01/09/07

"Mercado" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Mais impressionantes do que os 70 milhões de euros que o FC Porto fez no mercado de transferências de Verão que ontem encerrou, são as dezenas de milhões de euros que escolheu, deliberadamente, não fazer. Assim como quem escolhe, deliberadamente, não fazer um atraso ao guarda-redes. Desculpem lá o devaneio, mas não resisti. E foi deliberadamente. O FC Porto podia ter vendido Quaresma bem acima dos 20 milhões de euros, mas preferiu não o fazer. Podia ter vendido Lucho por um valor semelhante, mas preferiu não o fazer. E podia ter vendido Bosingwa e Bruno Alves e Lisandro, mas preferiu não o fazer. Vendeu cinco jogadores por 70 milhões de euros, é verdade, mas apenas um titular indiscutível - Pepe - e é por isso que Jesualdo Ferreira tem uma equipa quase igual à que se sagrou campeã na última temporada para o arranque desta. Pelo meio, reforçou as opções para quase todas as posições da equipa, e é por isso que as lesões de Helton e Pedro Emanuel, apesar de tão indesejáveis como quaisquer outras lesões, são encaradas sem aflições nem necessidade de recurso a guarda-redes ou centrais improvisados ou promovidos à pressa dos juniores. Por outras palavras, os bicampeões nacionais garantiram o imprescindível equilíbrio entre a necessidade de realização de receitas e a manutenção de uma base desportiva sólida, sem comprometerem o património do clube. Quaresma, Lucho, Bosingwa, Bruno Alves e Lisandro continuam no plantel e têm mais uma oportunidade de valorização no campeonato e na Liga dos Campeões, enquanto a contratação de uma série de jogadores jovens e a promoção de alguns valores seguros da formação assegura que a próxima fornada de talentos já está a ser preparada. Deliberadamente.

31/08/07

"Patriotas, parte 2" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Na mesma semana em que nos deixamos emocionar com os feitos e defeitos dos nossos atletas naturalizados nos Mundiais de Atletismo de Osaka, não resistimos a questionar a legitimidade da chamada de Pepe à Selecção Nacional por parte de Luiz Felipe Scolari. Não consigo encontrar muitas explicações para esta dualidade de critérios entre o atletismo e o futebol, nem acredito que o facto de Nélson Évora ter nascido na Costa do Marfim e Francis Obikwelu na Nigéria façam deles mais ou menos portugueses do que Pepe, nascido no Brasil ou do que o meu primo Zé, nascido em Vila do Conde. Talvez a única explicação para a facilidade com que adoptamos os saltadores ou os sprinters naturalizados e rejeitamos os futebolistas resida simplesmente no facto de não termos amigos com jeito para o triplo salto ou para correr os 100 metros em menos de dez segundos. Em contrapartida, cada um de nós era capaz de, com base nas respectivas preferências clubísticas, apontar pelo menos uma boa meia-dúzia de alternativas a Pepe no eixo da defesa da Selecção Nacional. E todos portugueses a sério, alguns até com um bigode farfalhudo e uma paixão inexplicável por bacalhau e fado, um verdadeiro orgulho para a raça. Já saltadores e sprinters, nada. Não há. E como não há, adoptamos os naturalizados e não temos dúvidas em dizer que são portugueses. E se são portugueses, e se são os melhores naquilo que fazem, é com naturalidade que os vemos representar as nossas cores e nos deixamos emocionar pelos seus sucessos e insucessos. Assim, parece-me que a pergunta que devemos fazer em relação à chamada de Pepe à Selecção é muito simples: se ele fosse português, tinha lugar na Selecção Nacional? E a resposta é igualmente simples: Pepe é português.

Ao ataque
Estamos confiantes de que conseguiremos atingir o nosso primeiro objectivo, que é chegar aos oitavos-de-final.
Vítor Baía, Director de Relações Públicas do FC Porto

30/08/07

Fase de grupos da Champions League: Grupo A

Liverpool

FC Porto

Marselha

Besiktas

Paulo Assunção: «Vamos dar o máximo em Leiria»

A um desafio de completar 100 jogos na Liga Portuguesa, Paulo Assunção perspectivou, esta quinta-feira de manhã, no relvado do Olival, o encontro da 3ª jornada do campeonato, assegurando que o F.C. Porto vai dar o máximo em Leiria, frente à equipa local.

No decorrer da «super flash», o médio afirmou ainda, entre outras declarações que transcrevemos nos parágrafos seguintes, estar feliz com o início de prova realizado pelos Bicampeões Nacionais – assinalado por dois triunfos consecutivos, primeiro sobre o Sp. Braga e depois sobre o Sporting – e prometeu a mesma determinação para o jogo deste domingo, marcado para as 20h30.

Início positivo
«Iniciámos o campeonato com duas vitórias consecutivas, o que é sempre positivo e me deixa muito feliz, e vamos continuar a trabalhar para manter este ritmo, embora tenhamos consciência de que ainda estamos no princípio e faltam muitas jornadas para disputar. O importante é continuar a trabalhar para ajudar a equipa.»

Situação normal
«Vamos dar o máximo em Leiria e fazer de tudo para ganhar a partida, apesar de sabermos que o nosso adversário tem uma grande equipa e está a jogar bem. O facto de discutirem, hoje, uma pré-eliminatória da Taça UEFA não muda nada. Nós também jogamos, frequentemente, duas vezes por semana. É uma situação normal, à qual os atletas têm de estar habituados.»

Trabalho bem feito
«Começámos muito bem em Braga e depois no Dragão, perante o Sporting, e queremos entrar da mesma forma contra o Leiria. Procuramos dar sempre o nosso melhor em todos os jogos e estamos tranquilos. O facto de o F.C. Porto ter chegado a todos os golos de bola parada é apenas um reflexo de que esse trabalho está a ser bem feito e o resultado está à vista.»

Sem medo de ninguém
«Aguardamos pelo sorteio da UEFA Champions League com naturalidade, até porque não temos medo de jogar contra ninguém. O nosso objectivo, independentemente dos adversários, é passar fase a fase. Por agora, queremos passar a fase de grupos.»

Feliz por Pepe
«Fico feliz pelo Pepe. É um excelente jogador e, se foi chamado à Selecção Portuguesa, é porque tem condições para jogar. Acredito que ele esteja muito contente.»

Tendinite obriga Jorginho a tratamento

Jorginho juntou-se, esta quinta-feira de manhã, a Adriano e Helton, no Departamento Médico, devido a uma tendinite no tendão rotuliano do joelho direito. Os três atletas estiveram em tratamento, enquanto o restante plantel trabalhou no relvado do Olival. Quanto a Farías, voltou a realizar treino condicionado.
Os Bicampeões Nacionais têm novo ensaio agendado para as 10h00 de amanhã, outra vez no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde Jesualdo Ferreira, após o apronto, falará à comunicação social, antevendo, na habitual conferência de imprensa, o encontro da 3ª jornada da Liga 2007/08.


Fonte: Site Oficial

"Patriotas" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Paulo Duarte, treinador do Leiria, lamentou aquilo que considerou ser a falta de patriotismo por parte do FC Porto ao não permitir o adiamento do jogo da 3ª jornada do campeonato entre as duas equipas, que se realizará no domingo. Os leirienses disputam hoje a segunda eliminatória da Taça UEFA, frente ao Macabi Netanya, e terão pouco tempo para descansar antes do confronto com os bicampeões nacionais, o que terá motivado o comentário de Paulo Duarte. Acontece que o treinador do Leiria confunde patriotismo com burrice. Seria pura e simplesmente uma enorme burrice por parte dos bicampeões nacionais proporcionar ao adversário mais uns dias de descanso antes do confronto entre as duas equipas, até porque o calendário, e os seus caprichos, fazem parte do jogo. O Leiria-FC Porto disputa-se depois do jogo dos leirienses em Israel e não há nenhum motivo para que o segundo jogo influencie em absolutamente nada o rendimento da equipa de Paulo Duarte no primeiro. Se a ordem do calendário fosse a inversa, se o jogo do campeonato antecedesse o da Taça UEFA e o FC Porto recusasse antecipar a partida, diminuindo o tempo de descanso do Leiria para o confronto com os israelitas, aí sim poderia Paulo Duarte falar em falta de patriotismo. Tal como é o calendário, tenho a certeza de que os portistas esperam o maior empenho e desejam as maiores felicidades ao Leiria no jogo com o Macabi Netanya, como qualquer bom patriota. Logo a seguir, portistas e leirienses serão adversários e farão tudo para vencer o jogo de domingo, incluindo explorar eventuais cansaços, lesões e limitações que resultem dos compromissos anteriores. Como de resto acontece com o FC Porto e com todas as equipas envolvidas nas competições europeias, quando têm de jogar a meio da semana e ao fim-de-semana, sem beneficiar do descanso proporcionados à maioria dos adversários internos.

