01/05/21

Aconteceu a 01 Maio 1984

A caminhada tinha começado com José Maria Pedroto no banco, mas quando o FC Porto jogou em Oeiras neste dia já era António Morais quem ocupava o lugar do Mestre. Frente ao Rio Ave de Mourinho-pai, Sousa não demorou a colocar os Dragões em vantagem na conversão de um livre direto. Ao intervalo já parecia tudo resolvido, depois de golos de Gomes e Vermelhinho. Na segunda parte, ficou definido o 4-1 final, com Sousa a bisar. Esta era a quinta Taça de Portugal da história do FC Porto, todas com a marca de Pedroto – que tinha vencido as duas primeiras como jogador e as duas seguintes como treinador – e a primeira de Jorge Nuno Pinto da Costa na qualidade de presidente do clube.


Dragões Diário 01-05-2021

O jogo estava de longe de ser fácil e várias circunstâncias – da suspensão de Sérgio Conceição à valia e situação classificativa do adversário – tornavam-no mais difícil, mas um FC Porto sério e ambicioso deu uma resposta à altura e venceu o Famalicão por 3-2. Toni Martínez, Mehdi Taremi e Marko Grujic marcaram os golos azuis e brancos.
 
Depois de liderar a equipa a partir do banco, também foi Vítor Bruno quem compareceu perante a comunicação social para sublinhar a atitude dos campeões nacionais: Em nenhum momento olhámos para o adversário com um sorriso. O treinador-adjunto explicou com detalhe a prestação da equipa nas diferentes fases do encontro e enunciou um princípio que considera importante para quem entra em campo e que muitas vezes – acrescentamos – até é desvalorizado por quem observa os jogos: A arte de defender é tão bonita como a arte de atacar.
 
Toni Martínez e Marko Grujic revelaram-se satisfeitos por terem marcado, mas ambos valorizaram, acima de tudo, a prestação do colectivo e a conquista dos três pontos. O médio sérvio considerou mesmo o resultado muito importante, enquanto o avançado espanhol alertou que até ao fim do campeonato todos os jogos vão ser difíceis, mas nem por isso os jogadores vão deixar de dar tudo para ganhar cada um deles.

O próximo é já na quinta-feira, em Lisboa, frente ao Benfica, e poderá começar a ser preparado ao final desta manhã, a partir das 12h, no Olival. Pela mesma altura, será reavaliada a condição física de Tecatito Corona, que ontem foi substituído ao minuto 17 depois de sofrer um traumatismo na perna esquerda.

A formação de basquetebol perdeu na Madeira por 86-79 e não aproveitou a oportunidade de fechar a qualificação para as meias-finais do campeonato – numa eliminatória disputada à melhor de cinco, tem neste momento uma vantagem de 2-1. O quarto jogo da série está agendado para amanhã, a partir das 11h30, também no pavilhão do CAB.

30/04/21

Aconteceu a 30 Abril 1978

Neste dia, o FC Porto de José Maria Pedroto recebia e goleava o Varzim (5-1), no Estádio das Antas, com Fernando Gomes a assinar um hat-trick e António Oliveira a coroar uma exibição de gala com um bis. Com os três golos apontados, Fernando Gomes chegava aos 21 no campeonato e ainda viria a somar mais quatro até ao final, com destaque para os dois no jogo do título, frente ao SC Braga (4-0), também nas Antas. Foi, claro está, o melhor marcador da prova e do campeão nacional, que o voltava a ser 19 anos depois.


Dragões Diário 30-04-2021

O escândalo de Moreira de Cónegos continua bem vivo na nossa memória, mas esta noite há mais um jogo importante para ganhar, ganhar ou ganhar. A partir das 21h15 (Sport TV), o FC Porto regressa ao Estádio do Dragão para defrontar o Famalicão em partida referente à 30ª jornada do campeonato. Foi precisamente com o foco na receção aos famalicenses que o plantel portista voltou a trabalhar ontem no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, ainda com quatro nomes no boletim clínico.
 
A Liga Portugal 2 caminha a passo acelerado para o final e o FC Porto B continua a luta pela permanência com todas as forças, pois a matemática diz que é algo perfeitamente ao alcance da equipa comandada por António Folha. Depois da derrota difícil de digerir na jornada anterior, em Aveiro, os bês portistas querem conciliar o regresso a casa com o regresso às vitórias na recepção ao Cova da Piedade (sábado, 15h), referente à 31ª ronda da prova. A luta vai ser até à última jornada, perspectivou Rodrigo Conceição.

