06/06/20

Dragões Diário 06-06-2020

O FC Porto é um clube democrático desde as raízes mais remotas. Em 1893, o primeiro regulamento determinava que o sócio efectivo terá direito a votar e ser votado para qualquer cargo. Nos últimos 126 anos, foi sempre assim. Enquanto noutros clubes uns sócios valem muitos votos e outros valem poucos, no FC Porto são todos iguais.
 
Mesmo durante a ditadura, as eleições do FC Porto distinguiram-se pela capacidade de mobilização. Em 1955, perante um Estádio das Antas com milhares de portistas, o presidente da Assembleia-Geral não teve problemas em proclamar: Fostes convocados para cumprir o mais sagrado direito do homem: o direito de eleger.
 
Não era comum, naquele tempo, que alguém pronunciasse publicamente que o direito de eleger era o mais sagrado direito do homem. Mas os sócios do FC Porto estiveram à altura, deram um exemplo de civismo, praticaram a democracia em plena ditadura, dignificaram o clube e deixaram-nos um exemplo a seguir.
 
65 anos depois, o actual presidente mesa da Assembleia-Geral, José Manuel de Matos Fernandes, também apela fortemente ao voto: É um serviço que prestamos ao FC Porto. As últimas semanas, com uma campanha intensa apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia, já foram uma prova de vitalidade do clube. Hoje e amanhã, entre 10h e as 19h, cabe aos sócios responder à altura no Dragão Arena.

Tomás Esteves assinou ontem um novo contrato e passou a estar ligado ao FC Porto até 2024. Jorge Nuno Pinto da Costa explicou que a renovação aconteceu porque Sérgio Conceição tem muita esperança no lateral e reconhece-lhe muita qualidade e um potencial enorme.
 
O defesa natural de Arcos de Valdevez, que tem 18 anos, passou metade da vida no FC Porto e é campeão europeu de sub-19, não podia estar mais feliz. Por isso, agradeceu ao presidente e ao clube pela confiança depositada” e deixou uma garantia: Vou dar tudo pelo FC Porto.
 
Entretanto, os líderes do campeonato continuam a preparar o jogo de quarta-feira com o Marítimo. Ontem houve treino no Olival e hoje há outro a partir das 10h30. Marcano continua em tratamento e é o único nome inscrito no boletim clínico.
 
A ambição da secção de andebol não tem limites e a equipa continua a ser reforçada. Ontem foi confirmada a contratação de Manuel Spath, internacional alemão que jogava no Estugarda e que trabalhou com Magnus Andersson no Göppingen. Na apresentação, o pivô falou sobre a grande honra que sente por assinar pelo FC Porto e destacou a utilidade que a experiência de 14 anos na Bundesliga pode vir a ter para o grupo.

Sem comentários: