07/12/19

Aconteceu a 07 Dezembro 2016

Neste dia, no Estádio do Dragão, o FC Porto confirmava a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões com uma goleada (5-0) sobre o campeão inglês e com dois golos fantásticos pelo meio, que merecem ser vistos e revistos: o de Tecatito Corona e o de Brahimi. André Silva bisou, Diogo Jota também marcou e o resultado do jogo com o Leicester continua a escrever-se com uma manita: 5-0.

Dragões Diário 07-12-2019

Entre a vitória de anteontem, sobre o Casa Pia, e o jogo de amanhã, com o Belenenses, o plantel do FC Porto treinou ontem em Troia, onde Sérgio Conceição projecta hoje (13h) o encontro do Jamor. Na última vez em que as duas equipas ali se encontraram para o campeonato, foi assim, com Diogo Leite, Otávio e Alex Telles a marcar.

A equipa B joga já hoje e às 11h. Com transmissão em direto na Sport.TV1 e com o propósito de ganhar em Penafiel, Fábio Vieira prepara-se para um jogo difícil e para um adversário muito forte, lembrando que os azuis e brancos não vencem no Estádio 25 de Abril faz já algum tempo.

É tudo uma questão de dinâmica, explica Sergi Miras. Com o FC Porto a subir na tabela e a receber o Turquel, o hoquista espanhol está seguro de que só uma equipa muito concentrada e atenta às transições rápidas do adversário poderá somar a terceira vitória consecutiva. Hoje, a partir das 15h, a FC Porto TV e o Porto Canal transmitem o jogo em directo.

Três horas mais tarde, às 18h, e também com transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal, a nossa equipa de andebol defronta o Vitória, em Setúbal, com o objectivo claro e assumido de somar mais um triunfo. Para o conseguir, Miguel Pinto só reconhece um caminho: Temos de entrar forte e disparar no marcador.

06/12/19

Aconteceu a 06 Dezembro 2017

Neste dia, o FC Porto recebeu o Mónaco e garantiu a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões com uma grande vitória: 5-2 perante os campeões franceses, que na temporada anterior tinham atingido as meias-finais da mais importante competição de clubes do mundo. Os golos foram marcados por Aboubakar (dois), Brahimi, Alex Telles e Soares.

Dragões Diário 06-12-2019

65 anos depois de ter participado na inauguração do Estádio de Pina Manique, o FC Porto voltou ao terreno do Casa Pia para vencer por 3-0 e assumir a liderança do grupo D da Taça da Liga, em igualdade pontual com o Desportivo de Chaves. Os golos foram assinados pelos sul-americanos Saravia, Luis Díaz e Soares.
 
A qualificação para a final four desta competição será decidida em Trás-os-Montes a 21 de Dezembro, e tanto Sérgio Conceição como Tomás Esteves não se escusaram a apontar o objectivo do FC Porto na prova: conquistar um troféu que ainda não mora no Museu FC Porto.
 
Numa conferência de imprensa realizada em conjunto com o treinador do Casa Pia – antigo jogador de Sérgio Conceição no Olhanense –, o técnico azul e branco mostrou-se satisfeito por uma vitória justa frente a um adversário digno. Em síntese: toda a equipa esteve bem.
 
Já o estreante Tomás Esteves apresentou-se radiante por ter cumprido o sonho de jogar no seu clube de sonho. O lateral dedicou o momento à mãe e comentou o desempenho colectivo: encarámos o jogo de forma séria. Fizemos as coisas bem feitas e saímos daqui com a vitória. Simples.
 
Como sempre, ontem nada era mais importante para o FC Porto do que os três pontos, mas este triunfo ficou marcado por alguns registos curiosos que cumpre assinalar:
 
1. Os Dragões terminaram o encontro com cinco jogadores da formação em campo (Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves, Sérgio Oliveira e Fábio Silva), dois deles menores de idade (Tomás Esteves e Fábio Silva). Bruno Costa, também formado entre a Constituição e o Olival, foi titular.

2. Aos 26 anos, o lateral-direito Saravia apareceu onde costumam estar os pontas de lança e marcou o primeiro golo oficial como sénior.

3. Depois de já ter jogado pelos sub-19 e pela equipa B esta temporada, Tomás Esteves efectuou a estreia absoluta em jogos oficiais pela formação principal.

4. Diogo Costa somou o quinto jogo pela equipa A e ainda não sofreu qualquer golo. Só três guarda-redes na história do clube conseguiram estar mais jogos consecutivos sem sofrer após a estreia: Mlynarczyk (seis), Cândido (seis) e Hilário (sete).

