26/10/19

Aconteceu a 26 Outubro 1922

A época de 1921/22 terminou da melhor forma para o FC Porto com a conquista do Campeonato de Portugal, a primeira prova nacional oficial de futebol, após um triunfo por 3-1 na finalíssima frente ao Sporting. A história vencedora dos Dragões começava a ser traçada e teve mais um capítulo importante neste dia. A Assembleia Geral decidiu criar a bandeira do clube e adoptar o emblema que hoje tanto adoramos. Criado por Simplício, campeão pelos azuis e brancos e artista gráfico, o antigo avançado conjugou o símbolo de então com as armas da cidade.

Dragões Diário 26-10-2019

Na ressaca da Liga Europa, a equipa principal regressou ontem ao trabalho e ao Olival e já se encontra focada no próximo desafio para o campeonato. Romário Baró foi a única ausência no treino que marcou o arranque da preparação para a receção ao Famalicão, da oitava jornada da Liga (domingo, 17h30).

Esta tarde, e depois de novo treino, Sérgio Conceição fará a antevisão do jogo a partir das 14h45, em conferência de imprensa que poderá acompanhar em directo no Porto Canal e na FC Porto TV.
 
A equipa B também pisa os relvados esta tarde, num encontro que marca o regresso à competição dos Dragões de Rui Barros. Na receção ao Vilafranquense (15h, Porto Canal e FC Porto TV), a contar para a sétima jornada da LigaPro, o médio Vítor Ferreira promete uma equipa forte e determinada a dar início a uma boa série de vitórias.
 
À mesma hora haverá clássico de basquetebol no Dragão Arena, com o FC Porto a receber o Benfica, na quarta jornada do campeonato (15h, Porto Canal e FC Porto TV). Consciente da importância deste jogo, Tanner McGrew deu voz à confiança da equipa de Moncho López, que, empurrada pela energia dos adeptos, vai entrar com tudo para manter a invencibilidade.
 
Com o pensamento na vitória também está a equipa de hóquei em patins, que a partir das 18h disputa a terceira jornada do campeonato (Porto Canal e FC Porto TV). Frente ao Valongo, adversário tradicionalmente difícil”, o avançado Rafa anteviu um jogo complicado, mas mostrou-se confiante na qualidade da equipa, que vai entrar em campo com o intuito de garantir uma vitória no Pavilhão Municipal de Fânzeres.

A AJM/FC Porto também estará em acção e com jornada dupla. Esta tarde, a partir das 16h, a equipa de voleibol defronta o Castêlo da Maia e domingo, à mesma hora, enfrenta o Sporting de Braga. Dois jogos a serem disputados no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira, e cujos resumos poderá ver ao final do dia na FC Porto TV.

A manhã deste domingo reserva três jogos da formação portista. Às 11h, os Sub-19 deslocam-se ao terreno do Sporting de Braga, os Sub-17 recebem o Sporting de Espinho e os Sub-15 arrancam meia hora mais tarde em Campanhã, onde defrontam o Salgueiros.

25/10/19

Aconteceu a 25 Outubro 1927

Neste dia, Morais de Almeida fez dois jogos no mesmo dia ao serviço do FC Porto: pela equipa de honra (a principal), participou na vitória por 6-1 sobre o Candal; mais tarde, juntou-se ao grupo da segunda categoria e contribuiu para a derrota do mesmo adversário por 4-1.

Dragões Diário 25-10-2019

Um FC Porto mais transpirado do que inspirado empatou ontem a uma bola com o Glasgow Rangers, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa. O melhor momento do encontro foi o excelente golo de Luis Díaz, que está com o pé quente e já marcou em quatro competições nesta temporada.

Sem ser um jogo muito bonito, o FC Porto entrou bem, considera Sérgio Conceição. O treinador lamentou que o Rangers tenha marcado através de uma jogada que tinha precavido e que a equipa não tenha feito mais para sair com a vitória. Agora é preciso pensar no Famalicão.

