12/01/19

Aconteceu a 12 Janeiro 2008

Neste dia, o FC Porto recebeu o Braga na primeira jornada da segunda volta e venceu por 4-0, com um bis de Lisandro López e outros dois golos de Raul Meireles e Ernesto Farías. Aproveitando um empate do Benfica com o Leixões, a equipa de Jesualdo Ferreira aumentou a vantagem sobre o segundo classificado para 11 pontos. No final da época, os Dragões sagraram-se tricampeões nacionais com mais 20 pontos do que o Sporting, que ficou imediatamente atrás.

Dragões Diário 12-01-2019

Ainda não terminou a segunda semana do ano e já aí está o primeiro clássico de 2019. A partir das 15h30, o FC Porto enfrenta o Sporting, em Alvalade, no jogo que encerra a primeira volta da Liga, e o objectivo da equipa é claro: conquistar mais três pontos e aumentar a vantagem sobre o segundo classificado, pela quarta jornada consecutiva.

Perante um rival que luta pelos mesmos objectivos, Sérgio Conceição espera que o FC Porto tenha capacidade para entrar bem no jogo e tornar a história do encontro favorável. O treinador recorda que depois do clássico ainda haverá 51 pontos em disputa, por isso, aconteça o que acontecer, ninguém ficará excitado com a vantagem no fim da primeira metade do campeonato.
O plantel principal viajou ontem para a capital, mas antes realizou um último treino sem novidades em relação à situação clínica dos jogadores.

Este fim de semana, ao contrário do que tem acontecido nos últimos tempos, entram em acção todas as equipas dos escalões mais jovens do FC Porto. A equipa B recebe amanhã o Vitória de Guimarães B, os Sub-19 jogam daqui a pouco com o Gil Vicente, os Sub-17 enfrentam o Tondela ao mesmo tempo e os Sub-15 têm dérbi da Invicta com o Boavista.

As equipas de andebol e de goalball tiveram esta semana uma experiência diferente e treinaram em conjunto no Dragão Caixa durante uma hora e meia.

11/01/19

Aconteceu a 11 Janeiro 2003

Neste dia, a pouco mais de quatro meses de conquistar Sevilha e à 17ª jornada da Liga, o FC Porto foi a Alvalade num sábado para vencer o clássico. Com Mourinho no banco e Deco a bater o canto, Costinha fez o resultado (1-0) logo aos quatro minutos, com um remate acrobático.

Dragões Diário 11-01-2019

Sérgio Conceição, o melhor treinador de Dezembro para a Liga e o melhor treinador desde Junho de 2017 para nós, recebeu o prémio sem palavras nem cerimónias e voltou rapidamente ao trabalho para preparar o clássico de Alvalade, ainda sem Aboubakar, Otávio e Marius. Hoje sim, o treinador fala pelas 12h e lança o jogo de amanhã em conferência de imprensa.

A equipa de basquetebol do FC Porto chega amanhã aos Açores no melhor momento da época. A constatação é de Ferrán Ventura, que nem precisa de argumentar com as sete vitórias consecutivas para provar a tese e assumir, na projecção do jogo com o Terceira Basket, que os Dragões se apresentam como favoritos.

Duas horas mais tarde, às 18h, o hóquei em patins regressa a casa para receber o Valongo e com Hélder Nunes avisado sobre a garra do adversário - hoje uma equipa muito tática, acrescenta. A solução, aponta ele, é teoricamente simples: temos que fazer o nosso trabalho e ganhar o jogo. Agora só falta colocar o plano em prática.

10/01/19

Aconteceu a 10 Janeiro 2004

Neste dia, o FC Porto de José Mourinho foi à Mata Real bater o Paços de Ferreira por 2-0 e fechar a primeira volta da Liga de 2003/04 com 14 vitórias e três empates, que valiam uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado. O encontro ficou resolvido em apenas sete minutos, com golos de McCarthy aos 15’ e aos 22’.

Dragões Diário 10-01-2019

Ontem de manhã, enquanto no Estádio do Dragão esgotavam os bilhetes para o jogo de sábado com o Sporting, o plantel principal do FC Porto continuava no Olival a preparação para esse encontro. Os nomes de Aboubakar e Otávio permanecem inscritos no boletim clínico, apesar de ambos já realizarem treino condicionado e trabalharem no ginásio.

A notícia é quase repetida, as distinções também: Sérgio Conceição e Éder Militão foram, de novo, considerados o melhor treinador e o melhor defesa do mês da Liga portuguesa. Desta vez, do mês de Dezembro, em que o FC Porto somou por vitórias os quatro jogos que disputou no campeonato.

Os bilhetes para o jogo das meias-finais da Taça da Liga frente ao Benfica passam hoje a estar disponíveis para o público em geral. A venda decorre na bilheteira nascente do Estádio do Dragão e na FC Porto Store do Norteshopping.

