18/07/15

Aconteceu a 17 Julho 1932

Neste dia, o FC Porto conquista pela terceira vez o título de campeão de Portugal, depois de bater, em Coimbra, o Belenenses por 2-1, na finalíssima. O onze de Siska que venceu a final: Siska; Avelino Martins, Pedro Themudo; Álvaro Sequeira, Álvaro Pereira e Castro; Lopes Carneiro, Waldemar Mota, Acácio Mesquita, Pinga e Carlos Mesquita.

Imbula: “Os melhores jogarão”



Imbula admite que a luta por um lugar no meio-campo do FC Porto em 2015/16 será dura, mas também saudável. O médio contratado ao Marselha, fã do costa-marfinense Yaya Touré, diz-se pronto para alinhar em várias posições, de forma a afirmar-se num clube mítico, de nível europeu, com o qual espera conquistar vários troféus. E jogar muito, claro.
Os melhores jogarão, se não for eu a alinhar será outro e se for eu melhor. O treinador disse-me que me pode utilizar em várias posições e que serei capaz de o fazer em todas elas. Cabe-me a mim mostrar que sou capaz de evoluir nas posições em que ele me vai colocar, afirmou o francês de 22 anos ao www.fcporto.pt e Porto Canal, antes do treino matinal desta sexta-feira, em Horst, na Holanda.
Os objectivos colectivos e individuais estão claramente traçados: Espero ganhar o maior número de jogos possível e que cheguemos longe na Liga dos Campeões. E a nível pessoal espero jogar o máximo possível. A opção pelo FC Porto, depois de uma temporada de afirmação em Marselha, também foi abordada: Imbula pretendia um clube que ganhasse muitos troféus ao nível do seu país. O FC Porto agrada-me muito. É uma equipa de nível europeu, como já disse, com muito bons jogadores, e foi isso que me atraiu, precisou.
Imbula garante que não ficou surpreendido com o alto nível dos colegas de equipa, até porque já tinha falado com Brahimi antes de aceitar o desafio dos Dragões. O argelino tem sido precisamente uma das principais ajudas para ultrapassar a barreira da língua. Integrei-me bem, todos foram simpáticos comigo. Comunicámos um pouco com a ajuda do Brahimi e compreendo um pouco de espanhol, que é parecido com o português, revelou o reforço azul e branco, que já estava ansioso por conhecer os companheiros desde o dia em que assinou pelo clube.
Chegar à principal selecção francesa, após várias internacionalizações nos Sub-20 e Sub-21, poderá ser um bónus de um bom desempenho com a camisola portista: A selecção francesa é um objectivo, mas isso passará pelo FC Porto. Espero fazer o máximo de jogos possível pelo FC Porto e, se isso chegar, ainda melhor.

Treinos de sexta-feira

Cerca de 300 pessoas assisitiram ao treino da tarde desta sexta-feira do FC Porto, no estágio em Horst, na Holanda, que termina este sábado, com o jogo frente ao Duisburgo. O número de espectadores terá sido sensivelmente o mesmo que se registou na quarta-feira, dia da primeira sessão de trabalho de Casillas, apesar do muito calor, com a temperatura a aproximar-se dos 30º Celsius. Os 28 jogadores actualmente ao dispor de Lopetegui treinaram sem limitações.
O número de curiosos obrigou mesmo a usar fitas para assegurar a passagem tranquila dos atletas desde as instalações do Wittenhorst até ao campo de treinos, à volta do qual eram visíveis camisolas do FC Porto, de vários outros clubes e até uma bandeira da Argélia. Após o aquecimento, e já no final do período de 15 minutos aberto aos jornalistas, o treinador dos Dragões dividiu o grupo em dois, ficando no relvado principal com nove jogadores de campo - incluindo o reforço Maxi Pereira - e dois guarda-redes, Raul Gudiño e Ricardo Nunes. Os restantes deslocaram-se para outro relvado, originando uma divisão do público presente.
Este sábado, o FC Porto realiza o segundo encontro de preparação da época 2015/16, frente ao Duisburgo às 17h. A partida frente ao clube da Segunda divisão alemã realiza-se na MSV-Arena, com transmissão em directo na SportTV 1.

14/07/15

Um novo ano futebolístico, uma nova imagem

Ao iniciarmos um novo ano futebolístico, também inauguramos uma nova imagem do Blog. Poderá não ser a definitiva, ainda estamos em testes. Digam de vossa justiça....

