02/09/09

Jesualdo em forum de treinadores da UEFA

Jesualdo Ferreira vai para participar, quinta e sexta-feira, no 11.º fórum de treinadores de Elite da UEFA, em Nyon. O técnico viaja para a Suíça quinta-feira de manhã, a tempo de integrar o arranque dos trabalhos, durante a tarde.

Nem Jardel arrancou assim

O Jornal O Jogo divulgou hoje uma análise interessante sobre Falcão e os anteriores avançados do Porto em épocas anteriores. Dragão Madeirense apresenta-a com a devida referência.
Falcao é o reforço com o arranque mais eficaz no FC Porto das últimas décadas. Nem mesmo Jardel - o maior goleador dos últimos tempos que o futebol português conheceu - conseguiu marcar três golos nas três primeiras jornadas do campeonato. Os últimos portistas a consegui-lo foram McCarthy (2003/04) e Domingos (1995/96), mas nenhum estava em ano de estreia no clube. O feito de Falcao assume assim outra dimensão.
O avançado contratado ao River Plate, a quem o FC Porto pagou 3,9 milhões de euros por 60 por cento do passe, chegou para substituir Lisandro e tem revelado uma produtividade bem superior à do argentino. Licha marcou o primeiro golo apenas na sexta jornada da época de estreia. A adaptação do colombiano, que actua pela primeira vez na Europa, foi meteórica, assim como a sua afirmação na equipa. Contudo, a comparação entre os dois avançados foi rejeitada por Jesualdo Ferreira, que fez questão de lembrar que, quando chegou ao FC Porto, Lisandro "ainda procurava um rumo", enquanto Falcao é "claramente um ponta-de-lança específico", que não mostra cerimónia na hora de finalizar: marcou ao Paços de cabeça, ao Nacional de grande penalidade, e à Naval com o pé direito.
McCarthy fez o mesmo no ano do título europeu, facturando diante do Braga, do Estrela da Amadora e do Sporting nas primeiras rondas da temporada, mas só voltaria a festejar na 11ª jornada. Mesmo assim, seria o artilheiro da prova, com 20 golos. Domingos bisou na abertura do campeonato de 1995/96, ficou em branco no jogo seguinte e voltou a marcar na terceira jornada. Tal como o sul-africano, o actual técnico do Braga também foi o rei dos marcadores, com 25 golos. Sem dúvida um excelente prenúncio para o colombiano do FC Porto.

Lista para a Liga dos Campeões

O FC Porto já deu a conhecer à UEFA quais serão os jogadores que irão disputar a Liga dos Campeões.
As regras do organismo europeu permite apenas a inscrição livre de 17 jogadores e mais sete para jogadores formados em Portugal - dos quais quatro têm de, obrigatoriamente, ser formados no clube.
Ao todo há seis atletas portistas que se irão estrear na prova máxima de clubes na Europa: Beto, Maicon, Miguel Lopes, Valeri, Falcao e Varela.
Eis os eleitos de Jesualdo para a Champions:
Guarda-redes: Helton, Nuno e Beto;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Miguel Lopes, Rolando, Maicon, Bruno Alves e Alvaro Pereira;
Médios: Fernando, Diego Valeri, Freddy Guarín, Tomás Costa, Fernando Belluschi e Raul Meireles;
Avançados: Mariano Gonzalez, Falcao, Farías, Hulk, Silvestre Varela e Cristian Rodríguez.
Lista B: David, Amorim, Dias, Claro e Alex.

30/08/09

Naval 1 Porto 3

O Porto venceu ontem à noite o jogo na Figueira de Foz por 3-1. Os dragões inauguraram o marcador por Falcão (8'), ampliaram por Silvestre Varela (61') mas permitiram o 1-2 com um tento na própria baliza de Rolando. Aos 77', Farías "matou" o jogo. De destacar o excelente jogo do Falcão, com grande sentido posicional na área da Naval. Helton esteve com algumas aventuras que lhe podiam tramar a vida mas soube resolver as asneiras por vezes feitas. Na defesa, há a destacar o excelente jogo de Fucile tanto na direita aonde começou quer tambem na esquerda onde acabou o jogo. A dupla de centrais esteve como sempre muito bem, só com o pormnenor do auto-golo de Rolando que querendo despachar a bola para canto, meteu-a dentro da baliza antecipando-se ao avançado da formação navalista. Álvaro Pereira jogou muito mal e por isso levou um puxão de orelhas do Mister que o tirou, metendo Sapunaru no seu lugar. No meio campo, Fernando esteve muito atento aos contra-ataques da Naval, Raul Meireles e Bellushi não estiveram mal mas poderão fazer muito mais do que fizeram ontem. Penso que temos um meio campo de futuro e bem guarnecido. À frente, Mariano não jogou muito bem e Varela a par de Falcão foi dos melhores em campo. Este extremo teve cada tirada pelas linhas e pelo meio que só o redes e a falta de inspoiração no momento de finalização não permitiram que ele marcasse mais algum golo. Enfim, o jogo em que jogamos o suficiente para merecer a vitória e qb para somar mais 3 pontos.