06/10/18

Aconteceu a 6 Outubro 1966

Em 1965/66, o FC Porto era treinado pelo prestigiado Flávio Costa, antigo selecionador do Brasil, vencedor de uma Copa América e finalista do Mundial de 1950 (a célebre Copa do Maracanaço). Nas competições europeias, o começo de época foi prometedor: na primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feira (o formato primitivo da Taça UEFA e da Liga Europa), os Dragões eliminaram o Stade Français, de França. Na primeira mão, disputada fora, registou-se um empate a zero. Na segunda, no dia 6 de Outubro de 1966, nas Antas, os azuis e brancos venceram por 1-0, com um golo do avançado Manuel António.

Dragões Diário 06-10-2018

É já amanhã que o FC Porto disputa o primeiro de quatro clássicos na Liga portuguesa de 2018/19. Ontem, no Olival, prosseguiu a preparação para o jogo com o Benfica (17h30, Estádio da Luz), numa sessão em que João Pedro evoluiu para treino integrado condicionado. Daqui a pouco, às 12h, Sérgio Conceição projecta em conferência de imprensa a partida da 7ª jornada do campeonato. Como sempre, pode acompanhar tudo em directo no Porto Canal.

Após o jogo na Luz, Brahimi junta-se à selecção da Argélia para um duplo confronto com o Benim. A novidade foi conhecida ontem, quando Djamel Belmadi, novo seleccionador daquele país do Norte de África, divulgou a convocatória para os jogos de qualificação para a Taça das Nações Africanas.

A equipa B recebe amanhã o Arouca, em Pedroso, em jogo da 6ª jornada da Ledman LigaPro. Madi Queta encara esta partida com máximo respeito pelo adversário, mas sempre com o pensamento na vitória. O avançado luso-guineense avaliou ainda a sua prestação individual neste início de época: Sinto-me bem e acredito que estou a melhorar, mas o importante é ajudar a equipa.

Na formação, os Sub-19 recebem hoje o Sporting de Braga (15h), e tanto o guarda-redes Francisco Meixedo como o defesa Cláudio Silva apostam tudo num regresso às vitórias, após o empate frente ao Galatasaray para a Youth League. Já os Sub-15 enfrentam amanhã o Freamunde, com o objectivo, confirmado pelos defesas António Ribeiro e Gonçalo Esteves, de manter o pleno de triunfos no campeonato.

Amanhã há um troféu em disputa no Pavilhão Municipal da Mealhada, com o FC Porto e o Sporting a tentarem conquistar a Supertaça de hóquei em patins (15h). O avançado Rafa projecta um jogo muito equilibrado, que provavelmente acabará por ser definido nos pormenores. O optimismo da equipa é reforçado pelas prestações nos jogos particulares e na Taça Continental: Demonstrámos que trabalhámos bem na pré-época e estamos preparados para a competição oficial.

05/10/18

Aconteceu a 5 Outubro 1995

Neste dia, nas Antas, António Folha resolvia o dérbi da sexta jornada da forma mais improvável: de cabeça, acabado de entrar, a cruzamento de Drulovic e ao poste mais distante. O FC Porto vencia o Boavista de Artur e Timofte por 1-0, voltava a isolar-se na frente e seis meses mais tarde, com mais uma vitória num dérbi, desta vez sobre o Salgueiros, confirmava o segundo de cinco títulos consecutivos com Domingos a distinguir-se como o melhor marcador da Liga, Vítor Baía a acumular 1.044 minutos sem sofrer golos e Sir Bobby Robson a concluir um ciclo de dois anos e meio em que conquistou dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Dragões Diário 05-10-2018

Com a equipa de Sérgio Conceição focada no clássico de domingo, há uns quantos números e curiosidades que pode e deve consultar aqui ainda a propósito do jogo de quarta-feira à noite, que passa a constituir um novo marco histórico para Alex Telles.

Sabia, por exemplo, que o FC Porto soma muito mais vitórias na Champions do que Benfica, Sporting, Boavista e Braga juntos? Ou que o campeão nacional é a oitava equipa com mais vitórias na prova, à frente do Milan?

Ainda no rescaldo do encontro europeu, fique a saber que três jogadores do FC Porto que venceram o Galatasaray constam da lista de convocados de duas seleções. Jesús Corona foi chamado para vestir a camisola do México nos particulares com a Costa Rica e o Chile, enquanto Danilo e Sérgio Oliveira entram nos planos de Fernando Santos para os jogos com a Polónia e a Escócia.

Jorge Nuno Pinto da Costa não vai esquecer o dia magnífico de ontem, em que inaugurou a Casa do FC Porto de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro. Na verdade, o presidente dos Dragões garantiu que vai guardar o momento como um dos que mais amor pelo clube sentiu entre os presentes, já depois de lembrar que é preciso ver o futebol positivamente e não ligar aos que vão para a televisão dizer asneiras.

