13/01/21

Aconteceu a 13 Janeiro 1987

Neste dia, no desaparecido Estádio das Antas, o FC Porto voltava a vencer o Ajax e tornava-se a primeira equipa de toda a história do futebol europeu a completar o triplete de troféus internacionais, juntando a Supertaça Europeia à Taça dos Campeões Europeus e à Taça Intercontinental na ponta final de um percurso de oito meses. No Porto, no jogo da segunda mão, António Sousa fez o resultado (1-0) com um remate que reeditou a vitória de Amesterdão, onde, 50 dias antes, “il Piccolo” Rui Barros fez o único golo da primeira mão em dia de aniversário. Em Portugal, o troféu da Supertaça Europeia continua a ser um rigoroso exclusivo do Museu FC Porto.

Dragões Diário 13-01-2021

Às meias-finais da Taça da Liga e aos oitavos da Liga dos Campeões, o FC Porto juntou os quartos da Taça de Portugal de remontada e segue em frente em quatro frentes, depois de vencer o Nacional na Madeira num jogo com duas reviravoltas e seis golos (4-2): os dos Dragões foram apontados por Luis Díaz, Evanilson - que só precisou de 20 segundos em campo para mandar toda a gente para prolongamento -, Sérgio Oliveira e Mehdi Taremi.

Apesar do tempo extra, a eliminatória não foi tão equilibrada assim, como bem observou Sérgio Conceição no final, ao lembrar que às transições rápidas do pretendente o detentor do troféu respondeu com ocasiões atrás de ocasiões. Em resumo, acrescentou o treinador, se o FC Porto tivesse sido mais eficaz, o resultado teria sido histórico, adicionando números ainda mais reluzentes à sequência de dez vitórias consecutivas em todas as competições.

Na verdade, Sérgio Conceição só lamentou o dispêndio de energias no prolongamento em vésperas de mais um clássico com o Benfica, pormenor que não constava no plano de acesso aos quartos de final, mas que o espírito fantástico que detecta nos jogadores pode suavizar. Evanilson, que marcou assim que entrou, correspondendo à encomenda do treinador, mostrou-se seguro de que a equipa está preparada para fazer mais um grande jogo.

Depois da distinção de Sérgio Oliveira enquanto melhor médio da Liga em Dezembro, o dia de ontem despertou com a notícia da eleição de Mehdi Taremi como melhor avançado no mesmo mês, período em que o iraniano apontou três golos, sofreu um penálti que deu origem a outro e assistiu Moussa Marega para mais um. Horas mais tarde, Sérgio e Taremi voltavam a marcar e fechavam a questão do apuramento.

No basquetebol, a noite também foi de Taça, mas no Dragão Arena, onde o FC Porto confirmou a qualificação para os quartos de final depois de vencer o Desportivo da Póvoa por 86-61, com Brad Tinsley a fazer 17 pontos e quatro assistências e com lances muito bonitos identificados pelo treinador Moncho López, incluindo nos movimentos do adversário.

12/01/21

Aconteceu a 12 Janeiro 2008

Neste dia, o FC Porto impôs no Estádio do Dragão uma goleada ao Sporting de Braga por 4-0, em contenda da 16ª jornada do campeonato, iniciando com autoridade a segunda volta. Lisandro López, autor de um bis, Raul Meireles e Ernesto Farías asseguraram o triunfo da equipa comandada por Jesualdo Ferreira, numa edição da prova que os azuis e brancos venceram de forma mais do que convincente, com 20 pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado. Nesta época 2007/08, os portistas conquistaram o 23º título na principal competição do futebol português e o tri pela segunda vez.

Dragões Diário 12-01-2021

O FC Porto entra em campo mais logo, a partir das 18h, no Funchal para continuar a defesa do título na Taça de Portugal (Sport TV1). A estratégia portista para este importante duelo dos oitavos de final contra o Nacional está definida, mas Sérgio Conceição deixa claro que pode variar em função das condições do relvado e do tempo.  Seja como for, os Dragões apresentarão na Madeira o melhor onze para ganhar o jogo. Apesar de ter um grupo algo limitado pela pandemia, o treinador dos azuis e brancos tem a certeza de que os jogadores vão dar uma boa resposta.

Antes da conferência de imprensa de antevisão do confronto com a equipa madeirense, que será arbitrado por António Nobre, os vencedores do triplete efetuaram, no Olival, o derradeiro treino de preparação, do qual só não fizeram parte os lesionados Marcano e Mbaye. A comitiva portista que se encontra na ilha da Madeira desde o final da tarde de ontem e está focada na passagem aos quartos de final da Taça é composta por 21 jogadores.

Entre os convocados para o desafio de hoje na casa do Nacional está Sérgio Oliveira. O internacional português foi eleito pelos treinadores do principal escalão do futebol luso o Melhor Médio da Liga NOS de Dezembro, mês em que foi titular e capitão nos três encontros da prova que o FC Porto disputou e venceu. De resto, foi precisamente na receção da décima jornada ao conjunto da Choupana que o centrocampista de 28 anos apontou o quinto de sete golos já marcados esta época no campeonato.

