11/01/20

Dragões Diário 11-01-2020

Numa noite muito fria em Moreira de Cónegos, o FC Porto aqueceu a alma dos adeptos ao bater o Moreirense por 4-2 em duelo da 16ª jornada do campeonato. Os Dragões estiveram a perder, fizeram a reviravolta e deixaram-se empatar na ida para o intervalo, antes de selarem o triunfo com dois golos apontados na segunda parte.

Sérgio Conceição mostrou contentamento pela vitória merecida num jogo difícil e importantíssimo. O treinador portista dirigiu palavras elogiosas ao grupo de trabalho, que tem muito carácter, dando realce particular à resposta interessante de Diogo Leite e Mbemba, dupla de centrais em estreia absoluta. 

Luis Díaz foi lançado na etapa complementar e contribuiu decisivamente para o sucesso de ontem à noite no Minho, com o terceiro golo da partida. Segundo o colombiano, a equipa portou-se muito bem e a união demonstrada foi fundamental para ganhar os três pontos num campo muito difícil

O FC Porto B entra em campo esta manhã, a partir das 11h (Sport TV), para disputar a 16ª ronda da LigaPro na casa do Feirense. De acordo com o defesa central Nahuel Ferraresi, os bês portistas chegam a Santa Maria da Feira com máxima determinação na obtenção do êxito.

À mesma hora (Porto Canal e FC Porto TV), os Sub-17 recebem o Chaves, no Olival, em duelo da sétima jornada da 2ª fase do Nacional de Juniores B. Os médios Tiago Carvalho e Adoulai Candé foram claros na projecção da partida: a missão é ganhar para manter a liderança.

O sábado azul e branco inclui igualmente modalidades de pavilhão. Em acção estará primeiro o hóquei em patins, que se estreia na Taça de Portugal no reduto do Escola Livre de Azeméis, à semelhança da época anterior. A partida, marcada para as 16h00 (Porto Canal e FC Porto TV), é contra uma equipa de escalão inferior, mas, segundo Poka, tem de ser abordada com seriedade sob pena de haver “surpresas”.

Duas horas depois (Porto Canal e FC Porto TV), no Dragão Arena, a equipa de basquetebol terá pela frente o Maia Basket, na 16ª ronda da Liga. Perspetivando o encontro, o base Pedro Pinto garantiu que não falta aos azuis e brancos vontade de retomar o caminho vitorioso. E nada melhor do que o conforto de casa para o conseguir.

10/01/20

Aconteceu a 10 Janeiro 2006

Neste dia, uma curta deslocação a norte numa noite fria de inverno foi o que o calendário reservou ao FC Porto. Desta vez, o adversário foi o Paços de Ferreira, e os Dragões venceram por 2-0 com dois golos de McCarthy.

Dragões Diário 10-01-2020

Menos de uma semana depois de uma vitória há muito desejada em Alvalade, o FC Porto regressa esta noite aos jogos do campeonato para tentar superar mais um desafio difícil: vencer em Moreira de Cónegos. Sérgio Conceição alerta que o Moreirense é forte em casa, mas não esconde que é fundamental manter a dinâmica de vitórias.
 
A preparação para este encontro terminou ontem, no Olival, numa manhã em que Pepe e Zé Luís foram submetidos a tratamento e trabalho de ginásio. À tarde, o avançado cabo-verdiano recebeu uma boa notícia: o golo que marcou ao Paços de Ferreira a 2 de Dezembro foi considerado o melhor do mês. 
 
Quase cinco anos e nove troféus após ter chegado ao FC Porto, Guillem Cabestany assinou um novo contrato e prolongou a ligação ao clube até ao final de 2020/21. Em declarações à FC Porto TV, o catalão afirmou que quer dar continuidade ao bom trabalho e ajudar os Dragões a lutar por todos os títulos.

09/01/20

Aconteceu a 09 Janeiro 2013

Neste dia, no Dragão e com o intervalo a chegar, João Moutinho resolvia da marca de penálti. Kieszek para um lado, bola para o outro e o FC Porto vencia o Vitória de Setúbal (1-0) na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Dragões Diário 09-01-2020

Na antevéspera do jogo com o Moreirense a boa notícia chegou do ginásio, onde Pepe iniciou nova etapa no processo de recuperação da lesão que o tirou do clássico de Alvalade aos 24 minutos. Hoje, em conferência de imprensa marcada para as 12h15, é dia de Sérgio Conceição fazer a antevisão do encontro de amanhã à noite (21h15), em Moreira de Cónegos, a contar para a 16ª jornada da Liga.

Também hoje, mas logo a partir das 11h, estarão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Vitória de Guimarães, das meias-finais da Taça da Liga, e há uma série de pressupostos sobre o processo de venda.

