16/05/16

Aconteceu a 16 Maio 1984

Neste dia, o FC Porto jogava a final  da Taça das Taças, perdida ingloriamente frente à Juventus, em Basileia, por 2-1. Revendo o jogo percebe-se facilmente a injustiça do resultado, mas fica o conforto de ter sido uma espécie de balão de ensaio para Viena e a memória do golo de António Sousa, o primeiro portista numa final europeia. O ex-jogador recorda o momento com emoção: Foi um golo que teve uma visibilidade muito grande, por ser numa final, e acredito que chegou aos quatro cantos do mundo.

15/05/16

Aconteceu a 15 Maio 1932

Neste dia, o FC Porto defronta o Salgueiros para os oitavos de final do Campeonato de Portugal, a competição mais importante à época. O jogo decorria normalmente, com o FC Porto em vantagem por três golos (4-1), quando, a 26 minutos dos 90, os salgueiristas abandonam o relvado, alegando estar extenuados e sem condições de discutir o resultado.

Aconteceu a 14 Maio 2006

Neste dia, o FC Porto jogava no Jamor a final a Taça e batia o Vitória de Setúbal por 1-0, golo de Adriano, e erguia o troféu. Sob o comando do holandês Co Adriaanse, o FC Porto conquistava a “dobradinha”, juntando a Taça ao campeonato. O onze da final, no sempre arriscado sistema de três defesas, foi: Helton, Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel, Paulo Assunção, Lucho, Anderson, Quaresma, Alan, McCarthy e Adriano. Veja o resumo do jogo, o belo golo de Adriano, as muitas oportunidades desperdiçadas, uma grande defesa de Helton e pelo menos um penalti claro por assinalar.