16/02/19

Aconteceu a 16 Fevereiro 1991

Neste dia, o FC Porto de Carlos Alberto Silva deslocou-se a Paços de Ferreira e venceu por 3-0 com golos de Kostadinov, Domingos e Rui Filipe. Era a segunda de oito vitórias consecutivas e o 18º de 28 jogos sem perder na Liga, sequências que contribuíram para um triunfo tranquilo no campeonato. Em Maio, os Dragões terminaram a época com dez pontos de vantagem sobre o Benfica, numa altura em que as vitórias ainda só valiam dois pontos.

Dragões Diário 16-02-2019

A equipa principal do FC Porto regressa hoje a casa para enfrentar o Vitória de Setúbal, após ter jogado fora em nove dos 11 jogos que já disputou em 2019. A partir das 20h30, o objectivo para o encontro da 22ª jornada da Liga é bem claro: vencer e manter a liderança isolada do campeonato. A preparação para o embate foi concluída ontem no Olival com os nomes de quatro avançados a constarem no boletim clínico.

Convencido de que vai acabar a série de maus resultados, Sérgio Conceição projecta uma partida mais ou menos difícil consoante aquilo que o FC Porto fizer. O treinador recordou que a equipa tem sofrido um bocadinho com as lesões e confirmou que Brahimi está fora do jogo de hoje, mas nem por isso está pessimista: Estamos na frente e só dependemos de nós. As contas fazem-se em maio.

O fim de semana da formação arranca daqui a pouco, às 11h, com a recepção dos Sub-15 ao Sporting de Braga. Amanhã, também às 11h, os Sub-17 recebem o Boavista e os Sub-19 começam a disputar a fase final do campeonato no Seixal, frente ao Benfica.

15/02/19

Aconteceu a 15 Fevereiro 1997

Neste dia, João Manuel Pinto fez o primeiro golo em Chaves, mas foi um hat-trick de Jardel que resolveu o jogo. Com Sérgio Conceição no onze, o FC Porto venceu por 4-2 à vigésima jornada da Liga enquanto corria para o terceiro título consecutivo do ciclo do penta, confirmado três meses e dois dias depois com uma goleada (4-0) em Guimarães.

Dragões Diário 15-02-2019

Sem Marega, Brahimi e Aboubakar, Sérgio Conceição voltou a preparar o desafio de sábado à noite (20h30), que marca o regresso à Liga e ao Estádio do Dragão. À 22ª jornada, o FC Porto recebe o Vitória de Setúbal, mas o treinador lança o jogo ainda hoje, pelas 12h30 e em conferência de imprensa. Antes disso, há mais arestas para limar no relvado do Olival.

Também amanhã, mas muitas horas antes de a bola voltar a rolar no Dragão, a equipa de andebol do FC Porto apresenta-se na Roménia com o trabalho de casa bem feito e o projecto assumido por Diogo Branquinho de somar a segunda vitória ao segundo jogo da fase de grupos da Taça EHF. O Porto Canal transmite o jogo em directo a partir das 12h45.

Quase cinco horas depois, às 17h30, é a vez do basquetebol e de o FC Porto jogar no Barreiro com o objectivo, bem resumido por Vlad Voytso, de voltar às vitórias e, sobretudo, voltar à forma em que a equipa se encontrava antes da derrota sofrida com a Oliveirense, nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos. O extremo avisa que todos os jogadores do Galitos merecem atenção, mas está convencido de que os Dragões têm todas as possibilidades de ganhar.

Líder do Nacional de hóquei em patins e líder do Grupo C da Liga Europeia, a equipa de Guillem Cabestany pode garantir a qualificação para os quartos de final e o primeiro lugar num jogo só, desde que vença em Saint-Omer amanhã à noite (19h30). Para Gonçalo Alves, a questão coloca-se assim: Eles vão dar tudo para tentar surpreender-nos, mas nós não podemos desperdiçar esta oportunidade.

