15/03/12

Presidente da Liga mente

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em entrevista na noite de quarta-feira à SIC Notícias, disse o seguinte:
Devia ser proibido que o detentor dos direitos televisivos tenha percentagens em clubes de futebol, como acontece com o FC Porto e com a SAD, e depois nomeie membros para o Conselho de Administração. Pode haver a ideia, que eu penso na realidade que pode estar a acontecer, desses clubes serem beneficiados quando se trata da divisão desse bolo.


1. O presidente da Liga mentiu quando disse que o detentor dos direitos de transmissão televisiva nomeava administradores do FC Porto. É mentira, seja directa, seja indirectamente, que algum administrador na história do FC Porto e do Grupo FC Porto tenha sido nomeado por qualquer empresa ligada, directa ou indirectamente, a este sector de actividade.
2. O presidente da Liga sabe-o bem, como sabe que os direitos televisivos são negociados individualmente, o que torna especialmente grave mais este conjunto de mentiras, culminadas com a insinuação de que o FC Porto possa beneficiar depois da falsidade que inventou.
3. O presidente da Liga tem a obrigação de defender os clubes, todos os clubes, sem distinção. Pessoalmente, depois, pode ter as simpatias e os humores que muito bem lhe aprouverem. O que não pode é insultar e denegrir o bom nome do FC Porto. Exige-se a quem ocupa a presidência da Liga uma atitude institucional respeitadora de todos os sócios, o que manifestamente não é o caso com o actual presidente.

Mangala, Iturbe e Mikel nos convocados

Vítor Pereira divulgou a lista de convocados para o encontro de sexta-feira frente ao Nacional da Madeira (19h00, Estádio da Madeira). As novidades são os regressos de Mangala (recuperado de lesão) e Iturbe e a chamada do Sub19 Mikel. Hulk, castigado, e Djalma e Fernando, lesionados, ficam de fora.
O último treino de preparação para o jogo da 23.ª jornada da Liga decorreu na manhã de quinta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Silvestre Varela ainda treina de forma condicionada. Danilo, Djalma e Fernando continuam em tratamento e Rafa em repouso.

Lista de 18 convocados:
Helton e Bracali (guarda-redes); Lucho, Maicon, Álvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Rolando, James, Sapunaru, Mangala, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Defour e Mikel.

Hulk, Danilo e Alex Sandro pré-convocados para os Olímpicos

Mano Menezes divulgou, esta quarta-feira, a lista de 52 jogadores brasileiros pré-seleccionados para os Jogos Olímpicos de Londres. O FC Porto é o clube fora do Brasil com mais atletas convocados: Hulk, Danilo e Alex Sandro fazem parte das escolhas.
A 8 de Junho, a lista vai ser reduzida para 35 elementos e, a 6 de Julho, é divulgada a versão final, com 18 (mais quatro suplentes). A selecção será Sub23, mas com a possibilidade de incluir três elementos acima desta idade. Dos azuis e brancos, apenas Hulk está fora da idade olímpica.
O torneio de futebol masculino vai ser disputado entre 25 de Julho e 11 de Agosto, em seis estádios: Millennium Stadium (País de Gales), Old Trafford (Manchester), St. James Park (Newcastle), Hampden Park (Glasgow), City of Coventry (Coventry) e Wembley (Londres).

Vítor Pereira prefere não justificar deslizes com as arbitragens


O treinador do F. C. Porto diz que a equipa vai tentar corrigir a má exibição diante da Académica no jogo de sexta-feira com o Nacional. E prefere olhar para dentro do que desculpar-se com os erros dos árbitros.
"Depois do empate com a Académica, podia ter ido pelo caminho das arbitragens. Por exemplo, vamos à Choupana sem o Hulk de uma forma injusta. Mas preferi olhar para aquilo que não fizemos bem", afirmou Vítor Pereira, esta quarta-feira, na antevisão do jogo com o Nacional.
"Será uma partida fundamental. A Choupana não é um campo fácil para ninguém e teremos de estar no nosso melhor para somar três pontos. Refletimos sobre o último jogo, tiramos ilações. Vamos procurar retificar", referiu, acrescentando que a diminuição da vantagem sobre Benfica e Braga não aumenta a pressão.
Sobre o possível alargamento da Liga, que poderá levar a não haver descidas de divisão, o técnico foi taxativo: "É de uma irresponsabilidade enorme. Só se quisermos fazer com que este seja o campeonato da mentira".

Defour apresenta condolências

Steven Defour fez questão de manifestar pesar pelo gravíssimo acidente que vitimou 28 pessoas, entre as quais 22 crianças belgas, num terrível acidente na Suíça, na noite de terça-feira. O médio expressou a sua solidariedade às famílias.
Neste momento de dor para o povo belga quero manifestar publicamente o meu profundo pesar e endereçar as mais profundas condolências às famílias das vítimas. Desejo que os feridos recuperem o mais depressa possível, afirmou.
O FC Porto aproveita igualmente para endereçar os pêsames às famílias das vítimas.

Rumores do Cristian Rodriguez:

O irmão do jogador do FC Porto confidenciou que o internacional uruguaio gostaria de rumar ao Grémio de Porto Alegre, mas que a concorrência do Inter de Milão pode alterar os planos do jogador.
“Ele gostaria de jogar no Brasil, pois ficaria mais perto da família. Mas é difícil concorrer com o Inter”, salientou Rodrigo Rodríguez, à Rádio Guaíba.

FC Porto desiste de equipa B

O FC Porto desistiu de avançar com a constituição de uma equipa B na próxima época, depois de, na assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol, na segunda-feira, os clubes da II Liga terem exigido o pagamento de uma percentagem dos direitos televisivos dos emblemas que na próxima temporada vão colocar as suas equipas secundárias nessa competição.
“Dada a instabilidade gerada pelo presidente da Liga, que vai mudando de discurso, o FC Porto decidiu não avançar com a constituição da equipa B”, disse uma fonte oficial do clube portista, considerando que a “decisão é definitiva”, uma vez que “não há garantias de estabilidade”.

Fim das despromoções é "cereja no topo de um bolo de imbecilidade"

O F.C. Porto manifestou-se, esta terça-feira, contra o alargamento da Liga de futebol sem despromoções e anunciou irá recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol do que foi decidido, segunda-feira, na Assembleia Geral da Liga de clubes.
O F.C. Porto considera que, "perante os atropelos às normas estatutárias e regulamentares ocorridas (...), não pode deixar de exigir a reposição da regularidade através do competente recurso para o Conselho de Justiça da FPF".
O clube "azul e branco" classifica, no site oficial do F.C. Porto, a Assembleia Geral (AG) de segunda-feira da Liga Portuguesa de Futebol Profissional como "um dos espetáculos mais deprimentes dos últimos anos no futebol português".
"Mudar as regras a meio do jogo, decidindo um alargamento sem a mínima sustentabilidade, anulando as normais despromoções, que são um garante da integridade e estabilidade de uma competição desportiva, foram a cereja no topo de um bolo de imbecilidade", refere ainda.
Mário Figueiredo, o presidente da Liga, "de manhã diz uma coisa e à tarde faz outra", acusa. "Todos nos lembramos de ter publicamente afirmado que não concebia um campeonato sem despromoções, mas ontem (segunda-feira) já o desdisse sem qualquer pudor".
Para o F.C. Porto, Figueiredo "defende-se sim a si próprio e ao lugar a que chegou à custa de promessas que prejudicam as competições e todos os clubes", e não o futebol português.
O clube campeão nacional espera, agora, que "urgentemente a Federação Portuguesa de Futebol impeça que um pequeno e pouco representativo grupo de aventureiros destrua uma das atividades de que o nosso país mais se pode orgulhar e em que o F.C. Porto tem desempenhado um papel ímpar".

12/03/12

Vítor Pereira diz que o FC Porto "não foi competente"

O treinador dos campeões nacionais considera que na primeira parte da partida contra a Académica os portistas “não existiram como equipa".
Vítor Pereira foi muito crítico para os seus jogadores. O treinador afirmou que o FC Porto deu “45 minutos de vantagem ao adversário”, “não foi competente” e referiu que na primeira parte faltou “alma” aos portistas. “Não podemos entrar em mais jogo nenhum com esta falta de agressividade”, atirou.
O técnico, que não quis justificar os “erros da primeira parte” com os “erros da arbitragem”, adiantou que na segunda parte o FC Porto teve que “ir atrás do prejuízo”, o que “não é fácil” contra uma equipa “que recuou muito as linhas”.
"Sabemos que a luta será até ao fim. Não vai ser fácil, mas temos de entrar com outra atitude, mais agressivos, nomeadamente nas partidas em casa", concluiu.


F. C. Porto empata a um com a Académica no Dragão


O F. C. Porto empatou, este sábado, no Dragão, a um golo, com a Académica. Os estudantes estiveram a vencer desde o minuto 39, com um golo de Edinho, mas os dragões empataram já nos descontos, através de uma grande penalidade convertida por Hulk, a castigar uma mão de Pape Sow.
O Porto mantém assim a liderança, agora com 53 pontos, mais um que o Sp. Braga, que venceu a U. Leiria e espera agora pelo resultado do Benfica, ante o Paços de Ferreira, para saber se a luta pelo título ganha ainda mais sal.