06/04/19

Aconteceu a 06 Abril 1997

Neste dia, o FC Porto reforçou a candidatura ao tricampeonato com uma vitória por 3-0 sobre o Sporting de Espinho, com golos de Fernando Mendes e Jardel (dois). O título seria confirmado pouco mais de um mês depois, com um triunfo em Guimarães por 4-0.

Dragões Diário 06-04-2019

O dérbi era da Invicta, mas o jogo acabou por ser decidido por dois brasileiros naturais do pequenino estado da Paraíba: Soares abriu o marcador, na transformação de um penálti, perto do intervalo; Otávio fechou-o, com um remate de fora da área, no arranque da segunda parte. 2-0, três pontos, liderança isolada do campeonato à condição.
 
Com Sérgio Conceição na bancada a cumprir castigo (e, no fim, no camarote presidencial a ser homenageado pelo centésimo jogo como treinador portista), a equipa foi dirigida no campo por Vítor Bruno, para quem o resultado ao intervalo pecava por escasso. Na segunda parte, inconscientemente, o FC Porto acabou por gerir o esforço, até porque na terça-feira terá pela frente um exercício estimulante, em Liverpool. 
 
Convicto de que a vitória foi merecida, Otávio concede que o Boavista criou bastantes dificuldades, mas realça que o FC Porto conseguiu fazer os golos e até podia ter feito mais. Para Pepe, o importante foi o trabalho da equipa, que fez muito bem o que o treinador pediu.

No calendário portista segue-se a Liga dos Campeões e o Liverpool, com a primeira mão dos quartos de final a ser disputada em Anfield, na terça-feira. Esse jogo começa a ser preparado a partir das 11h30, com um treino no Olival.
 
Ao nível da formação, o fim de semana começa às 11h, com a recepção dos Sub-15 ao Tondela. Cinco horas mais tarde, no Olival, os Sub-19 recebem o mesmo adversário. E amanhã, às 11h, é a vez de os Sub-17 jogarem em casa com o Braga.

Em andebol, o FC Porto bateu o Madeira SAD por 38-25 e tornou-se líder isolado do Andebol 1, ainda que o Sporting tenha um jogo a menos. O treinador Magnus Andersson considera que a equipa esteve bem desde o início, mas não ficou muito satisfeito com a prestação defensiva
 
Esta tarde, a formação de hóquei em patins recebe o Forte dei Marmi, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europeia (18h30, Porto Canal). Apesar da vitória por 5-1 no jogo disputado em Itália, Gonçalo Alves deixa o alerta: A final four ainda não está garantida.

05/04/19

Aconteceu a 05 Abril 2008

Neste dia, no Estádio do Dragão, o FC Porto goleou o Estrela da Amadora (6-0) e festejou a conquista do terceiro de quatro títulos consecutivos ainda com cinco jornadas para disputar. Marcaram Lucho González, Tarik Sektiou, Ricardo Quaresma, Bruno Alves, Lisandro López e Maurício, que o fez na baliza errada.

Dragões Diário 05-04-2019

Quando, ao princípio da noite de hoje (20h30), o FC Porto defrontar o Boavista, Sérgio Conceição completará o centésimo jogo na qualidade de treinador dos Dragões, mas fá-lo-á da bancada, por imposição de um castigo de oito dias.

Ontem, na véspera do dérbi da 28ª jornada da Liga, os nomes de Aboubakar, Alex Telles e Marius preenchiam o boletim clínico, e Soares, que grita Até o céu é azul! a cada vez que marca, respondia assim a uma série de perguntas dos adeptos.

Amanhã é a vez do FC Porto B, que vai a Coimbra defrontar a Académica com a estratégia - resumida por Rui Costa - de jogar tranquilo, voltar a vencer o candidato à subida e continuar a subir na tabela. O jogo começa às 11h e tem transmissão na Sport TV1.
 
Com uma segunda parte épica, assim mesmo, com todas as letras, depois de uma primeira parte de absoluto pesadelo, da qual saiu com uma desvantagem de 23 pontos, a equipa de basquetebol do FC Porto voltou a vencer a Oliveirense (81-79), agora no Dragão Caixa, e encurtou distâncias para o primeiro lugar da Liga. Will Sheehey, que ficou muito perto de um duplo-duplo (21 pontos e 9 ressaltos), foi o melhor marcador da partida.

Thomas Bauer, o austríaco que defende a baliza de andebol do FC Porto, chegou há seis meses, já fala Português e vai ficar por mais um ano. Ontem renovou contrato até ao final da próxima época e não escondeu a satisfação gerada pelo prolongamento do vínculo, nem a motivação de jogar para três títulos.

Hoje mesmo, a partir das 17h, o FC Porto joga para o Andebol 1. Recebe o Madeira SAD, na terceira jornada da segunda fase, e Miguel Alves vai alertando para o facto de o adversário ser uma equipa complicada. O Porto Canal transmite o jogo em directo, mas o melhor mesmo é segui-lo no Dragão Caixa.

