fora. Olhamos para dentro, que é o que nos pode levar ao êxito.

22/06/20

Aconteceu a 22 Junho 1996

Neste dia, o hóquei em patins azul e branco conquistava o sétimo troféu internacional do palmarés. Na final da Taça CERS, contra o Tordera, os comandados do bicampeão europeu Vítor Hugo tinham vencido por 3-0 no Pavilhão Américo de Sá e a segunda mão foi um autêntico jogo de consagração. Na Catalunha, o colectivo das Antas esmagou a equipa local por expressivos 7-1, com um hat-trick de Tó Neves, dois golos de Realista e outros de Filipe Santos e Didi. Duas Taças dos Campeões Europeus, duas Taças das Taças, duas Taças CERS e uma Supertaça Europeia: este é o legado hoquístico do FC Porto.

Dragões Diário 22-06-2020

O primeiro domingo de verão foi de treino no Olival. Na manhã de ontem, Sérgio Conceição liderou os trabalhos de relvado do plantel principal do FC Porto. No dia em que passou um mês desde que sofreu uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, Marcano fez tratamento e é a única ausência clínica para o dérbi da Invicta na noite de São João. Daqui a pouco, a nossa equipa regressa ao CTFD PortoGaia para a derradeira sessão preparatória do embate com o Boavista, agendado para amanhã às 21h15 no Estádio do Dragão. No final dos exercícios colectivos, pelas 12h30, o treinador portista fará a antevisão do jogo da 28ª jornada contra o emblema do Bessa.
 
O mais recente episódio de Tudo Num Instante recorda as incidências que a secção de basquetebol dos azuis e brancos viveu entre as conquistas da Taça de Portugal de 2012 e a pretérita temporada. Nestes anos, o FC Porto reformulou toda a modalidade, vestiu as cores da Dragon Force, competiu nos escalões inferiores e, no regresso à Liga, entrou de rompante para conquistar um título nacional de significado único. Mesmo assim, um caneco teimava em escapar. Em Quarteto Completo, disponível na FC Porto TV, pode reviver o quebrar da malapata em Portimão. Os atletas de Moncho López venceram a Oliveirense e finalmente ergueram o troféu que teimava em fugir. A Taça era nossa.
 
A Dragões soma 35 anos de existência e vive praticamente em paralelo com o período mais glorioso da história do FC Porto. Ao longo de três séculos, a instituição da cidade que deu nome a Portugal protagonizou grandes vitórias e algumas derrotas que, tendo doído a todos os que as viveram, serviram para fortalecer a alma portista. Na mais recente edição da revista, é relembrado o percurso do clube e da pessoa que o lidera desde 1982. Nesses tempos, os Dragões ainda não eram Dragões e conheciam mal o doce sabor de ganhar. Há 38 anos ainda não existiam telemóveis, caixas multibanco, nem uma autoestrada que ligasse o Porto a Lisboa. Nesse cenário, Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu o leme da armada azul e branca, quebrou com o status quo e mudou por completo o paradigma preestabelecido e a mentalidade de todo um povo. 60 títulos no futebol são apenas parte do seu legado.

Como nos diz o trabalho que resume o percurso da equipa de hóquei em patins do FC Porto em 2019/20, assinado pelo Sérgio Velhote na mais recente edição da revista Dragões, a número 402, a época não foi perfeita, mas houve momentos que merecem ser recordados. O colectivo comandado por Guillem Cabestany sofreu mudanças significativas no verão de 2019, mas a verdade é uma: apenas uma competição nacional foi disputada na totalidade e foram os Dragões a levantar o troféu.
 
O plantel da AJM/FC Porto continua a ganhar forma e já há mais três jogadoras garantidas na equipa feminina de voleibol: Beatriz Moreira (central), Bruna Guedes (líbero) e Marlene Pereira (central) estenderam o vínculo com o clube por mais duas temporadas, até 2022. O colectivo portista, que tanto sucesso teve na época 2019/20, promete manter-se muito competitivo em 2020/21, tendo já assegurado também a continuidade de Ana Afonso, Tânia Oliveira, Bárbara Gomes e Joana Resende.