13/07/12

O novo equipamento do F. C. Porto


FC Porto recupera a cor alternativa que usou na última época (2003/04) em que venceu a Liga dos Campeões.
Já circulava há um mês na internet, mas só agora o FC Porto revelou, através da sua página oficial no Facebook, a imagem dos equipamentos que a equipa de futebol irá vestir ao longo da época 2012/13.
A grande novidade está no equipamento alternativo. Os dragões optaram por uma camisola com listras roxas, recuperando a cor que utilizaram na temporada 2003/04, ano em que venceram a última Liga dos Campeões.
A camisola principal, por sua vez, apresenta três listras verticais. menos duas em relação à camisola da temporada passada.

Jackson ainda em adaptação no F. C. Porto

Reforço colombiano realizou o segundo treino de dragão ao peito. Teve sempre o compatriota James Rodríguez por perto.
Jackson Martínez realizou, esta quinta-feira de manhã, o segundo treino ao serviço do F. C. Porto no estágio em Prangins, na Suíça. É bem visível que o avançado colombiano ainda está em processo de adaptação ao clube e aos novos colegas. Esteve sempre perto do compatriota colombiano James Rodríguez e mostrou boas movimentações.
Na sessão desta quinta-feira, Sereno não treinou, juntando-se a Addy e Janko no grupo dos indisponíveis. Os jogadores titulares diante do jogo com o Servette realizaram corrida e exercícios ligeiros com bola. Só à tarde será revelado o boletim clínico.


James Rodríguez: “Quero ficar no FC Porto”


Estou muito feliz e quero ficar no FC Porto esta época, porque estou num clube grande. Não penso muito nisso, disse ontem James Rodríguez, no estágio dos dragões em Prangins, na Suíça, quando confrontado com o interesse do Man. United.
O jovem colombiano, que ontem completou 21 anos, mostrou-se confiante para a nova época. O FC Porto é sempre favorito, porque é um grande clube, que luta sempre por novas conquistas, sublinhou, mostrando--se agradado com a chegada do compatriota Jackson Martínez.
É um grande goleador, que nos vai ajudar muito, garantiu. E revelou optimismo quanto à adaptação do avançado: Vai encaixar bem, pois está habituado a jogar sozinho no ataque.

FC Porto recebe Lyon na apresentação aos sócios

Os franceses do Lyon, clube onde jogam os ex-portistas Lisandro e Cissokho, são os convidados dos dragões para a apresentação aos sócios, no dia 4 de agosto, no Estádio do Dragão.
Para além deste encontro, já estão confirmadas as seguintes partidas: Santa Clara-FC Porto, no dia 25 de julho às 19.00 de Portugal continental no Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada e Valência-FC Porto, a 28 de julho, pelas 20.30 portuguesas, no Estádio Mestalla, em Valência.


Casa da equipa B do FC Porto fica em Gaia

O FC Porto e a Câmara Municipal de Gaia celebraram nesta quarta-feira o contrato-programa de cedência do Complexo Desportivo de Pedroso. O Estádio Jorge Sampaio será a casa da recém-formada equipa B dos “dragões”, que vai disputar a II Liga.
O complexo, que os portistas partilharão, para já, com o Futebol Clube de Pedroso, encontra-se em obras de remodelação, que visam adaptá-lo a requisitos exigidos pelo segundo escalão do futebol português. Não existe ainda uma data definida para a conclusão das obras, pelo que não se sabe se o FC Porto B vai poder lá disputar o seu primeiro jogo em casa, agendado para 19 de Agosto.
Na cerimónia que ontem decorreu na Casa da Presidência do Município Gaia, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o presidente da autarquia, Luís Filipe Menezes, salientaram a relação cada vez mais estreita entre o município e o clube. Pinto da Costa referiu o sucesso do Centro de Estágio do Olival – que a 5 de Agosto completa o 10.º aniversário como quartel-general da equipa principal dos “dragões” – como uma das principais razões para a escolha das instalações em Pedroso.
O presidente portista afirmou que existiam várias opções para a escolha da “casa” do FC Porto B, mas que “não faria sentido esta não ser em Gaia”, uma das cidades com mais associados do clube. Pinto da Costa aludiu também às más relações do clube com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, afirmando que o facto de não haver “um mínimo de abertura” por parte das “entidades responsáveis” por esta cidade foi outra das razões que levaram o clube a “atravessar a ponte”.
Por sua vez, Luís Filipe Menezes fez questão de sublinhar que o principal beneficiado com este contrato-programa é o município de Gaia, classificando o acordo como mais “uma oportunidade de dinamização política e económica” da cidade.