Aconteceu a 14 Julho 1996

Foi neste dia que chegou ao FC Porto o avançado Mário Jardel. Com um estilo desengonçado, até lento, o brasileiro revelou-se um dos maiores goleadores do FC Porto. Exímio no jogo aéreo e com um pacto com a bola, Jardel conquistou duas botas de ouro com a camisola do FC Porto, igualando o feito de Fernando Gomes, na década anterior. Corrigindo: Jardel só conquistou uma Bota de Ouro com a camisola do FC Porto. O excelente Fernando Gomes é mesmo o único bibota do nosso clube.
Veja no vídeo alguns dos 130 golos que marcou em quatro épocas de Dragão ao peito, ele que foi uma das figuras daquela grande equipa que conquistou o inédito pentacampeonato.








Sérgio Oliveira: “Evoluí muito como pessoa”


​Após 11 anos de ligação ao FC Porto, Sérgio Oliveira rumou em 2013 ao Paços de Ferreira, clube em que realizou duas épocas de bom nível. O médio garante que esse período lhe permitiu crescer muito, especialmente como pessoa, e estar agora preparado para ajudar os azuis e brancos a lutar para ser campeões.
Estou muito feliz pelo regresso. Vim para cá muito novo e agora vou trabalhar e dar o máximo por este clube. Evolui-se sempre ao longo dos anos nos aspectos técnicos e tácticos, mas o mais importante é a capacidade mental, crescer e tornar-me mais adulto, notou o jogador ao www.fcporto.pt e Porto Canal, pouco após a sua chegada ao estágio em Horst. O médio não esconde as dificuldades que sentiu ao serviço do Paços de Ferreira, especialmente num primeiro ano em que a equipa quase descia de divisão: Saí para um clube da Primeira Liga, a que estou muito agradecido por estes dois anos. É um ambiente completamente diferente, com jogadores mais velhos e com experiência.
Sérgio Oliveira chegou a ser o jogador mais jovem do FC Porto a alinhar pela equipa principal, quando foi titular frente ao Sertanense, em 2009, num encontro da Taça de Portugal, com 17 anos, quatro meses e 15 dias. Por isso, já conhece a exigência da casa: O FC Porto luta sempre para ser campeão e este ano não vai fugir à regra. O meu objectivo é, desde o primeiro dia, ajudar a que isso seja possível e dar o meu máximo. É isso que posso prometer. O contacto com o treinador Lopetegui foi ainda curto: Quis saber como me sentia fisicamente e a partir de agora vai ser mais fácil termos algumas conversas.
A concorrência por um lugar no meio-campo vai ser forte e Sérgio Oliveira diz-se capaz de actuar em qualquer das posições no sector, apesar de ter preferência por jogar de trás para frente: A partir do momento em que chegas a uma equipa como esta, sabes que a concorrência vai ser sempre forte e resta-te trabalhar. Acho que a concorrência saudável é sempre boa, não só para evolução pessoal mas também da equipa. Acho que vai ser um ano bom para todos.

Dragões treinaram com três reforços


Sérgio Oliveira, Rúben Neves e Ricardo, que chegaram esta segunda-feira ao estágio do FC Porto em Horst, já participaram no treino da tarde, o segundo do dia. O trio, que teve direito a uns dias extra de férias após a participação no Europeu Sub-21, reforçou o plantel à disposição de Lopetegui, que, por outro lado, não pôde contar com Adrián López, a contas com uma indisposição gástrica.
Ambas as sessões foram marcadas pela chuva, que fez diminuir o número de curiosos que vinham a acompanhar os trabalhos dos Dragões. Nos 20 minutos abertos à comunicação social, foi possível observar o aquecimento, num dos quatro campos do Wittenhorst. Posteriormente, o plantel deslocou-se para outro relvado, onde ainda foi possível verificar que o trio dos Sub-21 iniciou corrida à parte do grupo principal.

