23/03/18

Dragões Diário 23-03-2018

Sem sete internacionais nas seleções e com três jogadores condicionados no boletim clínico, Sérgio Conceição voltou a preparar a deslocação ao Restelo, onde o FC Porto defronta o Belenenses na segunda-feira de Páscoa. Mas, antes disso, do trabalho, recebeu o prémio de Melhor Treinador do Mês de fevereiro atribuído pela Liga Portugal, que também distinguiu Alex Telles na qualidade de Melhor Defesa do Mês.

A equipa de basquetebol entra esta noite (20h30) na segunda fase da época regular a receber a Oliveirense - adversário que ainda não conseguiu vencer - e, ao quarto encontro, Will Sheehey distingue um fator que pode fazer toda a diferença. Somos uma equipa muito mais confiante agora, disse o norte-americano à mais recente edição da Dragões. Campeão da NBA G League, Will fala da química crescente que liga a equipa e do trabalho diário com Moncho López, antes de arriscar tudo e tirar Michael Jordan do trono para nele sentar LeBron James. A entrevista é do Bruno Leite.
 
Por falar em reencontros, o calendário de hóquei em patins volta a juntar FC Porto e Benfica, agora para a Liga Europeia, mas outra vez na Luz. Na antevisão do jogo de sábado à tarde, Hélder Nunes carregou na tecla do psicológico e mostrou-se seguro de que “este é o ano certo” para lutar pelo título europeu. Amanhã, em Lisboa, quando forem 17h, começa a jogar-se o acesso à final four.

No andebol 1, o FC Porto faz a estreia na fase final em Avanca, frente à equipa-sensação, e o projeto de jogo, muito claro para Alfredo Quintana, resume-se assim: Começar com uma vitória para ganhar impulso para o que aí vem. O Porto Canal transmite o encontro em direto a partir das 18h de amanhã.

18/03/18

Aconteceu a 18 Março 1984

Este foi um dia de clássico, com o FC Porto a deslocar-se ao Estádio de Alvalade. Os azuis e brancos, orientados interinamente por António Morais devido à doença de José Maria Pedroto, adiantaram-se logo aos 11 minutos, por Gomes, e o marcador não mexeria mais. Dois meses depois, os Dragões voltariam a bater o Sporting, a duas mãos, nas meias-finais da Taça de Portugal, que viriam conquistar frente ao Rio Ave.

Dragões Diário 18-03-2018

É de conhecimento universal que a Invicta é azul e branca, e isso ontem confirmou-se: o FC Porto bateu o Boavista por 2-0 e, à 27ª jornada, assegurou a continuidade na liderança isolada da Liga, com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Felipe, logo aos dois minutos, e Herrera, aos 62, foram os autores dos golos dos Dragões, que uma vez mais beneficiaram de um impressionante apoio das bancadas.

Feliz pela vitória, Jorge Nuno Pinto da Costa sublinhou que ontem, ao contrário do que se passou na jornada passada, houve jogo, e deixou um reparo sobre a atuação do videoárbitro: O VAR de hoje foi o senhor Bruno Esteves, que esteve atentíssimo, e foi o mesmo que na Vila das Aves não viu um penálti do tamanho da Torre dos Clérigos sobre o Danilo. Talvez nesse dia estivesse com algum problema de visão e hoje julgo que terá estado bem, mas com muito rigor e muita atenção.

Após uma semana que não foi fácil, Sérgio Conceição ficou satisfeito com a resposta do grupo: Neste clube não estamos habituados a perder e era preciso dar uma resposta positiva. Os jogadores fizeram um bom trabalho. Para além de ter corroborado as ideias do presidente sobre o videoárbitro, o treinador considerou que a paragem no campeonato chega em boa altura: Vai dar para respirar um pouco mais e para recuperar jogadores que estão lesionados nesta altura.

O capitão Herrera, que regressou ao onze e aos golos, destacou a capacidade de reação da equipa ao desaire da última jornada e a forma pragmática como resolveu este jogo: Soubemos impor-nos durante o jogo e concretizámos duas das oportunidades que tivemos. Aboubakar também sublinhou que o mais importante era ganhar, enquanto Óliver elogiou os adeptos: Foi uma noite mágica. Os adeptos uma vez mais foram fantásticos e ajudaram-nos a conseguir a vitória.

Seguem-se agora duas semanas de paragem na competição, com diversos jogadores a ausentarem-se do Porto para representarem as seleções nacionais. Os que ficam regressam ao trabalho na quarta-feira, às 17h, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

A equipa de andebol qualificou-se ontem para a final a quatro da Taça de Portugal, ao bater o Belenenses, em Lisboa, por 32-18. António Areia, autor de dez golos, foi o portista que mais se evidenciou. Os jogos decisivos desta competição serão disputados a 26 e 27 de maio, no Peso da Régua.

Realiza-se hoje a última etapa da Volta ao Alentejo, constituída por uma ligação de 151,3 quilómetros entre Castelo de Vide e Évora. Ricardo Mestre é o corredor da W52-FC Porto que arranca na melhor posição, ocupando o segundo lugar da classificação geral, a oito segundos do camisola amarela. Siga esta ligação para conhecer as incidências das tiradas de ontem, entre as quais se destaca a vitória de Gustavo Veloso no contrarrelógio individual.

Termina hoje a disputa do Campeonato Nacional de Clubes de natação, que decorre no Centro Olímpico de Piscinais Municipais de Coimbra. O FC Porto iniciará o último dia da prova no terceiro lugar da competição masculina e na quarta posição da feminina.