14/02/19

Aconteceu a 14 Fevereiro 2009

Neste dia, na recta final para o tetra, Ernesto Farías bisou em três minutos e desfez o empate que durava desde os 71’, quando, na recepção ao Rio Ave, Fábio Coentrão respondeu ao golo de Lucho González, que ao intervalo dava vantagem ao FC Porto. Naquela noite, no Dragão, os azuis e brancos venceram por 3-1; oitenta e cinco dias mais tarde, no mesmo local, mas frente ao Nacional, Bruno Alves fez o golo da vida dele e confirmou a conquista do quarto título consecutivo - o terceiro seguido com Jesualdo Ferreira - ainda com duas jornadas para jogar.

Dragões Diário 14-02-2019

Menos de 24 horas depois de jogar em Roma, o FC Porto já treinava no Porto, redireccionando o foco de atenção para a Liga portuguesa, para a recepção de sábado à noite ao Vitória de Setúbal e para o 12º jogo em 2019, que será apenas o terceiro no Estádio do Dragão no novo ano civil.

Depois de Itália e da Liga dos Campeões, no boletim clínico há agora quatro nomes e entre eles estão os dos três melhores marcadores da época passada: Aboubakar, Marega e Brahimi. Hoje à tarde, a partir das 16h, há mais no Olival.

Num ciclo de dez jogos consecutivos sem perder, o FC Porto B regressa a casa no domingo à tarde para defrontar a Oliveirense, um adversário que gosta muito de ter a bola e ao qual Oleg quer negar o controlo do jogo. E porque só a vitória interessa, o internacional moldavo está disposto a lutar para ganhar.

Mesmo sem fazer um grande jogo, como reconheceu Carlos Martingo no final do encontro, o FC Porto venceu o Belenenses por 12 golos de diferença (34-22) no Dragão Caixa, somou a 14ª vitória consecutiva e - com mais duas partidas disputadas - alargou para seis pontos a vantagem sobre o Sporting no Andebol 1. Com seis golos, Víctor Iturriza foi o melhor marcador dos Dragões.

No basquetebol, João Soares, Pedro Pinto e Miguel Queiroz ficaram ontem a saber da convocatória para a seleção nacional. O trio vai a Reiquejavique defrontar a Islândia no último jogo da segunda ronda de pré-qualificação para o Eurobasket 2021.

13/02/19

Aconteceu a 13 Fevereiro 2015

Neste dia, no Dragão, o único golo da noite foi o décimo que Brahimi já levava de azul e branco. Óliver rodopiou, assistiu de pé esquerdo e o argelino bateu Assis, resolvendo o jogo com o Vitória de Guimarães. Disputava-se a 21ª jornada da Liga.

Dragões Diário 13-02-2019

Um golo de Adrián López, a 11 minutos do fim, emprestou um pouco de justiça ao resultado (2-1), estragou a noite perfeita de Zaniolo - que, aos 19 anos, se tornou o mais jovem jogador da Roma a bisar nas competições europeias - e adiou a decisão da eliminatória para o Dragão, quando, a 6 de Março, se jogar a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

No final do encontro de Roma, que pôs fim a uma sequência de 26 jogos sem perder, Sérgio Conceição lembrou que a eliminatória vai a meio e mostrou-se plenamente convencido de que o FC Porto vai estar nos quartos de final da Champions. Não somos das melhores equipas do mundo, mas somos das mais competitivas do mundo, observou o treinador.

Depois de reconhecer no desempenho colectivo dois erros que custaram dois golos, Pepe disse que a qualificação está ao alcance da equipa. A convicção, fundada e fundamentada, é alicerçada sobre outra: Em nossa casa, diante dos nossos adeptos, vamos entrar mais concentrados e ainda mais determinados. No Dragão e com a eliminatória em aberto, secundou-o Casillas, o FC Porto terá mais domínio e mais oportunidades de golo.

Horas antes de Éder Militão completar, em Roma, o 31º jogo com a camisola do FC Porto, ao Dragão chegava, sem grande surpresa, a notícia de que o brasileiro tinha sido eleito na qualidade de melhor defesa do mês da Liga portuguesa, o que acontece pela quarta vez consecutiva. Após o encontro no Estádio Olímpico soube-se ainda que uma entorse no tornozelo esquerdo foi o motivo da substituição de Brahimi.

