22/02/20

Dragões Diário 22-02-2020

Depois de Leverkusen e da Liga Europa, o FC Porto regressa amanhã (20h30) ao Dragão para receber o Portimonense - em jogo da 22ª jornada do campeonato, que será dirigido por Hugo Miguel - mas antes disso Sérgio Conceição fala hoje mesmo aos jornalistas, em conferência de imprensa marcada para as 17h30.

Os bês num bom momento, os Sub-19 prontos para reagir à derrota e os Sub-15 dispostos a trabalhar cada vez mais. É assim que as três equipas do FC Porto encaram os jogos de hoje com Estoril, Rio Ave e Boavista. O FC Porto B-Estoril (17h) e o FC Porto-Rio Ave em Sub-19 (11h) têm transmissão em direto no Porto Canal e na FC Porto TV.

Há uma conjugação de astros e resultados que garante a qualificação mesmo perdendo, mas Miguel Martins, que não espera pelos favores do Kiel, encara o jogo desta tarde, no Dragão Arena, como uma final. Com os oitavos ao alcance de um empate, o central só pensa em ganhar ao Vardar e confirmar o apuramento à penúltima jornada. O jogo, da Liga dos Campeões, tem transmissão em direto no Porto Canal e na FC Porto TV (15h).

A vitória no clássico com o Sporting ainda não tem três dias e a nossa equipa de hóquei em patins volta a entrar em pista já hoje. Desta vez, para a Taça de Portugal, assumidamente com os olhos postos no troféu, mas focada por enquanto no jogo dos 16 avos de final, em Paços de Ferreira. O adversário é da segunda divisão, mas o italiano Giulio Cocco não espera outra coisa que não seja um jogo difícil com a Juventude Pacense. Para seguir em direto no Porto Canal e na FC Porto TV, a partir das 19h.

Mantendo os mesmos oito segundos que o separavam do camisola amarela à partida para a terceira etapa da Volta ao Algarve, Amaro Antunes escalou três lugares e subiu à sétima posição da geral individual, depois de um final disputado ao sprint em Tavira, onde Samuel Caldeira foi o mais rápido dos Dragões.

21/02/20

Dragões Diário 21-02-2020

Vai ser tudo decidido no Dragão. O FC Porto perdeu ontem em Leverkusen, por 2-1, mas o terceiro golo de Luis Díaz na Liga Europa deixa a eliminatória em aberto. A vantagem dos alemães beneficiou da repetição de um penálti que Marchesín tinha defendido, numa sequência de decisões de arbitragem em que o critério suscitou muitas dúvidas.

Para Sérgio Conceição, que elogiou o carácter e a personalidade da equipa, faltou ter mais bola na primeira parte e mais eficácia numa ou noutra situação. O treinador recordou que a eliminatória da Champions com a Roma, em 2018/19, arrancou com o mesmo resultado, e deixou uma garantia: Vamos dar tudo para passar.

E para passar, segundo Tecatito Corona, é preciso trabalhar e melhorar o que há para melhorar. Já o autor do golo, Luis Díaz, apreciou a atitude do grupo num grande jogo, e descreveu o estado de espírito dos colegas e da equipa técnica em relação à segunda mão: Estamos juntos e vamos lutar pela qualificação.

Essa luta, contudo, só acontece na próxima quinta-feira. Até lá, é preciso enfrentar e vencer o Portimonense, já no domingo, no jogo da 22ª jornada do campeonato que vai realizar-se no Estádio do Dragão. Os bilhetes para os dois encontros continuam à venda nos locais habituais.

Daymaro Salina e o FC Porto vão continuar ligados até 2023. O pivô nascido em Cuba e internacional por Portugal, cinco vezes campeão nacional e galardoado com um Dragão de Ouro em 2019, revelou que não podia ter ficado mais feliz por permanecer de azul e branco: O clube já é uma parte de mim.

A correr em casa, Amaro Antunes foi o ciclista mais rápido da W52-FC Porto no segundo dia da Volta ao Algarve. O atleta natural de Vila Real de Santo António terminou a etapa na décima posição e ocupa o mesmo posto na geral. A prova prossegue hoje com uma ligação de 201,9 quilómetros entre Faro e Tavira, terra de João Rodrigues.

20/02/20

Aconteceu a 20 Fevereiro 1988

Neste dia, à passagem da 22ª jornada da Liga, Rui Barros marcou de cabeça e resolveu o dérbi (1-0) no Bessa. Mas antes, no mesmo lance, e sem que a bola tocasse alguma vez o relvado, cabecearam também Jaime Pacheco e Gomes. E começou tudo nas mãos de João Pinto.

Dragões Diário 20-02-2020

A Liga Europa está de volta e traz com ela uma equipa fortíssima, com uma dinâmica ofensiva muito perigosa e cheia de qualidade, avisa Sérgio Conceição, que agradece e retribui todos os elogios que Peter Bosz, o treinador do Leverkusen, dirige ao FC Porto. A partir das 20h, na BayArena, Dragões e Werkself jogam a qualificação para os oitavos de final, que tem desafio de volta no Porto e transmissão em directo na Sport.TV1.

Numa conferência em que Marega voltou a ser tema, Diogo Leite garantiu que toda a equipa está solidária com o maliano e, lembrando que o FC Porto é um clube que pensa em grande, assegurou que os jogadores estão mentalizados e preparados para sair deste estádio com a vitória.

Gonçalo Paciência já ganhou ao Leverkusen. Mais do que isso, Gonçalo Paciência já marcou ao Leverkusen. Duas vezes. E em conversa com a Dragões explicou como o fez. Ele e o Eintracht, obviamente. No fundo – contou ele - fizemos algo muito semelhante ao que o FC Porto costuma fazer, com uma pressão que começa logo nos avançados.

A estratégia, que agora replica como sugestão, faz ainda mais sentido quando traça o perfil do adversário, que desde a pausa de inverno somou 12 pontos em 15 possíveis na Bundesliga. É uma equipa que concilia muito bem a profundidade e o jogo de posse, que consegue criar problemas quando se lhe dá espaço, avisa o avançado. Achtung, portanto. É preciso estar atento.

Mas a história de Gonçalo é só uma de 11 que não deve perder. Sabia, por exemplo, que Sérgio Conceição e o Inter já derrotaram por duas vezes o Leverkusen, que Domingos, o pai de Gonçalo, resolveu aos 90 minutos um jogo com o Feyenoord de Peter Bosz, hoje treinador da equipa da Bayer, que Sven Bender, um dos gémeos dos Werkself, já ganhou no Dragão ou que Kai Havertz, o menino-prodígio da equipa, fez o primeiro golo com a camisola da Alemanha a Marchesín? A Dragões está disponível nas FC Porto Stores.

A capa, no entanto, é toda para Romário Baró, um dos Dragões de Ouro que seguiram viagem para a Alemanha. Na entrevista, o médio admite estar a viver um sonho, acrescenta que jogar ao lado de Pepe é quase uma fantasia, revela o ídolo que sempre adorou e junta três cabritos à descrição do melhor golo que alguma vez marcou.

Ontem à noite, no Dragão Arena, marcaram-se seis e todos para o FC Porto. Carlo Di Benedetto fez um hat-trick, Gonçalo Alves bisou, Rafa tratou do restante e o Sporting saiu da pista vergado ao peso de uma goleada. Guillem Cabestany ainda aplaudiu a exibição de Mali e a capacidade da equipa para gerir o momento e os três pontos que agora deixam a equipa sem companhia no terceiro lugar.

No Algarve, a mais de 500 quilómetros dali, Samuel Caldeira foi o melhor dos Dragões ao terminar a primeira etapa da mais internacional prova do calendário nacional na 22ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, o holandês Fabio Jakobsen, que no ano passado já tinha sido o primeiro a cortar a meta em Lagos.

Dragões Diário 19-02-2020

Pinto da Costa falou pela primeira vez sobre o caso de racismo que Moussa Marega experienciou em Guimarães e considera que o avançado maliano teve uma atitude digna ao decidir abandonar o relvado do Estádio D. Afonso Henriques. Para o presidente do FC Porto, mais do que racismo, foi uma prova de estupidez.

A mais recente edição da revista Dragões, a número 398, já está disponível nas FC Porto Stores e tem um protagonista: Romário Baró. O campeão nacional e europeu de Sub-19 fixou-se esta época no plantel principal, mas já sabe o que é ser Porto desde 2014, ano em que chegou ao clube: Nesta casa ninguém desiste, garante o médio.

Continuam as renovações no andebol do FC Porto e desta vez foi Diogo Branquinho a prolongar até 2022 o vínculo que o liga ao clube: Temos um ADN muito parecido. A cumprir a terceira época de Dragão ao peito, o ponta-esquerda internacional português é uma das figuras dos campeões nacionais e da seleção portuguesa.mas semanas.

18/02/20

Aconteceu a 18 Fevereiro 2018


Marega marcou dois golos, Soares outros dois e Sérgio Oliveira mais um, que até foi o primeiro, numa vitória por 5-0 sobre o Rio Ave. O FC Porto somava outra goleada no Estádio do Dragão e dava mais um passo rumo à conquista da Liga de 2017/18.

Dragões Diário 18-02-2020

Desiludido com a humilhação e incapaz de continuar em campo naquelas condições. Foi assim que Moussa Marega se sentiu no domingo, em Guimarães, no jogo frente à equipa pela qual marcou 14 golos em 2016/17 e que sempre respeitou totalmente.

