23/05/20

Aconteceu a 23 Maio 1993

Neste dia, Estádio das Antas, antepenúltima jornada da liga de 1992/93, tarde de chuva. O FC Porto tinha um ponto de vantagem sobre o Benfica e, para mantê-lo, precisava de vencer o Vitória de Guimarães. Um golo em cada parte de dois jogadores oriundos da Europa de Leste, Kostadinov e Timofte, garantiu o triunfo e os dois pontos. O título seria confirmado na semana seguinte, em Aveiro, em mais um jogo decidido pelo avançado romeno. Ficava consumado o bicampeonato de Carlos Alberto Silva.

Dragões Diário 23-05-2020

Em Março, Marcano garantia à Dragões que não faltavam ganas à equipa para lutar pelas vitórias no campeonato e na Taça de Portugal, mas o central não poderá participar nos onze jogos que ainda restam desta temporada. Depois de sofrer uma lesão grave no joelho direito, o espanhol foi o grande ausente do treino de ontem.

No Olival, Sérgio Conceição continuou a preparar o jogo da 25ª jornada da Liga, frente ao Famalicão, que vai realizar-se em Barcelos e já tem data e hora marcadas: 3 de Junho, 21h15. Pode consultar a calendarização das oito jornadas seguintes no site do clube, que incluem um dérbi da Invicta na véspera de São João.

Este jogo no Minho não terá público nas bancadas, e os cinco que ainda vão ser disputados no Estádio do Dragão também não. Por isso, o FC Porto anunciou ontem que os sócios com lugar anual podem escolher entre três destinos para o valor correspondente aos encontros em falta. As informações estão no site oficial do clube.

O acesso ao estádio, por enquanto, ficará restrito à FC Porto Store. Depois de mais de dois meses encerrada, a loja reabre hoje e retoma o funcionamento no horário habitual: de segunda a domingo, das 10h às 19h.

22/05/20

Aconteceu a 22 Maio 1999

Como bem sabemos, ser pentacampeão não é para todos. Festejá-lo no estádio de um rival ainda antes do início de um clássico… é memorável. Foi isso mesmo que aconteceu neste dia. Nas bancadas de Alvalade, mais de dez mil portistas acompanhavam - de ouvido no rádio - o Farense-Boavista que podia acabar com as esperanças axadrezadas no título. A dois minutos do apito final no Algarve, os do Bessa venciam por 2-0. Contudo, os leões de Faro estragaram o dia aos de Lisboa, e às panteras, alcançando o empate nos últimos segundos da partida. O 2-2 final no São Luís originou uma explosão de alegria azul e branca no estádio do Sporting. Já campeão, o FC Porto saiu para aquecimento directo à superior Norte onde as suas gentes celebravam um feito inédito no futebol português. O jogo? Esse terminou empatado a um, com golo de Zahovic. O lema mantém-se intacto: todo o mundo tenta, mas só o FC Porto é Penta.

Dragões Diário 22-05-2020

A duas semanas do regresso do futebol nacional, os líderes do campeonato continuam a treinar com os olhos postos nas 11 finais que faltam disputar. O FC Porto marcou, pelo menos uma vez, nas últimas 38 jornadas e quer dar seguimento à maior sequência goleadora da competição desde Setembro de 2011. Por isso mesmo, Sérgio Conceição voltou, ontem, a arregimentar os seus jogadores tendo em vista o reatar da Liga e da Taça de Portugal. Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário mantêm-se assíduos nos trabalhos da equipa A, que estará de volta ao Olival, daqui a minutos, para mais uma sessão coletiva.

Porém, um atleta não marcará presença no relvado hoje e no futuro próximo. No decorrer do treino de ontem, Iván Marcano sofreu um traumatismo directo no seu joelho direito, do qual resultou uma rotura do ligamento cruzado anterior. A gravidade da lesão obriga a que o defesa espanhol seja submetido a uma intervenção cirúrgica, algo que acontecerá assim que estejam reunidas as melhores condições clínicas para o fazer. O central de 32 anos é o sexto melhor marcador do FC Porto na presente temporada, tendo contribuído com golos decisivos em Portimão e nas recepções ao Aves e Gil Vicente, por exemplo. Só podemos desejar uma recuperação rápida e plena a Marcano!