O FC Porto pode qualificar-se já hoje para as meias-finais dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, mas para isso precisa de vencer o CAB Madeira, no Funchal, no terceiro jogo da eliminatória referente aos quartos de final, disputada à melhor de cinco. Na projecção do encontro que tem início marcado para as 18h30, o extremo Larry Gordon afirmou que os Dragões são a melhor equipa e garantiu que toda a gente está focada em ganhar e fechar a série. Na Invicta, o FC Porto venceu por 105-53 e por 77-64.

No fim de semana que aí vem não há andebol, mas há hóquei em patins e o FC Porto pode desde já reservar um lugar nas meias-finais do Play-off do campeonato. Para isso, terá de vencer a Juventude de Viana, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, no segundo jogo dos quartos de final, disputados à melhor de três. Por isso, o guarda-redes espanhol Xavier Malián defendeu que os azuis e brancos encaram este encontro, agendado para amanhã às 12h, como uma final. No Dragão Arena, o FC Porto venceu por 8-1.

O FC Porto-Famalicão desta noite tem os habituais pré e pós-match a partir das 20h. Tudo para acompanhar na FC Porto TV e no Porto Canal.

29/04/21

Aconteceu a 29 Abril 1956

Neste dia, deu-se o primeiro passo para a conquista da primeira dobradinha da história do FC Porto. No Estádio das Antas, na última jornada do campeonato, o FC Porto venceu a Académica (3-0) com um golo de Hernâni, de grande penalidade, e um bis de Teixeira, e ganhou o sprint final ao Benfica, tendo ficado em primeiro lugar, com os mesmos 43 pontos dos lisboetas, mas com vantagem no confronto direto por ter ganho nas Antas (3-0) e empatado na Luz (1-1). Um mês depois, no Jamor, Hernâni viria a resolver a final da Taça de Portugal frente ao Torreense (2-0) e Yustrich, o treinador brasileiro que proibiu cartas, cigarros, cerveja e cabelos compridos, viria conquistar, pela primeira vez na história azul e branca, o campeonato e a Taça de Portugal na mesma temporada.


Dragões Diário 29-04-2021

Não é normal um jogo em que ficam por marcar três penáltis escandalosos a favor da mesma equipa. Foi assim que Jorge Nuno Pinto da Costa deu voz à revolta do clube perante o Moreirense-FC Porto da passada segunda-feira, que fez títulos na comunicação social nacional como Dragão espoliado a triplicar e que, mesmo com a unanimidade da crítica quanto aos seus lances capitais, ditou um castigo de 21 dias de suspensão para Sérgio Conceição.
 
A propósito da expulsão do técnico portista, o presidente do FC Porto acrescentou que o que ele disse e que motivou o cartão vermelho foi: Ó Hugo, dois penáltis! As palavras que levaram o Hugo Miguel a dar o vermelho ao Sérgio Conceição foram estas. Ele só falou em dois, mas foram três penáltis, e rematou: O Sérgio Conceição, como todos os portistas, tem o direito à indignação.

Pinto da Costa deixou ainda a garantia de que, durante o dia de hoje, o FC Porto vai recorrer do castigo para o plenário do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e expressou a vontade de ter o mesmo tratamento que o Sporting, no caso em que o treinador do Sporting foi castigado num dia e o plenário reuniu no dia seguinte.

Quanto ao sucedido no exterior do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o líder máximo dos Dragões referiu que não viu qualquer agressão e deixou claro que, em relação a qualquer ato de violência, o FC Porto, como eu, censura, rejeita e não aceita. Sou contra a violência. Por fim, numa análise sucinta ao que foi a conduta arbitral do confronto da 29ª jornada, Pinto da Costa, de forma perentória, concluiu: Se eu pensasse que este procedimento é normal, nesse dia deixava o futebol.
 
Os Dragões prosseguiram a preparação para a receção ao Famalicão (sexta, 21h15, Sport TV), que será dirigida por Nuno Almeida. No boletim clínico, figuraram Mbaye (treino integrado condicionado), Mbemba (tratamento), Zaidu (treino integrado condicionado) e Tecatito Corona (tratamento). O FC Porto voltou a treinar esta manhã no Olival.