04/04/19

Aconteceu a 04 Abril 1984

Neste dia, Jordão colocou o Sporting em vantagem logo no primeiro minuto do jogo de desempate das meias-finais da Taça de Portugal, mas Walsh e Jaime Pacheco marcaram na segunda parte e o FC Porto garantiu a qualificação para o Jamor. Na final, a vitória por 4-1 sobre o Rio Ave assegurou a quinta Taça de Portugal para os Dragões.

Dragões Diário 04-04-2019

O FC Porto disputa amanhã, frente ao Boavista, o terceiro jogo em menos de uma semana (20h30, Estádio do Dragão). Ontem, pouco mais de 12 horas após alcançar em Braga a qualificação para a final da Taça de Portugal, o plantel já treinava no Olival, com os nomes de três jogadores a constarem no boletim clínico.

Pode registar: a final da Taça de Portugal realiza-se a 25 de maio, em Oeiras, frente ao Sporting, que bateu ontem o Benfica por 1-0; o jogo das meias-finais da Youth League realiza-se a 26 de Abril, em Nyon (Suíça), frente ao Hoffenheim, que ontem derrotou o Real Madrid por 4-2.

A propósito da Youth League, o jogador que marcou o segundo golo do jogo dos quartos de final assinou um novo contrato: Afonso Sousa e o FC Porto estão ligados até 2021. Feliz por este passo na carreira, o médio 18 anos assume os objectivos de continuar por muitos mais anos e conquistar muitos títulos no FC Porto.

Já de saída está Kelvin, um dos heróis do título de 2012/13, quando assinou este golo fabuloso frente ao Benfica. O FC Porto e o avançado brasileiro de 25 anos rescindiram ontem o contrato que os ligava, e o que todos desejamos é que Kelvin tenha muito sucesso no futuro.

A equipa de basquetebol recebe hoje a Oliveirense, que há poucas semanas derrotou na final da Taça de Portugal. João Soares, que foi o MVP da última jornada, espera um jogo muito difícil contra a melhor equipa do campeonato, mas acredita num encontro bem disputado, em que a vitória pode cair para o lado do FC Porto. Para acompanhar às 20h30 no Dragão Caixa ou no Porto Canal.

03/04/19

Aconteceu a 03 Abril 2011

Neste dia, na Luz e sem luz. Resumindo, como resumiu Guarín, foi histórico, pá!

Dragões Diário 03-04-2019

Apesar de irreconhecível, como Sérgio Conceição reconheceu no final, o FC Porto voltou ontem a Braga para confirmar o apuramento para a final da Taça de Portugal. Danilo fez o golo do empate (1-1) e fechou as contas da eliminatória (4-1) que deixa os azuis e brancos à espera de adversário para o Jamor, a apurar no dérbi desta noite entre Benfica e Sporting.

Mesmo valorizando a passagem à final, Sérgio Conceição não gostou do que viu. Passeámos as camisolas, observou. Por isso, teria mudado oito jogadores, se pudesse. Antes dele, Danilo, o autor do golo, já tinha assumido que as alterações no onze não justificam a exibição, lembrando, ainda assim, que o objectivo principal foi conseguido.

Pouco mais de três horas antes de a bola voltar a rolar em Braga, os Sub-19 de Mário Silva garantiam, no Olival, a participação na final four da UEFA Youth League pelo segundo ano consecutivo. Ndiaye, Afonso Sousa e Gonçalo Borges fizeram os golos da vitória sobre o Midtjylland (3-0) e do Hoffenheim-Real Madrid desta tarde sairá o adversário das meias-finais.

Nos quartos de final da Taça EHF o adversário será o Saint Raphael, de França. O FC Porto ficou a sabê-lo durante a manhã de ontem, e cerca de 12 horas depois, já à noite, venceu o Belenenses (34-26) no Dragão Caixa, fechando a qualificação para a final four da Taça de Portugal. Diogo Branquinho, com sete golos, foi o melhor marcador.

Quase a completar a quinta época consecutiva no Dragão Caixa, Rafa renovou contrato até 2022 e reconheceu no acto um motivo de orgulho e a oportunidade para continuar numa das equipas mais fortes do mundo, que é também aquela que o viu crescer.

02/04/19

Aconteceu a 02 Abril 1978

Neste dia, o FC Porto deu um passo importante rumo à quebra do jejum de 19 anos sem vencer o campeonato. No Estádio de Alvalade, num jogo que ficou marcado pelas expulsões de Rodolfo e do sportinguista Artur logo aos 11 minutos, os Dragões venceram por 3-2, com um bis de Gomes e um golo de Duda.

Dragões Diário 02-04-2019

O FC Porto vai tentar assegurar hoje uma vaga na final da Taça de Portugal, que se joga em Oeiras a 25 de Maio. O jogo frente ao Sporting de Braga, no estádio onde os Dragões venceram no sábado por 3-2, arranca às 20h15 e começa com vantagem azul e branca, fruto do 3-0 conquistado no Dragão a 26 de Fevereiro.

