17/07/08

"Revolta" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Depois de alguns dias de um silêncio tão óbvio que só pode ter sido cúmplice, a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto, de recusar os recursos apresentados pelo Benfica e pelo Guimarães, e a correspondente confirmação por parte da UEFA da participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões fez voltar as críticas violentas ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa Futebol. Durante alguns dias ainda houve quem alimentasse a esperança de que, se não se fizesse muito barulho e se se atribuísse ao CJ uma credibilidade que claramente não merece, os juízes do TAS ignorassem a polémica que rodeou a última e tumultuosa reunião daquele órgão, dando crédito ao teor da decisão de cinco conselheiros amotinados. Ontem, perante a evidente inutilidade do CJ para as causas do Benfica e do Guimarães no TAS e na UEFA, voltaram as críticas violentas e os apelos à intervenção imediata de poderes superiores. Ó da guarda, aqui d'el rei, chamem a polícia, a ASAE e o Governo. E se isso não chegar, há até quem vá mais longe e defenda a política da terra queimada: a UEFA faria bem era em suspender Portugal inteiro. A Federação, os clubes, tudo a eito, assim é que era, a ver se aprendíamos. É bem visto. Se não vai quem nós queríamos que fosse, não devia era ir ninguém. 

Pole Position

O campeão parte sempre em melhor posição.

Fernando Santos,  treinador do PAOK

Marienfeld: Boletim Clínico

O plantel do F.C. Porto cumpriu esta tarde o segundo treino agendado para esta quinta-feira, cumprindo mais duas etapas no estágio que está a realizar em Marienfeld. No final da sessão, ficou a saber-se que Raul Meireles, a contas com uma contusão no joelho esquerdo, desenvolveu treino condicionado, tal como Candeias, e Tarik voltou a manter o regime de tratamento. Amanhã é dia de mais um jogo de preparação, às 19h00 locais, no estádio do Hannover 96, o AWD Arena. De manhã, todavia, a partir das 9h30, há mais um treino no Klosterpforte Hotel.

Fonte: Site Oficial


Nuno: «Está a ser um estágio bastante bom»

Nuno assume um balanço amplamente positivo. O trabalho está a ser excelente, os resultados ajudam a reforçar a confiança e os novos jogadores estão a adaptar-se bastante bem. Tudo sobre rodas no estágio de Marienfeld.

O resto da reportagem em http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futsuperflashnuno_170708_36518.asp


Tudo sobre o estágio em Marienfeld

Acompanhe o estágio de preparação para a nova época que os Tricampeões Nacionais estão a realizar na localidade alemã de Marienfeld. Diários, treinos, jogos, galerias de fotos. Saiba tudo sobre o estágio!

Site oficial: http://www.fcporto.pt

16/07/08

Marienfeld: Diário de Jesualdo Ferreira

No site oficial do FC Porto poderá conferir o Diário escrito pelo treinador Jesualdo Ferreira. Aí ele fala das questões técnicas, tácticas e físicas do estágio do tricampeão em Marienfeld.
Passe por lá... aqui tem um pequeno exemplo da crónica do dia 15:
http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futdiariojesualdo_150708_36477.asp

"Empatas" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Talvez sejam as minhas mil e duzentas dioptrias a fazer das suas, mas não consigo olhar para a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto como uma verdadeira vitória do FC Porto. O direito de disputar a Liga dos Campeões foi conquistado pelo tricampeão nacional nos relvados há muito tempo, ainda antes do final da última temporada. Ontem, o TAS e a UEFA limitaram-se a confirmar essa conquista. A carimbá-la, por assim dizer. Apenas isso e nada mais. Nesse sentido, nem sequer se pode falar de verdadeiras derrotas para o Benfica e o Guimarães, pelo menos nada que se pareça com os verdadeiros atropelamentos que ambos sofreram cada vez que se cruzaram com o FC Porto nos relvados durante o último campeonato. Na verdade, se o FC Porto não tinha nada a ganhar em Lausana, o Benfica e o Guimarães não tinham nada a perder. Pior do que estavam e pior do que tinham conseguido por estrito mérito desportivo não podiam ficar. E não ficaram. Quando muito, podem lamentar terem de pagar as custas do processo. De resto, estão nos lugares que fizeram por merecer ao longo do último campeonato. E é assim que, bem vistas as coisas, se conclui que todo este processo não passou de uma enorme perda de tempo, de energia e de credibilidade do futebol português. O que não significa que tudo tenha ficado na mesma. O Guimarães afastou-se do FC Porto e aproximou-se do Benfica. Pelo caminho, esquecidas, ficaram as acusações de tráfico de influências e viciação de resultados que Luís Filipe Vieira apontou aos vimaranenses no final da última temporada, quando as duas equipas discutiam o terceiro lugar. Nada que não possa voltar a ser verdade amanhã…