Também já com o espírito direcionado para o campeonato, Pepe destacou o grande esforço do grupo durante um jogo equilibrado. Luis Díaz confirmou que os jogadores estão coesos e focados nos objectivos, não tendo dúvidas de que estarão prontos para os próximos desafios.

Esse próximo desafio do FC Porto está agendado para domingo, frente ao Famalicão, no Estádio do Dragão (17h30). Os bilhetes para o encontro estão disponíveis nos locais habituais.

24/10/19

Aconteceu a 24 Outubro 1976

Neste dia, nas Antas, Gomes fez seis golos num jogo só. O FC Porto venceu o Atlético por 8-2 na sexta jornada da Liga e, além do avançado de 19 anos, só Cubillas e Oliveira marcaram para os Dragões de José Maria Pedroto. No final da temporada, Fernando Gomes distinguir-se-ia, pela primeira vez, como o melhor marcador do campeonato. A primeira de seis, antes das duas Botas de Ouro.

Dragões Diário 24-10-2019

O jogo é no Dragão, mas para Sérgio Conceição daria no mesmo se fosse fora, porque - explica o próprio - o FC Porto tem sempre a responsabilidade de querer ganhar. Bem resumido, outra vez pelo treinador, a estratégia para vencer o Rangers assenta naquilo que a equipa é, naquilo que quer fazer e para onde está disposta a levar o desafio da Liga Europa (17h55) num relvado que Romário Baró não vai pisar. Corona talvez possa fazê-lo.

Marcano vai avisando que o adversário ganha muitos duelos e tem jogadores capazes de fazer a diferença no ataque, assumindo, também por isso, que não sofrer golos é meio caminho andado para vencer. Com Pepe ao lado, um dos melhores profissionais com quem já teve a oportunidade de jogar, as probabilidades de êxito aumentam consideravelmente, reconhece o espanhol.

As semelhanças entre FC Porto e Rangers ultrapassam a questão da cor, que hoje não reserva alternativa aos escoceses senão jogar de vermelho, coitados. Se não sabe quais são, Pedro Mendes, campeão europeu em Gelsenkirchen e campeão nacional em Glasgow, conta-lhe quase tudo sobre dois clubes enormes, com história e com vitória numa breve conversa com o Miguel Marques Monteiro. É só entrar na app da FC Porto TV.

Se ainda quiser saber mais sobre o Rangers, salte até à página 32 da mais recente edição da Dragões, cruze também com Latapy, Emerson, Capucho, Bruno Alves e Candeias, e encontre informação detalhada sobre a história, o treinador e o plantel do clube com mais conquistas domésticas em todo o planeta.

Depois da vitória no Olival, a equipa de Sub-19 foi à Letónia vencer por 3-0 e tirar o Liepaja do Caminho dos Campeões da UEFA Youth League. Afonso Sousa bisou e Fábio Viera fechou as contas da eliminatória (7-2) na conversão de um penálti. Domingo há mais, mas em Braga, no regresso ao contexto nacional.

O dia de ontem só terminou em Oeiras, onde a nossa equipa de hóquei em patins venceu o Paço de Arcos por 4-1. Numa rigorosa composição em latim, o campeão nacional conseguiu a primeira vitória no Nacional à segunda jornada da prova com golos do português Rafa, do francês Carlo Di Benedetto, do italiano Giulio Cocco e do espanhol Sergi Miras. Curioso.

23/10/19

Aconteceu a 23 Outubro 1955

Pisar o relvado do Estádio das Antas era um objectivo de vida para Costa Pina, antigo médio do FC Luanda, clube filial do FC Porto. Depois de 17 anos com a bola nos pés, o centrocampista decidiu colocar um ponto final na carreira. Para a despedida, o jogador realizou uma viagem até à cidade Invicta para, no último gesto, cumprir o sonho de entrar na antiga casa dos azuis e brancos. Um momento inesquecível.