Promessa
[Carlos Azenha] está um pouco apagado ao ser treinador-adjunto, mas é muito bom. Se ele quiser ser treinador principal, vai ser um grande treinador.
Pepe, jogador do Real Madrid

29/08/07

João Vilas Boas no U. Leiria-F.C. Porto

João Vilas Boas foi o juiz designado pela Liga para arbitrar o U. Leiria-F.C. Porto, partida da terceira jornada da Liga 2007/08 que se realiza no próximo domingo, às 20h30, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa.
Para além do árbitro da AF Braga, a Liga nomeou ainda os assistentes Alfredo Braga e José Oliveira.

Helton em tratamento devido a entorse no joelho direito

O guarda-redes Helton, com uma entorse no joelho direito, foi o principal ausente do treino de regresso ao trabalho dos Bicampeões Nacionais, realizado esta terça-feira à tarde, no Olival, a cujo relvado subiram apenas os titulares do jogo frente ao Sporting, Hélder Postiga e os guarda-redes Nuno, Ruca e Leo, permanecendo os restantes atletas no ginásio.
O nº 1 dos Dragões ficou-se pelo Departamento Médico, onde teve a companhia de Adriano – ainda a recuperar de uma rotura muscular no adutor da coxa direita –, levando Jesualdo Ferreira a chamar para o ensaio de hoje os juniores Ruca e Leo (Ventura também não esteve presente, por se encontrar ao serviço da Selecção Portuguesa de sub-20).
Quanto ao avançado Farías, voltou a desenvolver treino condicionado, com a ajuda do recuperador físico António Dias.
O F.C. Porto regressa amanhã ao trabalho, reunindo-se primeiro às 10h00, num apronto aberto à comunicação social nos 15 minutos iniciais, e novamente às 17h00, mais uma vez no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.
Treino matinal com as mesmas ausências de ontem
Helton, com uma entorse no joelho direito, Adriano, ainda a recuperar de uma rotura no adutor da coxa direita, e Ventura, que continua ao serviço da Selecção Portuguesa de sub-20, foram os únicos ausentes, à semelhança do que acontecera ontem, do treino realizado pelo F.C. Porto, esta quarta-feira de manhã, no Olival. Farías trabalhou à parte do restante plantel.
Face a não poder contar com Helton e Ventura, dois dos três guarda-redes do plantel azul e branco, Jesualdo Ferreira chamou, mais uma vez, os juniores Ruca e Leo para integrarem a sessão de trabalho dos Bicampeões Nacionais, que voltam a reunir-se hoje, às 17h00, outra vez em Gaia, desta feita à porta fechada.
Fonte: Site Oficial