Esta época, Francisco Meixedo já integrou três equipas do FC Porto. Titular pelos Sub-19 em todos os jogos da Youth League e do Nacional de Juniores A, estreou-se na formação B portista logo em Agosto, na segunda jornada da LigaPro frente ao Varzim. Num final de época atípico, o jovem guardião, acabado de celebrar o 19º aniversário, é já presença habitual na baliza durante os trabalhos da equipa A dos Dragões. Treinar com os meus colegas da equipa principal é algo inexplicável, estou habituado a jogar com alguns deles na PlayStation e depois jogar com eles dentro do campo parece quase surreal, confessou à FC Porto TV o guarda-redes que veste de azul e branco desde os oito anos. O terceiro formado no clube a integrar o plantel principal.

Se por acaso alguém ousar dizer que os Dragões não existem, faça uso deste trabalho da FC Porto TV. Bruno Alves voa, deita chamas e comporta-se como um. No mais recente episódio de Dragões para Sempre”, recordamos alguns dos melhores momentos do poveiro vestido de azul e branco. Fosse com cabeçadas icónicas, demonstrações de capacidade física ou de qualidade técnica, o herdeiro da camisola 2 defendeu as nossas cores com tudo o que tinha durante cinco épocas. Os quatro Campeonatos, três Taças de Portugal e três Supertaças que o portista ergueu são apenas parte do legado deixado por Bruno Alves na Invicta.

21/05/20

Aconteceu a 21 Maio 2003

Numa das mais emocionantes finais europeias de que há memória, FC Porto e Celtic de Glasgow defrontaram-se no Olímpico de Sevilha sob um calor tórrido e abrasador, mas o que se passou no relvado foi ainda mais arrebatador do que a temperatura que se fez sentir na capital da Andaluzia. A equipa maravilha construída por José Mourinho, que resistiu a uma série de contrariedades nesta final da Taça UEFA, adiantou-se no marcador já perto do intervalo, por intermédio de Derlei, sempre no sítio certo. No arranque da etapa complementar, o inevitável Henrik Larsson empatou para os escoceses e depois viu Deco oferecer o 2-1 a Alenichev com a magia do costume, mas o craque sueco do Celtic de Glasgow não deixou os milhares de adeptos do FC Porto presentes em Sevilha a festejar por muito tempo. O 2-2 manteve-se até ao fim dos 90 minutos e a carga dramática desta final ganhou força com o prolongamento, mas o melhor ainda estava para vir. Quando o desempate por penáltis parecia inevitável, Derlei voltou a aparecer no sítio certo para marcar um dos golos mais importantes e mais celebrados da história do FC Porto. A imagem de José Mourinho de joelhos no relvado, em lágrimas, diz tudo. Que portista não chorou com ele naquele momento?

Dragões Diário 21-05-2020

Sem nomes no boletim clínico e com três reforços provenientes da equipa B, o FC Porto voltou a subir ao relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia na manhã de ontem para mais uma sessão de trabalho. O guarda-redes Francisco Meixedo, o médio Fábio Vieira e o avançado João Mário juntaram-se uma vez mais ao plantel principal dos Dragões, que regressa daqui a pouco ao Olival. Afinal de contas, ainda há dois troféus para ganhar numa época mais longa que o habitual.

Porque hoje se assinalam 17 anos desde que o FC Porto conquistou a Taça UEFA ao vencer o Celtic de Glasgow (3-2), vale a pena recordar as palavras de Derlei na rubrica O Golo da Minha Vida da revista Dragões de Janeiro de 2014: Aquele terceiro golo na final da Taça UEFA foi o mais especial de todos. Não sei descrever o que senti quando vi a bola a entrar e, quando dei por mim, estava debaixo de todos os meus companheiros. Foi arrepiante e é um momento que jamais esquecerei. Nós também não, Ninja!

Mariano González esteve três anos e meio no Porto e garante que nunca esquecerá a Invicta. Durante o período em que vestiu a camisola portista, o extremo argentino conquistou três Campeonatos, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Liga Europa. No mais recente Dragões Lá Fora, Mariano aproveitou para deixar uma mensagem ao Mar Azul: Estou e sempre estarei agradecido ao FC Porto e terei sempre essa cidade e esse clube no meu coração, confessa o antigo número 11 portista.

20/05/20

Aconteceu a 20 Maio 1935

Neste dia, a Câmara Municipal do Porto criava a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo, imediatamente atribuída ao FC Porto pela conquista da edição inaugural do campeonato da I Liga. Foi objecto em destaque na mostra Histórias na Cidade e continua presente na versão digital da exposição que podes apreciar na app FC Porto Museu & Tour. É um dos inúmeros pontos de interesse que brevemente poderás apreciar na exposição permanente do Museu.