Dragões Diário 23-10-2019

Foi na tarde de ontem e no Olival que a equipa principal continuou a preparar a recepção ao Rangers, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo G da Liga Europa (amanhã, 17h55). Romário Baró sofreu uma mialgia e será reavaliado daqui a pouco, quando os Dragões voltarem a subir aos relvados para mais um treino (10h30). A partir das 18h30 poderá acompanhar em directo no Porto Canal e na FC Porto TV a conferência de imprensa de antevisão ao encontro, na qual marcarão presença Sérgio Conceição e um jogador.

Na segunda época de Dragão ao peito, Giulio Cocco continua a demonstrar qualidade em cima dos patins, e os cinco golos no triunfo frente ao Monza, na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europeia, são prova disso. Numa reportagem conduzida por João Escudero, o hoquista abordou cada um dos remates certeiros e mostrou-se feliz por ter ajudado a equipa a conquistar a vitória frente a um antigo rival dos tempos do Lodi. Estas declarações, disponíveis integralmente na FC Porto TV, servem de aperitivo para o embate desta noite (21h), no pavilhão do Paço de Arcos, que pode acompanhar em direto e exclusivo na aplicação e no Porto Canal.

João Gil é o convidado da próxima edição do Dar Letra à Música, agendada para 14 de novembro, que vai promover uma viagem pelas memórias musicais portuguesas. Com uma diversidade musical indiscutível, o guitarrista e compositor de 63 anos ajudou a fundar grupos como Trovante e Ala dos Namorados, e sobe ao palco do auditório do Museu FC Porto para conversar e revisitar uma carreira com mais de 40 anos.

22/10/19

Aconteceu a 22 Outubro 2004

Neste dia, após um ponto nas duas primeiras jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2003/04, o FC Porto somou a primeira vitória rumo à segunda conquista da mais prestigiada competição de clubes do mundo. No mítico Vélodrome, em Marselha, Drogba até colocou os franceses em vantagem, mas a equipa de Mourinho deu a volta com golos de Maniche, Derlei e Alenichev, e venceu por 3-2.

Dragões Diário 22-10-2019

Tem saudades do Dragão? É natural, uma vez que o FC Porto não joga em casa desde 25 de Setembro. O regresso está marcado para depois de amanhã, frente ao Glasgow Rangers, em encontro da terceira jornada da Liga Europa que ontem continuou a ser preparado no Olival. O montenegrino Nikola Dabanovic será o árbitro.

Antes disso, a formação de hóquei em patins desloca-se a Paço de Arcos para enfrentar a equipa local já amanhã (21h, Porto Canal e FC Porto TV). Hugo Santos alerta que o adversário faz sempre grandes jogos frente aos candidatos ao título, mas promete uma equipa ao mais alto nível para conquistar a vitória.

No fim de semana realizou-se em Portimão a gala anual da Federação Portuguesa de Natação. Nesse evento, a Escola de Natação do FC Porto foi distinguida com o Certificado de Qualidade, enquanto a atleta de natação adaptada Diana Torres foi homenageada pelas quatro medalhas que conquistou no Campeonato da Europa.

21/10/19

Aconteceu a 21 Outubro 1984

Neste dia, André estreou-se com a camisola do FC Porto, frente ao Farense, em jogo para o campeonato nacional. E a estreia do médio, pai de André André, não podia ser melhor, com um golo a abençoar a primeira vez de Dragão ao peito. Futre também marca nesse jogo o primeiro golo com a camisola do FC Porto.

Dragões Diário 21-10-2019

Depois de carimbar o passaporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o FC Porto regressou ao trabalho no Olival, onde iniciou a preparação para o regresso à Liga Europa. Na próxima quinta-feira, às 17h55, a nossa equipa recebe o Rangers, no Estádio do Dragão, em jogo da terceira jornada do Grupo G. Marega está totalmente apto e só Tecatito Corona ainda figura no boletim clínico.
 
