26/08/16

Aconteceu a 26 Agosto 1986

Neste dia, Paulo Futre estreia-se em jogos oficiais com a camisola do FC Porto, num jogo com o Rio Ave, para a primeira jornada do campeonato nacional. O FC Porto venceu por 3-0, com golos de Frasco, Vermelhinho e Gomes e Futre começava a ganhar espaço na equipa. O impacto do esquerdino foi enorme, enriquecendo um dos plantéis mais ricos da história do FC Porto e que no ano seguinte celebraria em Viena a Taça dos Campeões.

Leicester, Club Brugge e Copenhaga são adversários na Champions

​​O sorteio da fase de grupos da edição 2016/17 ​da Liga dos Campeões, realizado esta quinta-feira, no Forum Grimaldi, no Mónaco, colocou no caminho do FC Porto os ingleses do Leicester, os belgas do Club Brugge e os dinamarqueses do Copenhaga. As quatro equipas integram o grupo G da mais prestigiada competição de clubes do mundo, na qual os Dragões são recordistas de presenças (21), ao lado de Barcelona e Real Madrid.
Fundado em 1884, o Leicester sagrou-se pela primeira vez campeão inglês em 2015/16, à custa de uma sensacional campanha de 38 jogos, 23 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas. Foi o primeiro grande troféu de um palmarés de um clube que faz a estreia absoluta na Champions, tendo já disputado oito jogos nas competições europeias (quatro na então Taça dos Vencedores das Taças e outros tantos na Taça UEFA). O experiente treinador italiano Claudio Ranieri conta com um plantel composto por jogadores de 15 nacionalidades diferentes, entre os quais se destacam o argelino Riyad Mahrez ou o nigeriano Ahmed Musa.
O Club Brugge foi fundado em 1891 e venceu a Liga belga pela 14.ª vez em 2015/16, contando ainda no currículo com 11 Taças e 11 Supertaças, a última das quais conquistada em julho passado frente ao Standard Liège. Tal como os dinamarqueses, regista duas presenças na fase de grupos, que disputou pela última vez em 2005/06. O antigo guarda-redes do Benfica, Michel Preud’homme, é o treinador de uma equipa que já disputou quatro jogos do campeonato (duas vitórias e duas derrotas) e que ocupa atualmente o 47.º lugar no ranking da UEFA.
O Copenhaga é o clube mais jovem do grupo, tendo sido fundado em 1992 e é o atual campeão dinamarquês e detentor da Taça. No palmarés conta com 11 campeonatos, sete Taças e uma Supertaça, e disputou por três vezes a fase de grupos da Liga dos Campeões, a última das quais em 2010/11, época em que atingiu pela única vez na história os oitavos de final da prova. É treinado pelo norueguês Stale Solbakken que orienta um plantel que conta nas suas fileiras com 19 atletas nascidos na Dinamarca

Calendário
1.ª jornada (14 de setembro): FC Porto-Copenhaga
2.ª jornada (27 de setembro): Leicester-FC Porto
3.ª jornada (18 de outubro): Club Brugge-FC Porto
4.ª jornada (2 de novembro): FC Porto-Club Brugge
5.ª jornada (22 de novembro): Copenhaga-FC Porto
6.ª jornada (7 de dezembro): FC Porto-Leicester

Óliver Torres: "O meu objectivo foi sempre voltar"