Aconteceu a 20 Maio 2007

Neste dia, Jesualdo Ferreira festejava o seu primeiro título nacional como treinador do FC Porto. Para os dragões era o 22º, aliás seria um bicampeonato tornado realidade após o triunfo sobre o Aves (4-1), no Dragão, mercê dos golos de Adriano, Lisandro López (2) e um autogolo de Jorge Ribeiro. A série haveria de prolongar-se até ao tetra...

Dragões Diário 20-05-2020

A pouco mais de duas semanas do reatamento do campeonato e depois de dois dias folga, o plantel principal do FC Porto regressou ao trabalho e recebeu Rodrigo Valente como reforço. Este médio formado entre a Constituição e o Olival tem 19 anos e já representou a equipa B e os sub-19 nesta temporada.

A equipa de boccia ainda não pôde voltar ao Dragão Arena, mas nem por isso tem deixado de se exercitar ao mais alto nível. Ontem, os jogadores azuis e brancos realizaram um treino de condição física em conjunto com a selecção do Reino Unido. Foi uma manhã diferente do habitual, só possível graças às novas tecnologias.

Também novo é o visual de quase todos, agora que o uso de máscaras é obrigatório em vários espaços fechados. Se gostava de ter máscaras reutilizáveis do FC Porto, pode adquiri-las na FC Porto Online Store ou na loja da Baixa do Porto, já em funcionamento em horário normal. Estão disponíveis em duas cores: azul e branco, obviamente.

19/05/20

Aconteceu a 19 Maio 2013

Uma semana depois de Kelvin, daquele momento mágico que virou a classificação do avesso, o FC Porto confirmava a conquista do terceiro de três títulos consecutivos com uma exibição autoritária em Paços de Ferreira, com vários remates ao ferro e dois golos sem resposta: marcaram Lucho González e Jackson Martínez, que se distinguia como o máximo goleador da Liga em época de estreia. Depois… Depois foi a festa.

Dragões Diário 19-05-2020

O golo de Manafá ao Santa Clara em São Miguel no minuto 36, que merece ser visto e revisto, é a face mais visível e inesperada do papel de Wilson Manafá no novo FC Porto, o líder isolado de uma Liga em suspenso. Outras razões, como a polivalência e a velocidade, fazem dele um dos Dragões em Foco que retomam o trabalho esta manhã, no Olival, oito meses depois de Soares se ter estreado a marcar na Liga Europa e logo em dose dupla.

Sem competição, Gonçalo Alves não é o mesmo. Reinventa exercícios, adapta a garagem à imagem distante de uma pista e acelera agora, já no Dragão Arena, para um regresso na máxima força, até porque há um sonho maior para cumprir. Depois de ter sido campeão mundial de selecções, o melhor marcador do campeonato (que não chegou ao fim) traçou o próximo grande projecto e confessou ao Sérgio Velhote que quer ser campeão europeu de clubes.

Depois do Olival, depois do Arena e depois do Dragão, ontem foi a vez do Complexo de Piscinas de Campanhã receber de novo a natação, ainda que numa primeira fase só nadadores seleccionáveis e atletas de alto rendimento possam entrar na água. Procurando atenuar os efeitos das perdas de treino”, o treinador José Manuel Borges começou a preparar o futuro dentro de rigorosos parâmetros de segurança.

18/05/20

Aconteceu a 18 Maio 2011

Nesta dia, a Europa do futebol presenciou a primeira final entre duas equipas portuguesas. Os 50 quilómetros que separam Porto e Braga tornavam estes clubes os finalistas mais próximos em jogos decisivos das competições europeias. Em Dublin, a super equipa de André Villas-Boas seguiu à risca o lema as finais não se jogam, ganham-se e bateu o conjunto de Domingos Paciência por 1-0. O 18º golo de Radamel Falcao na Liga Europa 2010/11 foi suficiente para trazer 15 quilos de prata para a Invicta. Era o sétimo troféu internacional da história azul e branca e ultrapassávamos o Manchester United no número de conquistas em provas do Velho Continente.

