13/11/09

"Hulk e Quaresma: olha que dois" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Ainda que por linhas tortas, o jornal italiano que ontem os juntou na mesma notícia até escreveu algo bem direitinho: Quaresma e Hulk estão cada vez mais parecidos. Trocar um pelo outro, como sugeria a tal notícia, e mesmo que não passe de um exercício de boataria, ajuda a atrelar a ideia das semelhanças, que já terá circulado pela cabeça de muitos adeptos portistas nos últimos jogos. Aliás, este Hulk mais recente fez com que alguns deles arrancassem os cabelos que tinham sobrado desde a partida de Quaresma. Um e outro são muitos talentosos, ninguém de perfeito juízo duvida, (e devo aqui confessar a minha enormíssima simpatia e tolerância por jogadores assim, de entretenimento puro) mas o sentido prático, é preciso reconhecer, não parece fazer parte da filosofia de nenhum dos dois. Agora que os juntaram na mesma notícia, Quaresma pode servir de lição-choque para Hulk: no futebol actual, jogadores assim, indiferentes aos outros, estão condenados à bancada. E é uma pena que Quaresma tenha passado o último ano sentado, em vez de sentar adversários. Isto quando depois de os sentar cruzava bem, claro.

12/11/09

"Hulk faz falta é animar a malta" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Os portistas depositam grandes esperanças nesta presença de Hulk na selecção do Brasil. Há os mais pragmáticos, que fazem esses depósitos em dinheiro, antecipando a valorização do avançado depois de jogar na "canarinha". E há os mais idealistas, que depositam as suas esperanças na motivação do jogador. Esses esperam que Hulk goste da experiência. Que goste tanto que faça questão de a repetir, quem sabe até de a prolongar até ao Mundial da África do Sul. Para conseguir convencer Dunga a levá-lo com ele perante a concorrência de avançados do calibre de Luís Fabiano ou Robinho, entre muitos outros, Hulk terá de ser o melhor Hulk possível no que resta de campeonato e não esta sombra que se tem arrastado pelos campos da Liga Sagres nos últimos tempos. E é precisamente desse Hulk heróico que o FC Porto precisa e que os adeptos mais idealistas do tetracampeão nacional esperam ver regressar ao Dragão no final da próxima semana, para atacar o segundo terço do campeonato.

09/11/09

Marítimo 1 Porto 0


O Marítimo venceu o Porto por 1-0 com um auto-golo de Rolando na passagem da meia hora de jogo. Foi um mau resultado aliado a uma péssima exibição. Há que mudar de atitude e de postura de jogo senão estamos tramados.