15/10/10

FC Porto encaixa 8,8 milhões de euros

O F.C. Porto anunciou hoje, sexta-feira, ter encaixado 8,8 milhões de euros com as cedências parciais dos passes dos jogadores João Moutinho, James Rodriguez e Walter.
Por 37,5 por cento do passe de João Moutinho, vendidos à empresa Mamers B.V., os dragões receberam 4,125 milhões de euros; por 35 por cento do passe do colombiano James Rodriguez, cedidos à empresa Gol Football Luxembourg, 2,55 milhões de euros; e por 25 por cento do passe do brasileiro Walter, comprados pela empresa Pearl Design Holding Ltd, 2,125 milhões e euros, totalizando 8,8 milhões de euros.
Estas "associações económicas", como refere o comunicado do F.C. Porto enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), permitem o financiamento da SAD portista, que investiu mais de 20 milhões de euros no mercado de transferências no último verão.

14/10/10

Preparação para a Taça de Pportugal

O FC Porto conclui, esta sexta-feira, a preparação do encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os azuis e brancos treinam no Olival, às 10h30, à porta fechada.
Entretanto, André Villas-Boas orientou, esta quinta-feira, mais um ensaio, no mesmo local designado para amanhã. O treinador chamou três atletas da Formação, nomeadamente o guarda-redes Kadú, dos sub-17, e o central Hugo e o lateral-esquerdo Romário, dos sub-19.
Destaque ainda para os regressos dos internacionais uruguaios Fucile, Alvaro e Cristian Rodríguez, que treinam ainda hoje, da parte da tarde, e para a reintegração do guardião Kieszek, que já trabalhou sem limitações.
O FC Porto recebe o Limianos no próximo sábado, às 19h00, no Estádio do Dragão.

Fonte: Site Oficial

"Um jogador maduro" Crónica O Jogo de Jorge Maia

Não foi só o FC Porto que ganhou muito com João Moutinho, como Tomás Costa diz ao OJogo. Aliás, antes de mais, convém sublinhar que é preciso uma considerável grandeza de carácter para admitir, como Tomy faz, que a equipa ganhou muito com a chegada do jogador que lhe ficou com o lugar no plantel. Por outro lado, as palavras de Tomás Costa só podem verdadeiramente surpreender quem não o conheceu ou nunca teve a oportunidade de conversar com ele sobre futebol. 
Esclarecido esse momentoso detalhe, é forçoso sublinhar que não foi só o FC Porto que ganhou muito com João Moutinho. João Moutinho também ganhou bastante com o FC Porto. Ganhou, por exemplo, a titularidade na Selecção Nacional e, com isso, ganhou Paulo Bento e todos nós que torcemos por Portugal. João Moutinho é o tipo de jogador que acrescenta. Acrescenta rigor, disciplina táctica, visão, capacidade de luta, entrega, trabalho e maturidade. E qualquer equipa ganha muito com um jogador assim. Mesmo que algumas sejam incapazes de perceber a diferença entre um jogador maduro e um jogador "fora do prazo" e acabe por preferi-los... verdes.

13/10/10

"Sanções e Dalilas" Crónica O Jogo de Jorge Maia

Se há uma coisa que ninguém pode negar é o carácter vanguardista do nosso futebol. Só este ano, já tivemos uma selecção nacional a jogar em piloto automático, uma bola cor-de-laranja que não se conseguia ver e um responsável pela arbitragem que avalia os árbitros em público, usando imagens televisivas para analisar questões técnicas - o que por sinal é interdito pela FIFA, que só admite o uso de vídeo para avaliar questões de natureza disciplinar. Agora, temos um inédito convite para que os adeptos não vão aos estádios. Um dia destes, há-de haver quem lamente a falta de público nos recintos desportivos, reclamando a tomada urgente de medidas e organizando debates públicos sobre o tema, mas hoje não é esse dia. Hoje, pelos vistos, justifica-se a vanguardista - e hilariante - aplicação de "sanções económicas" que metam os clubes pequenos na linha. Claro que, historicamente, as sanções económicas nunca conseguiram vergar ninguém, mas não deixa de ser curioso perceber que, 21 anos depois da queda do Muro de Berlim, ainda há quem acredite que pode recrutar aliados à força.

Guilherme Carmo Pacheco

A Monteiro da Costa sucedeu, na presidência do FC Porto, o Dr. Guilherme Carmo Pacheco.
Nota: Rodrigues Teles, em “A História do Futebol Clube do Porto”, alude à escolha do Tenente Júlio Garcez de Lencastre para a presidência da Direcção. Contudo a “Galeria de Presidentes”, do sítio do clube, não o menciona e, sucedendo a José Monteiro da Costa, consta o nome do Dr. Carmo Pacheco. Adoptámos o parecer oficial.
Guilherme do Carmo Pacheco foi o presidente do biénio 1911/12, vindo a ser nomeado, em 1913 o primeiro sócio honorário do FCP. Foi nesse ano que o Futebol Clube do Porto ganhou a sua primeira taça: "Taça União do Norte". À data o clube era presidido por Joaquim Pereira da Silva, que ordenou a transferência da sede da Rua da Rainha para o Campo da Constituição.
Noutra fonte, o blog fcporto.blogspot.com, descobri que no dia 2 de Novembro de 1917 José Guilherme do Carmo Pacheco, presidente do FC Porto entre 1911 e 1912, tornou-se o primeiro Sócio Honorário da nossa história.

Fontes:
http://bibo-porto-carago.blogspot.com
http://www.infopedia.pt/$futebol-clube-do-porto
http://fcporto.blogspot.com