21/07/18

Aconteceu a 21 Julho 1939

Neste dia, Ângelo César foi reeleito presidente do FC Porto, cargo que ocupava desde 1938. Este advogado natural de Resende era o líder do clube quando os Dragões conquistaram o primeiro bicampeonato, em 1938/39 e 1939/40, e distinguiu-se como um feroz combatente da centralização dos poderes do futebol em Lisboa, que então já se verificava. A actuação de Ângelo César em diversos conflitos com a Federação Portuguesa de Futebol culminou com a sua irradiação, no verão de 1940.

Dragões Diário 21-07-2018

O FC Porto estreou-se ontem na Algarve Football Cup com uma derrota frente ao Lille, por 2-1. Os campeões nacionais revelaram menos eficácia na finalização do que os franceses e pagaram caro por isso. O golo azul e branco surgiu na sequência de um remate de Hernâni que sofreu um desvio e traiu o guarda-redes adversário. Pode vê-lo neste resumo.

No final do jogo, o porta-voz da equipa foi Sérgio Oliveira, que em exclusivo ao Porto Canal assegurou que o grupo ficou triste com o resultado. Ainda assim, o médio destacou que o plantel está a trabalhar muito bem, notou melhorias face à última partida e deixou uma garantia para o desafio da Supertaça: Nós vamos entrar fortes.

Realizou-se ontem o sorteio da edição de 2018/19 do Campeonato Nacional de Andebol 1. O FC Porto inicia a competição no Dragão Caixa, frente ao Madeira SAD. O primeiro clássico realiza-se à quinta jornada, em casa frente ao Sporting, e o encontro com o Benfica está agendado para a 12ª ronda, também no Porto. Pode consultar aqui o calendário completo dos azuis e brancos.

Raúl Alarcón agarrou a camisola amarela no primeiro dia do Grande Prémio Portugal Nacional 2 e parece não ter mesmo vontade de largá-la (ou despi-la, neste caso). Após a terceira etapa, o ciclista espanhol lidera a geral individual com 2m39s de vantagem sobre o segundo classificado. Para hoje está reservada uma ligação de 159,7 quilómetros entre Montargil e Aljustrel.

Portugal e Itália estão nas meias-finais e vão disputar entre si o acesso à final do Europeu de hóquei em patins, o que significa que há cinco atletas do FC Porto que se mantêm em prova e que pelo menos um deles participará no jogo que decidirá no título. Ontem, nas partidas dos quartos de final, brilharam quatro Dragões: Poka (três), Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Rafa (um cada) marcaram na goleada portuguesa sobre a Inglaterra (14-2).

20/07/18

Aconteceu a 20 Julho 1983

Foi neste dia que o FC Porto assinou um contrato de patrocínio com a Revigrés, que assim se tornava patrocinador oficial do futebol profissional. Nascia aqui uma longa parceria entre a empresa de cerâmica e o nosso clube, uma longevidade sem igual no desporto.

Dragões Diário 20-07-2018

Não podemos relaxar. Felipe foi o jogador escolhido para mais uma superflash e perspectivou 2018/19 com a consciência de que a nova época será ainda mais difícil e exigente do que a anterior, na qual o FC Porto recuperou o título de campeão nacional. O central brasileiro, que parte para a terceira temporada de Dragão ao peito, considera que não é por termos sido campeões no ano passado que este ano será tudo igual, garantindo ser essencial manter a força demonstrada em 2017/18 para almejar coisas grandes.

Ontem foi mais um dia de trabalho para os campeões nacionais, que voltaram a treinar em Lagos da parte da tarde, já com Marius integrado no grupo. Entre os jogadores à disposição de Sérgio Conceição não estiveram Danilo Pereira (treino condicionado e trabalho de ginásio) e José Sá (tratamento), os dois nomes que figuram no boletim clínico. Hoje há treino de manhã (11h) e jogo à noite, a partir das 20h (Sport TV), frente aos franceses do Lille, a contar para a Algarve Football Cup.

A nossa equipa de andebol já deu início à época 2018/19 e Magnus Andersson quer que os jogadores se divirtam dentro do campo, mas a base de tudo é o trabalho diário: Queremos divertir-nos, mas temos de trabalhar duro. O treinador sueco, que assumiu oficialmente o comando técnico dos Dragões em abril, também teceu elogios ao grupo que agora lidera, no qual está Fábio Magalhães, reforço portista: O FC Porto é um clube com muita história, afirmou o internacional português, de 30 anos, que representava os franceses do Chartres.