Com um belo golo de cabeça de Duarte Moreira e um autogolo de Cristian Devenish, a equipa de Sub-19 do FC Porto derrotou o Vizela no Olival (2-1), somou a sexta vitória consecutiva e ascendeu ao segundo lugar da primeira fase do Nacional de Juniores A. No final, Tulipa, o treinador, estava satisfeito, mas só com aquilo que os jogadores fizeram na primeira parte.

A nossa equipa de hóquei em patins só volta a jogar depois de amanhã.

08/01/20

Aconteceu a 08 Janeiro 1939

Neste dia, arrancava na Constituição a versão definitiva da Primeira Divisão portuguesa, numa partida que colocava frente a frente FC Porto e Sporting. Com Mihaly Siska no comando técnico e Pinga como maior referência, Nunes e Costuras fizeram os golos do triunfo azul e branco (2-1). Quase cinco meses depois, os Dragões festejaram a conquista do título nacional.

Dragões Diário 08-01-2020

No relvado do Olival, Sérgio Conceição contou com oito reforços para cumprir mais uma etapa da preparação para o jogo da 16ª jornada do campeonato, frente ao Moreirense (sexta-feira, 21h15).

Depois de ter feito o melhor golo de Outubro e Novembro, Alex Telles voltou a vencer um prémio da Liga Portugal. Ao bater dois benfiquistas na votação, o internacional brasileiro foi eleito o Melhor Defesa do mês de Dezembro e repete a distinção conseguida em Agosto.

Esta tarde marca o regresso à competição dos sub-19, que a partir das 15h (Porto Canal e FC Porto TV) recebem o Vizela no Olival. Na 18ª jornada da primeira fase do campeonato, os Dragões querem somar a sexta vitória consecutiva para dar continuidade ao bom momento trazido de 2019.

07/01/20

Aconteceu a 07 Janeiro 1985

Neste dia, deu-se o adeus ao eterno Mestre. Depois de lutar contra uma doença oncológica por mais de um ano, José Maria Pedroto falecia com apenas 56 anos. O corpo foi depositado em câmara ardente nas Antas, onde Jorge Nuno Pinto da Costa permaneceu até ao dia seguinte. Foram muitos os anos que ligaram Pedroto ao FC Porto, tanto como jogador como treinador, que o tornaram numa das figuras indiscutíveis da história do clube.

Dragões Diário 07-01-2020

Na ressaca do triunfo em Alvalade, a equipa principal voltou ontem ao trabalho no Olival, onde começou a preparar o jogo da 16ª jornada da Liga frente ao Moreirense (sexta, 21h15). Já reavaliado, Pepe foi o único Dragão a não participar na sessão de trabalho.

Tem sido habitual e Dezembro não foi diferente: com 36,81% dos votos, Marchesín foi eleito o Melhor Guarda-Redes da Liga NOS no último mês do ano. O internacional argentino sofreu apenas um golo nos três jogos disputados e mantém o estatuto oficial de melhor guardião da prova, tal como acontece desde o início do campeonato.

A escola de natação do FC Porto vai reunir-se no Complexo de Piscinas de Campanhã na manhã de 25 de janeiro para o Festival de Inverno, cujo tema é a Água e tudo o que a envolve. Para o evento estão confirmados todos os alunos da escola e os atletas do clube.

06/01/20

Aconteceu a 06 Janeiro 1956

Neste dia houve clássico nas Antas com o Benfica. Jaburu, Zé Maria e Hernâni fizeram o resultado (3-0) e deram a liderança isolada ao FC Porto de Flávio Costa à 17ª jornada da Liga.

Dragões Diário 06-01-2020

Pois é, acontece, especialmente quando os jogos não são decididos no desempate por penáltis. Sem a marca dos 11 metros para mascarar e reverter exibições sofríveis, o FC Porto voltou a ganhar ao Sporting (2-1) e desta vez fê-lo em Alvalade, depois de Soares arrancar um cabeceamento perfeito e agitar um chicote virtual para silenciar o leão. Aos seis minutos, Marega já tinha feito o primeiro para os Dragões.

No final do jogo mais exigente da época, que resultou na primeira vitória em Alvalade desde Outubro de 2008, Sérgio Conceição reconheceu o momento de sofrimento no início da segunda parte, distinguiu na entrada de Luis Díaz - e no consequente desvio de Otávio para o corredor central - a chave do encontro e concluiu sobre a justiça do resultado perante um adversário de grande qualidade.