Em conversa com Christophe Dugarry, na Radio Monte Carlo, o avançado garantiu que está melhor, disse que o apoio que recebeu foi incrível e explicou que a família o fez voltar a sorrir. Agora, espera que haja um gesto forte por parte de quem tem responsabilidades.

O que se passou no D. Afonso Henriques, conforme o FC Porto salientou em comunicado, ultrapassou qualquer limite da competitividade desportiva e constituiu um crime. Não admira, por isso, que o Ministério Público já tenha confirmado a abertura de um inquérito.

Como não podia deixar de ser, o galardoado com o prémio Mérito e Valores Porto relativo ao Vitória-FC Porto foi Marega, que recebeu a distinção no Olival na mesma manhã em que a equipa começou a preparar a deslocação de quinta-feira a Leverkusen. Pepe, submetido a tratamento, é o único nome que consta no boletim clínico.

Pode anotar na agenda: é no dia 18 de Abril que os sócios do FC Porto vão eleger os órgãos sociais para o mandato 2020/2024. As candidaturas poderão ser apresentadas até 19 de Março e deverão cumprir os requisitos estatutários destacados na convocatória da Assembleia-Geral.

17/02/20

Aconteceu a 17 Fevereiro 1979

Neste dia, o génio de Oliveira fazia a diferença no Funchal e permitia ao FC Porto vencer o Marítimo pela margem mínima. Apesar do segundo lugar que os Dragões ocupavam por esta altura, o grupo liderado por Pedroto não deixou fugir o bicampeonato.

Dragões Diário 17-02-2020

Não podemos falar do Vitória de Guimarães-FC Porto sem começar pelos insultos racistas de que Marega foi vítima no Estádio D. Afonso Henriques e que fizeram com que o avançado maliano deixasse o relvado. O episódio a que todos assistimos ontem deve envergonhar aqueles que o perpetraram, o futebol português e Portugal enquanto país.

O FC Porto está solidário com Marega e repudia todas as manifestações racistas, como se pode ler no comunicado emitido após o final do jogo. Ainda no balneário, onde se deslocou o presidente Pinto da Costa, todo o grupo de trabalho manifestou solidariedade ao nosso atleta. O repúdio estendeu-se ao Governo, à FPF, à Liga, a diversos clubes, jogadores e foi notícia um pouco por todo o mundo.

Antes de se fartar do racismo de que foi alvo desde o período de aquecimento, Marega assumiu um papel preponderante no triunfo do FC Porto em Guimarães, por 2-1, que deixou os Dragões a um ponto da liderança do campeonato. Pois é, há pouco mais de uma semana o título nacional estava entregue, mas connosco é até ao fim.

Sérgio Conceição foi um dos elementos mais activos no momento de tentar demover Marega de abandonar o relvado, mas nem o treinador do FC Porto o conseguiu. Após o encontro, o técnico portista considerou lamentável o que se passou em Guimarães e falou do grupo que dirige: somos uma família, independentemente da cor da pele.

Aí vão cinco jogos sem perder para o FC Porto B, que ontem foi ao Estádio Pina Manique bater o Casa Pia, por 3-1, na 21ª jornada da LigaPro. Mor Ndiaye, Rodrigo Valente e Fábio Vieira assinaram mais um triunfo da equipa comandada por Rui Barros, que passa a somar 28 pontos e está cada vez mais tranquila na tabela.

Num domingo repleto de futebol, os Sub-15 deram o mote logo de manhã e triunfaram em casa do Vitória de Guimarães, por 2-1. À tarde, os Sub-17 também saíram vitoriosos de Tondela, por 3-0, enquanto os Sub-19 não tiveram a estreia desejada na fase final do campeonato, ao perderem no terreno do Estoril (2-1).

Tendo em conta o percurso da equipa em 2019/20, era de esperar que a AJM/FC Porto assinalasse a estreia no Dragão Arena com uma vitória. E assim foi. As jogadoras portistas continuam líderes isoladas depois de baterem o GC Vilacondense, por 3-0, na 20ª jornada da 1ª fase do Nacional da 1ª divisão feminina de voleibol.

16/02/20

Aconteceu a 16 Fevereiro 1992

Neste dia, o FC Porto conquistava a segunda de oito vitórias consecutivas e o somava o 18º de 28 jogos sem perder no campeonato. Orientados por Carlos Alberto Silva, os Dragões venceram o Paços de Ferreira por 3-0, com golos de Kostadinov, Domingos e Rui Filipe. Em maio desse ano, os portistas venceriam o campeonato com dez pontos de vantagem sobre o Benfica, segundo classificado.

Aconteceu a 15 Fevereiro 1976

Neste dia, nas Antas, dia em que a direcção de Américo de Sá inaugurava um novo túnel de acesso aos balneários, o FC Porto de Cubillas, Ademir e Rodolfo vencia a CUF com um golo de Ailton, apontado aos 19 minutos.