O mundo do futebol reage à chegada de Casillas


​Já após Iker Casillas ter assumido a felicidade por iniciar uma nova etapa na carreira, as reacções nas redes sociais e em vários sítios de internet espanhóis por parte de antigos colegas de equipa e antigos treinadores não se fizeram esperar. No Facebook, Twitter e Instagram surgiram declarações de companheiros do Real Madrid e da Selecção espanhola, todas elas desejando boa sorte ao guarda-redes na baliza do FC Porto.
Pepe, antigo jogador dos Dragões, foi um dos que desejou boa sorte ao guarda-redes: Foi uma honra ter feito parte da mesma equipa que tu. Que o Porto (cidade e clube) te receba de braços abertos… Estou certo de que assim será! James Rodríguez, também antigo atleta portista, deixou a sua homenagem no Instagram: Foi uma honra partilhar o balneário com uma lenda do futebol e do madridismo. Obrigado por tudo. Capitão, enquanto o português Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nos seus vários perfis públicos: Iker, foi um orgulho ter trabalhado contigo tantos anos. Muita sorte na tua nova equipa!
Por seu lado, Marcelo desejou o melhor a “Ikercio”: Uma honra ter estado mais de oito anos a aprender contigo. Desejo-te sempre o melhor Capi! #1, no que foi secundado por Illarramendi e Gareth Bale, que usaram a palavra privilégio na sua mensagem. Sérgio Ramos, que vai herdar a braçadeira de capitão do Real Madrid, optou pelo Twitter para deixar uma mensagem pública a Iker: Dez anos juntos e muitos, muitos momentos. Grande capitão. Obrigado. Já Jesé Rodríguez utilizou a palavra lenda: És e foste uma lenda para este clube, sentiremos a tua falta, sempre agradecido dos teus conselhos e de poder jogar contigo. Muita sorte e até sempre IKER!!!
Do outro lado da barricada – que é como quem diz em Barcelona -, foram vários os futebolistas a enviar uma mensagem a Casillas. Iniesta desejou todo o melhor ao antigo jogador do Real Madrid, enquanto Puyol, ex-futebolista catalão, mandou um abraço a Casillas: Por cima das cores estão as pessoas! Muita sorte amigo, escreveu o antigo defesa central. Por sua vez, Gerard Piqué considerou que chega ao FC Porto um grande de La Liga: Foi uma honra jogar contra ti todos estes anos. Muita sorte Iker. A grande homenagem catalã veio, no entanto, de Xavi, que num artigo na Marca - de imprescindível leitura - chama a Casillas alguém alegre, sincero, competitivo, muito competitivo…
Também na Marca, Vicente Del Bosque, antigo seleccionador espanhol e técnico do Real Madrid, definiu Casillas como história viva do Real Madrid, enquanto Ozil, no seu perfil do Instagram, desejou ao guarda-redes que conquiste muitos mais títulos no FC Porto: Iker Casillas sai do Real Madrid após 25 anos como um dos melhores guarda-redes e como uma lenda viva do clube. Iker, meu amigo, desejo-te tudo de bom. O antigo jogador Guti falou de um luxo em ter jogado com Casillas tantos anos em Madrid, enquanto David Beckham falou de tristeza ao abordar a saída do internacional espanhol: Ele é meu amigo, uma pessoa fantástica e um dos melhores guarda-redes da história do futebol. Uma verdadeira lenda do Real Madrid.

13/07/15

Aconteceu a 13 Julho 1935

Neste dia, o primeiro campeão da Primeira Liga recebia o respectivo troféu e as medalhas. Tratou-se do FC Porto, pois claro, que semanas antes tinha conquistado a edição inicial do que viria a ser o mais importante campeonato em Portugal. Desta equipa faziam parte os três 'diabos do meio dia': Waldemar Mota, Acácio Mesquita e Pinga. Uma semana depois, na Casa dos Jornalistas, o FC Porto recebeu novo troféu e mais homenagens.

Martins Indi: "Sou a minha própria concorrência"






Martins Indi é um dos jogadores mais divertidos do plantel, mas isso não lhe retira a sede de triunfos, a concentração no trabalho e a vontade de se superar. Tenho a minha ambição individual. Sempre disse que eu sou a minha própria concorrência, afirmou o defesa central, em declarações exclusivas a www.fcporto.pt e ao Porto Canal, no estágio dos Dragões em Horst. A jogar em casa, na Holanda, Indi alargou depois a ambição ao colectivo.
Quero dar o meu melhor, jogar bom futebol e vencer. Quando falo de vencer é ganharmos títulos, frisou o jogador. Internacional pela principal selecção do seu país por 30 vezes, o futebolista tem sido um dos mais solicitados na Holanda – as pessoas conhecem-me, pedem fotos e autógrafos –, mas não tem sido essa a principal fonte de cansaço. Três treinos num dia é forte mas também é bom para estar em forma, admitiu.
Sete dias passados sobre o arranque da temporada, os reforços vão-se adaptando e conhecendo os companheiros. Indi reconhece que os novos jogadores têm de aprender algumas coisas que os outros já dominam e tudo terá o seu tempo. Sabemos que o FC Porto é um clube a que chegam sempre novos jogadores e todos têm qualidade. Todos têm de procurar um lugar no onze e dar o melhor.