5. Já bem perto do final, Nakajima rematou a 18ª bola ao ferro do FC Porto nesta temporada.
 
Também certeira continua a equipa masculina de bilhar às três tabelas, que conquistou esta semana o Torneio de Abertura da Federação Portuguesa de Bilhar. Na final, o FC Porto bateu a Portuguesa de Leça por 4-0.

05/12/19

Aconteceu a 05 Dezembro 1998

Neste dia, os jogadores do FC Porto pisavam o relvado das Antas informados de véspera da derrota do Sporting (que tinha perdido ali ao lado, em Vidal Pinheiro), e um golo do inevitável Mário Jardel, assistido de calcanhar por Zahovic, foi o suficiente para vencer o Chaves (1-0) e assumir, à 14ª jornada da Liga, a liderança isolada que não voltou a partilhar. Eram os últimos passos do longo e inédito ciclo do penta.

Dragões Diário 05-12-2019

Fazer, como sempre, o nosso jogo é a receita, aparentemente simples, de Diogo Leite para o FC Porto vencer o Casa Pia e somar a segunda vitória consecutiva na Taça da Liga. E fez a advertência sobre o projecto do adversário de hoje: Eles querem tirar-nos pontos.

No relvado do Estádio Pina Manique, que o FC Porto teve o prazer de inaugurar em Agosto de 1954, ou na transmissão televisiva da Sport.TV1 (20h15), não vai ver Romário Baró nem Aboubakar. A respeito da pontaria portista, só na Liga, são dez episódios de atracção pelos postes, num total de 17 em todas as competições. Se um dia começarem todas a entrar...

Ontem, no Dragão Arena, a nossa equipa de andebol navegou em Águas Santas, mesmo revelando problemas de concentração prontamente reconhecidos por Magnus Andersson no final da partida que os azuis e brancos venceram por 13 golos de diferença (36-23). Diogo Banquinho, com oito, foi o melhor marcador do encontro e o FC Porto manteve o primeiro lugar do campeonato, que continua a partilhar com o Sporting.

04/12/19

Dragões Diário 03-12-2019

Três semanas depois, o FC Porto voltou a jogar para o campeonato e venceu o Paços de Ferreira por 2-0, graças a um belo cabeceamento de Loum e a um fantástico pontapé de bicicleta de Zé Luís. O resultado não foi mais dilatado porque os postes do Dragão parecem ter ímanes e atraíram duas bolas rematadas por Marega e Sérgio Oliveira.

Em entrevista à edição de setembro da Dragões, Zé Luís escolheu este remate acrobático como o golo mais bonito da carreira. Depois do que fez ontem, será que o ranking já merece ser actualizado? Veja e reveja os dois golos e dite a sua sentença.

Sérgio Conceição sabia que um jogo a uma segunda-feira numa noite de dezembro podia não ser o programa mais atrativo, por isso considera que cabia à equipa criar o ambiente. Foi o que aconteceu. O FC Porto marcou dois golos e podia ter marcado em mais uma ou duas ocasiões, mas acabou por alcançar um resultado justo. A lesão que provocou a substituição de Aboubakar foi o ponto negativo do encontro.

Alex Telles e Loum estiveram em evidência a assistir e a marcar e foram considerados os jogadores mais valiosos em campo. No final, os dois preferiram destacar o coletivo, com o lateral a afirmar que o grupo é muito forte e o médio a aprofundar essa ideia: Somos uma família. Convidado a comentar o golo que marcou, Zé Luís foi parco em palavras: É um momento de inspiração, não se explica.

No horizonte da equipa passa a estar uma dupla deslocação à capital: na quinta-feira, o FC Porto enfrenta o Casa Pia para a Taça da Liga; no domingo, o Belenenses SAD para o campeonato. Os dois jogos poderão começar a ser preparados já daqui a pouco, a partir das 11h, no Olival.

02/12/19

Aconteceu a 02 Dezembro 2010

Neste dia e numa noite gélida e de neve, o FC Porto voltou onde já tinha sido feliz. No Estádio Ernst-Happel, o antigo Prater, palco da primeira conquista internacional do clube em 1987, a equipa então dirigida por André Villas-Boas bateu o Rapid Viena por 3-1, na penúltima jornada do Grupo L da Liga Europa, conseguindo a virada no jogo com um hat-trick de Radamel Falcao, o primeiro da carreira do avançado colombiano. Cinco meses e meio depois, em Dublin, os Dragões arrecadariam o segundo troféu na segunda principal prova de clubes da UEFA, numa época em que venceram ainda o Campeonato e a Taça de Portugal, já depois de garantido um outro título logo no arranque: a Supertaça.