O Moreirense-FC Porto, da passada segunda-feira, ficou marcado na memória de todos os que o disputaram ou assistiram. Para Manafá e Taremi, o jogo da jornada 29 do campeonato teve ainda mais significado. O lateral direito cumpriu o seu 100º jogo na Liga NOS, uma marca que foi, em grande parte, atingida ao serviço do FC Porto (66 jogos). Já o avançado iraniano, com o golo que marcou frente aos cónegos, alcançou Sérgio Oliveira como máximo goleador azul e branco nesta época, em todas as competições, com 19 tentos apontados. Este foi ainda o 40º golo de Taremi por equipas portuguesas, já que, além de ter facturado 19 vezes pelo FC Porto, o havia feito 21 vezes pelo Rio Ave.

A Soccersoul esports, parceira do FC Porto, celebrou ontem o seu primeiro aniversário no mundo do desporto virtual. Em declarações ao Porto Canal e à FC Porto TV, Hélio Martins, representante da empresa, garantiu que é um motivo de orgulho e é muito gratificante, ao final de seis meses, a eFC Porto Soccersoul já ter vencido o primeiro troféu – a Supertaça eLiga Portugal – com Bruno Almeida e Rafa Monteiro ao comando. O responsável deixou ainda a promessa de muito trabalho e de continuar a conquistar troféus, um requisito obrigatório para a nação azul e branca.

Mais logo, não perca um novo episódio do Azul Porto. Miguel Marques Monteiro vai receber Move Mind, o streamer mais visto em Portugal.

28/04/21

Aconteceu a 28 Abril 2011

Neste dia, Falcao afundou o submarino amarelo na travessia rumo a Dublin. O Estádio do Dragão acolheu a primeira mão das meias da Liga Europa entre o FC Porto e o Villarreal. Os portistas até foram para o intervalo em desvantagem, graças a um golo de Cani, mas na segunda parte El Tigre voltou esfomeado. Em 45 minutos, Radamel Falcao marcou um póquer e dizimou por completo as esperanças espanholas. Primeiro de penálti – antes do compatriota Guarín consumar a reviravolta -, depois a passe de Hulk e de seguida com duas grandes cabeçadas, o colombiano fez a vida negra a Diego López e assinou quatro dos 17 golos que lhe valeram a entrada direta no livro do Guinness.

 

 

Dragões Diário 28-04-2021

Por mais que a tentem abafar, a arbitragem da dupla Hugo Miguel/António Nobre na vila dos Cónegos fica para a história. Em mais uma noite negra para o que resta da credibilidade do futebol português, o FC Porto foi gravemente prejudicado e viu três grandes penalidades serem-lhe sonegadas: uma sobre Pepe ainda na primeira parte, outra – de bradar aos céus – sobre Francisco Conceição já na segunda e, por fim, uma sobre Luis Díaz, imediatamente arrastada para fora da área e transformada em pontapé de livre.
 
Além disso, aquele que seria o golo da vitória dos Dragões foi invalidado por suposta posição irregular de Toni Martínez. O adiantamento de 10 centímetros do espanhol foi calculado com base em imagens impercetíveis, captadas por câmaras posicionadas em ângulos que não permitem esclarecer coisa nenhuma num estádio onde não estão reunidas as condições mínimas para tomar decisões tão rigorosas e cruciais no desfecho de um campeonato.
 
Horas depois do revoltante empate no Minho, o coletivo portista voltou ao Olival para dar início à preparação para a ronda 30 da Liga (sexta-feira, 21h15). Alvo de um quinto amarelo muito questionável diante do Moreirense, Pepe é baixa confirmada na recepção ao Famalicão. Já os nomes de Mbemba e de Corona passaram a figurar no boletim clínico. O congolês e o mexicano sofrem de fadiga muscular, enquanto que Zaidu e Mbaye permanecem em regime de treino integrado condicionado.

Quarta-feira é dia Vencedores Como Sempre e o convidado de hoje é Tó Ferreira. A partir das 21 horas tem início a transmissão da grande entrevista à lenda do basquetebol azul e branco. Nascido na Invicta, António Joaquim Mendes Ferreira foi um base/extremo que representou as nossas cores no final da década de 70 e durante grande parte dos anos 80. Sagrou-se duas vezes campeão nacional, venceu três Taças de Portugal, uma Supertaça e, em 2007, foi eleito pelo treinador Jorge Araújo para o melhor cinco da história dos Dragões. Recentemente esteve à conversa com Rui Cerqueira e pode vê-la mais logo na FC Porto TV e no Porto Canal.

