06/01/20

Dragões Diário 06-01-2020

Pois é, acontece, especialmente quando os jogos não são decididos no desempate por penáltis. Sem a marca dos 11 metros para mascarar e reverter exibições sofríveis, o FC Porto voltou a ganhar ao Sporting (2-1) e desta vez fê-lo em Alvalade, depois de Soares arrancar um cabeceamento perfeito e agitar um chicote virtual para silenciar o leão. Aos seis minutos, Marega já tinha feito o primeiro para os Dragões.

No final do jogo mais exigente da época, que resultou na primeira vitória em Alvalade desde Outubro de 2008, Sérgio Conceição reconheceu o momento de sofrimento no início da segunda parte, distinguiu na entrada de Luis Díaz - e no consequente desvio de Otávio para o corredor central - a chave do encontro e concluiu sobre a justiça do resultado perante um adversário de grande qualidade.

O Sporting é assumidamente uma das vítimas preferidas de Tiquinho Soares, que ontem marcou pela sexta vez à equipa de Alvalade (a quinta com a camisola do FC Porto) enquanto decidia o clássico. Sem esconder a alegria despertada por aquele cabeceamento perfeito, o avançado brasileiro disse estar ainda mais feliz pela conquista dos três pontos

Mas de Lisboa, onde o FC Porto já tinha vencido o Benfica em Agosto, não chegaram só boas notícias. Pepe saiu lesionado, com um traumatismo na perna esquerda, e Marcano viu o quinto cartão amarelo na Liga, dado que faz dele uma opção nula para o jogo com o Moreirense. Nada, no entanto, que preocupe excessivamente Sérgio Conceição, que surpreendeu ao avançar, logo ali, a dupla de centrais para Moreira de Cónegos: o Mbemba e o Diogo Leite vão ser titulares.

Pior foi a expulsão de Luís Mata aos 17 minutos do FC Porto B-Académica, que desde logo não prenunciava nada de bom. Ainda por cima, duplamente castigada com o penálti que deu vantagem à Académica. Vítor Ferreira empatou antes do intervalo, mas a segunda parte tratou de confirmar as suspeitas, com Silvério e Lacerda a fazerem os golos que deram a vitória à equipa de Coimbra (3-1).

Hora antes, ao final da manhã, enquanto os Sub-15 derrotavam o Boavista (3-0) no Olival, os Sub-17 iam a Braga vencer (2-0) a equipa local e manter a liderança isolada. Pelos mais novos marcaram Mariano Regal, Rodrigo Malheiros e Afonso Leite, pelos mais velhos facturaram Martim Tavares e Lucas Gomes.

Quem ontem foi ao Dragão Arena assistiu a mais um póquer de Gonçalo Alves e a nova goleada da nossa equipa de hóquei em patins (10-2), que contou ainda com a contribuição decisiva de Reinaldo García, Sergi Miras (2), Giulio Cocco (2) e Andrés Zapata. Com a vitória sobre os Tigres de Almeirim, o FC Porto ascendeu à terceira posição, partilhada com Sporting e Oliveirense, e manteve os três pontos de distância para o primeiro lugar.

De Ovar chegou a surpresa, porque depois de ter estado em vantagem ao longo de quase toda a partida, o FC Porto permitiu o empate no último período e acabaria mesmo por perder com a Ovarense (88-84) no tempo extra, perdendo também o primeiro lugar da fase regular da Liga de basquetebol, agora partilhado por Benfica e Sporting, mas apenas a um ponto de distância. Com 24 pontos, valeu de pouco a Sasa Borovnjak distinguir-se como o melhor marcador do jogo.

No voleibol é que não tem que saber. Depois da estreia absoluta a ganhar ao Leixões na Supertaça e das vitórias sobre a equipa de Matosinhos no campeonato, a AJM/FC Porto afastou o mesmo adversário da Taça com um triunfo em três sets (25-18, 25-15 e 25-23) para atingir os quartos de final da competição.

Sem comentários: