18/08/18

Aconteceu a 18 Agosto 1996

Neste dia, Sérgio Conceição estreou-se em jogos oficiais pela equipa principal do FC Porto. Nas Antas, frente ao Benfica, os Dragões começavam a disputar uma Supertaça Cândido de Oliveira que seria decidida a duas mãos. Na primeira, houve uma vitória azul e branca pela margem mínima, graças a um golo de Domingos. Foi nesse jogo que Sérgio Conceição entrou aos 66 minutos, para o lugar de Edmílson, e arrancou um percurso na equipa que incluiu 89 jogos e 11 golos. Na segunda mão, na Luz, os Dragões venceram por 5-0 e confirmaram com estrondo a conquista do troféu.

Dragões Diário 18-08-2018

O Conselho de Administração da SAD do FC Porto emitiu ontem um comunicado sobre o processo disciplinar aberto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a Brahimi, em que sublinha que parecem estar a surtir efeito os números mediáticos protagonizados pelo Benfica. A Administração conclui que para o clube da Luz defender a indústria do futebol não tem que ser necessariamente defender a verdade desportiva.
 
Empenhado em ultrapassar todos os obstáculos que lhe vão sendo colocados pelo caminho, o plantel do FC Porto voltou ontem a treinar no Olival, onde prepara o encontro de amanhã com o Belenenses (18h30, no Jamor). Para hoje, está reservada uma nova sessão de trabalho, a que se seguirá a conferência de imprensa de Sérgio Conceição que poderá acompanhar em directo no Porto Canal (12h).
 
Entretanto, os jogadores do FC Porto continuam a alcançar maior reconhecimento lá fora do que em Portugal. Felipe, defesa central dos Dragões desde 2016, foi ontem convocado para representar a selecção do Brasil nos encontros particulares com os Estados Unidos da América e El Salvador, que se disputam em Setembro.
 
Antes disso e depois do jogo com o Belenenses, o FC Porto recebe o Vitória de Guimarães no Dragão (25 de Agosto, 21h00). Se pretende estar presente, aproveite os últimos 3000 bilhetes disponíveis nos locais habituais.
 
Desportivo de Chaves e Varzim, no Dragão, e Belenenses, no Jamor, serão os adversários do FC Porto na terceira fase da Taça da Liga. Os jogos arrancam a 16 de Setembro.
 
A equipa de Sub-17 estreia-se no domingo no Campeonato Nacional de Juniores B, frente à Académica (11h00, Porto Canal). O treinador Tulipa e o avançado João Pinto encaram com ambição a nova temporada, que projectaram em declarações exclusivas ao Porto Canal.
 
Carla Oliveira e Pedro da Clara, atletas do FC Porto em representação da seleção de Portugal, ficaram pela fase de grupos do Campeonato do Mundo de Boccia, que decorre em Liverpool. Na categoria de par BC4, juntamente com Nuno Guerreiro, os dois Dragões venceram a Alemanha e o Japão, perderam com a Inglaterra e foram eliminados devido à diferença de pontos.

17/08/18

Dragões Diário 17-08-2018

Domingo há jogo, mas no treino de ontem não houve Diogo Costa, Danilo, Mbemba e Soares. Os quatro nomes preenchem o boletim clínico enquanto os restantes preparam a deslocação ao Jamor, onde vão defrontar o Belenenses, em encontro da segunda jornada da Liga. O campeão volta a treinar esta amanhã, outra vez no Olival.

Muda a época, mantém-se a filosofia. Por isso mesmo, o treinador Mário Silva projeta a estreia no campeonato nacional de Juniores A a pensar numa entrada forte e, obviamente, na conquista dos três pontos. O adversário é o Vitória de Guimarães e o médio Afonso Sousa garante que a equipa vai estar preparada. Sábado, às 11h, no Olival, o jogo tem transmissão em directo no Porto Canal.

Também no sábado, mas seis horas depois e em Pedroso, será a vez do FC Porto B. A equipa de Rui Barros recebe o Farense, em encontro da segunda jornada da Ledman LigaPro, e Rúben Macedo promete concentração absoluta para conseguir a primeira vitória na prova e responder à derrota sofrida no Estoril. O Porto Canal também vai lá estar.

A equipa do sueco Magnus Andersson, que prepara a estreia no Andebol 1, abriu as portas à comunicação social e o projecto de recuperar o título de campeão nacional foi a ideia mais repetida ao longo do Media Day. O fcporto.pt ouviu Leonel Fernandes, Yoan Balázquez e Alexis Borges, e confirmou o objectivo assumido de voltar a fazer história.

14/08/18

Aconteceu a 14 Agosto 1950

Neste dia, Dias dos Santos conquistou a segunda Volta a Portugal consecutiva com a camisola do FC Porto.

Dragões Diário 14-08-2018

Após dois dias de mais do que merecida folga, o plantel principal do FC Porto regressa esta tarde aos treinos para preparar o terceiro jogo oficial da temporada, que se disputa no domingo frente ao Belenenses. O objetivo para esse dia é manter o registo 100 por cento vitorioso que já valeu a conquista de um título e a entrada com o pé direito na Liga.

Ao contrário do costume, desta vez o FC Porto enfrentará o Belenenses no Estádio Nacional, em Oeiras, e não no Restelo, em Lisboa. Os bilhetes para a partida da segunda jornada continuam disponíveis na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão e na Casa do FC Porto – Os Dragões de Lisboa. Para além disso, nos locais habituais, estão também à venda entradas para a receção ao Vitória de Guimarães (25 de agosto, 21h).

13/08/18

Dragões Diário 13-08-2018

Depois do triunfo em 2017, Raúl Alarcón confirmou o ontem “bis” na Volta a Portugal ao vencer a 80.ª edição da maior prova velocipédica portuguesa. No último dia de competição, que contemplou um contrarrelógio individual em Fafe, o ciclista espanhol controlou tranquilamente o andamento dos principais rivais para concluir a prova com 1m03s de vantagem sobre Joni Brandão, que foi o segundo da geral.

No final da etapa o alicantino foi parco em palavras devido à emoção de voltar a subir ao lugar mais alto do pódio. Visivelmente feliz, Alarcón dedicou o triunfo à equipa vencedora, que disse ter dado mais uma resposta positiva quando muitos diziam que estava menos forte. Sem problemas em falar mostrou-se o sempre atento e presente presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que lembrou o sucesso da parceria entre a pentacampeã W52 e o FC Porto.

Ainda sobre a estreia na Liga e do triunfo esclarecedor sobre o Desportivo de Chaves, no sábado, há que salientar as declarações de Vicent Aboubakar. O avançado mostrou o caminho para a estreia perfeita, apontando os dois primeiros golos do FC Porto neste campeonato, e, após a partida, destacou o coletivo como a grande força dos Dragões.

Além dos cinco golos marcados ao Chaves e dos muitos momentos de bom futebol, há mais números que merecem toda a atenção após o jogo da primeira jornada do campeonato. Neste artigo pode ver uma compilação dos mais importantes, que dizem bem do que foi uma vitória em toda a linha dos azuis e brancos.

A equipa de Sub-15 venceu o torneio Allianz Cup, disputado em Frankfurt, na Alemanha. Os Dragões venceram os 10 jogos que fizeram na prestigiada prova de pré-época, tendo marcado 23 golos e sofrido apenas um. No jogo decisivo impuseram-se ao Bayern Munique, por 2-0.