20/09/17

Dragões Diário 20-09-2017

O FC Porto treinou ontem à tarde, no Olival, tendo em vista o jogo com o Portimonense que se disputa às 20h30 da próxima sexta-feira. Sérgio Conceição ainda não contou com a participação nos trabalhos de Alex Telles e André André, pois continuam a recuperar de lesões, mas recebeu sete 'reforços' da equipa B: André Pereira, Galeno, Luizão, Fede Varela, Diogo Queirós, Ruben Macedo e Luís Mata. A equipa volta a treinar já daqui a pouco, às 10h00.

Faltam neste momento três jogos para o FC Porto encerrar um importante ciclo de partidas que antecede a próxima paragem para encontros das seleções. Os Dragões enfrentarão o Portimonense e o Sporting, para o campeonato, e o Mónaco, para a Liga dos Campeões. Ainda que a temporada se encontre numa fase muito prematura, bons resultados nestes desafios, a somar aos já alcançados nas seis primeiras jornadas da Liga, poderão constituir um importante alicerce para o que ainda está para vir.

A equipa de basquetebol prossegue a preparação para a nova época, mais logo, em Cáceres, enfrentando a equipa local num jogo particular. Este ano, Moncho López pretende alterar o paradigma do grupo e escolheu os novos jogadores em funções de novas ideias. Perspetiva-se que esta temporada o FC Porto seja mais atlético, mais alto, mais versátil e, consequentemente, mais competitivo, conforme poderá verificar num trabalho publicado na edição de setembro da revista Dragões.

Aconteceu a 20 Setembro 1998

Neste dia, o FC Porto deslocou-se neste dia ao sempre difícil terreno do Marítimo. Jardel definiu o resultado logo aos quatro minutos: o golo do super-Mário assegurou com a eficácia habitual três pontos importantes rumo à conquista do pentacampeonato.

18/09/17

Dragões Diário 18-09-2017

O FC Porto mantém a cadência e somou a sexta vitória em seis jornadas no campeonato. O 2-1 ao Rio Ave, com golos de Danilo e Marega, foi o resultado de um jogo difícil, mas que os Dragões souberam resolver bem. Pela sexta vez na história o nosso clube vence nas primeiras seis jornadas, o que já não acontecia desde 2011.

Com o pleno de 18 pontos, o FC Porto divide a liderança com o Sporting e regressa já ao campeonato na sexta-feira, quando receber o Portimonense às 20h30 , jogo antecipado devido à deslocação na terça-feira seguinte ao Mónaco, para a Liga dos Campeões.

Sérgio Conceição estava naturalmente satisfeito com o desempenho da equipa e dos jogadores, tendo considerado inequívoca a vitória, para depois deixar o alerta: O campeonato é muito longo, é uma maratona com muitas etapas. Não estamos em bicos de pés e temos consciência do muito trabalho que ainda temos pela frente. O treinador fez ainda questão de saudar os cinco mil adeptos que apoiaram o FC Porto em Vila do Conde, destacando a simbiose entre equipa e adeptos: O meu obrigado a todos os que vieram aqui apoiar-nos. Que este mar azul continue pois é sempre uma grande força para nós.

Herrera assumiu que a equipa ambicionava a vitória para se manter na frente da classificação, destacando a união da equipa: Para nós esta vitória era muito importante, porque queríamos continuar na liderança e na frente da corrida pelo título, porque é esse o nosso grande objetivo. A equipa soube unir-se, superar as dificuldades e creio que vamos para casa com uma vitória justíssima.

A nota negativa da partida foram as lesões de Alex Telles e André André. O lateral sofreu uma mialgia de esforço no adutor direito, enquanto o médio contraiu uma entorse no tornozelo esquerdo. Os dois jogadores serão reavaliados hoje, quando a equipa regressar ao trabalho, o que vai acontecer esta manhã, com uma sessão de treino à porta fechada.

No andebol o início de época não está a ser fácil, com o FC Porto a perder ontem no pavilhão da Luz por 28-25, com o Benfica. Os Dragões somam um empate e duas derrotas nas três primeiras jornadas, numa altura em que se percebe que a equipa precisa de tempo para apreender uma nova forma de jogar.

O hóquei em patins ainda está em pré-temporada e ontem os campeões nacionais venceram o Torneio Cidade da Maia, depois de baterem na final o HC Braga, por 4-3. Álvaro Morais, Rafa, Reinaldo Garcia e Jorge Silva foram os marcadores dos golos do FC Porto.

Na formação, os Sub-17 foram vencer a casa do Boavista por uns claros 3-0, com golos de Rodrigo Valente, Fábio Silva e Ruca, resultado que vale a liderança isolada, com 12 pontos. Os mais jovens Sub-15 conseguiram uma goleada gorda por 7-0 à Oliveirense, com pontaria afinada de Martim Tavares e Lucas Cândido, autores cada um de seu hat-trick. Ruben Ferreira fez o outro golo dos dragõezinhos.

Aconteceu a 18 Setembro 1995

Neste dia, Domingos Paciência marca o segundo golo da vitória do FC Porto sobre o Leça e atinge o centésimo golo em jogos oficiais com a camisola azul e branca. Domingos foi uma das grandes figuras do ataque dos Dragões na última década do século XX.