06/06/20

Aconteceu a 06 Junho 1993

Neste dia, com golos de Fernando Couto e de Kostadinov, o já campeão FC Porto derrotou o Marítimo e encerrou a liga no Estádio das Antas. A imagem do central a festejar agarrado às redes da bancada ficou gravada na memória dos portistas...

Dragões Diário 06-06-2020

O FC Porto é um clube democrático desde as raízes mais remotas. Em 1893, o primeiro regulamento determinava que o sócio efectivo terá direito a votar e ser votado para qualquer cargo. Nos últimos 126 anos, foi sempre assim. Enquanto noutros clubes uns sócios valem muitos votos e outros valem poucos, no FC Porto são todos iguais.
 
Mesmo durante a ditadura, as eleições do FC Porto distinguiram-se pela capacidade de mobilização. Em 1955, perante um Estádio das Antas com milhares de portistas, o presidente da Assembleia-Geral não teve problemas em proclamar: Fostes convocados para cumprir o mais sagrado direito do homem: o direito de eleger.
 
Não era comum, naquele tempo, que alguém pronunciasse publicamente que o direito de eleger era o mais sagrado direito do homem. Mas os sócios do FC Porto estiveram à altura, deram um exemplo de civismo, praticaram a democracia em plena ditadura, dignificaram o clube e deixaram-nos um exemplo a seguir.
 
65 anos depois, o actual presidente mesa da Assembleia-Geral, José Manuel de Matos Fernandes, também apela fortemente ao voto: É um serviço que prestamos ao FC Porto. As últimas semanas, com uma campanha intensa apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia, já foram uma prova de vitalidade do clube. Hoje e amanhã, entre 10h e as 19h, cabe aos sócios responder à altura no Dragão Arena.

Tomás Esteves assinou ontem um novo contrato e passou a estar ligado ao FC Porto até 2024. Jorge Nuno Pinto da Costa explicou que a renovação aconteceu porque Sérgio Conceição tem muita esperança no lateral e reconhece-lhe muita qualidade e um potencial enorme.
 
O defesa natural de Arcos de Valdevez, que tem 18 anos, passou metade da vida no FC Porto e é campeão europeu de sub-19, não podia estar mais feliz. Por isso, agradeceu ao presidente e ao clube pela confiança depositada” e deixou uma garantia: Vou dar tudo pelo FC Porto.
 
Entretanto, os líderes do campeonato continuam a preparar o jogo de quarta-feira com o Marítimo. Ontem houve treino no Olival e hoje há outro a partir das 10h30. Marcano continua em tratamento e é o único nome inscrito no boletim clínico.
 
A ambição da secção de andebol não tem limites e a equipa continua a ser reforçada. Ontem foi confirmada a contratação de Manuel Spath, internacional alemão que jogava no Estugarda e que trabalhou com Magnus Andersson no Göppingen. Na apresentação, o pivô falou sobre a grande honra que sente por assinar pelo FC Porto e destacou a utilidade que a experiência de 14 anos na Bundesliga pode vir a ter para o grupo.

05/06/20

Aconteceu a 05 Junho 1988

Neste dia, o passeio do FC Porto no campeonato chegava ao fim, mas os campeões nacionais, mundiais e vencedores da Supertaça Europeia queriam fechar de forma especial a epopeia de 1987/88. A ronda final reservava um clássico com o Benfica e o Estádio das Antas encheu para assistir a um triunfo claro dos Dragões de Ivic sobre os lisboetas, por 3-0, com Jaime Pacheco a bisar e Rui Barros a fechar as contas. Após 38 jornadas, nas quais registou apenas uma derrota, o FC Porto foi campeão com 15 pontos de vantagem sobre o Benfica e terminou com um saldo de golos fantástico (88-15).

Dragões Diário 05-06-2020

As eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto no quadriénio 2020/2024 decorrem amanhã e domingo, entre as 10h e as 19h dos dois dias, no Dragão Arena, e há um conjunto de informações que os sócios devem ter em consideração. A ordem das listas que vão a votos, já se sabe, é a seguinte: A – Pinto da Costa ; B – Nuno Lobo ; C – José Fernando Rio ; D - Movimento Por um Porto insubmisso, eclético e triunfante (candidato apenas ao Conselho Superior), liderado por Miguel Brás da Cunha.
 
