04/08/18

Aconteceu a 4 Agosto 2001

Neste dia também foi de Supertaça. Após 21 edições disputadas a duas mãos (ou mais, quando houve finalíssimas), estreou-se na temporada 2001/02 o modelo atual de competição decidida num único jogo. O FC Porto enfrentou o Boavista no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, e a partida ficou resolvida bem cedo, aos 22 minutos, quando Jorge Andrade, na sequência de um canto batido por Deco, marcou o único golo do encontro.

Dragões Diário 04-08-2018

Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas. Mais logo, às 20h45, o FC Porto sobe ao relvado do Estádio Municipal de Aveiro para iniciar a temporada 2018/19 com um desafio aliciante: tentar juntar mais uma Supertaça às 20 que já moram no Museu. O adversário dos campeões nacionais será o Desportivo das Aves, vencedor da Taça de Portugal, e a partida será transmitida em direto na RTP1 e acompanhada ao minuto no Porto Canal.

Sérgio Conceição dirigiu ontem, em Aveiro, o último treino de preparação para este jogo, que considera uma boa oportunidade para o FC Porto ganhar mais um título. O técnico dos Dragões explicou a ausência de Marega da convocatória, confirmou que a sua equipa tem muito mais a perder do que o Aves e comentou o momento de forma do plantel: As equipas nunca estão no top quando acaba a pré-época, de qualquer forma estamos em condições de sermos muito competitivos no jogo de amanhã [hoje] e no início do campeonato.

O capitão Héctor Herrera considera que começar o ano com um título é muito favorável, por isso todos os jogadores estão muito motivados para ganhar esta Supertaça. O médio mexicano recordou que o Aves causou muitas dificuldades ao FC Porto na temporada passada, mas garante que a equipa está pronta para o desafio desta noite: Vejo a equipa muito bem. Estamos em condições para entrar em campo e ajudar o clube a conseguir o objectivo.

Gustavo Veloso foi o melhor portista na segunda etapa em linha da Volta a Portugal, chegando a Portalegre na quinta posição da geral com o mesmo tempo do vencedor. Em declarações ao Porto Canal, o ciclista azul e branco explicou que ontem o mais importante era não perder a Volta a Portugal, mais do que ganhá-la. A etapa de hoje ligará a Sertã a Oliveira do Hospital, num total de 177,8 quilómetros.

Realizou-se entre 23 e 31 de julho um estágio de jogadores jovens da Associação Black Bulls, de Moçambique, em instalações do FC Porto. Os atletas africanos foram orientados por treinadores dos Dragões, enfrentaram os Sub-17 e os Sub-19 azuis e brancos e dois deles foram escolhidos para ingressar em equipas do clube.

Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Football Fitness, o programa do FC Porto destinado a homens com idades entre os 23 e os 55 anos em que o futebol é utilizado como meio de promoção da saúde, aptidão física e bem-estar dos participantes. Pode consultar mais informações ou apresentar a sua candidatura aqui.

03/08/18

Aconteceu a 3 Agosto 1952

Neste dia, o argentino Lino Taioli assumia o comando técnico do FC Porto. Ex-selecionador da Colômbia e treinador do Atlético de Madrid, chegava às Antas depois de ter feito um trabalho interessante no Bessa e conduzir o Boavista ao quarto lugar do campeonato. Entrou na liga a ganhar, venceu o Benfica, empatou com o Sporting, chegou a liderar, mas duas derrotas consecutivas e absolutamente inesperadas, frente ao Lusitano de Évora e ao Atlético, ditaram o fim do reinado de Taioli ao cabo de seis vitórias em 11 jornadas.

Dragões Diário 03-08-2018

Agora é que é, porque amanhã já é a doer, e para Iker Casillas seria uma tremenda desilusão não ganhar a Supertaça. O espanhol disse-o com todas as letras e ainda disse mais. Disse que gostava de acabar a carreira no FC Porto. Na preparação do jogo com o Aves, que atribui o primeiro troféu da época, Sérgio Conceição voltou a não contar com Danilo, Mbemba e José Sá.
 