Pinto da Costa: “Estamos muito felizes por tê-lo connosco”


Depois da oficialização da transferência de Iker Casillas do Real Madrid para o FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa abordou a mais recente contratação dos Dragões e reiterou a ideia de que ambas as partes partilhavam a mesma vontade há algum tempo. Para o líder portista, o FC Porto e o futebol português precisam de jogadores como o guarda-redes de 34 anos, campeão europeu e mundial pela selecção de Espanha e três vezes vencedor da Liga dos Campeões.
Só ontem à noite ficou assente que o Casillas seria jogador do FC Porto. Nós e ele queríamos desde a primeira hora, mas as coisas só se tornaram possíveis quando os advogados dele chegaram a acordo com o Real Madrid. Só nos resta dar as boas-vindas ao Casillas e dizer que estamos muito felizes por agora tê-lo connosco. A qualidade dele é inegável e toda a Espanha reconhece que ele é um símbolo do seu futebol. O FC Porto e o futebol português precisam de jogadores como este, afirmou o presidente dos Dragões, pouco depois de assistir à final da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, no Dragão Caixa.
Revelando conhecer muito sobre o perfil e personalidade de Iker Casillas, Pinto da Costa confessou não ter ficado surpreendido com o teor da emocionante conferência de imprensa protagonizada este domingo pelo guardião espanhol. Já conhecia o perfil do jogador e demonstrou porque é o futebolista mais titulado do mundo ainda em actividade. Agradeceu-nos a confiança e demonstrou toda a sua humildade ao dizer que vai dar o máximo para conquistar títulos no FC Porto. Agora temos dois guarda-redes fantásticos e creio que a baliza deixou de ser uma preocupação para qualquer um de nós, prosseguiu.
Jorge Nuno Pinto da Costa falou ainda sobre a renovação de Varela e a intenção do internacional português em ficar no FC Porto, cumprindo assim um desejo de Julen Lopetegui, que remonta ao início da época passada. Já na época passada o nosso treinador o queria, mas entendeu que ele não estava motivado para isso quando falou com ele. Desta vez, quando eu próprio falei com o Varela, ele disse-me imediatamente que ficava. Nós queríamos o Varela e o Varela entendeu que este era o momento de regressar. O acordo foi total e muito rápido. Acredito que poderá ser uma mais-valia no nosso plantel.
Mesmo não tendo viajado com a equipa para Horst, na Holanda, onde se cumpre o primeiro estágio de pré-temporada, o presidente do FC Porto garantiu estar a par de tudo. Sei o que se passa diariamente e sei que está a correr tudo bem. Os jogadores estão a trabalhar forte e a lutar para construírem um grupo forte, que é isso que todos queremos, disse Pinto da Costa, que deixou ainda uma observação aos famosos rumores do defeso. Não posso garantir que não sai mais ninguém, pois isso pode acontecer se se baterem as cláusulas de rescisão. Se não baterem, não sai mais ninguém. Quanto a entradas, até nos rimos quando falaram do Drogba para reforçar o FC Porto.

Casillas assina por 2 anos com mais 1 de opção


​O guarda-redes Iker Casillas, de 34 anos, assinou contrato com o FC Porto para as épocas 2015/16 e 2016/17, tendo ainda mais uma temporada de opção. O internacional espanhol, ex-Real Madrid, passa a ser o jogador da Liga portuguesa com o mais rico palmarés e torna-se ainda no primeiro ex-campeão do Mundo de selecções a representar os Dragões.
Em 2012, Casillas recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias para o Desporto, considerada a maior distinção desportiva espanhola. Mas, para além disso, tem um incrível palmarés, em que se incluem três Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, duas Taças Intercontinentais, duas Supertaças Europeias, cinco Ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças espanholas com o Real Madrid, para além de um Mundial e dois Campeonatos da Europa com a selecção espanhola.

​O discurso demorou-lhe longos e emocionantes segundos a sair, até que reconheceu que se tinha comprometido a ler o papel com que se muniu. Em conferência de imprensa no Estádio Santiago Bernabéu, Iker Casillas despediu-se do (único) clube que representou durante 25 anos e explicou os motivos que o levaram, aos 34 anos, a escolher o FC Porto para prosseguir a carreira. E houve ainda palavras de agradecimento aos azuis e brancos.
Vim a este grande estádio despedir-me de todos, sobretudo e em especial dos madrilistas. Como sabem, desde ontem deixei de pertencer ao Real Madrid e passei a fazer parte do FC Porto. A decisão de ir para o FC Porto deve-se a dois motivos fundamentais: primeiro, a esperança que o presidente, o director Antero Henrique e o treinador Julen Lopetegui, que já me conhece há muito tempo, me transmitiram; segundo, as demonstrações de carinho que recebi quando se soube que o meu destino era Portugal e, nesse sentido, fiquei muito feliz, afirmou o novo concorrente pela baliza portista.
Numa conferência de imprensa muito emotiva, Iker Casillas fez questão de relembrar todos aqueles que lidaram de perto com ele no dia-a-dia madridista desde há 25 anos. O guarda-redes campeão europeu e mundial pela selecção espanhola mostrou-se também feliz pelo que o espera e agradeceu a confiança demonstrada pelos Dragões. Farei todos os possíveis para não os defraudar e lutarei ao máximo para conquistar o maior número possível de títulos na minha nova equipa. Portanto, muito obrigado ao FC Porto por ter confiado em mim.