27/04/21

Aconteceu a 27 Abril 1988

Neste dia, numa época em que já tinha vencido a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental e em que tinha o campeonato muito bem encaminhado, o FC Porto também ambicionava conquistar a Taça de Portugal. Frente ao Espinho, nas Antas, os azuis e brancos tiveram de esperar pela segunda parte para festejar o primeiro golo, da autoria de André. 20 minutos mais tarde, foi Rui Barros quem marcou o segundo, finalizando com um chapéu uma fabulosa jogada individual. Pouco depois de o Espinho reduzir, Celso fechou o resultado com um livre impressionante, que pode rever aqui. Os Dragões seguiam em frente rumo a Oeiras.


Dragões Diário 27-04-2021

O Moreirense-FC Porto de ontem pode muito bem ser explicado através de um único lance: ao minuto 81, Francisco Conceição foi atropelado na área do Moreirense. O árbitro Hugo Miguel nada assinalou. O videoárbitro António Nobre, confortavelmente instalado, com acesso a imagens que não deixam margem para qualquer dúvida, não interveio. Um penálti indiscutível ficou por marcar – em linha com o que já se tinha passado antes e com o que ainda viria a acontecer depois.
 
O que torna este lance ilustrativo do que foi a globalidade do jogo que terminou empatado a uma bola é, por isso, o facto de não ter sido caso único. A última jogada do encontro, uma falta sobre Luis Díaz cometida já dentro da área, resultou apenas em livre direto. E muito mais haveria a discutir, desde um toque de Abdoulaye na perna de Pepe, também dentro da área, num lance em que o central do Moreirense não jogou a bola, até à fiabilidade da colocação de linhas para descortinar um alegado fora de jogo de dez centímetros - que invalidou o 1-2 marcado por Toni Martínez já depois dos 90 - num estádio com as características do de Moreira de Cónegos.
 
O que se passou ontem, por azar ou incompetência do árbitro e, especialmente, do videoárbitro, foi um grave atentado à verdade desportiva, que teve como consequências directas a perda de dois pontos pelo FC Porto e o alargamento para seis da distância para o primeiro classificado. Não há cortina de fumo que o possa mascarar: a actual classificação da Liga é uma mentira.

Para se manter a par da actualidade do FC Porto e do desporto nacional, a FC Porto TV e o Porto Canal proporcionam-lhe hoje duas transmissões em directo: às 19h45, arranca o Flash Porto; às 21h, vai para o ar o Universo Porto da Bancada.

26/04/21

Aconteceu a 26 Abril 1998

Neste dia, a tarde era de dérbi com o Boavista e o FC Porto entrava em campo a precisar de apenas um ponto para conquistar o primeiro tetracampeonato da história do clube. Sérgio Conceição, com um belo remate de fora da área, inaugurou o marcador no Estádio das Antas e deu vantagem aos azuis e brancos, vantagem essa que seria ampliada na etapa complementar por Paulinho Santos, da marca de penálti. Martelinho reduziu para o Boavista antes de Zahovic aumentar para 3-1, mas seria o ex-Dragão Timofte, na altura ao serviço dos boavisteiros, a estabelecer o resultado final que permitia ao FC Porto festejar mais um título nacional. Após o encontro, o saudoso Hernâni Gonçalves parecia adivinhar o feito ainda hoje inédito em Portugal que o FC Porto conseguiria na época seguinte: Viva o Penta!

 


Dragões Diário 26-04-2021

A distância que nos separa da liderança do campeonato tem encurtado com o tempo e Sérgio Conceição já sublinhou mais do que uma vez que o FC Porto não se pode dar ao luxo de perder mais pontos. Na projecção do encontro desta noite em casa do Moreirense (21h15, Sport TV), relativo à 29ª jornada da Liga, o treinador portista apontou à oitava vitória consecutiva na principal competição nacional: Estamos concentrados e focados no nosso dever, que é ganhar os três pontos, garantiu Sérgio Conceição, que acredita no título até que matematicamente seja impossível.
 
Foi precisamente com o foco no importante jogo de mais logo que o FC Porto trabalhou durante a manhã de ontem no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. No boletim clínico dos Dragões continuam a figurar os nomes de Mbaye e Zaidu, mas o lateral esquerdo nigeriano caminha para a recuperação total: Melhorou bastante, não sabemos se vai estar apto para o jogo, porque é um problema muscular. Mas já está bastante melhor, se não estiver apto neste jogo estará no próximo, revelou Sérgio Conceição na conferência de imprensa.
 