Pinto da Costa diz que não há propostas por Hulk

O presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, negou, esta quarta-feira, a existência de qualquer proposta para a transferência do futebolista brasileiro Hulk: Hulk está tão para sair como todos os outros jogadores do plantel.
O que é certo e indesmentível é que, até ao momento em que estou a falar, não chegou ao clube nenhuma proposta para contratar Hulk, disse Pinto da Costa, que admitiu terem existido conversações sobre outros jogadores, mas nenhum dos que é mencionado todos os dias nos jornais.
Para o presidente dos dragões, a mentira é que devia pagar IVA em Portugal, o que seria mais justo do que taxar a 23% os bilhetes das pessoas que querem ver futebol, até por comparação com os filmes pornográficos, que só pagam seis por cento.
Pinto da Costa falou ainda do mais recente reforço portista, o colombiano Jackson Martinez, que, segundo o dirigente,
era uma necessidade da equipa e uma vontade expressa do treinador. As expetativas de Vítor Pereira são as mesmas que as minhas e as dos adeptos. Se se concretizam ou não, às vezes há fatores que podem interferir. Mas este tem todas as condições para triunfar, concluiu o líder portista.

F. C. Porto vence o Servette com bis de Kleber


O F. C. Porto venceu, esta quarta-feira, o Servette, no primeiro teste aberto de pré-época. Dois golos de Kleber derrotaram a equipa treinada pelo português João Alves, num resultado que parece escasso dado o sentido único que o jogo teve.
Vítor Pereira deve estar satisfeito com a prestação dos muitos jogadores utilizados, com especial destaque para Kleber e Iturbe, um a marcar e outro a mostrar iniciativa para agarrar mais minutos do que na temporada transata.
O domínio portista foi evidente em todo o encontro, com reflexo nos 61% de posse de bola, mas os automatismos só agora estão a surgir. Se assim não fosse, o resultado teria sido mais desnivelado, dada a entrega e qualidade de jogo já exibida pelos portistas.
O FC Porto jogou de início com Helton; Sereno, Maicon, Otamendi, David Bruno; Lucho, Fernando, Defour; Djalma, Kléber e Atsu. Jogaram ainda: Bracalli, Mangala, Castro, James, Mikel, Pedro Moreira, Kelvin e Iturbe.

11/07/12

Dragões contratam jogador chinês


Li Shuai é o nome da mais recente aquisição para o plantel de juniores. O médio de 18 anos vem dos chineses do Guizhou Renhe e vai ser emprestado por um ano ao FC Porto com uma cláusula de compra.
Internacional sub-17 pelo seu país, Li Shuai é um médio ofensivo que também pode jogar sobre as alas, e é apresentado como um dos mais talentosos jovens jogadores da China.
Os azuis e brancos vão analisar a adaptação do atleta ao país e ao clube para depois acionar, ou não, a opção de compra. A contratação de Li Shuai já está pensada há alguns meses, depois de o jogador ter cumprido um período de testes com os juvenis do FC Porto.
O médio chinês espera agora visto para viajar para Portugal.


Dragão faz sete refeições por dia


Neste estágio de pré-temporada na Suíça, cada futebolista do F. C. Porto faz sete refeições diárias. Ao todo são quatro mil calorias, o dobro das que consome um adulto sedentário de manhã até à noite.
Além do pequeno-almoço, do almoço, do jantar e da ceia, os atletas fazem três refeições intercalares para combater as exigências e o desgaste de treinos bidiários. Os jogadores, por exemplo, comem antes de irem para o relvado, com alimentos que fornecem energia, e após o treino, com uma ementa destinada a recuperar e precaver micro lesões. Nesta linha, comem bananas antes do treino e bebem leite no fim.
Os menus foram traçados pelo nutricionista Vítor Hugo Teixeira, de 38 anos, autor do recente livro "50 superalimentos portugueses", há cinco anos o responsável pela área alimentar da equipa de futebol. Teve a preocupação de respeitar as tradições das diferentes nacionalidades do plantel, mas sempre dentro de uma máxima para melhorar os índices físicos e desportivos da equipa. Porque o que os atletas comem é importantíssimo. "Se tivermos uma alimentação certa, aumentamos em 30% a corrida em alta intensidade e em 50% a pressão sobre a bola", explica ao JN. Quando partiram de férias, os jogadores do F. C. Porto não levaram nenhum plano alimentar. Ou melhor, até levaram: "Foi poder fazer o que quisessem". Mas "nenhum", garante Vítor Hugo Teixeira, chegou com peso a mais. "Sou o nutricionista com o trabalho mais facilitado do país, não tenho a menor dúvida".

