05/09/14

Campaña aumentou contingente de jogadores nas Selecções

O FC Porto voltou esta sexta-feira a trabalhar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, numa sessão em que estiveram ausentes 11 internacionais, ao serviço das respectivas equipas nacionais: Aboubakar (Camarões), Jackson Martínez e Quintero (Colômbia), Martins Indi (Holanda), Danilo (Brasil), Herrera (México), Brahimi (Argélia), Rúben Neves e Ricardo (Portugal Sub-21), Otávio (Brasil Sub-21) e Campaña, que tinha treinado na quinta-feira mas foi entretanto convocado para a selecção espanhola de Sub-21.
Julen Lopetegui não teve à disposição Helton (treino condicionado e trabalho de ginásio), Óliver Torres (tratamento), Opare, Alex Sandro e Tello (tratamento e trabalho de ginásio), tendo contado com os mesmos dez reforços da sessão dupla da véspera. Assim, voltaram a juntar-se aos trabalhos da equipa principal os seguintes jogadores: Fernando e Verdasca, da equipa Sub-19, e David Bruno, Rafa, Francisco Ramos, Graça, Ivo Rodrigues, Frédéric, Kayembe e André Silva, todos do FC Porto B.
Os Dragões voltam a treinar este sábado, às 10h30, novamente no Olival, à porta fechada.

João Graça chamado por Lopetegui

O FC Porto vai preparando a meio gás a visita a casa do Vitória de Guimarães, em encontro da 4.ª jornada. Julen Lopetegui não conta com 15 jogadores, entre lesionados e dispensados para as seleções.
A novidade do treino matinal, uma vez mais no centro de treinos do Olival, foi a troca do nigeriano Ezeh por João Graça.
Além do jovem jogador, Lopetegui chamou mais atletas da equipa B: David Bruno, Rafa, Francisco Ramos, Frederick, Kayembe, Ivo Rodrigues, André Silva, Verdasca e Fernando Fonseca.
O técnico não contou com os lesionados Alex Sandro, Óliver, Helton, Tello e Opare.
Já Rúben Neves, Ricardo Danilo, Martins Hindi, Otávio, Aboubakar, Brahimi, Herrera, Quintero e Jackson Martínez estão ao serviço das suas seleções.

04/09/14

Diego Reyes e quatro reforços fora da Champions

Diego Reyes e os reforços Daniel Opare, José Ángel, José Campaña e Otávio, bem como o lesionado Helton, foram excluídos da lista de inscritos do FC Porto para a Liga dos Campeões.
Na prática, Julen Lopetegui estava obrigado a deixar de fora seis jogadores da equipa principal. Os portugueses Ricardo Pereira, Ricardo Nunes e Ricardo Quaresma tinham forçosamente que ser inscritos, pois eram os únicos atletas formados localmente, juntamente com Rúben Neves.
David Bruno, lateral do FC Porto B de 22 anos, foi inscrito, pois além de poder fazer dois flancos é o único atleta que tem o estatuto de formado no clube para a UEFA. Os dragões, aliás, só puderam usar uma das quatro vagas a que tinham direito para jogadores formados no clube.
Kelvin integra a lista B, destinada a atletas jovens que tenham cumprido dois anos localmente até ao 19.º aniversário.
Para as 17 vagas para futebolistas formados fora de Portugal Lopetegui escolheu: Andrés Fernández, Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Iván Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Evandro, Herrera, Brahimi, Juan Quintero, Óliver, Aboubakar, Tello, Jackson Martínez e Adrián López.

03/09/14

Fabiano: "Não me senti ameaçado"


A titularidade de Fabiano na baliza do FC Porto não tem passado despercebida do outro lado do Atlântico. O Globoesporte conversou com o guarda-redes a propósito da responsabilidade de estar entre os postes no Dragão. Infelizmente, foi pela lesão de um companheiro, mas são coisas que acontecem no futebol. Sempre tive esse pensamento desde que cheguei ao FC Porto, mesmo quando não era titular. Acho que é mais resultado de um trabalho que temos desenvolvido, para, quando a oportunidade chegar, estar preparado. Esperei a hora certa e ela aconteceu, referiu.
A lesão de Helton abriu-lhe as portas da titularidade e Fabiano não esconde que tem uma grande amizade com o compatriota. Ele conversou sempre comigo e deu-me conselhos desde a minha chegada. Após a lesão, está presente nos jogos. Discutimos sempre sobre as partidas e ele continua a dar-me força e motivação. Temos uma amizade muito grande, frisou.
Neste defeso, Fabiano viu aumentar a concorrência interna com a chegada de Andrés Fernández e de Ricardo. Nada que lhe tire o sono. Não me senti ameaçado. Um jogador tem de ter confiança no seu trabalho e eu tenho muita. A concorrência só motiva a trabalhar mais e mais para estar ao nível do clube. Comigo acontece sempre isso, procuro concentrar-me no trabalho, no dia a dia, para estar em grande forma, sublinhou.

Alex Sandro: "Devemos aos adeptos uma grande época"


O site da FIFA publicou uma entrevista com Alex Sandro à boleia de uma dupla convocatória para a seleção do Brasil que depois se esfumou, por força da lesão do lateral-esquerdo.
Entre as declarações do esquerdino, quase todas sobre a seleção brasileira, saiu uma afirmação sobre a temporada que os dragões têm pela frente: Acredito que podemos ainda crescer mais. Devemos aos adeptos uma grande temporada, depois de um ano desapontante.

Danilo: "Lopetegui trouxe ideias muito boas"


O lateral-direito continua a ser titular do FC Porto e na hora do regresso à seleção do Brasil elogia o novo treinador no clube.
Claro que existe sempre um pouco de resistência na mudança. É assim em todos os aspetos da vida e também no futebol. Mas o novo treinador [Julen Lopetegui] trouxe ideias muito boas, uma nova filosofia e a verdade é que já temos um grupo muito forte, muito unido. Assim, torna-se mais fácil de chegar ao sucesso, disse Danilo ao site da FIFA.
De novo titular do FC Porto, de regresso à seleção do Brasil, o lateral-direito espera ainda que a equipa portista seja capaz de confirmar em campo o favoritismo que lhe é atribuído na fase de grupos da Liga dos Campeões. Pelo que fez nas últimas décadas, o FC Porto é um dos grandes da Europa e é natural que as outras equipas nos vejam como favoritos neste grupo. Mas temos de encarar todo e qualquer jogo com máxima seriedade, caso contrário o futebol castiga. Vamos com toda a confiança, acreditando que podemos, e queremos muito, chegar aos oitavos de final, afirmou.
Os adversários do FC Porto na fase de grupos da Champions são Shakhtar Donetsk, Athletic de Bilbau e BATE Borisov.
Danilo atua pelo lado direito, pelo que, por norma, está próximo de Quaresma em campo e nos treinos. O lateral garantiu que não sentiu qualquer diferença no companheiro. Desde que trabalho com ele no FC Porto sempre foi muito profissional nas atitudes, sempre foi um grande trabalhador, não só nos jogos como no dia-a-dia, assegurou, desdramatizando o episódio com Julen Lopetegui. Tudo o que foi falado foi mais um filme do que outra coisa. Foram histórias criadas porque ele nunca deixou de trabalhar ou de estar empenhado, frisou.

02/09/14

Óliver arrisca falhar o clássico

Óliver vai parar cerca de um mês devido à luxação no ombro direito, sofrida nos minutos finais do encontro com o Moreirense, na sequência de um choque com o guarda-redes Marafona. Se o período de inatividade for mesmo esse, como tudo indica, Óliver falhará pelo menos os compromissos com o V. Guimarães, BATE Borisov, Boavista, Sporting e Shakhtar Donetsk.

Diego Carlos reforça equipa B dos dragões

O FC Porto garantiu a contratação do defesa central Diego Carlos. O brasileiro, de 21 anos, chega ao Dragão para reforçar a equipa B dos azuis e brancos.
Em sentido contrário, Kléber é reforço dos canarinhos, também por uma temporada.

José Campaña: "Darei tudo por esta camisola"


Num curto texto publicado através da rede social Twitter, José Campaña confirmou a mudança para o FC Porto, onde chegará por empréstimo da Sampdoria. O médio internacional sub-21 espanhol, que fecha o plantel de Julen Lopetegui e usará o número 22, comentou assim a mudança: Estou muito feliz por ser o novo jogador do FC Porto. Darei tudo por esta camisola.

Otávio: “O FC Porto é uma das grandes equipas da Europa”



Otávio, médio de 19 anos proveniente do Internacional de Porto Alegre, do Brasil, assinou esta segunda-feira pelo FC Porto até 2019, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Apresentando-se como um jogador de raça, com bastante velocidade e poder de drible, o brasileiro afirmou, em declarações ao Porto Canal e a www.fcporto.pt, que espera ajudar a equipa a conquistar títulos.
Estou muito feliz. O FC Porto é uma das grandes equipas da Europa e sempre foi o meu sonho jogar aqui na Europa, ainda mais no FC Porto, que eu sempre acompanhei bastante. Espero ajudar a equipa a conquistar títulos e a ganhar o maior número de jogos possível, disse Otávio.
Definindo-se como um jogador que gosta de fazer golos e dar assistências aos colegas, Otávio assumiu que poder jogar a UEFA Champions League também foi factor decisivo ao assinar pelos Dragões: O mesmo sonho de jogar no FC Porto era o mesmo de jogar na Liga dos Campeões. Espero ajudar bastante o meu novo clube.
O jogador, que vai envergar a camisola 17, disse também sentir-se preparado para o novo desafio que o aguarda ao serviço dos azuis e brancos: Pude jogar com vários jogadores e ganhar bastante experiência no Internacional de Porto Alegre, clube em que joguei durante três anos no escalão sénior. Espero ganhar experiência aqui também.

Rúben Neves: "Tem sido uma época de sonho"


Rúben Neves, médio de 17 anos que Lopetegui lançou na equipa principal do FC Porto, confessa que o arranque de época tem sido um sonho mas assume que ainda tem muito para trabalhar.
Tem sido uma época de sonho. Tanto no clube como agora na primeira chamada aos sub-21. Mas tenho a noção de que tenho ainda de trabalhar muito para conseguir ainda mais objetivos, afirmou, em declarações ao site da FPF.
O médio refere ainda que não estava à espera de ser chamado para os sub-21. Não estava à espera desta convocatória, mas é sinal de que tenho trabalhado bem. Tive a sorte de chegar cá e agora é continuar a trabalhar para manter. Ganhar espaço nas seleções jovens para depois chegar à principal. Tenho muito trabalho pela frente, acrescentou.