O primeiro título de Sérgio Conceição como treinador é recente, só tem três meses, mas o primeiro troféu que conquistou como jogador começou a desenhar-se logo na estreia oficial com a camisola do FC Porto, aos 66 minutos de uma Supertaça que ficou célebre, não tanto pelo que se passou naquela tarde de 18 de agosto de 1996, nas Antas, mas pelo que se passaria um mês mais tarde na Luz, em dia de aniversário de Jardel. Se já percebeu do que falamos, dispensa mais considerandos; se ainda não chegou lá, veja aqui o momento da estreia e o mais que estava para vir.
 
E se por esta altura é um dos que continua a lamentar-se por não ter conseguido bilhete para o jogo da Supertaça, tome nota desta informação útil e apresse-se para garantir entrada no FC Porto-Chaves, da primeira jornada da Liga, e no FC Porto-Vitória de Guimarães, da terceira.
 
Acabou com um empate a um golo o encontro particular entre FC Porto B e Cesarense, jogado no Estádio do Mergulhão, em Cesar. Kelechi colocou os azuis e brancos em vantagem, ainda no decorrer da primeira parte, mas a equipa de Oliveira de Azeméis acabaria por empatar a 18 minutos do final.
 
Raúl Alarcón, vencedor da edição do ano passado da Volta a Portugal, foi o melhor portista na primeira etapa em linha da Grandíssima, disputada ao sprint e ganha pelo italiano Riccardo Stracchiotti. O espanhol da W52-FC Porto foi 29.º em Albufeira, com o mesmo tempo do vencedor, e partilha o 31.º posto da geral com o companheiro de equipa João Rodrigues, a apenas nove segundos do camisola amarela.

02/08/18

Aconteceu a 2 Agosto 1997

Neste dia, o loirinho Edmilson despediu-se do FC Porto, após duas épocas em que participou em 82 jogos, marcou 30 golos e venceu duas Ligas portuguesas e uma Supertaça. Em 1996/97, ficou directamente associado à estreia oficial de Sérgio Conceição com a camisola azul e branca, uma vez que foi para o seu lugar que o actual treinador dos Dragões entrou ao minuto 66 de um jogo frente ao Benfica (vitória por 1-0, na primeira mão da Supertaça).

Dragões Diário 02-08-2018

Não há maior motivação para começar esta temporada do que poder fazê-lo a ganhar mais um título. Quem o diz é Héctor Herrera, capitão da equipa campeã nacional que vê no Aves, adversário na Supertaça, um rival perigoso: O ponto é a forma como defende. Defende em equipa e estão todos muito comprometidos. Ciente das dificuldades que enfrentará, o plantel voltou ontem a treinar no Olival.

Diogo Queirós e Diogo Costa, que domingo conquistaram o Europeu de Sub-19 ao serviço da selecção de Portugal, foram ontem homenageados por Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente do FC Porto dirigiu-se aos dois atletas formados no clube com uma mensagem de confiança no futuro: Tenho a certeza que vocês hão de repetir muitas vitórias com a camisola de Portugal, mas também muitas com a do FC Porto.

Foi ontem anunciado mais um reforço para a equipa de hóquei em patins. Hugo Santos, de 18 anos, chega do Benfica e garante que sente orgulho por estar no FC Porto, até porque é portista desde pequenino. Integrar um plantel com os melhores jogadores do mundo é um desafio, por isso assegura que vai dar tudo para daqui a uns anitos estar a jogar ao lado deles nos grandes palcos.

Já está na estrada a 90ª edição da Volta a Portugal. No prólogo de ontem, em Setúbal, o melhor ciclista da W52-FC Porto foi João Rodrigues, que demorou mais nove segundos do que o vencedor da tirada a completar o percurso de 1,8 quilómetros. Para hoje está reservada uma etapa com 191,8 quilómetros, entre Alcácer do Sal e Albufeira.