Dragões Diário 18-05-2020

É oficial a nova data para as eleições do FC Porto. Nos próximos dias 6 e 7 de Junho terá lugar – no Dragão Arena, entre as 10h e as 19h – o acto eleitoral para os Órgãos Sociais do FC Porto no quadriénio 2020/2024. O presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Manuel de Matos Fernandes, comunicou agora a data, hora e local em que as votações decorrerão. Recorde-se que existem três candidatos à presidência da direcção (pela lista A - Jorge Nuno Pinto da Costa, B - Nuno Lobo e C - José Fernando Rio), e quatro listas propostas ao Conselho Superior azul e branco (D - Movimento Por um Porto insubmisso, eclético e triunfante).

Depois do regresso aos treinos em casa – não ao confinamento, mas ao Estádio do Dragão – o plantel do FC Porto teve ontem o primeiro de dois dias de folga após a segunda semana de trabalho na preparação para o retomar do futebol em Portugal. Figura de relevo na actual época futebolística, Tecatito é destacado no novo episódio de Dragões em Foco. Corona é, forçosamente, uma das palavras do ano e é, igualmente, um dos rostos da actual época. Único titular azul e branco em todas as jornadas de 2019/20, o mexicano soma 17 assistências esta temporada e mostra toda a sua qualidade jogo após jogo. Quer jogue na defesa, no ataque, na direita, na esquerda ou no centro, Tecatito Corona é um craque.

Desde a chegada de Magnus Andersson à nossa secção de andebol, o FC Porto venceu todas as competições nacionais que disputou, alcançou o bronze na última edição da segunda maior prova de clubes da Europa e, à data da paragem forçada pela pandemia, tinha garantido presença nos oitavos da prestigiada Liga dos Campeões. Aquando da interrupção do campeonato português - precisamente no final da fase regular - os portistas acabavam de se sagrar vencedores da primeira fase. Apesar de tudo isto, e do evidente contributo para os bons resultados da selecção nacional, parecem existir dificuldades em lidar com as vitórias azuis e brancas.

Na mais recente edição da revista Dragões, Miguel Alves é o rosto da indignação do balneário. Todas as equipas jogaram umas contra as outras em casa e fora, portanto a verdade e mérito desportivo estariam salvaguardados, explica Tito. Na óptica do ponta-direita, a Federação deveria ter tomado uma decisão na linha do que fizeram outros campeonatos de andebol. Para o camisola 29, a decisão federativa de não atribuir o título é incompreensível: Praticamente todos declararam campeão e a decisão não foi em conjunto com federações de outras modalidades, cujos modelos competitivos são diferentes do nosso.

17/05/20

Aconteceu a 17 Maio 1997

Neste dia, o FC Porto subia ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com três pontos a separá-lo de um inédito tricampeonato na história do clube. Num grande lance individual, Sérgio Conceição ofereceu o 1-0 a Zahovic, que voltaria a marcar na etapa complementar, tal como Jardel. O avançado brasileiro não quis ficar atrás o médio esloveno e também balançou as redes por duas vezes, contribuindo para o 4-0 final com que o FC Porto fechou o Tri.

Dragões Diário 17-05-2020

Mais de dois meses depois, os jogadores do FC Porto voltaram a sentir o relvado do Estádio do Dragão, palco do último treino da segunda semana de trabalho. Na manhã de ontem, Sérgio Conceição orientou uma sessão que não serviu apenas para trabalhar os aspectos físico e táctico, mas também para que o grupo se comece a adaptar a algumas das normas vigentes num recinto que ainda vai acolher cinco jogos do FC Porto até ao final do campeonato. Seguem-se dois dias de folga.

Miguel Queiroz está há quase sete anos no clube e encarna o espírito do Dragão: Para jogar no FC Porto temos que amar ganhar e odiar perder. O basquetebolista tem Kobe Bryant como a maior referência, mas chegou a calçar os patins para seguir as pisadas de outro grande Dragão que nos diz muito, Reinaldo Ventura. Há muito para descobrir sobre o capitão da nossa equipa de basquetebol na mais recente edição da revista Dragões, a número 401.

O início desta semana marcou o regresso da equipa de hóquei em patins do FC Porto aos treinos no Dragão Arena, momento que Guillem Cabestany não deixou de assinalar: É muito bom voltar. Para o treinador espanhol, o grupo vai beneficiar muito, a todos os níveis, por poder voltar a treinar em conjunto na pista depois de praticamente dois meses a trabalhar individualmente em casa. Este regresso com todos os cuidados e segurança é como recuperar um pouco da normalidade.