Os jogadores do FC Porto Fidelidade continuam a facturar no Europeu de hóquei em patins, que se realiza até ao próximo domingo na Corunha, em Espanha. Ontem caiu o pano sobre a fase de grupos e Portugal terminou em primeiro no Grupo A, ao dar a volta à França, por 5-4, com um golo do Dragão Gonçalo Alves. A Itália, de Giulio Cocco, perdeu frente à Espanha (2-0) e fechou o Grupo B na segunda posição. Seguem-se os quartos de final, que reservam, entre outros jogos, um Inglaterra-Portugal e um Andorra-Itália.

Raúl Alarcón segue firme e destacado na liderança da geral individual do Grande Prémio Portugal Nacional 2, cuja segunda etapa se realizou ontem, entre Castro Daire e Pedrógão Grande (177,2 quilómetros). O ciclista espanhol da W52-FC Porto, que lidera a geral coletiva, tem agora 2m41s de vantagem sobre Mário González (Sporting-Tavira) e 2m46s sobre David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli), segundo e terceiro classificados, respectivamente. A terceira etapa corre-se hoje e vai ligar Pedrógão Grande a Montargil (144,1 quilómetros)

19/07/18

Aconteceu a 19 Julho 2004

Neste dia, a UEFA atribuiu a Vítor Baía o prémio de melhor guarda-redes europeu da temporada 2003/04. O guardião azul e branco tinha 34 anos e acabara de protagonizar uma excelente época, em que venceu a Liga dos Campeões, a Liga portuguesa e a Supertaça ao serviço do FC Porto. O Gabinete de Estudos Técnicos da UEFA constatou, dessa forma, aquilo que nem todos conseguiram ver naquele verão de 2004: nas balizas, não havia melhor do que Baía. E talvez essa falta de visão de quem na altura tinha muitas responsabilidades ajude a perceber por que é que Portugal teve de esperar por 2016 para vencer um Campeonato da Europa pela primeira vez.

Dragões Diário 19-07-2018

A preparação do FC Porto para 2018/19 prosseguiu ontem em Lagos. O plantel treinou de manhã e à tarde e apenas dois jogadores continuaram entregues aos cuidados do departamento clínico: José Sá, que fez tratamento, e Danilo, que realizou treino condicionado e trabalhou no ginásio. Para hoje, Sérgio Conceição agendou uma sessão vespertina, às 17h00.

A venda de bilhetes para o primeiro jogo oficial da temporada (Supertaça, frente ao Desportivo das Aves), até ontem exclusiva a detentores de Lugar Anual, é hoje alargada a todos os sócios. Os ingressos poderão ser adquiridos a partir das 10h na Bilheteira Poente do Estádio do Dragão.

Ainda antes da Supertaça, os portistas terão oportunidade de assistir à tradicional cerimónia de apresentação da equipa no Dragão. O evento acontece no dia 28 de julho e o convidado de honra será o Newcastle United, de Inglaterra. As ligações entre o FC Porto e o clube do coração de Bobby Robson foram exploradas na última edição da Dragões, que pode consultar livremente aqui.

Kelechi Nwakali é reforço do FC Porto B. O médio nigeriano, de 20 anos, chega por empréstimo do Arsenal, com opção de compra, está motivado para esta nova experiência e não tem dúvidas: O FC Porto é o clube certo para evoluir.  Kelechi aproveitou as primeiras declarações a fcporto.pt para revelar que Deco é um dos seus ídolos.

Arrancou ontem o Grande Prémio Portugal Nacional 2, de ciclismo, e a competição já é liderada por um ciclista da W52-FC Porto. Raúl Alarcón venceu a etapa inaugural da prova, que ligava Chaves a Castro Daire, e parte hoje para a segunda tirada, entre Castro Daire e Pedrógão Grande, com 2 minutos e 39 segundos de vantagem.

O cavaleiro Roberto Brasil estreou-se com as cores do FC Porto no Grande Prémio de Bedminster, que decorreu ontem e anteontem em Nova Jérsia (Estados Unidos da América), e alcançou um segundo e um terceiro lugar na competição. Em declarações exclusivas a fcporto.pt, o atleta analisou a prestação, elogiou a égua com que competiu e projetou o futuro: Há muito por onde melhorar.
 
Quatro jogadores do FC Porto voltaram ontem a brilhar no Europeu de hóquei em patins: Hélder Nunes (três golos), Gonçalo Alves (três golos) e Rafa (dois golos) marcaram ao serviço de Portugal, Giulio Cocco bisou para a selecção italiana.