"Big Bang" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Como dizia Terry Pratchett, um conhecido escritor de ficção científica inglês, numa definição livre da teoria do Big Bang: no início não havia nada, e explodiu. Uma definição que também serve para descrever o início de temporada do FC Porto. No início, não havia nada, nem sequer o benefício da dúvida, esgotado pelos bicampeões nacionais na derrota com o Sporting para a Supertaça. Aliás, no início, havia menos que nada, porque o calendário confrontava os portistas com os fantasmas de um passado recente e com um ciclo de três jogos a que correspondiam a outras tantas derrotas na temporada anterior. No início não havia nada, e explodiu. Explodiu em Braga, com Quaresma a marcar duas vezes de livre directo, um fenómeno tão raro nas últimas temporadas dos bicampeões nacionais como um eclipse solar. E voltou a explodir contra o Sporting, com uma vitória justa na cobrança inteligente de um livre indirecto que já foi indiscutível, passou por ser justificável antes de ser polémico, mas que, com jeitinho, ainda há-de acabar encravado na carreira de Pedro Proença como pecado Capital, assim mesmo, com maiúscula. Entretanto, ao fim de apenas duas jornadas, o FC Porto lidera o campeonato, a par do Marítimo, com uma vantagem de três pontos sobre o Sporting e quatro sobre o Benfica. Mais importante do que isso, já deixou para trás dois dos adversários mais complicados da temporada, o vice-campeão e o quarto classificado da última época, duas equipas que se reforçaram significativamente para esta temporada e que, à excepção dos jogos com o FC Porto, estão a fazer um excelente início de campeonato. No início não havia nada, e explodiu. Só falta saber se este arranque dos bicampeões nacionais também vai chamuscar o Leiria.


Tarda, mas não falha
Soares Franco, presidente do Sporting, disse ontem ter visto com mágoa as declarações de Pedro Proença sobre o lance que resultaria no golo do FC Porto durante o clássico do último fim-de-semana. Suponho que o presidente do Sporting não ouviu as declarações de Paulo Bento, no final do jogo, sobre a arbitragem do clássico, ou a mágoa teria sido ainda maior. "Foi uma boa arbitragem, que não teve influência no resultado", disse o treinador do Sporting.

28/08/07

Jogo televisionado

O jogo União de Leiria-F. C. Porto vai ser transmitido em directo pela Sport TV 2 às 20.30 horas. Inicialmente, o encontro da terceira jornada da Liga estava marcado para as 21.30 horas, mas por acordo expresso entre os dois clubes foi antecipado e a emissão televisiva autorizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Fonte: Jornal de Notícias

Fucile entre os eleitos do Uruguai

Jorge Fucile, lateral do F.C. Porto, está entre os eleitos do Uruguai para o jogo particular que a Selecção sul-americana vai realizar, na quarta-feira de 12 de Setembro, na África do Sul, frente à equipa nacional.
O defesa Campeão de Portugal tem sido presença constante nas convocatórias do Uruguai e participou inclusive recentemente na Copa América, que a Selecção do seu país concluiu na quarta posição.
As atenções uruguaias estão agora centradas na preparação do Mundial 2010, que terá lugar na África do Sul, contra cuja Selecção se defrontam no próximo mês, já a pensar no desafio de qualificação que disputam a 13 de Outubro, diante da Bolívia.
Com a chamada de Fucile, hoje, e as do eslovaco Marek Cech e do polaco Kazmierczak, ontem, são já três os atletas do F.C. Porto convocados, até ao momento, para as respectivas Selecções. A convocatória de Portugal é conhecida esta quinta-feira.
Fonte: Site oficial

"Ingénuos" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Inexperiente Raul Meireles que correu a festejar o golo, dedicando-o à filha Lara. Ingénuo Jesualdo Ferreira que julgou ter ficado com os louros, impreparados adeptos do FC Porto que exultaram com um triunfo que acreditaram ser seu. Pelo menos, dos seus jogadores. Na verdade, o FC Porto ganhou porque o Sporting errou. Bem visto, nem foi isso. Ganhou porque o guarda-redes do Sporting agarrou a bola quando devia ter chutado. Foi demérito. Por isso, porque foi o Sporting que perdeu, passou despercebido que Raul Meireles tivesse corrido mais do que Miguel Veloso, ainda que ambos tivessem estado na Arménia e o portista jogado 90 minutos no quintal de Erevan. Talvez agora se perceba que o nome do portista figure na lista de alguns dos melhores clubes da Europa. Ao que parece, não foi o FC Porto que ganhou, não foi Lucho que descobriu Meireles nas suas costas, foi Stojkovic que se colocou mal na barreira, escancarando o único buraco por onde a bola acabaria por chegar à baliza. Até aqui não houve mérito. Até no lance que deu origem à falta não há mérito de Postiga, pela pressão feita ao guarda-redes, mas antes o demérito de Tonel, que, deixando passar a bola pelo meio das pernas, induziu o guarda-redes em erro. Por isso, Jesualdo estará a enganar-se quando pensa que mereceu ganhar. O que aconteceu na realidade, e o treinador do FC Porto ficará a saber disso agora, foi apenas uma coisa: Paulo Bento não ganhou o terceiro jogo consecutivo. Nota final: qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

27/08/07

Intravável!