Dragões Diário 02-12-2019

Só com um nome no boletim clínico, o FC Porto deu ontem seguimento, no Olival, à preparação do encontro desta noite (20h45), frente ao Paços de Ferreira, no Estádio do Dragão. Depois de orientar o treino, Sérgio Conceição anteviu o embate da 12ª ronda do campeonato, destacando a importância de entrar forte no jogo contra uma equipa difícil e bem organizada
 
A tarde de ontem assinalou a conquista da primeira vitória caseira do FC Porto B na época. Com golos de Madi Queta, Vítor Ferreira, Tony Djim e Afonso Sousa, o conjunto de Rui Barros bateu, no Estádio de Pedroso, o Cova da Piedade (4-1), em partida da 11ª jornada da LigaPro, e chegou aos 13 pontos na prova.

O dia também foi produtivo para a formação. Ao final da tarde, a equipa de Sub-19 voltou a vencer no campeonato, ao superiorizar-se, no Olival, ao Gil Vicente por 1-0, na 14ª ronda da 1ª fase do Nacional de Juniores A. De manhã, os Sub-15 já se tinham estreado na 2ª fase do Nacional de Juniores C com uma goleada (5-1) em Paços de Ferreira.

Nas modalidades de pavilhão, o basquetebol continua imparável. O grupo liderado por Moncho López foi ao Funchal derrotar o CAB Madeira por 85-59, na décima jornada da Liga e alcançou assim o décimo triunfo em dez jogos no campeonato. O FC Porto permanece invicto e líder isolado da prova, com mais um ponto do que o Sporting, que visita o Dragão Arena na próxima ronda (domingo, 15h).
 
Tal como o basquetebol, o voleibol feminino só sabe ganhar. O colectivo dirigido por Rui Moreira levou a melhor na casa do Desportivo das Aves (3-1) e garantiu igualmente a décima vitória em dez partidas no Nacional da 1ª Divisão, conservando do mesmo modo a invencibilidade e a liderança isolada da competição. 
 
No bilhar, mais um feito notável. O portista Torbjörn Blomdahl sagrou-se campeão mundial pela sexta vez na variante das três tabelas. O sueco impôs-se ao vietnamita Duc Anh Chien Nguyen (40-37) na final do Mundial que decorreu em Randers, na Dinamarca.

01/12/19

Aconteceu a 01 Dezembro 1945

Neste dia, o FC Porto inaugurava o percursor do Dragões Diário, passando a enviar pelos correios e por colaboradores do clube para a residência dos subscritores o Boletim Informativo. Certamente porque os custos não eram pequenos, o serviço não era gratuito, como este diário, e custava seis escudos mensais.

Dragões Diário 01-12-2019

Ainda com Romário Baró no boletim clínico, o FC Porto regressou ontem ao trabalho no Olival, onde prepara a recepção ao Paços de Ferreira, no Dragão, a contar para a 12ª jornada do campeonato (segunda-feira, 20h45). Hoje, além de mais um treino (11h), também há conferência de imprensa de Sérgio Conceição (12h30). 

Mesmo na condição de visitante, face à inversão de jornada acordada entre os dois clubes, o FC Porto Sofarma bateu ontem o Madeira SAD (32-26), no Dragão Arena, na 14ª ronda do Andebol 1. Victor Iturriza (6 golos) foi o melhor marcador dos campeões nacionais, que recebem o Águas Santas na próxima quarta-feira (20h30).

O FC Porto Fidelidade venceu ontem no rinque da AD Sanjonanense, por 9-3, na oitava jornada do Nacional de hóquei em patins. Gonçalo Alves (4), Reinaldo García (2), Sergi Miras, Giulio Cocco e Carlo Di Benedetto marcaram para os Dragões, que somam 16 pontos. Segue-se uma receção ao Turquel (7 de dezembro, 15h).

Hoje, a partir das 16h, volta a entrar em campo a equipa de basquetebol, que joga frente ao CAB Madeira, no Funchal, na décima jornada da Liga. Na antevisão do desafio, o base/extremo Francisco Amarante abordou a série vitoriosa, a liderança isolada e o adversário: O que queremos é entrar em campo e voltar a ganhar.

Hoje e amanhã, o FC Porto vai levar a cabo uma acção de recolha de bens alimentares nos jogos da equipa principal e da equipa B. Esta campanha de solidariedade, incluída no projecto Valores em Cadeia da Fundação do Futebol da Liga Portugal, visa ajudar o Banco Alimentar Contra a Fome e passa pelo Dragão e por Pedroso.