O FC Porto B bateu ontem o Braga B por 1-0 e registou a quarta vitória nos últimos cinco jogos da Ledman LigaPro. Menos de uma semana depois de se ter estreado a marcar enquanto sénior frente ao Benfica B, João Mário assinou o golo da equipa de Rui Barros.

09/01/19

Aconteceu a 09 Janeiro 2013

Neste dia, João Moutinho resolvia da marca de penálti e já com o intervalo a chegar ao Dragão. Kieszek para um lado, bola para o outro, e o FC Porto vencia o Vitória de Setúbal (1-0) na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Dragões Diário 09-01-2019

Mais de 11 anos depois, Pepe voltou. Sorridente, emocionado, com um contrato de dois anos e meio e disposto a dar o melhor pelo clube que o formou e projectou. As palavras são dele, do central que reencontrou Casillas ao primeiro treino e que quer fazer parte da família e do clube que para ele continua a ser muito especial.

Ao contrário de Aboubakar e Otávio, Pepe participou ontem mesmo na preparação do clássico de Alvalade, ainda antes de concentrar uma série de elogios do presidente. Encantado com o entusiasmo do quádruplo campeão europeu, que resistiu à pressão de dois grandes clubes para poder jogar no FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa referiu-se ao central como uma mais-valia e, também por isso, se mostrou seguro da boa jogada que foi a contratação.

Por falar em Alvalade, tome nota: os bilhetes para o Sporting-FC Porto, da última jornada da primeira volta da Liga, são colocados hoje à venda.

O ciclo ainda em aberto de 18 vitórias consecutivas permitiu ao FC Porto de Sérgio Conceição igualar um recorde histórico, mas há outros números a reter da noite de segunda-feira no Dragão. O mais interessante de todos, dizemos nós, é aquele que reflecte a flutuação da vantagem sobre o segundo classificado em apenas três jornadas.

O empate com o Benfica no lado B do clássico não provocou danos profundos na confiança da equipa de Rui Barros, e Romário Baró até argumenta com um conjunto de resultados recentes para provar o crescimento. Por isso e por uma questão de ADN, o médio assume o projecto de entrar para ganhar, quando, às 15h de hoje, jogar em Braga a 16ª jornada da Ledman LigaPro.

08/01/19

Pepe regressa ao FC Porto

Pepe é reforço do FC Porto. O defesa-central assinou um contrato válido por duas épocas e meia, até 30 de Junho de 2021, e regressa desta forma ao clube portista, que representou entre 2004 e 2007.
Ao serviço dos Dragões, Pepe venceu a Taça Intercontinental em 2004, para além de dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. O internacional português saiu em 2007 para representar o Real Madrid, durante uma década, conquistando títulos como três Liga dos Campeões, dois Campeonatos do Mundo de Clubes e uma Supertaça Europeia.
O defesa-central, actualmente com 35 anos, sagrou-se igualmente Campeão da Europa pela seleção de Portugal, em 2016, sendo considerado pela UEFA o Homem do Jogo na final frente à França. Na última época e meia esteve ao serviço do Besiktas (Turquia). Agora, regressa ao FC Porto.

Aconteceu a 08 Janeiro 1995

Neste dia, houve dérbi da Invicta nas Antas à 16ª jornada do primeiro campeonato do ciclo do Penta. Frente ao Salgueiros, o FC Porto entrou a todo o gás e aos 21 minutos já vencia por 4-0, com golos de Domingos (dois), José Carlos e Yuran. Edmilson, que na temporada seguinte vestiria de azul e branco, ainda reduziu antes do intervalo, e na segunda parte houve um golo para cada lado (Miguel Simão assinou o 4-2 e Aloísio definiu o 5-2 final). Com este triunfo, o FC Porto mantinha a liderança da Liga em igualdade pontual com o Sporting. Quase cinco meses depois, a 7 de maio de 1995, os Dragões carimbariam a conquista do título com uma vitória em Alvalade.

Dragões Diário 08-01-2019

Aí vão 18. Aí vão seis. Aí vão três. Em jogo da 16ª jornada da Liga, o FC Porto venceu ontem o Nacional por 3-1, com dois golos de Brahimi e outro de Soares. A 18ª vitória consecutiva em todas as competições valeu aos líderes do campeonato o aumento para seis pontos da vantagem sobre o segundo classificado. Foi a terceira jornada seguida a ganhar terreno a quem corre imediatamente atrás.

Sérgio Conceição sabia bem que o Nacional é um adversário que gosta de jogar e ficou satisfeito com a capacidade da equipa para marcar três golos e manter a boa forma. Mesmo concedendo que o FC Porto não fez um jogo espectacular, o treinador considera que a vitória foi justíssima. As coisas têm corrido bem e é para continuar, como todos desejamos.

Para Brahimi, que marcou pelo terceiro encontro consecutivo em casa na Liga, este não foi um jogo fácil, mas os Dragões mereceram o triunfo e a ideia passa por continuar assim, fortes. Corona está de acordo e sublinha que é importante, frente a qualquer adversário, manter a concentração para alcançar o objectivo.