Ontem foi dia de regressar ao trabalho no Olival. O plantel comandado por Sérgio Conceição, sem Marcano e uma vez mais com os bês Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário, realizou uma sessão de treino vespertina e deu início à preparação para o compromisso que se segue. No próximo dia 10 de Junho (quarta-feira), às 21h30 (Sport TV), o FC Porto recebe o Marítimo, no Estádio do Dragão, em jogo referente à 26ª jornada do campeonato. Os azuis e brancos estão de volta a casa para voltar às vitórias.
 
Quando o comum adepto do FC Porto ouve o nome de Costinha, é quase impossível a memória não viajar até Manchester e recordar aquele golo ao United, em Old Trafford, que valeu a qualificação para os quartos de final da nossa Liga dos Campeões 2003/04. O mais recente episódio de Dragões para Sempre percorre os quatro anos em que o antigo médio representou o FC Porto, durante os quais conquistou praticamente tudo o que há para conquistar no futebol a nível nacional e internacional.
 
A natação do FC Porto continua regressar com segurança à normalidade e já iniciou a segunda fase de treinos no Complexo de Piscinas de Campanhã. Sob a orientação do treinador José Manuel Borges, nove atletas juniores e seniores da natação dos Dragões voltaram a entrar na água e a retoma não vai ficar por aqui. A partir de dia 15 de Junho, 17 nadadores juvenis do FC Porto vão regressar ao trabalho em Campanhã, permanecendo em espera os atletas dos escalões de cadetes, infantis e masters.

04/06/20

Aconteceu a 04 Junho 2010

Neste dia, André Villas-Boas foi apresentado como treinador do FC Porto e afirmou que o compromisso do clube é sempre com a vitória. Esta ideia foi levada tão a sério que em apenas dez meses de uma época de sonho foram conquistados quatro troféus: a Liga Europa, a Liga Portuguesa, a Taça de Portugal e a Supertaça.

Dragões Diário 04-06-2020

Um festival de golos falhados na primeira parte, extrema eficácia do adversário na segunda, um penálti escandaloso por assinalar depois dos 90 minutos. Em linhas gerais, foi assim que se escreveu a derrota do FC Porto em Famalicão, por 2-1, que deixou a liderança do campeonato em risco.
 
Sem querer desculpar-se com a arbitragem, Sérgio Conceição afirmou que vai ser preciso lutar contra tudo e contra todos. Aquele lance do Aboubakar é muito evidente e o que se passou já é habitual, mas não é a única explicação para o resultado negativo: por um lado, o FC Porto falhou algumas ocasiões claras; por outro, não é possível perder a cabeça e jogar mais com o coração quando se sofre uma contrariedade.
 
Na mesma linha, Pepe assumiu que é difícil lidar com uma derrota como esta e destacou as muitas oportunidades criadas e desperdiçadas. Agora, há que ter calma, ter os pés no chão e, sobretudo, trabalhar com humildade e serenidade. É esse o segredo para o sucesso que todos ambicionamos. Trabalhar. Acreditar.

03/06/20

Aconteceu a 03 Junho 1945

Neste dia, o FC Porto recebia e batia o Real Madrid por 4-1. O encontro, de carácter particular, disputou-se no Campo da Constituição e foi o primeiro internacional dos dragões no pós-II Guerra Mundial.

Aconteceu a 03 Junho 1979

Neste dia, jogava-se a antepenúltima jornada do campeonato. O FC Porto de José Maria Pedroto tinha os mesmos pontos que o Benfica, mas eram os da Segunda Circular quem ocupava o primeiro posto. Qualquer deslize seria fatal, pelo que vencer o Beira-Mar era condição obrigatória para manter viva a chama da esperança no Bi. E que chama. Antes do quarto de hora, os Dragões já venciam por 3-0. À ida para as cabines, o marcador das Antas assinalava uma mão-cheia de golos sem resposta a favor do colectivo comandado pelo Mestre. Na segunda parte, Oliveira fez hat-trick e o resultado ficou fechado em 6-1. Tudo igual na frente da tabela classificativa, mas por pouco tempo. Os aurinegros ainda viriam a conquistar um precioso ponto…

Dragões Diário 03-06-2020


Hoje joga o FC Porto. 88 dias depois, esta é uma frase que os portistas podem, finalmente, voltar a dizer. Ontem, e pela primeira vez em quase três meses, Sérgio Conceição reapareceu em conferência de imprensa. Com o carisma habitual, o mister deu o mote: Temos fome de voltar a jogar e de ganhar, de conquistar títulos. É com essa fome que temos de ir lá para dentro. Esta noite, a partir das 21h15 (Sport TV), o líder do campeonato – sem Marcano, Alex Telles e Nakajima – entra em campo no Estádio Municipal de Famalicão para tentar somar mais três preciosos pontos na luta pelo título.
 
