28/05/18

Aconteceu a 28 Maio 1995

Neste dia, o FC Porto, já campeão nacional, goleou o Tirsense, no Estádio das Antas, por 4-0 e deu o melhor início a um dia de festa que haveria de sair do estádio e estender-se às ruas da cidade. Bobby Robson celebrou o primeiro título como treinador do FC Porto e a sua equipa terminou a temporada com o melhor ataque (73), melhor defesa (15) e com mais sete pontos do que o segundo classificado, o Sporting. O título, o primeiro da inédita série do penta, haveria de ser dedicado a Rui Filipe, autor do primeiro golo da série dos cinco campeonatos, que viria a falecer vítima de um acidente de viação.

Dragões Diário 28-05-2018

Foi uma conquista fantástica, segundo Sérgio Conceição. Simplesmente fantástica. Foi esta a palavra que o nosso treinador usou para definir a primeira temporada no comando técnico do FC Porto, que terminou com o tão desejado título. Depois de um ano de muito trabalho e esforço, o técnico destacou a paixão que todo o grupo colocou em tudo que fez e falou no ADN de vencedor, que voltou a ficar bem patente dentro e fora do campo. Agora, com a conquista eternizada no Museu em forma de taça, o treinador não escondeu o grande desejo de lá querer deixar mais troféus.
 
Para Jesús Corona, e um pouco à semelhança de todos os portistas, a época que terminou foi inesquecível. Na hora de olhar para trás e passar em revista a temporada, o extremo mexicano lembrou o muito trabalho que exigiu esta conquista, deu uma palavra aos adeptos, que diz merecerem tudo, e dedicou o triunfo à família e a todo o grupo de trabalho.

No futebol de formação, ontem foi dia de clássico de Sub-15 e o jogo não correu de feição à equipa do FC Porto. No Olival, a equipa portista foi quase sempre superior ao Benfica, mas acabou traída por um golo no penúltimo minuto. A derrota deixa os Dragões fora da luta pelo título.
 
Depois de um triunfo no jogo 1, a equipa da basquetebol perdeu o jogo 2 da meia-final dos playoffs do campeonato. No Pavilhão da Luz, os Dragões cederam por 77-75, numa partida com final, no mínimo, polémico, em prejuízo da nossa equipa. Com tudo empatado, os azuis e brancos dispõem agora do fator casa nos dois jogos seguintes da eliminatória disputada à melhor de cinco.
 
No desporto adaptado, o fim de semana foi de título nacional para Pedro da Clara, no boccia. O portista foi o mais forte na categoria BC4 nos Nacionais que se jogaram na Nave Desportiva de Espinho, de onde Alice Moreira saiu também vencedora, no caso, da categoria BC3 da segunda divisão. Quanto ao ténis de mesa, destaque para Pedro Cardoso, vencedor do 2.º Torneio de Ténis de Mesa CAID Terras de Jesuítas na variante individual e pares, ao lado de António Macedo.

27/05/18

Aconteceu a 27 Maio 1987

Neste dia, o FC Porto subiu pela primeira vez ao degrau mais alto do futebol europeu. A taça mais desejada acabou, naquele 27 de maio, nas mãos do capitão João Pinto e dos restantes companheiros. Foi em Viena que o sonho se tornou realidade. Os Dragões venceram a Taça dos Clubes Campeões Europeus batendo (2-1) o gigante e favorito Bayern Munique, numa final  eternizada pelo calcanhar de Madjer e pelo desvio certeiro de Juary, que no intervalo de dois minutos deram a volta à formação alemã. Para a história ficam os nomes dos que foram a jogo: Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Augusto Inácio (Frasco, 65m); Jaime Magalhães, André, Sousa e Quim (Juary, 45m); Madjer e Futre.


Dragões Diário 27-05-2018

Mágico. Especial. Alegria. São apenas três dos termos utilizados por Óliver Torres na tentativa de exteriorizar o que representou o título conquistado com a camisola do FC Porto. O médio, que vestiu pela primeira vez de azul e branco em 2014, então por empréstimo do Atlético de Madrid, falou na importância do título para o clube e para os adeptos e apontou a ambição e o sacrifício do grupo como chave para o sucesso. Pelo apoio constante ao longo do ano, a família e os adeptos levam a dedicatória do espanhol, que convida todos a passarem pelo Museu para verem de perto a bonita taça que consagra o campeão.
 
De um médio para outro médio, continuamos na letra O, para lhe falar de Ótávio. O brasileiro falou em “família” para classificar o grupo de trabalho que deu ao FC Porto o 28.º título do palmarés. Ainda a saborear o doce sabor da conquista, a sua primeira em Portugal, o camisola 25 apontou desde logo ao futuro. E o futuro é, entre outras conquistas, o bicampeonato e uma época melhor a nível individual.

Firme na liderança do campeonato continua a equipa de Sub-17. A formação comandada por Mário Silva venceu o Belenenses, por 1-0, chegou aos 10 pontos e mantém os dois de vantagem para o segundo classificado, o Benfica. Na despedida do Olival, os Sub-19 venceram o Leixões, por 3-2, num jogo em que foram do menos para o mais: começaram a perder 2-0, mas inverteram o resultado no segundo tempo (3-2).
 
Do Dragão Caixa chegou uma boa notícia. A nossa equipa de hóquei em patins venceu a Oliveirense, por 4-1, e beneficiou do triunfo do Sporting na Luz para voltar a depender apenas de si para renovar o título de campeã nacional. Na penúltima jornada do campeonato, os Dragões jogam em Alvalade com o Sporting, que parte com um ponto de vantagem sobre a equipa de Guillem Cabestany para uma espécie de final do campeonato.
 
Menos sorte teve a equipa de andebol, que perdeu diante do Sporting e com isso hipotecou a passagem à final da Taça de Portugal. No Pavilhão Municipal do Peso da Régua, os azuis e brancos foram batidos por 30-21.