No horizonte do grupo passa a estar o jogo com o Sporting, que se realiza no sábado, às 15h30, em Alvalade. O regresso ao trabalho acontece já esta manhã, às 11h, no Olival.


Os bilhetes para o jogo das meias-finais da Taça da Liga frente ao Benfica, que se disputa em Braga a 22 de Janeiro, serão colocados à venda às 10h, na bilheteira nascente do Estádio do Dragão. A venda é exclusiva a sócios até amanhã, tornando-se acessível ao público em geral a partir de quinta-feira.
 
A seleção nacional de andebol ficou em terceiro lugar na Yellow Cup, que se realizou na Suíça, mas o melhor guarda-redes da competição foi um português nascido em Cuba e atleta do FC Porto: Alfredo Quintana.

07/01/19

Acontece a 07 Janeiro 1984

Neste dia, falece José Maria Pedroto, um dos treinadores mais carismáticos da história do FC Porto. Conquistou 2 Campeonatos, 3 Taças e 1 Supertaça.

Aconteceu a 07 Janeiro 2000

Foi neste dia que o arquitecto Manuel Salgado apresentou o projecto do novo estádio do FC Porto. Construído durante os anos seguintes, inaugurado a 16 de Novembro de 2003 e palco de um jogo oficial, pela primeira vez, a 7 de Fevereiro de 2004, o Estádio do Dragão acolheu os festejos de 24 títulos em menos de 15 anos de vida.

Dragões Diário 07-01-2019

Colegas no plantel que foi campeão nacional e europeu na segunda metade de 2003/04, Sérgio Conceição e Costinha enfrentam-se mais logo, no Estádio do Dragão, na condição de treinadores do FC Porto e do Nacional (21h15). O primeiro jogo em casa de 2019 servirá para definir a vantagem pontual sobre o segundo classificado com que os campeões nacionais partirão para a última jornada da primeira volta da Liga.

Os madeirenses chegam ao Porto após duas vitórias no campeonato, e Sérgio Conceição, que ontem dirigiu o último treino de preparação para este encontro, tem bem presente a qualidade do adversário: Esta talvez seja a melhor fase do Nacional na temporada, não só nos resultados, mas também na forma como tem estado dentro de campo. Perante isto, resta ao FC Porto assumir o protagonismo do jogo para ganhar.

Assumir o protagonismo do jogo foi o que fizeram ontem os Sub-17, que até entraram a perder no encontro com o Rio Ave, mas acabaram por dar a volta e vencer por 2-1. Os golos azuis e brancos foram marcados por Pedro Vieira e Nuno Ferras.

Aconteceu a 06 Janeiro 1957

Neste dia, no primeiro jogo nas Antas do ano civil de 1957, Jaburu, Zé Maria e Hernâni fizeram o resultado (3-0) do clássico com o Benfica e deram a liderança isolada ao FC Porto de Flávio Costa à 17ª jornada da Liga.

06/01/19

Dragões Diário 06-01-2019

Num Janeiro louco, com dois clássicos e pelo menos sete jogos - ao ritmo médio de um a cada quatro dias -, o Nacional é o adversário que se segue. A bola e a Liga regressam ao Dragão amanhã à noite (21h15), mas ontem, na preparação do encontro da 16ª jornada, Sérgio Conceição ainda não pôde contar com Aboubakar, Otávio, Brahimi e Bruno Costa.

Na versão B do clássico, o FC Porto entrou a perder frente ao Benfica, esteve a ganhar e acabou por permitir o empate já depois dos 90’, num desfecho penalizador nas palavras de Rui Barros. Em Pedroso, Marius e João Mário fizeram os golos dos azuis e brancos num empate que fechou um ciclo de três vitórias seguidas.

Nos escalões de formação, se os Sub-15 somaram a 17ª vitória consecutiva, com Umaro Candé, Joel Carvalho e José Macedo a apontar os golos da vitória (3-0) em Guimarães, os Sub-19 sofreram a primeira derrota (3-2) nas competições nacionais. Aconteceu em Braga e apesar do bis de Fábio Silva. A equipa de Mário Silva mantém, ainda assim, a liderança isolada da série.

Com uma segunda parte demolidora, 44 pontos saídos do banco, Will Sheehey a fazer 20 e Ferrán Ventura a converter cinco triplos em cinco tentados, a equipa de basquetebol do FC Porto quebrou a barreira das centenas e venceu a Ovarense no Dragão Caixa por 104-84.

Trinta minutos mais tarde, em Riba de Ave, a pouco mais de 40 quilómetros dali, a história repetiu-se no hóquei em patins. Um golo de Giulio Cocco levou o FC Porto em vantagem para o intervalo, mas foi na segunda parte que a vitória dos azuis e brancos (4-0) ganhou forma e volume. Marcaram Gonçalo Alves, Reinaldo García e Rafa, e a equipa de Gillem Cabestany regressou a casa com mais três pontos.