Na véspera do reatar da Liga, o plantel portista trabalhou pela última vez nos relvados do Olival, antes da viagem até Vila Nova de Famalicão. A equipa técnica de Sérgio Conceição voltou a chamar os bês Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário para integrar a sessão colectiva da equipa principal. Fosse nas respectivas casas, no CTFD PortoGaia ou no Estádio do Dragão, os atletas azuis e brancos não tiveram férias, nunca baixaram a guarda e continuaram a treinar desde que, no início de Março, a pandemia obrigou à interrupção das competições.
 
Gabriel Brás e Marco Cruz assinaram os primeiros contratos profissionais com o FC Porto. Os jovens futebolistas da nossa formação de Sub-17 rubricaram um vínculo válido até 2023. Gabriel Brás é mais um central das escolas dos Dragões natural da Póvoa de Varzim que, à data da paragem, levava três golos marcados esta época. Por sua vez, Marco Cruz é um lateral canhoto, nascido em 2004, que também pode jogar no meio-campo. Ambos integram o plantel de Juniores B comandado por Ricardo Malafaia e são internacionais portugueses em Sub-15.
 
Além dos regressos a casa de Diogo Silva e Tiago Sousa, a nossa equipa de andebol conta com mais um reforço. Trata-se de Nikola Mitrevski, guarda-redes de 34 anos que já falou à FC Porto TV sobre esta segunda vinda para Portugal. Com os títulos nacionais e a final four da Champions na mira para a próxima temporada, o macedónio assegura: Quando chegou a oferta não pensei muito antes de aceitar. São um exemplo de como deve funcionar um clube de andebol, declara Mitrevski, que não esquece a primeira vez no Arena, em 2010, ao serviço do Metalurg: Foi um ambiente fenomenal. Jogar assim é uma honra para todos os jogadores, conclui o guardião.

02/06/20

Aconteceu a 02 Junho 2019

Neste dia, em Sines, Fábio Magalhães mudou a história, acrescentando-lhe um novo capítulo e a dobradinha que o FC Porto nunca tinha conseguido. Os Dragões, que já tinham vencido o Andebol 1, atingiram o intervalo da final da Taça de Portugal a ganhar por sete golos de diferença, mas a maldição voltaria a pairar a cinco segundos do fim, quando o Águas Santas fez o empate. Só que, no último ataque, Fábio não deu hipóteses e fez história. Ele e toda a equipa de Magnus Andersson.

Dragões Diário 02-06-2020

Hoje, algumas horas depois de mais um treino no Olival, completam-se três meses sobre o grande golo de Manafá e o ponto de viragem na Liga, em que o FC Porto voltou a assumir a liderança depois da vitória nos Açores, sobre o Santa Clara, e do empate do Benfica com o Moreirense, na Luz. Na ilha e no estádio de São Miguel, Marcano fechou as contas (2-0) assim, de cabeça.
 
Ontem, enquanto Sérgio Conceição voltava a preparar o jogo de amanhã à noite (21h15), em Famalicão, era notícia a nomeação de Nuno Almeida para dirigir o encontro da 25ª jornada da Liga: o árbitro algarvio tem André Campos e Venâncio Tomé como auxiliares e Luís Ferreira no videoárbitro.
 
Sérgio Conceição faz a antevisão do jogo ao princípio da tarde de hoje, numa conferência de imprensa com regras muito especiais. Enquanto aguarda pelas 12h30, recorde a entrevista do treinador à Dragões de dezembro do ano passado, na qual o técnico já assumia o projecto de ver a equipa sempre a crescer num patamar elevado. A ideia continua a ser essa.

01/06/20

Aconteceu a 01 Junho 2003

Neste dia, o já campeão nacional e vencedor da Taça UEFA, a primeira do FC Porto e de Portugal, recebia e vencia o Sporting, no Estádio das Antas, fechando o campeonato com um triunfo por 2-0 no clássico da consagração. A juntar a uma temporada já de si memorável, este jogo, decidido por Hélder Postiga e Maniche, marcou também a despedida de Paulinho Santos dos relvados. O médio, lesionado, entrou simbolicamente para dar o pontapé de saída e saiu do campo bem lá em cima, carregado em ombros pelos colegas.