Pouco mais de um ano depois, a camisola número 30 do FC Porto volta a ter o mesmo dono. Óliver Torres está de regresso ao FC Porto, a uma casa que considera como sua, onde viveu um dos melhores momentos da carreira e à qual quis sempre voltar, apesar de ter recebido propostas de outros clubes.
Em declarações exclusivas ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt, o médio espanhol, que foi recebido pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa​, agradeceu a confiança revelada pelo treinador Nuno Espírito Santo, a insistência da administração do clube na sua contratação e o carinho e apoio que os adeptos sempre lhe dedicaram e que espera retribuir com vitórias e alegrias.
Precisei de apenas um ano para me aperceber da grandeza do clube, fiquei apaixonado pela cidade, pelo clube e pelos adeptos. O meu objectivo foi sempre vir para cá, porque foi aqui que passei um dos melhores momentos da minha etapa desportiva, foi aqui que conheci uma parte de mim que ainda não tinha conhecido. Estou, por isso, muito contente e muito feliz por voltar a uma casa que considero como minha, disse o jogador novamente cedido pelo Atlético Madrid.
Eram vários os clubes interessados em contratar o centrocampista da Extremadura, mas, desde que tomou conhecimento da possibilidade de sair dos colchoneros, a sua vontade passou a ser uma só: Recebi ofertas de outros clubes, aos quais estou muito agradecido, mas desde o início que a minha vontade era regressar ao FC Porto e, se isso não se concretizasse, preferia continuar onde estava. Felizmente isso aconteceu e estou muito agradecido ao treinador pela confiança que depositou em mim e sobretudo pela insistência na minha contratação, tanto da parte o presidente Pinto da Costa como da parte do Antero Henrique.
Foi fácil chegar a um acordo, mas os últimos tempos foram difíceis e de alguma ansiedade: Dizia-se que eu não chegava a um acordo com o clube, que o Óliver colocava dificuldades e não é verdade, porque esperei quatro meses por uma chamada a dizer para voltar ao FC Porto, porque esse era o meu desejo. Quando me disseram que o acordo estava feito, foi um dos dias mais felizes da minha vida, voltei a sentir coisas que não sentia há muito e, como se pode ver, estou super feliz.
O coração de Óliver esteve sempre cá, até porque a família portista nunca o esqueceu. Saí do FC Porto com muita pena, mas nunca perdi a ligação com o clube. Continuei a receber mensagens da família portista, o que para mim era algo incrível. Nos momentos duros durante a última temporada, recebia mensagens de ânimo e de alento dos portistas. Por isso, não tinha dúvidas de que queria voltar, porque me sinto um jogador à FC Porto e que vai dar tudo pelo FC Porto. O centrocampista não esconde a vontade de começar a treinar, de se juntar aos novos companheiros.
Óliver esteve fora um ano, mas não deixou de acompanhar a actualidade dos Dragões, pelo que conhece bem o grupo que vai encontrar: É um grupo magnífico, competitivo, hermético, em que todos se ajudam. Fizeram uma grande exibição contra a Roma, mas agora temos que pensar em continuar a trabalhar, por que há muito por fazer e a época é muito longa. Temos que continuar assim, porque este é o caminho para sermos campeões, apontou o médio que vai envergar a camisola 30, que pediu para reservar por ser um número pelo qual nutre especial carinho.

Óliver Torres regressa ao dragão


O médio Óliver Torres está de volta ao FC Porto. Aos 21 anos, o criativo espanhol regressa a uma casa onde já foi feliz, depois de cumprir uma época por empréstimo (2014/15) ao serviço dos Dragões.
Dono de uma técnica e visão de jogo acima da média, Óliver, então com 19 anos, assumiu-se como uma das principais figuras da equipa azul e branca e também um dos favoritos dos adeptos portistas.
O espanhol terminou a temporada com 40 jogos disputados e sete golos marcados. Depois do inevitável regresso ao Atlético de Madrid, Óliver volta em 2016 à cidade Invicta, de novo por empréstimo, desta vez com a duração de uma época e meia, com os Dragões a ficarem com a opção de compra.
A qualidade do espanhol representa um importante reforço para o sector intermédio da equipa de Nuno Espírito Santo, ao mesmo tempo que o Dragão vê regressar um dos jogadores mais acarinhados das últimas temporadas.

22/08/16

Aconteceu a 22 Agosto 2001

Quarta-feira, no Estádio Hardturm, em Zurique, na Suíça: o FC Porto defronta o Grasshopper com o objetivo de retificar o empate a dois golos que se verificara nas Antas, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Missão cumprida: vitória por 3-2. Clayton marcou o primeiro golo, Capucho fez o segundo ainda na primeira parte. Deco apontou, já perto do fim, o terceiro, que carimbava mais uma presença na fase de grupos da competição e que os dois golos tardios dos helvéticos não foram capazes de ameaçar.