A internacionalização da Dragon Force não pára e já chega à Bélgica: de 13 a 17 de Agosto, haverá um International Camp em Bruxelas.

01/08/18

Aconteceu a 1 Agosto 1977

Neste dia às 15h00, o FC Porto abria as portas à nova temporada com um treino no Estádio das Antas e José Maria Pedroto não perdeu tempo para passar ao ataque. Então como agora, porque há coisas que nunca mudam, o clube nacional anti-Porto começava cedo a funcionar, como observou o treinador, que reagia às apreciações da imprensa sobre o plantel. Dez meses e dez dias depois, naquele mesmo local, os azuis e brancos venciam o Braga e o campeonato, num momento histórico recuperado pelo Diogo Faria na mais recente edição da Dragões, com a ajuda preciosa de Rodolfo Reis. Foi o início do FC Porto dos nossos dias, contou-lhe o capitão.

Dragões Diário 01-08-2018

Faltam três dias e três jogadores para o FC Porto atacar o primeiro título da época. A Supertaça joga-se no sábado, com lotação esgotada, e a preparação do encontro com o Aves foi retomada ontem em dose dupla, com a inclusão do guarda-redes Mbaye nos treinos e uma acção de formação sobre alterações na arbitragem. Enquanto a equipa permanece focada no desafio de Aveiro, você já pode ir marcando na agenda a data e a hora da partida da primeira jornada da Liga.

E se no futebol o Chaves é o adversário da primeira ronda, no hóquei em patins é o Oeiras que desempenha esse papel. Foi assim que quis o sorteio de ontem à tarde, que reservou um arranque de campeonato exigente para a equipa de Guillem Cabestany, que disputa o primeiro clássico logo à quarta jornada no Pavilhão da Luz.

Boris Barac é croata, foi campeão na Bósnia e Herzegovina, já jogou a Liga dos Campeões e é a mais recente contratação da nossa equipa de basquetebol. Moncho López salienta a versatilidade do poste e o jogador assume o entusiasmo gerado pela perspetiva de representar o FC Porto. E traz com ele a motivação de ganhar a Liga e a Taça de Portugal.

Os primeiros quilómetros da 80.ª edição da Volta a Portugal correm-se hoje em Setúbal e Nuno Ribeiro vai avisando que o favoritismo é para demonstrar na estrada. Os azuis e brancos apresentam-se com uma formação que integra quatro corredores que já ganharam a prova, Raúl Alarcón parte de amarelo e o director desportivo da W52-FC Porto distingue três etapas que podem decidir tudo.

31/07/18

Aconteceu a 31 Julho 1982

Neste dia, o FC Porto venceu o primeiro título internacional da sua história. Tratou-se da Taça das Taças de hóquei em patins, conquistada numa final a duas mãos frente ao Sporting. A 24 de julho de 1982, os Dragões venceram por 13-4 no Porto. Uma semana depois, em Lisboa, uma derrota pela margem mínima (8-7) foi suficiente para colocar na história os nomes de Domingos, Fanan, Alves, Vítor Bruno, Vítor Hugo, Vale, David Reis e Castro.

Dragões Diário 31-07-2018

Ano novo, vida nova, sim, mas há coisas que não mudam. Uma delas é o Mar Azul. O FC Porto estreia-se oficialmente em 2018/19 no sábado, frente ao Desportivo das Aves, em jogo a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira. Já há uma certeza sobre esta partida: o estádio vai estar cheio e apoio não faltará aos campeões nacionais.

Quem poderá vir a beneficiar desse apoio é Diogo Leite, jovem central de 19 anos que ontem renovou contrato até 2023. No FC Porto há dez anos, o defesa chegou esta temporada à equipa principal e está a concretizar um sonho, por isso não escondeu os sentimentos de grande felicidade e também de grande responsabilidade que o assaltaram quando assinou o novo vínculo. Imagina quem são as referências deste jogador? Descubra aqui a resposta.

Sai de um colosso, entra noutro. O base croata Toni Prostran, de 27 anos, é reforço da equipa de basquetebol. Moncho López considera que os Dragões contrataram um dos bases mais talentosos do basquetebol europeu. O atleta, que na temporada passada representou o Kolossos H Hotels, de Rodes (Grécia), já conhece bem o espírito do clube: O objectivo do FC Porto é ser campeão, mas também queremos conquistar todos os outros troféus a nível interno.

O bilhar do FC Porto continua a somar títulos. No fim de semana passado, Luís Pinto, nascido em 2003, sagrou-se campeão nacional de esperanças de bilhar às três tabelas. No mesmo dia, na Holanda, a também portista Vânia Franco integrou a dupla da selecção portuguesa que se sagrou campeã da Europa de pool feminino.

Entretanto, em Oeiras, terminavam os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de natação. No último dia de prova, Mariana Barbosa estabeleceu um novo recorde nacional júnior 16 nos 200 metros mariposa. Os nadadores azuis e brancos encerraram a competição com 77 recordes pessoais e dois recordes nacionais batidos.

Também no boxe este fim de semana foi de sucesso: foi conquistada a Taça de Portugal masculina.

30/07/18

Aconteceu a 30 Julho 1983

Neste dia,  o FC Porto conquistava o primeiro campeonato nacional de hóquei em patins, após vitória sobre o Benfica, por 3-1. A equipa treinada por Vladimiro Brandão coroou como campeões os jogadores Domingos, Vale, Alves, Vítor Bruno, Vítor Hugo, David Reis, Gil e Castro.

Dragões Diário 30-07-2018

A partir de agora, estamos verdadeiramente em modo Supertaça. Depois do injustíssimo 0-0 frente ao Newcastle, que ainda assim fez o coração do Dragão voltar a bater, a nossa equipa regressou ontem ao trabalho no Olival, onde deu início à preparação para a disputa do primeiro troféu da época. À excepção de Danilo Pereira (treino condicionado e trabalho de ginásio), José Sá (treino condicionado e trabalho de ginásio) e Mbemba (tratamento), Sérgio Conceição teve todo o grupo à disposição. Hoje é dia de folga para retemperar forças, mas amanhã volta a ser dia de trabalho.

O nosso foco está, por isso, no Desportivo das Aves. A Supertaça disputa-se no próximo dia 4 de Agosto (sábado), às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro, e hoje, a partir das 10h00, serão colocados à venda os últimos ingressos para o encontro. Este novo lote de bilhetes será disponibilizado na bilheteira nascente do Estádio do Dragão, que funciona entre as 10h e as 19h.

O FC Porto B empatou ontem diante do Cinfães (1-1), em jogo de carácter particular disputado no Estádio Municipal Professor Cerveira Pinto, que serviu também de apresentação do Cinfães aos seus associados. Rui Costa foi o marcador de serviço na equipa comandada por Rui Barros.

O guarda-redes Diogo Costa e o defesa Diogo Queirós, que há bem pouco tempo renovaram com o FC Porto até 2022 e 2021, respectivamente, sagraram-se campeões europeus de Sub-19, depois de já o terem sido em Sub-17 (2016). Na final do Europeu da categoria, que terminou ontem na Finlândia, Portugal bateu a Itália, por 4-3 (após prolongamento), e ergueu o troféu pela primeira vez na história. Bravo, miúdos!

Catarina Silva Soares brilhou no terceiro dia do Open de Portugal/Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, na Piscina Olímpica do Jamor, em Oeiras. A nadadora do FC Porto estabeleceu um novo recorde nacional juvenil A na prova de 50 metros livres, com o tempo de 26,79 segundos. Além do recorde, a equipa portista somou ainda mais três medalhas.