04/11/17

Dragões Diário 04-11-2017

As cadeiras do Dragão mal tiveram tempo para arrefecer após o jogo com o Leipzig, mas hoje já é dia de regresso a casa para o FC Porto. A bola rola a partir das 20h30 e o adversário é o Belenenses, uma equipa que, apesar de não vencer na casa dos Dragões desde 2001, não pode ser menosprezada: atravessa um excelente momento de forma e soma quatro vitórias nos últimos cinco jogos na Liga portuguesa. Se se vai deslocar ao estádio, espreite aqui o programa da animação que antecederá a partida e que arranca logo às 17h00.

Sérgio Conceição falou à imprensa após ter dirigido o último treino de preparação para este jogo, que não contou com a participação dos lesionados Marega, Otávio e Soares. O treinador abordou a dificuldade do adversário que terá pela frente: É um jogo com uma equipa que está a fazer um bom início de época, com um treinador que conheço bem, que tem muita qualidade e que está a demonstrá-la. As ausências por lesão são contrariedades que o técnico assume que tem de ultrapassar: Confio plenamente nos jogadores que tenho à disposição. E amanhã é uma final para nós, temos que ganhar ou ganhar.

O Estádio do Dragão é candidato a acolher a final da Liga Europa ou o encontro da Supertaça Europeia de 2020. A proposta, apresentada pela Federação Portuguesa de Futebol, foi oficializada após uma reunião entre Jorge Nuno Pinto da Costa e o presidente daquele organismo, Fernando Gomes. O dossiê de candidatura será entregue até 1 de março do próximo ano e o resultado será conhecido em junho.

O guarda-redes José Sá, o defesa Ricardo Pereira e o médio Danilo Pereira foram convocados por Fernando Santos para os próximos compromissos da seleção nacional. Os três atletas do FC Porto poderão atuar ao serviço de Portugal nas partidas contra a Arábia Saudita (10 de novembro, às 20h45) e os Estados Unidos da América (14 de novembro, às 20h45). Diogo Costa, Jorge Fernandes e Diogo Dalot foram chamados para a equipa de sub-21.

Se vive fora de Portugal e pretende acompanhar o FC Porto na sua deslocação a Istambul, onde enfrentará o Besiktas a 21 de novembro, poderá reservar o seu bilhete e levantá-lo na cidade turca. Saiba como pode fazê-lo através desta ligação.

O FC Porto B desloca-se este fim-de-semana à Madeira para jogar contra o União, amanhã, às 11h15. O treinador António Folha acredita que o rigor e a competência poderão ser as chaves de uma vitória dos Dragões: “Temos que ser muito competentes e muito rigorosos em todas as ações porque vamos ter um adversário difícil, que em sua casa tem feito a maioria dos seus pontos”.

A equipa de sub-19 também entra em ação amanhã (15h00, Porto Canal): enfrenta o Gil Vicente, em Barcelos, em jogo da 10.ª jornada na primeira fase da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Paulo Estrela e Afonso Sousa anteviram esta partida em declarações exclusivas ao Porto Canal e ao site do FC Porto a que poderá assistir aqui.

Hoje é dia de estreia da equipa de hóquei em patins na Liga Europeia. Os Dragões enfrentam os catalães do Vic, a partir das 15h00, num jogo que será transmitido em direto no Porto Canal. O treinador Guillem Cabestany já analisou o adversário: Têm uma boa defesa e uma equipa muito bem estruturada, capaz de complicar a vida a adversários com orçamentos muito superiores. Quando a equipa está bem, é muito difícil jogar no pavilhão deles.

A formação de bilhar do FC Porto bateu na noite de quinta-feira o Leixões, por 3-1, na terceira jornada da Zona Norte do Torneio de Abertura. Na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, a equipa portista chegou ao triunfo graças às vitórias de Santos Oliveira sobre Carlos Anastácio (40-25, em 41 entradas), de João Ferreira sobre Paulo Veloso (40-32, em 46 entradas) e de Rui Manuel Costa sobre Ricardo Madalena (40-19, em 22 entradas).

03/11/17

Aconteceu a 03 Novembro 1993

Neste dia, o FC Porto garantia a presença na Liga dos Campeões, que então se disputava pela segunda vez. Um sofrido empate a zero na chamada ‘banheira de Roterdão’, frente ao Feyenoord, foi suficiente para o apuramento, depois de uma vitória por 1-0 nas Antas, com um golo de Domingos, já em tempo de compensação. O ambiente na Holanda foi tenso: na madrugada do dia do encontro, Jorge Nuno Pinto da Costa impediu a evacuação da equipa do hotel onde se encontrava instalada, devido a uma ameaça de bomba. Era apenas uma manobra de diversão.

Dragões Diário 03-11-2017

Sérgio Conceição faz pelas 12h30 a antevisão da rececção de amanhã (20h30) ao Belenenses, em conferência de imprensa que será transmitida em direto pelo Porto Canal. Ontem, Marega, Otávio e Soares, todos jogadores da frente, estiveram em tratamento, o que diminui as opções do treinador, que recrutou Galeno à equipa B. O reduzido tempo de descanso face ao encontro de quarta-feira deverá ser outro tema da conferência. A partida com os lisboetas, da 11.ª jornada da Liga, será arbitrada por Fábio Veríssimo e os bilhetes continuam à venda.

Há dois números que ressaltam ainda da partida com o Leipzig, para além do 3-1 do resultado. O Estádio do Dragão atingiu os 12 milhões de espectadores e Danilo cumpriu o jogo 100 com a camisola azul e branca. Siga as respectivas ligações para saber mais curiosidades e para ver como é bonita a festa no nosso estádio e como o comendador enche mesmo o campo.

Ainda relativamente à nossa equipa principal, fique a saber que o fisiologista Eduardo Oliveira apresentou ontem um estudo que sugere que o exercício neutraliza efeitos secundários dos tratamentos de doentes de cancro avançado. A comunicação decorreu no 4.º Congresso Internacional sobre o Cancro Avançado, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

No futebol jovem, os Sub-17 recebem amanhã o Anadia, às 11h00, já com o primeiro lugar da série B do Nacional de juniores B assegurado. Os Sub-15 jogam domingo, às 11h00, frente ao Leixões, em Matosinhos, na mesma situação. Siga outra vez as ligações para ficar a saber o que dizem os nossos jovens jogadores.

A primeira das três modalidades de pavilhão a entrar em acção no fim de semana é o hóquei em patins, que se estreia na edição 2017/18 da Liga Europeia frente ao Vic (amanhã, 15h00, com bilhetes à venda e transmissão em direto no Porto Canal). Queremos dar o nosso melhor, porque também é uma espinha que temos cravada. Eles têm uma equipa totalmente nova, renovada, e um currículo assinalável, lembrou ontem Guillem Cabestany, em conferência de imprensa. O treinador frisou ainda a capacidade defensiva do adversário, tal como fez o avançado Rafa, que também falou à comunicação social.

Segue-se a equipa de basquetebol, que vai em busca da quarta vitória consecutiva (em todos as competições) frente ao Galitos, do Barreiro, em partida da sexta jornada da Liga portuguesa, às 18h00. Temos que entrar fortes, pois eles são uma equipa que, apesar de ter começado mal, tem excelentes jogadores, alertou o base Pedro Bastos. O preço dos bilhetes começa nos dois euros, mas, se não puder ir ao Dragão Caixa, há transmissão no Porto Canal.

A equipa de andebol só entra em campo no domingo, às 18h00, no pavilhão do Águas Santas, em encontro que pode igualmente acompanhar em direto no Porto Canal. A fase atual também é positiva, com seis vitórias consecutivas, e, após um interregno para compromissos internacionais, o regresso à competição dá-se num terreno tradicionalmente difícil. Se calhar era preferível ter mantido o ritmo competitivo, dada a nossa fase, mas penso que não vai ser uma situação que vá interferir, opinou o ponta-direita Miguel Alves.

31/10/17

Aconteceu a 31 Outubro 1987

Neste dia, o FC Porto era campeão da Europa e recebeu o Sporting, em jogo da décima jornada da Liga. A partida começou com a magia de Madjer, que abriu o marcador logo aos 13 minutos. A vitória seria confirmada na segunda parte, quando António Sousa, aos 57 minutos, converteu uma grande penalidade. No final da temporada, a equipa liderada por Tomislav Ivic sagrar-se-ia campeã nacional com um impressionante registo de 29 vitórias, oito empates, uma derrota e 15 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica – isto num tempo em que cada vitória valia apenas dois pontos.

Dragões Diário 31-10-2017

É já hoje que começa a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o FC Porto só entra em ação amanhã, às 19h45, quando receber o Leipzig no Estádio do Dragão – um confronto que será arbitrado pelo romeno Ovidiu Hațegan. A equipa realizou ontem mais um treino sob as ordens de Sérgio Conceição, que voltou a não contar com Soares, ainda a recuperar de uma lesão. Mais logo, às 18h15, o treinador e um jogador antevêem esta partida em conferência de imprensa que poderá acompanhar em directo no Porto Canal.