Leite depois dos treinos
Muitos clubes utilizam bebidas desportivas energéticas depois dos treinos. O F. C. Porto não, porque os jogadores bebem leite: "É um dos melhores alimentos de recuperação. Nós já fazemos isso há cinco anos, ao contrário de muitos", explica Vítor Hugo Teixeira.

Banana antes do trabalho
Antes de irem para o relvado, os jogadores já vão hidratados e nutridos com alimentos de fácil digestão e que oferecem os condimentos necessários para o desgaste de sessões de treino intensas. A banana é um dos exemplos do que podem ingerir antes do trabalho.

Carnes brancas e peixe
Os menus do F. C. Porto são confidenciais, mas há alimentos muito utilizados, como as carnes brancas e o peixe. "Possuímos um serviço de buffet em que temos sempre uma alternativa de carne e de peixe e com métodos de confeção sempre variados", diz o nutricionista.

Hidratos de carbono
No estágio, os jogadores do F. C. Porto têm várias opções de hidratos de carbono, desde arroz, rissotto, batata, batata doce, grão e feijão. Mas há um segredo: "O momento certo para consumir as massas é diferente de consumir o arroz e as batatas. É isso que procuramos afinar".

Jackson já está na Suíça


Jackson Martínez já está em Prangins, na Suíça, onde o plantel do FC Porto estagia desde segunda-feira. O avançado colombiano, que completou os exames clínicos ao princípio da tarde desta terça-feira, no Dragão, viajou na companhia do técnico Rui Quinta e foi recebido, já ao final da noite, por James Rodríguez.
Além do seu compatriota, que desempenhou o papel de anfitrião, à espera de Jackson, que já treina esta quarta-feira, estava também a restante equipa técnica liderada por Vítor Pereira e outros elementos da comitiva do bicampeão nacional.


Dia de trabalho árduo na véspera do primeiro jogo


O FC Porto realizou esta terça-feira dois treinos no estágio de pré-época que decorre em Prangins, na Suiça. Foi um dia de muito trabalho, na véspera da estreia em encontros particulares, frente ao Servette (20h de Portugal Continental , no Estádio de La Praille, em Genebra). Addy lesionou-se na coxa esquerda na sessão da manhã e junta-se a Janko e Rafa como baixas.
Addy (mialgia de esforço), Janko (com fadiga muscular) e Rafa estiveram em tratamento, evoluindo por isso no relvado do Hotel La Barcarolle 21 dos 24 atletas que viajaram desde o Porto. Na noite desta terça-feira chega à Suíça o 25.º elemento. Trata-se de Jackson Martínez, avançado colombiano que é o mais recente reforço dos Dragões.
Para além do encontro frente ao Servette, o programa para quarta-feira inclui um treino matinal, às 10h, à porta fechada.

Fotos: http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Treinos/gal_treino_100712.asp

Mangala: “Sou um jogador mais forte”


Esta pode ser a época de afirmação de Mangala. Essa foi, aliás, a expectativa assumida pelo francês ao segundo dia de estágio na Suíça, durante uma superflash em que o central respondeu em português a todas as questões. Sobre Jackson Martínez, assumiu saber apenas o que James lhe transmitiu. O suficiente, no entanto, para perceber que se trata de um bom jogador.
“Para mim, é importante trabalhar bem e aproveitar o tempo de estágio. Conseguir ser titular depende de muitas coisas, em especial da forma como trabalhar. É fundamental treinar bem e corresponder ao que esperam de mim nos jogos. O meu objectivo é ser titular, mas consegui-lo depende da conjugação de vários factores. O treinador tem-me pedido para trabalhar o primeiro passe. O objectivo é fazer um bom campeonato e reconquistar o título. Hoje sou um jogador mais forte, porque ganhei muito com a possibilidade de jogar com grandes jogadores. O James já me falou do Jackson Martínez. Diz que é um bom jogador, com boa mentalidade e espero que nos possa ajudar bastante. É natural que qualquer jogador sonhe chegar à selecção principal do seu país, mas, neste momento, estou especialmente focado em dar-me bem no FC Porto.”