O Sporting é assumidamente uma das vítimas preferidas de Tiquinho Soares, que ontem marcou pela sexta vez à equipa de Alvalade (a quinta com a camisola do FC Porto) enquanto decidia o clássico. Sem esconder a alegria despertada por aquele cabeceamento perfeito, o avançado brasileiro disse estar ainda mais feliz pela conquista dos três pontos

Mas de Lisboa, onde o FC Porto já tinha vencido o Benfica em Agosto, não chegaram só boas notícias. Pepe saiu lesionado, com um traumatismo na perna esquerda, e Marcano viu o quinto cartão amarelo na Liga, dado que faz dele uma opção nula para o jogo com o Moreirense. Nada, no entanto, que preocupe excessivamente Sérgio Conceição, que surpreendeu ao avançar, logo ali, a dupla de centrais para Moreira de Cónegos: o Mbemba e o Diogo Leite vão ser titulares.

Pior foi a expulsão de Luís Mata aos 17 minutos do FC Porto B-Académica, que desde logo não prenunciava nada de bom. Ainda por cima, duplamente castigada com o penálti que deu vantagem à Académica. Vítor Ferreira empatou antes do intervalo, mas a segunda parte tratou de confirmar as suspeitas, com Silvério e Lacerda a fazerem os golos que deram a vitória à equipa de Coimbra (3-1).

Hora antes, ao final da manhã, enquanto os Sub-15 derrotavam o Boavista (3-0) no Olival, os Sub-17 iam a Braga vencer (2-0) a equipa local e manter a liderança isolada. Pelos mais novos marcaram Mariano Regal, Rodrigo Malheiros e Afonso Leite, pelos mais velhos facturaram Martim Tavares e Lucas Gomes.

Quem ontem foi ao Dragão Arena assistiu a mais um póquer de Gonçalo Alves e a nova goleada da nossa equipa de hóquei em patins (10-2), que contou ainda com a contribuição decisiva de Reinaldo García, Sergi Miras (2), Giulio Cocco (2) e Andrés Zapata. Com a vitória sobre os Tigres de Almeirim, o FC Porto ascendeu à terceira posição, partilhada com Sporting e Oliveirense, e manteve os três pontos de distância para o primeiro lugar.

De Ovar chegou a surpresa, porque depois de ter estado em vantagem ao longo de quase toda a partida, o FC Porto permitiu o empate no último período e acabaria mesmo por perder com a Ovarense (88-84) no tempo extra, perdendo também o primeiro lugar da fase regular da Liga de basquetebol, agora partilhado por Benfica e Sporting, mas apenas a um ponto de distância. Com 24 pontos, valeu de pouco a Sasa Borovnjak distinguir-se como o melhor marcador do jogo.

No voleibol é que não tem que saber. Depois da estreia absoluta a ganhar ao Leixões na Supertaça e das vitórias sobre a equipa de Matosinhos no campeonato, a AJM/FC Porto afastou o mesmo adversário da Taça com um triunfo em três sets (25-18, 25-15 e 25-23) para atingir os quartos de final da competição.

05/01/20

Aconteceu a 05 Janeiro 1934

Neste dia, Mihaly Siska anunciava o fim da carreira de jogador, quase uma década depois de ter chegado a Portugal e ao FC Porto. O húngaro, nascido em Budapeste, naturalizou-se português em 1926 e foi o primeiro nome forte de uma lista de notáveis guarda-redes portistas, na qual também estão Soares dos Reis, Barrigana, Américo, Mlynarczyk, Vítor Baía, Helton e Iker Casillas. Enquanto jogador, Siska venceu dois Campeonatos de Portugal e nove Campeonatos Regionais do Porto, assumindo mais tarde o comando técnico do FC Porto. Como treinador, conquistou duas edições da Liga portuguesa, tornando-se a primeira figura da história do clube a sagrar-se campeã nacional na dupla condição de jogador e de treinador. Nas décadas seguintes, seguiram-lhe o exemplo José Maria Pedroto, António Oliveira e Sérgio Conceição.

Dragões Diário 05-01-2020

O Estádio de Alvalade recebe esta tarde (17h30, Sport TV) o primeiro clássico de 2020, entre Sporting e FC Porto, referente à 15ª jornada do campeonato. Depois do último treino no Olival antes da partida para Lisboa, Sérgio Conceição projectou o desafio com os leões: cabe-nos a nós, FC Porto, escrever a história deste jogo.

Antes, às 15h (Porto Canal e FC Porto TV), entra em campo o FC Porto B, no Estádio de Pedroso, frente à Académica. Na antevisão da partida, da 15ª jornada da LigaPro, o avançado belga Tony Djim manifestou o desejo de dar continuidade aos bons resultados conseguidos no fecho de 2019: estamos num bom momento.

O domingo azul e branco começa às 11h e logo em dose dupla. Os Sub-17 deslocam-se a Braga na sexta jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, enquanto os Sub-15 defrontam o Boavista (Porto Canal e FC Porto TV), no Olival, num dérbi da Invicta referente à quinta jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C.