O FC Porto B permanece em maré de azar. O colectivo orientado por Rui Barros recebeu em Pedroso o Leixões, na 15ª ronda da Liga Portugal 2, e foi batido por 2-1, averbando a terceira derrota nas últimas cinco partidas realizadas. Os “bês” portistas até reagiram bem ao golo de Jefferson Encada na primeira parte e igualaram posições no placar cinco minutos depois através de Danny Loader, mas voltaram a ser infelizes já muito perto do fim com o remate certeiro de Kiki aos 90, num embate em que o guarda-redes leixonense Beto foi a figura que mais brilhou. No domingo, os jovens Dragões actuam no terreno do Feirense (11h15, Sport TV1).

Outra equipa portista hoje em acção, também nos oitavos de final da Taça de Portugal, é a de basquetebol. O grupo dirigido por Moncho López enfrenta no Dragão Arena o CD Póvoa, às 20h30. Antevendo o desafio face à formação da Zona Norte da Proliga, o extremo luso-ucraniano Vladyslav Voytso avisou que os poveiros estarão extremamente motivados e por isso é proibido dar abébias. As emoções podem ser vividas na FC Porto TV e no Porto Canal.

Ainda nas modalidades de pavilhão, há uma notícia de destaque em relação ao andebol. Onze elementos do plantel portista mereceram a confiança de Paulo Pereira e integram a lista de 20 jogadores convocados para o Mundial de 2021 que se realiza entre 13 e 31 de Janeiro no Egipto. São eles Alfredo Quintana, Miguel Martins, Rui Silva, Diogo Branquinho, António Areia, Leonel Fernandes, Victor Iturriza, Daymaro Salina, André Gomes, Diogo Silva e Fábio Magalhães.

11/01/21

Aconteceu a 11 Janeiro 1997

Neste dia, o bicampeão nacional FC Porto foi à Luz mostrar quem era a melhor equipa portuguesa. Com Sérgio Conceição no onze, os comandados de António Oliveira confirmaram o domínio ao minuto 24 com um golo que perdura na memória dos portistas: Edmílson trabalhou sobre a direita, cruzou para Jardel receber no peito e visar as redes da casa sem deixar o esférico tocar no chão. Na segunda parte, o Benfica até empatou, porém a festa era curta. Pouco depois, e após livre de Barroso, Preud’homme largou a bola e Jorge Costa recolocou os azuis e brancos na frente do marcador, para delírio dos milhares de Dragões que rumaram ao Sul. Com oito pontos de vantagem na liderança, o comboio do Tri seguia imparável rumo ao destino.



Dragões Diário 11-01-2021

O plantel principal do FC Porto continua a preparar o regresso à acção na Taça de Portugal. Durante a manhã de ontem, os detentores do triplete subiram aos relvados do Olival para dar seguimento aos trabalhos tendo em vista a viagem à Madeira, para defrontar o Nacional, nos oitavos de final da prova rainha (terça-feira, 18h, Sport TV). Marcano e Mbaye, entregues aos cuidados do Departamento de Saúde, continuam sem estar às ordens de Sérgio Conceição. Ao meio-dia, e após nova sessão colectiva, o mister faz a antevisão do embate na Choupana entre os campeões da Primeira e Segunda Divisões.

Três semanas depois da vitória no clássico frente ao Sporting, a AJM/FC Porto voltou a fazer aquilo a que já nos tem habituado. Durante a tarde de ontem, as voleibolistas azuis e brancas foram a casa do Porto Vólei vencer outra vez por três parciais sem resposta diante de um rival direto na luta pelo título. O registo de 16 vitórias em 18 jornadas faz com que as portistas ocupem a liderança do campeonato a par do Leixões. Na ronda que se segue, agendada para as 16h do próximo domingo, há novo dérbi da Invicta frente ao Porto Vólei, desta feita no Centro Luso-Venezolano.

As modalidades do FC Porto alcançaram o pleno de vitórias este fim-de-semana. Primeiro o futebol, depois o hóquei em patins e logo a seguir o basquetebol, o registo 100% vitorioso foi selado pelas nossas atletas de voleibol. Quem não entrou em campo foi o andebol, em paragem competitiva devido aos compromissos de selecções. A mais recente edição da revista Dragões leva-o a conhecer Vasco Costa, o benjamim do plantel de Magnus Andersson. No passado mês de Outubro, com 14 anos, o central/lateral estreou-se na alta roda do andebol nacional e pulverizou os recordes de dois companheiros de equipa. Pela voz do próprio, do treinador e dos colegas, pode ficar a saber tudo sobre o jovem prodígio no número 410 da publicação oficial do FC Porto.

10/01/21

Aconteceu a 10 Janeiro 2004

Neste dia, o FC Porto fazia uma curta viagem até Paços de Ferreira em mais uma noite gélida de inverno e tudo ficou resolvido na primeira parte. Benni McCarthy foi a grande figura do encontro relativo à 17ª jornada do campeonato e assinou os dois golos com que os Dragões derrotaram os pacenses (2-0).