Sérgio Conceição, que dirigiu ontem o último treino de preparação para este encontro, não descansa à sombra do resultado da primeira mão e realça que a equipa está a meio da eliminatória e não pode relaxar. O treinador não acredita que alguma das formações surpreenda a outra, assume que vai jogar para ganhar e garante que não vai a Braga com a ideia de passear.

Cinco horas e 15 minutos antes, entra em acção a equipa de Sub-19, que recebe o Midtjylland em jogo dos quartos de final da Youth League (Porto Canal). Pedro Justiano e Pedro Vieira anteciparam o encontro e destacaram a importância do colectivo e dos adeptos para alcançar a qualificação para a final a quatro da competição.

Às 20h15, é a vez de a equipa de andebol começar a disputar com o Belenenses o acesso à final a quatro da Taça de Portugal. O jogo realiza-se no Dragão Caixa, é transmitido em directo no Porto Canal e é de suprema importância para o grupo, uma vez que a conquista da prova é um objetivo assumido por Yoan Balázquez.

01/04/19

Aconteceu a 01 Abril 1990

Neste dia, o Estádio das Antas foi palco de um FC Porto-Feirense que contava para a 26ª jornada do campeonato. Os Dragões prosseguiram a caminhada rumo ao título ao conquistarem uma vitória por 3-1, com três golos do mago argelino Rabah Madjer.

Dragões Diário 01-04-2019

Depois do Braga, o Braga. O FC Porto regressa amanhã ao estádio onde venceu no sábado para disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. No primeiro jogo da eliminatória, os azuis e brancos venceram em casa por 3-0, um resultado positivo, mas que não dispensa a equipa do trabalho. Por isso, ontem houve treino no Olival.

A formação de Sub-17 arrancou a segunda fase do Campeonato Nacional com uma vitória por 5-3 em Guimarães, com golos de Pedro Vieira (dois), Nuno Ferrás (dois) e Bernardo Folha. No Olival, os Sub-15 empataram a zero na receção ao Benfica.

Na semana que antecede a decisão dos quartos de final da Liga Europeia, a equipa de hóquei em patins segue firme na liderança do campeonato. Ontem, no Dragão Caixa, bateu o Marinhense por 9-3, num jogo em que marcaram Gonçalo Alves (dois), Poka (dois), Hugo Santos, Rafa, Hélder Nunes, Giuli Cocco e Reinaldo García.

Em basquetebol, o FC Porto foi aos Açores vencer o Terceira Basket por 96-87, em jogo da terceira jornada da segunda fase da Liga. Will Sheehey, com 25 pontos, foi uma das figuras da partida.

31/03/19

Aconteceu a 31 Março 1952

Foi neste dia que a jovem cantora Maria Amélia Canossa gravou, no Teatro de São João, o fabuloso Hino do FC Porto.

Dragões Diário 31-03-2019

A qualidade, o coração e a raça do FC Porto foram os ingredientes de uma vitória por 3-2 sobre o Sporting de Braga, no Minho. Os Dragões estiveram duas vezes em desvantagem no marcador, no arranque da primeira e da segunda partes, mas Soares (com um bis) e Alex Telles assinaram os golos que valeram o triunfo e os três pontos.
 
Sérgio Conceição sempre teve consciência de que é difícil jogar em Braga, frente ao quarto grande, e reconheceu que a equipa entrou mal nas duas partes. Perante as adversidades, o treinador optou por colocar sempre jogadores no sentido de dar algo mais à equipa com oobjetivo de garantir a vitória, que considerou justíssima.

 
Tiquinho Soares, que marcou em todos os jogos em que enfrentou o Sporting de Braga pelo FC Porto, destacou que é este o FC Porto, é este o espírito. Tal como Sérgio Conceição, o avançado considerou que foi difícil, mas valeu o espírito e a capacidade de sacrifício. O grupo segue assim passo a passo, rumo ao objectivo.
 
O outro marcador azul e branco da tarde foi Alex Telles, que teve a infelicidade de se lesionar no momento em que bateu o penálti que valeu, na altura, o 2-2. O lateral brasileiro contraiu uma lesão na anca que será reavaliada hoje, quando a equipa regressar ao trabalho às 11h30.
 
Mais tranquila foi a vitória da equipa B, que bateu o Mafra em Pedroso por 3-0, com golos de Gleison, Marius e João Pedro. Os Sub-19, por seu lado, foram a Matosinhosvencer o Leixões por 3-1, com dois golos de Fábio Silva e um autogolo da equipa da casa.
 
Em andebol, o FC Porto bateu o HC Constanta por 30-27 e encerrou a fase de grupos da Taça EHF com o notável registo de seis vitórias em seis jornadas. No final, Magnus Andersson assinalou que ontem foi um grande dia para o FC Porto, que em futebol já tinha ganho em Braga.
 
A equipa de bilhar às três tabelas venceu o Norton de Matos por 2-0 e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal. O adversário na próxima eliminatória será o vencedor do Famalicense-Bilhar Clube do Porto.