18/07/18

Aconteceu a 18 Julho 1972

Neste dia, disputou-se em Coimbra a final do Campeonato Nacional de Juniores, entre o FC Porto e o Benfica. No fim do tempo regulamentar, registava-se um empate a uma bola, mas no prolongamento os Dragões foram implacáveis, marcaram três golos e venceram por 4-1 (hat-trick de Costa Almeida e um golo de Júlio). Uma das figuras dessa equipa era Rodolfo, que viria integrar o plantel sénior logo na temporada seguinte e jamais abandonaria o clube até terminar a carreira como jogador.

Dragões Diário 18-07-2018

Ontem foi dia de dose dupla de trabalho para o FC Porto. De manhã, o plantel treinou em Lagos. À noite, jogou em Portimão, frente ao Portimonense, e perdeu por 2-1, com André Pereira a assinar o golo azul e branco. Acabaram por ser decisivos os dois minutos no final da primeira parte em que os Dragões sofreram dois golos, que ditaram uma derrota que não espelha a qualidade da exibição da equipa em muitos momentos.

Sérgio Conceição considera que o resultado é sempre importante e não ficou satisfeito, mas identificou aspetos positivos na partida: Os primeiros 15/20 minutos foram interessantes, criámos duas ou três oportunidades para fazer o golo. Depois houve um jogo mais equilibrado. Em exclusivo ao Porto Canal, o treinador comentou a formação do plantel e abordou o futuro próximo: Vamos proporcionar aos jogadores a melhor forma de chegar às vitórias.

O FC Porto anunciou ontem mais um reforço para o futebol. Trata-se de Marius Mouandilmadji, avançado chadiano de 21 anos que chega do Coton Sport de Garoua, o clube camaronês em que se afirmou Aboubakar. O atleta está motivado por ingressar num grande clube da Europa, mas não quer fazer grandes promessas: Prefiro encarar o desafio que tenho pela frente, trabalhar e garantir que posso mostrar o que sei no relvado.

Depois dos Sub-19, ontem foi a vez de a equipa de Sub-17 iniciar os trabalhos de pré-temporada. Tulipa, que é o novo treinador deste escalão, espera potenciar a qualidade do grupo: Todos os dias temos de ter a ambição de sermos melhores individualmente, pois isso vai tornar-nos melhores coletivamente.

A equipa de andebol já conhece o adversário da primeira ronda de qualificação de acesso à Taça EHF. Trata-se dos romenos AHC Potaissa Turda​, que se deslocarão ao Dragão Caixa a 1 ou 2 de setembro e receberão o FC Porto a 8 ou 9 do mesmo mês. O vencedor desta eliminatória enfrentará o SKA Minsk na ronda seguinte da competição.

No último fim de semana, a equipa Master de natação do FC Porto alcançou o terceiro lugar no Campeonato Nacional da categoria, que se disputou em Loulé. Os Dragões conquistaram 64 medalhas, sendo 26 de ouro, 22 de prata e 16 de bronze.

O projecto Dragon Froce continua a internacionalizar-se. Na próxima semana, três treinadores do FC Porto estarão no Club EMPRESS, no México, onde partilharão a metodologia de treino azul e branca com jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.

Por fim, no Europeu de hóquei em patins, mais um brilharete de um reforço do FC Porto: Giulio Cocco assinou ontem um hat-trick na vitória da Itália sobre a Holanda.

17/07/18

Aconteceu a 17 Julho 1932

Neste dia, o FC Porto conquistou pela terceira vez o Campeonato de Portugal, numa finalíssima frente ao Belenenses. No primeiro encontro entre os dois clubes, duas semanas antes, tinha-se registado um empate a quatro. No jogo decisivo, em Coimbra, os Dragões venceram por 2-1, graças a golos de Pinga e Acácio Mesquita. O treinador azul e branco era o húngaro Joseph Szabo, que mais tarde conduziria o clube à vitória na primeira edição da Liga portuguesa, em 1934/35.

Dragões Diário 17-07-2018

Numa altura em que muitos portugueses se deslocam para o Algarve, o plantel principal do FC Porto fez precisamente isso, mas não para gozar férias. O estágio de pré-temporada arrancou ontem, em Lagos, para 27 atletas. No primeiro treino a sul, Danilo e José Sá continuaram a ser os únicos jogadores com o nome inscrito no boletim clínico. Para hoje está agendada uma partida com o Portimonense, às 20h30 (Sport TV).

São colocados à venda daqui a pouco, na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão, os ingressos para o jogo da Supertaça, que se disputa a 4 de agosto, em Aveiro, frente ao Desportivo das Aves. Numa primeira fase, os bilhetes estão apenas disponíveis para os detentores de Lugar Anual.