Dragões Diário 01-06-2020

Os dias vão passando e é já na próxima quarta-feira, a partir das 21h15, que o FC Porto volta a entrar em campo. O campeonato regressa com a 25ª jornada e o líder da prova tem um desafio difícil no Estádio Municipal de Famalicão, por isso é que ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival. Os bês Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário integraram uma vez mais os trabalhos da equipa principal, que prosseguem daqui a pouco. Marcano, já se sabe, é o único nome no boletim clínico.
 
Mick Schubert esteve apenas duas épocas no FC Porto, mas foi tempo suficiente para o dinamarquês deixar uma marca no andebol azul e branco. Em 2013/14 e 2014/15, Mick Schubert conquistou dois Campeonatos, os últimos do Hepta, e uma Supertaça, títulos para os quais contribuiu com muitos golos. Agora, é a figura do último episódio da rubrica Dragões Lá Fora da FC Porto TV: Foram os dois melhores anos da minha carreira, sem dúvida. Tenho saudades dos adeptos, do clube e da cidade.
 
É hoje que o Museu FC Porto reabre ao público depois do encerramento forçado pela pandemia da Covid-19. O espaço está preparado de acordo com as regras e recomendações das autoridades de saúde e tem a certificação Clean & Safe do Turismo de Portugal, pelo que volta a ser possível percorrer com segurança os mais de 126 anos da história azul e branca e os encantos do Estádio do Dragão. A partir de hoje, o Museu FC Porto regressa à normalidade e está aberto todos os dias.

31/05/20

Aconteceu a 31 Maio 2009

Nesta dia, garantimos a sexta dobradinha da nossa história. Dias depois da conquista do Tetra, o FC Porto de Jesualdo Ferreira defrontava o Paços de Ferreira, no Jamor, e o resultado ficou fechado logo aos seis minutos. Lisandro López respondeu da melhor forma a um passe de Raul Meireles e fez balançar as redes da baliza Norte do Estádio Nacional. Os tetracampeões tiveram várias e boas oportunidades para dilatar a vantagem, mas o marcador não voltaria a mexer. No final, Bruno Alves subiu à Tribuna de Honra para erguer a 14ª Taça de Portugal do palmarés portista, que tornaria Jesualdo Ferreira o terceiro treinador luso dos Dragões a vencer as duas maiores competições nacionais no mesmo ano, juntando-se a António Oliveira e José Mourinho.

Dragões Diário 31-05-2020

Perante o aproximar do regresso da Liga, o FC Porto voltou a treinar ontem no Olival tendo em vista a deslocação a Famalicão. Sem poder contar com Marcano, entregue aos cuidados do Departamento de Saúde azul e branco, Sérgio Conceição chamou o trio do costume para integrar a sessão matinal no CTFD PortoGaia. Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário trabalharam, novamente, às ordens do timoneiro da nau portista. Na próxima quarta-feira, às 21h15, o líder do campeonato entra em campo pela primeira vez em mais de dois meses para resgatar três pontos à entrada do Minho. Daqui a pouco, o apito do mister volta a ecoar na margem sul do Douro.
 
Em Famalicão, Marega irá tentar juntar mais uma presa ao seu espólio. Das 17 equipas, além do FC Porto, que compõem a actual edição do campeonato, o maliano só não marcou a duas. Na primeira volta, o possante avançado teve problemas físicos e não pôde juntar Famalicão e Aves à lista de vítimas. O nosso número 11 terá oportunidade de o fazer em breve, quando os azuis e brancos viajarem, nas duas próximas jornadas fora de casa, até às vilas da região de Santo Tirso. Na revista Dragões de Fevereiro, analisámos ao pormenor os 54 golos do dianteiro com o brasão abençoado ao peito.
 
Quem também esteve de fora por lesão, e entretanto recuperou, foi Vítor Ferreira. Agora, o centrocampista natural da Vila das Aves, é destacado na rúbrica Dragões em Foco da FC Porto TV. Com o 77 nas costas, a ginga de Vitinha tem deixado água na boca aos portistas. Desde a estreia, frente ao Varzim na Taça de Portugal, o médio nascido na viragem do milénio vinha conquistando o seu espaço no plantel de Sérgio Conceição e surpreendendo a exigente massa adepta azul e branca com a sua maturidade e qualidade. Habitual suplente na conquista da UEFA Youth League, Vítor Ferreira é a prova de que, com trabalho, o percurso da Constituição ao Dragão não é assim tão longo.