01/09/14

Persistência para quebrar o recorde


​Depois de uma primeira parte desinspirada, em que faltou velocidade e qualidade na circulação de bola, uma segunda parte a nível francamente superior catapultou o FC Porto para uma vitória contra um aguerrido conjunto do Moreirense, por 3-0, neste domingo. Mantendo a baliza de Fabiano inviolada, o conjunto liderado por Lopetegui bateu mesmo um recorde: os Dragões não sofreram golos nos cinco primeiros jogos da temporada, algo inédito na história do clube, ultrapassando o arranque de Villas-Boas, em 2010/11.
O desafio iniciou-se numa toada lenta, sem que os Dragões conseguissem imprimir uma grande velocidade à circulação de bola. O FC Porto não conseguia encontrar espaços na bem montada muralha da equipa de Moreira de Cónegos e, para além disso, falhava muitos passes em zonas adiantadas do terreno. Entre os 20 e os 30 minutos, os Dragões criaram quatro boas oportunidades para inaugurar o marcador, no que foi o melhor período dos orientados por Lopetegui na primeira parte: Danilo (por duas vezes), José Ángel (após jogada estudada num canto) e Brahimi (que não recebeu um passe de Jackson nas melhores condições) não conseguiram dar o melhor seguimento aos lances.
Foi, no entanto, “sol de pouca dura”: o Moreirense conseguiu voltar a equilibrar a partida, remetendo os Dragões às trocas de bola à saída do seu meio-campo e impedindo que conseguissem chegar com perigo à baliza guardada por Marafona. A primeira metade terminou com um remate de Danilo, por cima.
Ciente de que este resultado não interessava, o FC Porto entrou na segunda metade com vontade de mandar mais no jogo e de colocar mais pressão na defensiva do Moreirense. Aos 52 minutos, Adrián deu “voz” a essa intenção, com um remate por cima da baliza, seguido por uma bola na barra de Jackson Martínez a um canto de Quaresma e de um remate de Danilo no seguimento de um canto (67m). Sentindo que o meio-campo não estava a render o expectável, Lopetegui trocou Casemiro por Rúben Neves e foi ele quem começou a jogada do 1-0: passe longo para Quaresma, que descobriu Brahimi no meio da área e o argelino cruzou para conclusão fácil de Óliver Torres ao segundo poste (70m).
Faltava ainda aparecer Jackson Martínez na partida e o colombiano deixou a sua magia para os últimos 10 minutos do jogo. Aos 82m, aproveitando uma saída em falso do guarda-redes Marafona (lance em que Óliver Torres acaba por sair lesionado), deu o melhor seguimento a um cruzamento de José Ángel , com um cabeceamento que selou o seu 64.º golo ao serviço do FC Porto, no jogo 50 que realizou no Estádio do Dragão. Quintero, aos 86m, ainda falhou um penálti, a castigar falta na área sobre o mesmo Jackson Martínez – mas a noite não ia terminar sem mais um golo: Jackson Martínez aproveitou um passe de Adrián López, aos 87m, para rematar à entrada da área, sem hipóteses para Marafona, sentenciando o 3-0 final.
Com João Moutinho, antigo jogador dos Dragões, a assistir no camarote presidencial, o FC Porto atinge assim uma série de cinco encontros sempre a vencer e sem sofrer golos, ultrapassando o recorde da equipa liderada por André Villas-Boas de 2010/11 e demonstrando que os adeptos portistas podem sonhar com esta equipa.​

No final da partida que terminou com a vitória do FC Porto sobre o Moreirense (3-0), Julen Lopetegui definiu a vitória dos azuis e brancos como clara, acrescentando que foi um jogo muito difícil, contra uma equipa que obrigou o FC Porto a trabalhar muito.
O técnico espanhol disse não estar surpreendido com as dificuldades encontradas na primeira metade do jogo, demonstrando várias razões para o sucedido: Durante os 90 minutos de cada jogo temos de trabalhar, amadurecer, criar e encontrar espaços. Foi um jogo complicado, porque isto é futebol profissional, porque ninguém dá nada a ninguém e tudo o que se passou na segunda parte também foi possível pelo que fizemos na primeira parte”. Lopetegui definiu ainda o jogo com o Moreirense como “muito difícil”: “Não há jogos fáceis no futebol. Tivemos pela frente uma equipa que nos obrigou a trabalhar muito e que defendeu bem. Creio que a vitória foi justa e que merecemos vencer por 3-0.
Afirmando que a entrada de Rúben Neves adveio de uma necessidade de refrescar o meio-campo, por Casemiro ter feito quatro jogos em 10 dias e à vontade de ter um jogador que imprimisse mais ritmo, Lopetegui falou de um plantel dos Dragões com várias soluções: Procuramos soluções diferentes para jogos diferentes. Temos um plantel em que podemos usar vários jogadores, para jogos diferentes, mantendo sempre a mesma matriz. Penso que somos uma equipa muito fácil de definir. Tentamos, sempre, melhorar a nossa resposta ofensiva e defensivamente consoante as situações.
Lopetegui recusou dar importância à estrutura de capitães do FC Porto - não estou habituado a muitos capitães: o capitão é o Jackson e ponto final – e falou da nota negativa e triste do dia: a lesão de Óliver Torres, na jogada que deu o 2-0 ao FC Porto. Esperemos que não esteja demasiado tempo parado. É uma baixa importante que esperamos recuperar o mais rapidamente possível. Tentaremos encontrar soluções numa posição em que estamos um pouco justos.

​Quatro golos em três jogos. Jackson Martínez continua com a pontaria afinada no campeonato e bisou no triunfo sobre o Moreirense (3-0), o terceiro consecutivo dos Dragões na prova. Eleito o MVP pelos adeptos, o capitão portista divide o prémio pelos companheiros e destaca o mais importante: a conquista dos três pontos.
Estou feliz pelos golos, mas ainda mais pela vitória. Tivemos uma grande atitude e conquistámos três pontos muito difíceis. O Moreirense é uma equipa muito boa e vai fazer um excelente campeonato. Os prémios individuais são resultado do trabalho colectivo e dedico aos meus companheiros a eleição de MVP neste jogo. Foi uma vitória de todos e estamos todos de parabéns, afirmou o camisola nove, momentos depois de receber o prémio de jogador mais valioso do desafio com a formação de Moreira de Cónegos.

Em estreia absoluta no Estádio do Dragão em termos oficiais, Adrián López assistiu Jackson Martínez para o último golo da tarde. O avançado espanhol salientou a importância e desvalorizou o facto de ainda não ter marcado de azul e branco.
Queríamos conquistar os três pontos, que eram importantíssimos. Foi um jogo complicado e sentimos muitas dificuldades na primeira parte, mas na segunda melhorámos e conseguimos finalmente fazer golos. Estou feliz por termos conseguido mais uma vitória na minha estreia oficial no Estádio do Dragão. Não fiquei chateado por não marcar, pois o mais importante foi a vitória, declarou Ádrián López.

José Ángel, que cumpriu os primeiros 90 minutos oficiais de Dragão ao peito, sublinhou o ambiente do recinto portista e ofereceu a vitória aos adeptos, incansáveis a empurrar a equipa para a conquista dos três pontos.
Estou satisfeito pela vitória e creio que fiz uma exibição positiva. Mudámos para melhor na segunda parte e com isso vieram os golos. Foi fantástico jogar no Estádio do Dragão e o mais importante é que conseguimos vencer e dar essa alegria aos nossos adeptos, que nos apoiaram sempre.

“Bês” derrotados no último suspiro


​O FC Porto B perdeu na manhã deste domingo diante do Santa Clara (0-1), no Estádio de Pedroso, em jogo referente à quinta jornada da Segunda Liga. Depois do triunfo em Santa Maria da Feira (2-1) a meio da semana, o conjunto comandado por Luís Castro não conseguiu manter-se no trilho das vitórias frente aos açorianos, que nada fizeram para merecer a sorte final.
Mais audaz e claramente com os três pontos no pensamento, o FC Porto B foi quase sempre melhor que o Santa Clara e dispôs de três oportunidades flagrantes de golo, negadas por Serginho a Gonçalo Paciência, Tomás Podstawski e Frédéric. Já depois de Pedro Vilaça ter feito vista grossa a uma grande penalidade cometida sobre Roniel, Ruizinho estabeleceu o resultado final na marcação de um livre directo que Kadú não conseguiu segurar (90m+3). Uma infelicidade que ditou uma grande injustiça.

FICHA DE JOGO
FC Porto B-Santa Clara, 0-1

Segunda Liga, 5.ª jornada
31 de Agosto de 2014
Estádio de Pedroso

Árbitro: Pedro Vilaça (Porto)

FC PORTO B: Kadú; Victor Garcia, Reyes, Igor Lichnovsky e Rafa; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Leandro Silva; Frédéric, Gonçalo Paciência (cap.) e Ivo Rodrigues
Substituições: Victor Garcia por David Bruno (46m), Francisco Ramos por Graça (46m) e Ivo Rodrigues por Roniel (64m)
Não utilizados: Caio, Zé António, Leander Siemann e Pavlovski
Treinador: Luís Castro

SANTA CLARA: Serginho; Luís Dias, Amoreirinha, Accioly e Mike; Malafaia, Pacheco (cap.) e Davide; Tiago Ronaldo, Ely e Clemente
Substituições: Malafaia por Patas (73m), Davide por Nuno Silva (79m) e Tiago Ronaldo por Ruizinho (85m)
Não utilizados: Pedro Freitas, Diego Zilio, Guilherme e Materazzi
Treinador: Cláudio Braga

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Ruizinho (90m+3)
Disciplina: cartão amarelo para Clemente (14m), Francisco Ramos (38m), Ely (75m), Tiago Ronaldo (81m), Graça (82m), Luís Dias (90m), Leandro Silva (90m+3)