Reduzido a dez jogadores desde os 29 minutos na sequência de um cartão vermelho directo discutível mostrado a João Marcelo, o FC Porto B deu o que tinha e o que não tinha, foi melhor do que o adversário e criou diversas oportunidades para marcar, mas saiu do Estádio Municipal de Aveiro com uma derrota frente ao Académico de Viseu, por 1-0, na 30ª jornada da Liga Portugal 2. A permanência continua perfeitamente ao alcance da equipa comandada por António Folha, que na 31ª ronda recebe o Cova da Piedade no Estádio de Pedroso (sábado, 1 de Maio, 15h).
 
O FC Porto está a uma vitória de se qualificar para as meias-finais dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de voltar a bater o CAB Madeira (77-64), no Dragão Arena, no segundo jogo da eliminatória referente aos quartos de final, disputada à melhor de cinco. O trio de norte-americanos formado por Garrett Nevels (18 pontos), Eric Anderson Jr (16 pontos) e Jalen Riley (11 pontos) esteve em plano de destaque no colectivo azul e branco. O terceiro jogo, que pode colocar o FC Porto nas meias-finais, está agendado para a próxima sexta-feira (18h30), na Madeira.
 
Joni Brandão somou a primeira vitória como ciclista da W52-FC Porto-Reconco ao triunfar na Clássica Aldeias do Xisto (142,1 quilómetros), que se realizou ontem entre a aldeia de Benfeita, em Arganil, e a aldeia do Fajão, na Pampilhosa da Serra. No VII Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, Carlos Pinto e Ana Barbosa, atletas do FC Porto, bateram, respectivamente, os recordes nacionais nos 100 metros bruços e nos 400 metros livres. Também durante o fim de semana, o Dragão Arena recebeu a segunda jornada do campeonato nacional de equipas em ténis de mesa adaptado.
 
Ontem celebrou-se o 25 de Abril e a FC Porto TV não passou ao lado da efeméride, como pode ver no trabalho do Tiago Marques: A revolução que mudou o futebol.

25/04/21

Aconteceu a 25 Abril 1984

Neste dia, o FC Porto estreava-se a qualificar-se para uma final europeia, na Taça das Taças. Em Aberdeen, Vermelhinho correu pela ala direita e finalizou com um chapéu, que deu a vitória na Escócia por uma bola a zero, o mesmo resultado que já se havia verificado nas Antas, na primeira mão. Os Dragões impediram, desta forma, a equipa de Alex Ferguson revalidar o título conquistado na época anterior, e seguiram para Basileia, onde, três semanas depois, defrontaram a Juventus.


Dragões Diário 25-04-2021

O FC Porto prosseguiu, na manhã de ontem, a preparação para o jogo frente ao Moreirense (segunda, 21h15, Sport TV), da 29ª jornada da Liga. No boletim clínico azul e branco mantiveram-se Mbaye (treino integrado condicionado) e Zaidu (treino condicionado). Os Dragões voltaram ao trabalho de manhã e Sérgio Conceição fez a conferência de imprensa no final.

Às 15h (FC Porto TV/Porto Canal), o basquetebol azul e branco entrou em acção no segundo jogo dos quartos de final dos Playoffs da Liga. Depois de ter vencido o CAB Madeira no jogo inaugural da eliminatória (105-53), Moncho López, em antevisão à partida deste domingo, novamente frente aos madeirenses, referiu que o FC Porto tem de voltar a aproveitar o factor casa, fazer um bom jogo e ganhar.
 
A equipa de hóquei em patins goleou a Juventude de Viana no Dragão Arena (8-1) e colocou-se em vantagem nos quartos de final do Play-off do campeonato nacional. Gonçalo Alves e Rafa estiveram em destaque, tendo ambos bisado, num jogo em que Giulio Cocco, Carlo Di Benedetto, Poka e Reinaldo García também fizeram o gosto ao stick. Com este triunfo, os portistas estão a duas vitórias de se apurarem para as meias-finais do Nacional de hóquei em patins.
 
O andebol azul e branco continua invicto na Liga. Ao final da tarde de ontem, após uma homenagem marcante por parte do Belenenses a Alfredo Quintana, com a entrega de uma coroa de flores ao capitão Daymaro Salina, os portistas receberam e venceram o conjunto de Belém (42-27), num jogo em que Victor Iturriza esteve em destaque, ao marcar oito golos. Os Dragões são líderes do campeonato com 75 pontos, numa altura em que o campeonato vai parar para os jogadores seguirem para as selecções nacionais.

Amanhã volta a entrar em campo o FC Porto. Os Dragões deslocam-se a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense, em jogo da 29ª jornada do campeonato (21h15, Sport TV).