09/07/12

Jackson Martinez chegou e já fala à Dragão


Jackson Martinez aterrou esta segunda-feira à tarde na cidade Invicta e já prestou as primeiras declarações como reforço dos bicampeões nacionais. Em exclusivo ao www.fcporto.pt e Porto Canal, o avançado colombiano mostrou-se “com muitas ganas” para fazer história no FC Porto.

Que expectativas tem em relação à sua nova equipa?
As expectativas são grandes. É um sonho poder chegar aqui, é mais um objectivo que cumpro. Sempre tive no coração o sonho de chegar a uma equipa tão grande, de poder chegar e triunfar na Europa. Esta possibilidade de jogar pelo FC Porto é para mim uma bênção. É uma grande oportunidade e estou confiante de que tudo correrá bem. 

O que é que já conhece do FC Porto?
É uma grande instituição que está habituada a ganhar, que luta sempre por títulos. Os troféus são importantes para qualquer jogador e sei que aqui se joga para vencer em todas as competições em que participamos. É um grande clube e sei também que tem um grande grupo, pois já falei com alguns colegas da selecção colombiana como o James, o Guarín e o Falcao. Eles deram-me as melhores referências e por isso estou completamente tranquilo. É importante chegar sabendo ao que venho. Tenho uma mentalidade vencedora, quero ganhar o lugar e corresponder rapidamente às expectativas da direcção, dos adeptos, da imprensa... Sei que com muito trabalho vou conseguir atingir estes objectivos.

O sucesso dos companheiros colombianos que referiu é para si um estímulo?
Sim, sem dúvida, mas venho para escrever a minha própria história. Quero ajudar o FC Porto a alcançar grandes feitos. Sou mais um para dar a mão. Unidos vamos conseguir continuar a crescer e levar o FC Porto a mais sucessos. 

É verdade que teve outras propostas, que recusou, para vir para o FC Porto?
Sim, tinha outras propostas. O meu representante analisou algumas mas o mais interessante para mim era vir para o FC Porto. Tinha muita vontade de vir para cá, até pelas referências que já me tinham dado. Confiei no que me disseram porque sabia que vinha mesmo para um grande clube.

Habitualmente falam de si como um grande goleador. Que qualidades traz ao ataque dos Dragões?
Venho com as maiores intenções de ajudar o FC Porto e sair-me muito bem por cá. Sei que se tem falado da comparação com Falcao, que, para mim, é um grande jogador e uma grande pessoa. Fez a sua história aqui e no futebol europeu e abriu as portas para que outros jogadores colombianos pudessem chegar à Europa. Não venho com pressão pelo que o Falcao fez no FC Porto, mas chego com os maiores desejos de triunfar com esta camisola.

Presidente deu as boas-vindas ao goleador

O Jackson Martinez é um jogador de quem esperamos bastante, pois foi muito seguido e era muito desejado pelo treinador. Contamos que amanhã ele já esteja na Suíça junto dos seus novos companheiros. Espero que ele cumpra aqui muitos anos da sua carreira e que marque muitos golos. Quando o contratámos já foi a pensar na utilidade que ele terá para a equipa e nas vitórias que pode ajudar a conquistar.

Janko e Rafa não treinaram


O FC Porto realizou esta segunda-feira o primeiro treino do seu estágio de pré-época, em Prangins, na Suiça. Após estar devidamente instalado no Hotel La Barcarolle, o plantel deslocou-se para o relvado contíguo à unidade, onde apenas Rafa (em tratamento) e Janko (sentiu dores na coxa durante a sessão e acabou por realizar corrida) não estiveram a 100 por cento.
Eis a lista dos 22 futebolistas que cumpriram um treino que teve vários momentos de boa disposição: Bracali, Fabiano, Helton e Kadú (guarda-redes); Addy, David, Maicon, Mangala, Otamendi e Sereno (defesas); Castro, Defour, Fernando, Lucho, Mikel e Pedro Moreira (médios); Christian Atsu, Djalma, Iturbe, James, Kelvin e Kleber (avançados).
O programa para terça-feira inclui um treino matinal (10h), aberto aos órgãos de comunicação social e adeptos e antecedido de uma superflash. Às 17h há nova sessão de trabalho, à porta fechada.