Desta vez, à segunda, não havia moldura metálica, intervenção divina ou conjugação de ventos e tempestades que pudessem valer a Stojkovic. Nem o olhar, aquele esgar petrificado capaz de desviar remates em Leiria, poderia negar a bola ao seu inevitável destino. O remate de Raul Meireles era intravável. Mais do que imparável, à prova de postes, indiferente a traves. Naquela rota, livre de magnetismos e outros estranhos efeitos de atracção, ninguém poderia atravessar-se. E nenhum golo seria perdido.
A abordagem determinada dos Dragões não reservou tempo nem espaço a preâmbulos. Em muito menos de uma dezena de minutos, a suposta pressão, presumida imagem de marca do Sporting, resumia-se a desligadas corridas de Liedson e Derlei na perseguição da bola que o F.C. Porto soube guardar, ainda que encontrando dificuldades em fazer a entrega nas redes de Stojkovic, frequentemente ameaçadas pela velocidade e uma genuína movimentação colectiva.
Tarik foi origem repetida do sobressalto leonino, tendo estado na génese de dois movimentos que só não resultaram em golo por azar extremo. Talvez um pouco mais do que aquele que acompanhara um desvio de cabeça do marroquino, mas não tanto quando o que envolveu o livre de Quaresma. Na hierarquia de contrariedades e reveses, o remate do extremo português atingiu a proporção de infortúnio, mais ainda por se tratar do quarto remate devolvido pelo ferro da baliza de Stojkovic no espaço de duas semanas.
Os dados, de pouca sorte para os Dragões, estavam lançados, e a direcção para a qual eram projectados foi apenas esporadicamente invertida antes de um remate fulminante de Raul Meireles acrescentar um pouco de precisão e uma ponta de verdade ao jogo. Com toda a equipa adversária atrás da linha da bola, o que não chegou a constituir novidade, Raul fez o golo na sequência de um livre indirecto na área defendida pelo Sporting. Lucho surpreendeu, preferindo o passe para trás, e Meireles descobriu espaço para fazer a bola entrar entre uma literal muralha de onze elementos.
Só em desvantagem o adversário percebeu que poderia e deveria ter dado mais ao jogo. Mas, ainda assim, numa versão já mais elástica, esteve mais perto de sofrer o segundo golo do que conseguir o empate. Mais equipa, mais distante de se subordinar à magia ou inspiração de um só elemento, ao contrário do Sporting, que persistia em revelar sinais de uma profunda dependência do papel predominante de Miguel Veloso numa estratégia pouco ambiciosa, o F.C. Porto soube segurar a vantagem que se esquecera de o acompanhar logo no descanso, à ida para o balneário. E passa a ter apenas a companhia do Marítimo na liderança.

FICHA DE JOGO
Liga 2007/08, 2ª jornada
26 de Agosto de 2007
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 49.709 espectadores
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º árbitro: Vasco Santos
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap» e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma
Substituições: Tarik por Hélder Postiga (46m), Raul Meireles por Mariano (67m) e Lisandro por Bolatti (85m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Cech e Leandro Lima
Treinador: Jesualdo Ferreira
SPORTING: Stojkovic; Abel, Tonel, Polga, Ronny; Miguel Veloso; Izmailov, Romagnoli e João Moutinho «cap»; Derlei e Liedson
Substituições: Izmailov por Vukcevic (62m), Ronny por Pereirinha (76m) e Abel por Djaló (76m)
Não utilizados: Tiago, Marian Had, Farnerud e Gladstone
Treinador: Paulo Bento
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Raul Meireles (53m)
Disciplina: cartão amarelo a Quaresma (34m), Derlei (52m), Tonel (53m), Polga (72m), Bosingwa (87m) e Helton (90m)