Também os sub-19 do FC Porto enfrentam amanhã o Leipzig, em jogo da UEFA Youth League (14h00, com transmissão em direto no Porto Canal). O treinador João Brandão assume que uma vitória significará um passo importante rumo ao ambicionado apuramento para a fase seguinte: Os nossos princípios estão assentes e temos todas as condições para vencer este jogo, porque queremos dar um passo rumo ao apuramento. O médio Romário Baró acredita que pela frente estará um adversário muito difícil: Vamos esperar um adversário forte, porque eles são mais fortes fora de casa. Vamos tentar contrariar isso e fazer o nosso jogo.

Se tem o desejo e a oportunidade de acompanhar a deslocação do FC Porto a Istambul, onde os Dragões enfrentarão o Besiktas a 21 de novembro, fique a saber que os bilhetes para esse jogo já estão disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão. Os ingressos têm o valor unitário de 35 euros.

Realizou-se ontem, no Estádio do Dragão, uma Assembleia Geral do FC Porto, em que os associados apreciaram, discutiram e votaram os Relatórios de Gestão e das Contas Individuais e Consolidads do clube. Ambos os documentos foram aprovados pela larga maioria dos sócios presentes.

29/10/17

Aconteceu a 29 Outubro 1980

Neste dia, Marco Chagas era anunciado na primeira página de ‘O Porto’ como reforço da equipa de ciclismo, com fotografia da assinatura do contrato e título bem destacado. Chagas vestiria de azul e branco durante dois anos e, no segundo deles, em 1982, venceria a Volta a Portugal. Até 2016, ano do regresso à modalidade, esta era a última conquista azul e branca na geral individual da prova.

Dragões Diário 29-10-2017

É um chavão, mas aplica-se bem ao jogo de ontem: foi um dérbi à moda antiga, difícil e muito duro, mas no final o FC Porto venceu o Boavista de forma clara, por 3-0. Os golos de Aboubakar, Marega e Brahimi surgiram todos na segunda parte, dando expressão a uma atitude mais pressionante e determinada. Com este resultado, os Dragões regressam à liderança da Liga portuguesa, com mais dois pontos do que o Sporting e um notável registo de nove vitórias e um empate. O Mar Azul, que esteve em força no Estádio do Bessa, tem uma importante quota-parte neste percurso.
 
Sérgio Conceição considerou que as correções feitas ao intervalo foram fundamentais para que os Dragões conseguissem os três pontos. Foi uma demonstração de força, de caráter e de personalidade, porque nunca é fácil jogar aqui. Encontrámos uma equipa muito similar nos duelos, na disputa das primeiras e segundas bolas e a nós, na primeira parte, faltou-nos alguma coesão, admitiu o treinador. Leia mais ou veja a conferência de imprensa aqui. 
 
Aboubakar marcou o primeiro golo do jogo, que o próprio reconheceu ter sido libertador, mas preferiu direcionar os méritos da vitória para o trabalho coletivo. Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil e a primeira parte demonstrou-o, mas na segunda tudo foi diferente. Foi um jogo intenso e de muita luta, mas acabámos por ser superiores e somos justos vencedores, resumiu.
 
Na quarta-feira, às 19h45, há receção ao Leipzig, para a quarta jornada do grupo G da Liga dos Campeões: os bilhetes continuam à venda, com condições especiais até amanhã. 
 
Os Sub-19 venceram em casa o Sporting de Braga, por 1-0, graças a um golo de Paulo Estrela. Com este resultado, alargaram para oito pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o Moreirense, na zona Norte do Nacional de Juniores A. No que toca às camadas jovens, destaque para dois jogos hoje, às 11h00: os Sub-17 defrontam o Tondela e os Sub-15 recebem o Freamunde, com transmissão em direto no Porto Canal.

O FC Porto Fidelidade mantém-se na frente do Campeonato Nacional de hóquei em patins, após ter vencido ontem no rinque do Sporting de Tomar, por 5-2, em encontro da segunda jornada. O adversário foi o mesmo que os Dragões bateram na final da Taça de Portugal, em junho, e na Supertaça, há duas semanas, e a superioridade voltou a ser clara. Os golos portistas foram de Hélder Nunes, Baliu, Jorge Silva, Álvaro Morais e Reinaldo García.

A equipa de basquetebol quebrou o ciclo de resultados negativos, ao triunfar no pavilhão do Terceira Basket, por 81-75, na quinta jornada da Liga portuguesa. O jogo não foi fácil para os Dragões, que chegaram ao intervalo a perder por dois pontos, mas a vitória foi assegurada na segunda parte, com contributos importantes de Marcus Gilbert (17 pontos), Sasa Borovnjak (14), Miguel Queiroz (13) e Will Hanley (12). Hoje, o FC Porto mantém-se em Angra do Heroísmo, onde defronta, pelas 17h30, o Lusitânia, com transmissão direta no Porto Canal.