A responsabilidade aumenta de ano a ano


Os Dragões já se encontram em Prangins e foi precisamente na bucólica localidade suíça que Helton respondeu à primeira superflash do estágio. A promessa de trabalhar ao máximo foi a base para uma animada conversa com o guarda-redes que pensa terminar a carreira daqui a uns vinte anos.

Trabalho, trabalho, trabalho
Vamos procurar trabalhar ao máximo e aproveitar todo o tempo que estivermos aqui. Estamos somente focados no trabalho, até porque não estamos perto da família, e temos de aproveitar ao máximo este estágio. Temos aqui 24 jogadores, que vão ser 25 quando o Jackson Martínez chegar, e estamos cá todos para trabalhar bem. Vamos ver o que o mister nos vai pedir. Estamos com bastante vontade.

Boas-vindas a Jackson
Podem ter a certeza que, se foi contratado pelo FC Porto, é porque nos vai ajudar bastante. Em termos tácticos e técnicos, deixo a análise para o mister. A comissão técnica vai exigir o máximo, mas sei que ele vem para ajudar e para fortalecer o grupo. É muito bem-vindo. Vai ser um elemento mais a fazer a diferença. Quando digo isso, falo numa jogada individual, por exemplo. Vai ser mais um jogador para sobressair no momento, como acontece com outros. Isso parte de todos, uma vez é o João Moutinho, outra vez é o James, o Hulk, o próprio Rolando... Encaramos a chegada dele da mesma forma de sempre, procuramos encher a garra do mesmo jeito.

Sem comparações
Não vejo Falcao como um fantasma para Jackson. Vejo-o como um bom trabalhador e um excelente companheiro de trabalho que soube aproveitar a sua oportunidade. Acredito que, não só o Jackson, mas todos aqueles que vão ter oportunidade de mostrar o seu trabalho, vão procurar fazer o melhor e ajudar a equipa.

Mais reforços?
Eu mal sei de guarda-redes, quanto mais de administração! A SAD do FC Porto diz que esse tema não é com Helton… [risos]

Aqui não há concorrência
Vou confessar: esta é a minha oitava época aqui e todos os anos há um concorrente e uma nova dificuldade a ser colocada. Vou voltar a explicar isto: não vejo o Fabiano como um concorrente ou como um desafio novo para mim, vejo-o como uma mais-valia para o FC Porto. Independentemente de quem estiver a jogar, se estiver a fazer o seu melhor, quem ganha é o FC Porto. O Fabiano é mais um companheiro, é mais um trabalhador à procura do seu lugar ao sol. Só tem de continuar a trabalhar da mesma forma que tem feito até agora.

Titularidade não é garantida
Eu não nasci titular, já o digo desde a primeira época que cá estou. Recordo-me que quando cheguei ouvi falar no fantasma Vítor Baía e, com toda a modéstia, com todo o respeito, não gosto de homem, mas ele até é um cara simpático. Como é que o chamavam de fantasma, meu Deus?
[risos] Com o tempo que tenho de casa, sei que a responsabilidade aumenta de época para época, não só para aqueles que já cá estão, como também para os que chegam. Aqui, no FC Porto, aprendemos a conviver com a procura do melhor, com a busca do máximo de cada um de nós.

Ambição ilimitada
Tenho ambição de acordar todos os dias cada vez melhor. No meu trabalho não é diferente. Quero sempre fazer mais do que já fiz. Temos de aproveitar as oportunidades. Todo o jogador quer ganhar mais, chegar o mais longe possível. Ainda não penso no final da carreira. Bem… pretendo acabar a carreira daqui a uns vinte anos [risos].

Só falta a Champions
Nós não gostamos de ficar pelo caminho, é óbvio, acho que ninguém gosta, mas no FC Porto há uma prioridade: é buscar sempre o máximo em cada uma das competições. É verdade que só me falta vencer a Liga dos Campeões. Vamos trabalhar para isso. Sabemos que não é fácil, mas não é impossível. Eu quero-o, almejo-o, e vou contar com a ajuda dos meus amigos – porque eu não trabalho sozinho -, e vamos em busca disso. Todos o queremos.

Favoritos?
No FC Porto nunca há essa mentalidade. Aqui dentro pensamos que todos estão a jogar da mesma forma que nós, para os seus objectivos, tal como nós, que queremos revalidar o título. Vamos continuar com esse pensamento, baseado na humildade. Aqui não rola essa parada na bola.