É defesa, é brasileiro, tem 20 anos e é reforço do FC Porto B. Diego Landis chega por empréstimo do Desportivo Brasil, com opção de compra, e já se apresentou: Estou muito feliz por vestir esta camisola, o FC Porto é um clube muito grande. Venho com o objectivo de me afirmar, subir à equipa A e conquistar muitos títulos

Uma das competições em que Landis poderá a participar é a Premier League International Cup. O FC Porto B ficou ontem a saber que enfrentará o West Ham, o Southampton e o Dínamo de Zagreb na fase de grupos da prova.

O plantel de Sub-19 arrancou ontem os trabalhos de pré-temporada. O novo treinador da equipa é Mário Silva, que transita dos Sub-17 e já falou a fcporto.pt e ao Porto Canal sobre as ambições para 2018/19: Queremos sempre mais, queremos melhorar e queremos que este ano seja positivo, acima de tudo no desenvolvimento de jogadores.

Simultaneamente, decorre na Finlândia o Campeonato da Europa deste escalão. Portugal jogou ontem frente à Noruega, venceu por 3-1 e contou com dois portistas em campo: o guarda-redes Diogo Costa e o central Diogo Queirós, que envergou a braçadeira de capitão.

Outro Campeonato da Europa de selecções em curso é o de hóquei em patins. Ontem, dia da segunda jornada da fase de grupos, houve quatro portistas em destaque: Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Poka (marcaram, cada um, um golo ao serviço da selecção portuguesa) e Giulio Cocco (assinou um golo na vitória da Itália sobre a Bélgica).

Na natação, esta semana é dedicada à captação de novos atletas. Até sexta-feira, entre as 17h30 e as 19h, no Complexo de Piscinas de Campanhã, podem apresentar-se a provas nadadores do sexo masculino nascidos em 2008 e do sexo feminino nascidos em 2009.

16/07/18

Aconteceu a 16 Julho 1950

Este era dia de pegar na máquina de calcular e fazer contas às obras iniciais da construção do Estádio das Antas, exactamente seis meses depois de terem arrancado. As facturas da primeira fase do projecto ascendiam aos 500 mil escudos, 2.500 euros na moeda actual, e eram liquidadas na hora. O sucessor do Campo da Constituição começava, passo a passo, a ganhar forma, com a prestimosa ajuda das centenas de sócios e adeptos do FC Porto que as campanhas de captação de verbas movimentavam. A Campanha do golo, Quando todos ajudam nada custa e o Cortejo dos Materiais foram decisivas para que, em menos de dois anos, o recinto fosse inaugurado para se tornar, durante seis décadas, um monumento de referência da cidade e da região.

Dragões Diário 16-07-2018

Teve partida marcada para as 10h30 de hoje o voo que levou o plantel principal do FC Porto até ao Algarve para o estágio em Lagos. Na parte da tarde, Sérgio Conceição orienta o único treino desta segunda-feira, véspera do jogo com o Portimonense, o primeiro à porta aberta da pré-temporada (20h30). No calendário estão agendados mais dois particulares em terras algarvias - um na sexta-feira, com o Lille, e outro no domingo, com o Everton (ambos com início às 20h00).

Medalha de bronze para o FC Porto B no Torneio Zacarias Couto, com a vitória por 2-0 sobre o Varzim, no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares. Moreto Cassamá marcou na primeira parte e, já na segunda, Christopher Lungoyi fixou o resultado final com um golaço, como pode comprovar neste vídeo. No fim, Rui Barros fez um balanço positivo da participação na prova por parte de uma equipa formada por miúdos com qualidade, com futuro, que é preciso trabalhar e preparar para uma época que será exigente.

José Neves prometeu lutar pela camisola amarela perdida no sábado e cumpriu: lutou e conquistou o Troféu Joaquim Agostinho, concretizando um objetivo que estava definido, confessou, desde o início da época. No prólogo foi por pouco que não vesti a amarela, mas fiquei com ela no segundo dia, quando nem tinha intenção de o fazer. No terceiro, perdi-a. Foi uma batalha perdida, mas não a guerra. Hoje [ontem] viemos prontos para a guerra, disse ainda o ciclista da W52-FC Porto, que também colocou no top-10 António Carvalho, quarto classificado.

Contaram-se oito golos apontados por portistas na jornada inaugural do Europeu de hóquei em patins: dois de Rafa e um de Hélder Nunes na vitória expressiva de Portugal sobre Andorra (11-0); e cinco assinados por Giulio Cocco, reforço da nossa equipa para 2018/19, na goleada imposta pela Itália à Bélgica (24-0).