Meta
Queremos chegar mais longe na Champions.
Lino, jogador do FC Porto

PAOK 0 F.C. Porto 1 - Uma máquina que promete


Duas equipas, um único objectivo: testar o trabalho que está a ser desenvolvido em Marienfeld. Um treino diferente, em andamento competitivo e perante um adversário cotado e exigente. O F.C. Porto de caras com uma prova de esforço e superação, um teste aos processos que começa a aprimorar e à qualidade do labor que tem desenvolvido. Mais uma etapa superada. Confiança reforçada.
O encontro principiou com o golo de Lucho González, um festejo que merecia ter surgido de bola corrida, uma vez que nasceu de um lance muito bem desenhado e que culminou com um tiro de Lisandro Lopez contra o guarda-redes contrário. Da confusão, nasceu uma grande penalidade por mão clara de um defesa grego. Lucho converteu o castigo sem mácula.
Em vantagem, a equipa de Jesualdo Ferreira manteve os objectivos deste jogo sempre presentes, procurando colocar em prática muito do que tem esquematizado no laboratório do Klosterpforte hotel. Com um 4x3x3 que se queria dinâmico e com a recuperação dos processos de sucesso da temporada passada, o Dragão mostrou que tem tudo para voltar a ser encantador.
O jogo foi interessante e teve a emoção possível nesta altura da temporada. Os melhores desenhos, porém, pertenceram ao Tricampeão, que foi tentando incutir ritmos diversos à partida. A grande defesa de Nuno, pouco depois da meia hora, numa grande penalidade que não existiu, serviu de tónico para superar o cansaço.
Depois do intervalo, Jesualdo Ferreira promoveu dez substituições (Tengarrinha entraria mais tarde), enquanto o PAOK se manteve mais tempo com a base que iniciou o desafio. O ritmo talvez tenha baixado um pouco, mas as melhores tentativas foram da equipa que hoje vestiu de branco. O F.C. Porto. A máquina que promete emoções renovadas.

FICHA DO JOGO

Stimberg Stadium, em Oer-Erkenschwick
Árbitro: Florian Steuer
Assistentes: Kevin Music e Cetin Sevinc

PAOK: Chalkias; Melissis, Marcos António, Contreras e Szaucner; Veron, Balafas e Ivic; Sérgio Conceição, Bakayoko e Vieirinha
Jogaram ainda: Arabtzis, Konstantinidis, Malezas, Lakis e Athanasiadis
Treinador: Fernando Santos

F.C. PORTO: Nuno; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Benitez; Bolatti, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Mariano Gonzalez, Lisandro Lopez e Rodriguez
Jogaram ainda: Helton, Sapunaru, Rolando, Pedro Emanuel, Fernando, Tomás Costa, Guarín, Lino, Alan, Farías e Tengarrinha
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lucho González (2m, g.p.)

13/07/08

"Problema simpático" Crónica d'O Jogo

Há quem considere Ricardo Quaresma um problema para o FC Porto. Normalmente, o mais razoável seria considerá-lo um problema para os adversários, mas a indefinição quanto ao futuro do extremo portista parece justificar essa classificação entre os sectores mais críticos em relação aos tricampeões nacionais. Será Quaresma um problema? Dificilmente. Se sair, como tudo indica que venha a acontecer mais cedo ou mais tarde, Quaresma deverá render entre 30 a 40 milhões de euros, um valor que oscila na medida em que um eventual negócio inclua outros jogadores como moeda de troca. Aliás, foi também nessa condição que o extremo chegou ao FC Porto, incluído no negócio da transferência de Deco para o Barcelona e avaliado em seis milhões de euros. Ora, feitas as contas, se sair pelos tais 30 milhões de que se fala, Quaresma terá valorizado cerca de 500 por cento desde que chegou ao FC Porto e isso está longe de se poder considerar um problema, seja qual for o ângulo de abordagem. Há, contudo a hipótese de Quaresma não sair. O valor que o FC Porto pede por ele, ainda que justo, não é fácil de satisfazer. Ora, se Quaresma não sair, fica. Bem sei que parece uma redundância, mas que equipa portuguesa, ou até estrangeira, consideraria estar perante um problema grave se confrontada com a possibilidade de contar com Quaresma na próxima temporada? Quem lhe dispensaria as trivelas ou os dribles? Bem vistas as coisas, Ricardo Quaresma é tanto um problema quanto Cristiano Ronaldo é um escravo.

Sem dúvidas
Escolhi o FC Porto em cinco minutos.
Cristian Rodríguez, jogador do FC Porto

Goleada sobre os amadores alemães do FC Gutersloh

O FC Porto derrotou o FC Gutersloh, por 4-1, no primeiro jogo do estágio que está a fazer em Marienfeld, na Alemanha, disputado no estádio do Gutersloh, a poucos quilómetros do local onde a equipa campeã nacional estagia. A equipa alemã foi a primeira a marcar, por Daniel Eckel, aos 30’, mas os portistas empataram ainda na primeira parte, através de um autogolo de Heeinrich, aos 42’. No segundo tempo, Farias, aos 47’, Lucho, aos 57’, e Lino, aos 67’, assinaram os tentos da goleada do FC Porto. A equipa de Jesualdo Ferreira utilizou em ambas as partes o sistema de 4X3X3, sendo que na primeira os alemães conseguiram contrariar o melhor futebol da formação portuguesa. Na segunda, porém, o FC Porto apresentou-se mais desenvolto e os golos surgiram com naturalidade. Jesualdo Ferreira fez alinhar de início o seguinte “onze”: Ventura; Fucile, Pedro Emanuel, Rolando e Benítez; Bolatti, Lucho e Tomás Costa; Mariano, Farias e Candeias. Recorde-se que no primeiro encontro da pré-época, realizado na passada quinta-feira, o FC Porto bateu o Ribeirão, por 8-0, no Olival.