Não é só a vitória que interessa. Quando, no sábado à noite (21h), o FC Porto receber o SKA Minsk, na primeira mão da segunda ronda de qualificação para a Taça EHF, é importante ganhar com uma boa vantagem, observa António Areia. O ponta sabe que os bielorrussos jogam rápido, mas está muito mais concentrado naquilo que a própria equipa poderá fazer, sem fugir ao estilo de jogo introduzido por Magnus Andersson.

Entrar forte também é solução para a equipa de basquetebol, que calca o piso do Dragão Caixa três horas antes, também no sábado, para receber o Imortal na primeira jornada da Liga. Pelo menos, esse é o projecto de Pedro Bastos, que quer deixar já uma boa imagem perante os adeptos. Vamos procurar fazer um bom jogo do primeiro ao último minuto, acrescenta o base.

04/10/18

Aconteceu a 4 Outubro 1998

Neste dia, o FC Porto deslocou-se a Alverca para somar três pontos na caminhada rumo ao Penta. A vitória, por 5-1, foi construída com golos de Zahovic, Jardel (dois), Capucho e João Manuel Pinto. Curiosamente, do lado contrário estava um jovem de 20 anos chamado Nuno Ribeiro, que quatro anos depois assinaria pelo FC Porto para se sagrar campeão nacional, da Europa e do mundo. Maniche, se preferirem.

Dragões Diário 04-10-2018

Missão cumprida. Num verdadeiro jogo de campeões, renhido do princípio ao fim, com oportunidades para os dois lados e os guarda-redes em bom plano, o FC Porto superiorizou-se ao Galatasaray, venceu por 1-0 e assumiu a liderança do grupo D da Liga dos Campeões. O único golo do encontro resultou da renovação de uma sociedade que já deu frutos: canto marcado por Alex Telles, finalização de Marega.

Uma vitória justa num jogo difícil. Foi assim, de forma clara e objetiva, que Sérgio Conceição caracterizou uma partida em que a etapa complementar foi particularmente boa: Estivemos muito acima da média no que diz respeito à posse e circulação de bola, e estivemos duas ou três vezes na cara do golo. O técnico, que dedicou os três pontos a Aboubakar, ainda assinalou que o apoio dos adeptos voltou a ser fundamental.

Em sintonia com o treinador, o capitão Herrera destacou que foi uma vitória importante, em que a equipa esteve à altura do jogo. Para Danilo, tratou-se de um triunfo saboroso, que serviu para mostrar que o FC Porto é favorito a vencer o grupo. Os laterais Maxi e Alex Telles sublinharam a qualidade da segunda parte dos Dragões.

No horizonte da equipa passar estar o clássico da sétima jornada da Liga, frente ao Benfica, no Estádio da Luz (domingo, 17h30). O regresso do grupo ao trabalho está marcado para às 11h00, com um treino no Olival.

Um golo sofrido no último lance do encontro impediu os Sub-19 de somarem os três pontos frente ao Galatasaray, em jogo da segunda jornada da UEFA Youth League. Numa partida em que foram superiores durante quase todo o tempo e em que desperdiçaram várias oportunidades claras de golo, os jovens Dragões acabaram por empatar a duas bolas, com golos de João Mário e Fábio Silva.

É austríaco, tem 32 anos e chega da Noruega: o guarda-redes Thomas Bauer é reforço da equipa de andebol. O internacional de 1,92m está feliz pelo novo desafio e ansioso por juntar troféus ao palmarés: Chego ao FC Porto com máxima ambição e motivação. Sinto-me honrado por ter sido escolhido para ajudar esta equipa a lutar pela conquista de títulos.

A agenda de hoje está bem preenchida para Jorge Nuno Pinto da Costa e os portistas de Albergaria-a-Velha. O presidente do FC Porto desloca-se mais logo a este concelho do distrito de Aveiro para ser recebido na Câmara Municipal, inaugurar uma nova casa do clube e participar num jantar-convívio com os adeptos.

03/10/18

Dragões Diário 03-10-2018

A Champions regressa esta noite ao Dragão e Sérgio Conceição está determinado a dar uma boa resposta, o que, por outras palavras, ainda as dele, é o mesmo que ganhar os três pontos. Mesmo sabendo que o Galatasaray é uma equipa recheada de jogadores com uma maturidade muito interessante, o propósito final assumido pelo treinador é dedicar a vitória a Aboubakar. Às 20h começa tudo a definir-se.

Danilo, que se sentou ao lado do treinador durante a conferência de imprensa, espera
um jogo intenso, difícil e com muitos duelos físicos para ganhar. Não sabe ainda se joga, mas, se o fizer, poderá ter que dividir muitos lances com Fernando, adversário que admira desde os tempos em que o brasileiro vestia a camisola do FC Porto. A esse propósito, fala de uma rivalidade saudável e do objetivo primordial de concluir o desafio na qualidade de vencedor.

Momentos antes, enquanto a equipa ultimava, no Olival, os pormenores do encontro da segunda jornada da Champions, os bilhetes para o clássico da Luz, da sétima ronda da Liga, esgotavam em cerca de duas horas no Dragão.

À noite, o FC Porto foi a Braga vencer o Arsenal da Devesa por 30 golos de diferença (50-20) em jogo da sexta jornada do Andebol 1, que pode também ter servido de ensaio para o encontro europeu de sábado, com o SKA Minsk, da segunda ronda de qualificação para a Taça EHF. Ontem, no Pavilhão Flávio Sá Leite, Victor Iturriza e Diogo Branquinho, ambos com oito golos, foram os melhores marcadores da partida.

02/10/18

Aconteceu a 2 Outubro 1955

Neste dia, o FC Porto de Yustrich deslocou-se ao Barreiro para enfrentar a CUF, após dois empates nas duas primeiras jornadas da Liga. E à terceira foi mesmo de vez: os Dragões venceram por 4-0, com golos de Jaburu (dois), Hernâni e Pedroto. A primeira vitória no campeonato marcou o arranque dos triunfos numa temporada que terminaria com a conquista da primeira dobradinha.

Dragões Diário 02-10-2018

Um grande jogo é o que Héctor Herrera espera da partida de amanhã frente ao Galatasaray, da segunda jornada da Liga dos Campeões. O capitão do FC Porto, que revela que Lucho González e Helton são os líderes do balneário que mais o inspiram, falou aos meios de comunicação da UEFA e deu conta do objectivo de chegar o mais longe possível na prova de clubes mais importante do mundo.

A preparação para o encontro frente ao campeão turco prosseguiu ontem no Olival, num treino vespertino com uma novidade no boletim clínico: João Pedro já complementa o trabalho de ginásio com treino condicionado. Para hoje, depois de uma última sessão de trabalho, está agendada a conferência de imprensa de Sérgio Conceição e de um jogador do plantel, que poderá acompanhar em directo no Porto Canal a partir das 13h.

Se amanhã vai assistir ao vivo ao regresso da Liga dos Campeões ao Estádio do Dragão, não deixe de consultar as informações úteis no site fcporto. E, sobretudo, não se esqueça: a hora da Champions mudou, por isso o apito inicial do árbitro inglês Michael Oliver está marcado para as 20h.

Após este encontro europeu o FC Porto regressa aos jogos da Liga portuguesa, e logo com um clássico frente ao Benfica, no Estádio da Luz (domingo, 17h30). Os bilhetes para essa partida estão à venda a partir das 10h de hoje na bilheteira nascente do Estádio do Dragão.

Depois do jogo com o Benfica segue-se nova pausa para encontros das selecções nacionais. Chidozie e Mbemba já sabem que foram convocados para representar a Nigéria e a República Democrática do Congo.

A equipa de Sub-19 também recebe amanhã o Galatasaray, em partida da segunda jornada da Youth League. Pedro Justiniano adverte que o rival tem uma boa equipa e que o jogo vai ser complicado, mas conta com o apoio dos adeptos para conquistar a vitória. Diogo Bessa corrobora que o jogo será difícil, mas recorda: Na época passada fizemos uma boa campanha, que agora queremos repetir.

É em Braga, frente ao Arsenal da Devesa, que a equipa de andebol vai procurar regressar às vitórias, mais logo, em jogo da sexta jornada da primeira fase do Andebol 1 (21h30, Porto Canal). Leonel Fernandes sabe bem qual terá de ser a atitude da equipa para conquistar o triunfo: Não podemos ir para lá com a mentalidade de que pode ser um jogo acessível. Temos de entrar com uma mentalidade forte e trabalhar para vencer o jogo.

01/10/18

Aconteceu a 1 Outubro 1945

Neste dia, Artur de Sousa Pinga anunciou o final da carreira como futebolista. O avançado madeirense, que chegara ao FC Porto, proveniente do Marítimo, em 1930, representou os Dragões durante 15 anos, venceu três Ligas portuguesas e dois Campeonatos de Portugal e revelou-se um verdadeiro ‘matador’ em frente às balizas. Ainda hoje, é dele o recorde de golos marcados em clássicos entre o FC Porto e o Sporting: oito.

Dragões Diário 01-10-2018

Ainda muitos portistas aproveitavam a manhã de domingo para descansar, após uma noite marcada pelos Dragões de Ouro, e já a equipa principal do FC Porto estava de regresso ao Olival para preparar o jogo com o Galatasaray (quarta-feira, 20h). No treino de ontem, Sérgio Conceição não contou com três atletas que integram o boletim clínico: Bazoer, João Pedro e Aboubakar.