Jackson Martínez chega hoje ao Porto

O empresário Luís Manuel Manso acompanha Jackson Martínez na viagem à Europa. Ao JN, salientou que o avançado tem cuidado da forma física e que "está pronto a dar 100% pelo F. C. Porto". Veja o vídeo com alguns dos golos marcados pelo novo reforço portista.
James já chegou. Outro colombiano está a caminho: o reforço Jackson Martínez. James, "El bandido", voltou ontem e foi recebido por elementos do F. C. Porto no Aeroporto Sá Carneiro. No local, não houve declarações à Imprensa e, hoje, o dianteiro segue para estágio. O seu compatriota, Jackson, só é esperado esta tarde, trazendo consigo o empresário Luís Manuel Manso.
Ao JN, antes da viagem, desde o México, ambos sinalizavam a satisfação pela transferência. "Foi um bom negócio", concluiu o agente, convicto que os testes médicos, ainda em falta, serão uma mera formalidade. De lembrar que na comunicação à CMVM, o F. C. Porto fazia depender a concretização do negócio, de 8,8 milhões de euros, da bateria de exames. "O Jackson é um profissional. Não descurou a forma", antecipou Manso, aludindo aos últimos tempos, em que o avançado não treinou com os Jaguares, enquanto aguardava pelo F. C. Porto.

Abdoulaye falha estágio de pré-epoca


O defesa central do F. C. Porto Abdoulaye Ba, que esteve emprestado na época transata à Académica, vai marcar presença nos Jogos Olímpicos Londres2012, ao serviço do Senegal, falhando assim o estágio de pré-época na Suíça.
O internacional senegalês de 21 anos e 1,97 metros, que renovou o contrato até 2016, será o quarto jogador do plantel portista a participar nos Jogos, depois de Hulk, Danilo e Alex Sandro terem sido chamados à seleção olímpica brasileira.
Abdoulaye, que ostenta a braçadeira de capitão da seleção olímpica senegalesa, destacou-se a época passada ao serviço da Académica pelos seus dotes futebolísticos, apesar de alguns cartões amarelos e vermelhos.

FC Porto leva 24 jogadores para estágio

O guarda-redes Fabiano, um dos reforços do FC Porto para a época 2012-13 de futebol, vai estagiar com o restante plantel em Prangins, na Suíça, para onde os dragões partem na segunda-feira.
O brasileiro, contratado durante o defeso ao Olhanense e que inicialmente deveria permanecer emprestado ao clube algarvio, é a novidade nas escolhas de Vítor Pereira, hoje divulgadas, uma vez que não participou nos primeiros dias de trabalho, que decorreram desde segunda-feira no Centro de Treinos do Olival (Gaia).
Na comitiva, segundo nota do clube na sua página oficial na Internet, seguem 24 jogadores, entre os quais James Rodríguez e Mangala, que também ainda não tinham trabalhado com os restantes companheiros.
Pelo contrário, isto é, depois de terem trabalhado os primeiros dias com os restantes companheiros, não seguem viagem o central Abdoulaye (ao serviço da selecção olímpica do Senegal), o guarda-redes Stefanovic e o médio Edu.
Também de fora da comitiva estão os brasileiros Hulk, Danilo e Alex Sandro, chamados para a selecção olímpica, o uruguaio Álvaro Pereira e os internacionais portugueses Beto, Rolando, Miguel Lopes, João Moutinho e Varela.
O colombiano Jackson Martínez, cuja contratação foi anunciada no sábado, também não segue para a Suíça.
Na Suíça, o FC Porto vai realizar dois encontros particulares, frente ao Servette (11 de Julho) e ao Évian (14).
A partida para a Suíça está marcada para as 0h30, no Aeroporto Sá Carneiro, e a chegada a Genebra prevista para as 12h40 locais (11h40 em Portugal).

Lista dos 24 jogadores que iniciarão o estágio do FC Porto
Guarda-redes Bracali, Fabiano, Helton e Kadú.
Defesas Addy, David, Maicon, Mangala, Otamendi, Rafa e Sereno.
Médios Castro, Defour, Fernando, Lucho, Mikel e Pedro Moreira.
Avançados Christian Atsu, Djalma, Iturbe, James, Janko, Kelvin e Kléber.