A equipa de Sub-15 continua a só saber o que é ganhar na 1ª fase do Nacional de Juniores C, depois de golear em casa do Varzim, por 9-0, na oitava jornada da Série B. Os Sub-17, por sua vez, viram interrompida uma série de oito vitórias em outros tantos jogos, depois de empatarem em casa do Tondela (1-1) na nona jornada da Série B do Nacional de Juniores B, que ainda lideram.
 
O FC Porto Fidelidade entrou com tudo no Grupo B da Liga Europeia ao bater os italianos do HRC Monza (10-1), no Dragão Arena, em jogo relativo à primeira jornada. A equipa de Guillem Cabestany volta agora a centrar atenções no campeonato, que esta semana contempla jornada dupla. Segue-se uma visita ao rinque do Paço de Arcos, já na próxima quarta-feira (21h).
 
A AJM/FC Porto somou ontem o segundo triunfo em outros tantos jogos na 1.ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de voleibol feminino. A equipa azul e branca não deu hipóteses ao campeão nacional Leixões, em Matosinhos, impondo-se com um claro 3-0 (25-23, 27-25 e 25-16). Segue-se um fim de semana de jornada dupla em casa, frente a Castêlo da Maia e Sporting de Braga.

20/10/19

Aconteceu a 20 Outubro 1909

Neste dia, realizou-se uma assembleia-geral que serviu para aprovar os estatutos do FC Porto. Uma das matérias em discussão foi a possível alteração do nome do clube, tendo em conta o seu caráter eclético muito vincado, para Club Atlético ou Sport Atlético do Porto. Os sócios rejeitaram as hipóteses por esmagadora maioria.

Dragões Diário 20-10-2019

Sérgio Conceição tinha prometido seriedade e respeito pelo adversário e o FC Porto cumpriu plenamente: venceu o Coimbrões por 5-0 e avançou para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os golos foram marcados por Luis Díaz (dois), Soares, Mbemba e Fábio Silva.

A estreia nesta edição da Taça ficou marcada por dois registos históricos: pela primeira vez em jogos oficiais, o FC Porto enfrentou um clube do concelho vizinho de Vila Nova de Gaia, onde trabalha diariamente desde 2002; aos 17 anos e três meses, Fábio Silva tornou-se o mais jovem marcador da história azul e branca.

Perante o que se passou em Pedroso, Sérgio Conceição só podia ser um treinador contente, ao ponto de não ter qualquer problema em revelar o segredo da vitória: A preparação para este jogo não foi diferente da que fazemos para os outros, e esse foi o primeiro passo para ganhar ao Coimbrões

Esta convicção é partilhada por Diogo Leite, que destacou a entrada séria e em cima do adversário do FC Porto. Os três golos nos primeiros 12 minutos, confirmou o capitão de ontem, deram muita tranquilidade à equipa. Depois, o grupo quis sempre mais, mas o que quer ainda mais é conquistar a Taça de Portugal

A equipa de basquetebol também se deslocou ontem a um concelho vizinho do Porto para enfrentar e vencer o Maia Basket por 103-57 e somar a terceira vitória em três jogos do campeonato. Os norte-americanos Max Landis (21 pontos) e Tanner McGrew (16 pontos e 9 ressaltos) foram dois dos portistas em evidência.

Menos feliz foi a tarde da equipa de andebol, que deixou escapar a vitória frente aos ucranianos do Motor Zaporozhye no último lance do encontro: 35-35, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os Dragões, que tiveram André Gomes como melhor marcador (oito golos), somam agora cinco pontos na prova.

Foi também com um empate, mas sem golos, que terminou o jogo de ontem da equipa de sub-19, no terreno do Desportivo das Aves. Com oito jornadas disputadas, o FC Porto segue na terceira posição da primeira fase do campeonato, a quatro pontos do Sporting de Braga. Na próxima semana, há visita ao campo do líder.