Um dos protagonistas da gala que também serviu para assinalar os 125 anos do clube foi Diogo Leite, galardoado com o Dragão de Ouro de Atleta Jovem do Ano. O central deu uma entrevista à UEFA em que se apresentou ao mundo, deu conta dos objetivos da equipa na Liga dos Campeões e revelou quais são os antigos defesas portistas em que mais se inspira..

Depois das vitórias da equipa principal (na sexta-feira) e dos Sub-19 (no sábado), os dois escalões mais jovens do FC Porto completaram um fim de semana 100% vitorioso no que ao futebol diz respeito. Os Sub-17 bateram o Feirense por 3-0, em Santa Maria da Feira, com golos de Pedro Vieira, David Vinhas e Francisco Conceição. Os Sub-15 derrotaram o Coimbrões por 1-0, em V.N. Gaia, com um golo de Umaro Candé.

O Barcelona continua a ser uma besta negra para a equipa de hóquei em patins do FC Porto. Na final da Taça Continental, disputada ontem em Barcelos, os Dragões e os catalães chegaram ao final do prolongamento empatados a três bolas, mas a sorte acabou por voltar a sorrir aos atuais campeões europeus no desempate por penáltis (2-3). Os golos azuis e brancos foram marcados por Reinaldo García, Rafa e Hélder Nunes.

A selecção de goalball de Portugal alcançou a melhor marca de sempre no Campeonato da Europa B da modalidade, terminando a prova na quinta posição e assegurando a permanência naquela categoria. Este feito foi garantido com a colaboração de dois atletas do FC Porto: Fábio Oliveira e João Macedo.

30/09/18

Aconteceu a 30 Setembro 2009

Neste dia, o FC Porto também jogava o Grupo D da Liga dos Campeões. No Dragão, contra o Atlético de Madrid, de Diego Forlán e Kun Agüero, Falcao começou por resolver o jogo. Hulk arrancou, rematou, insistiu, mas foi o avançado colombiano que bateu David de Gea com um toque de calcanhar. Aos 82 minutos, Rolando fechou as contas: 2-0.

Dragões Diário 30-09-2018

Foi luz, foi cor, foi música, foi humor. Foi a gala dos Dragões de Ouro, que distinguiu 15 personalidades do universo portista e teve na entrega do prémio de Treinador do Ano um dos momentos mais altos, porque Sérgio Conceição não o quis só para ele e chamou ao palco todo o plantel e staff, antes de assumir e partilhar a responsabilidade colectiva de revalidar o título.

O discurso emocionado do presidente, na ponta final de uma noite em que o próprio disse ter vivido a história do clube no rosto daqueles que galardoou e nas imagens projetadas sobre o cenário do Coliseu, foi outro dos picos da gala sublinhado com uma frase forte: O FC Porto é eterno.

Tiquinho Soares, autor do único golo da vitória sobre o Tondela e MVP da partida, estava, obviamente, muito feliz no final do jogo e, mais tarde, durante a gala. Regressar, depois de quase dois meses de ausência, e resolver o jogo já perto do final também não era caso para menos. Mesmo reconhecendo, com todo o respeito que o adversário lhe merece, que a equipa tinha dado um massacre no Tondela. Agora, o brasileiro, que apontou o sexto golo do FC Porto saído do banco, só está focado em recuperar a 100 por cento.

Já a Aboubakar não resta outra opção. O avançado que Soares substituiu aos 64 minutos tem um longo caminho pela frente até atingir a recuperação plena. Frente ao Tondela, o camaronês fez uma rotura total do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno do joelho esquerdo, e ontem já foi operado.

A deslocação da nossa equipa de Sub-19 a Aveiro, para defrontar o Beira-Mar, acabou em goleada. Cinco golos sem resposta, apontados por cinco jogadores diferentes. O jogo é que era da sexta jornada. Marcaram Juan Pereira, Fábio Silva, Fábio Vieira, Ángel Yesid e Levi Faustino.

O FC Porto joga hoje (17h) a final da Taça Continental de hóquei em patins com o Barcelona, depois de ter afastado o Lleida nas meias-finais (5-3). Em Barcelos, Rafa fez um hat-trick e a equipa de arbitragem cometeu dois enormes disparates que mantiveram os catalães na discussão muito para além daquilo que a exibição das duas equipas merecia.

Numa final dramática, que perdia ao intervalo para a Académica, a equipa de pool feminino do FC Porto venceu pela primeira vez a Supertaça, com Vânia Franco e Kamila Kodoyeva a dar a volta ao resultado nas duas mesas e a vencer por 2-0. Vânia impôs-se a Inês Silva (5-3) e Kamila derrotou Sara Rocha (6-5).