Depois das redes do Cuenca, os efeitos da exibição do FC Porto na Taça EHF atingiram as redes sociais. A culpa é desta defesa de Alfredo Quintana e dos golos de Fábio Magalhães e António Areia, que dominam os tops da primeira jornada da competição. E se ontem foi dia de receber a embaixadora de Cuba em Portugal, hoje é dia de receber o Belenenses (20h30), no regresso ao Andebol 1.

12/02/19

Aconteceu a 12 Fevereiro 1994

Neste dia, nas Antas, Drulovic estreou-se a marcar de azul e branco, fê-lo em dose dupla e fez também o resultado, com o FC Porto a vencer o Marítimo por 2-0, à 19ª jornada da Liga.

Dragões Diário 12-02-2019

A Champions está de volta e com ela o FC Porto está em Roma. Sérgio Conceição, que não se deixa embalar por aquilo que foi em Itália na viragem do século, diz que só o jogo de hoje interessa e até concorda com Lorenzo Pellegrini, médio dos giallorrossi. De facto, o FC Porto não é um clube de topo europeu, admite. É um clube de topo mundial. A ideia é demonstrá-lo a partir das 20h.

Sérgio Conceição, que não conta com Marega nem Corona na primeira mão dos oitavos de final, decompôs a estratégia em dois momentos, sem, contudo, revelar demasiado sobre ela: A chave passa precisamente por sermos uma equipa coesa defensivamente. Depois, cabe-nos ir à procura da baliza adversária e fazer golos, o que seria igualmente importante. No meio da abordagem ao jogo, ainda sobrou um recado para Totti.

O jogo no Olímpico de Roma marca também o regresso de Pepe à Liga dos Campeões, competição que já venceu com o Real Madrid e que agora volta a disputar com a camisola de um clube pelo qual nutre imenso carinho e respeito. O projecto do central é fazer tudo para ganhar e, para o conseguir, só vê uma solução: Temos que ser uma equipa unida dentro do campo e com níveis de paixão muito grandes.

Jorge Nuno Pinto da Costa está confiante num resultado positivo. Disse-o ontem ao Porto Canal, em declarações sustentadas nos métodos de trabalho do treinador, que cuida ao mais pequeno pormenor de qualquer jogo, e no facto de Sérgio Conceição já ter sido feliz em Roma: Ele viveu aqui dias de glória e espero que amanhã tenha mais um como treinador.

Sérgio Conceição e Eusebio Di Francesco nunca se defrontaram como treinadores, mas têm contas a ajustar desde Novembro de 1998, quando o italiano fez o segundo golo da Roma, antes de Totti marcar pela primeira vez no dérbi e fechar o resultado (3-3). Com a Lazio, Sérgio ganhou mais troféus, mas no histórico de confrontos persiste um empate técnico.

Depois da alucinante experiência europeia na Taça EHF e da vitória por números expressivos sobre o Cuenca, o Andebol 1 redireciona a atenção de Leonel Fernandes para a receção de amanhã à noite (20h30) ao Belenenses, um adversário teoricamente mais fácil, mas que merece ser encarado com a mesma seriedade e o mesmo respeito. O objectivo, diz o ponta esquerda, é ganhar pela maior margem possível.

11/02/19

Aconteceu a 11 Fevereiro 1996

Neste dia, no Estádio das Antas ocorreu a partida referente à 22ª Jornada da Liga entre o FC Porto e o Felgueiras. O expressivo resultado final (6-2) dá bem conta de como funcionava aquela equipa de Bobby Robson que conquistou os dois primeiros campeonatos do ciclo do Penta, sempre virada para a frente.

Dragões Diário 11-02-2019

O plantel do FC Porto está a caminho de Roma. É na capital de Itália, com arbitragem do holandês Danny Makellie, que os azuis e brancos disputam amanhã a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, prova em que são os únicos representantes do futebol português.

Mais logo, a partir das 18h30 locais (17h30 em Portugal continental), Sérgio Conceição dirigirá no Olímpico de Roma o último treino de preparação para este encontro, logo após tê-lo projectado em conferência de imprensa agendada para as 16h45 portuguesas. A sessão de ontem, no Olival, decorreu com três nomes inscritos no boletim clínico: Aboubakar, Marega e Marius.

A equipa de Sub-15 continua aquela máquina e já leva dez vitórias em dez jogos da segunda fase do Nacional da categoria. Ontem, na Feira, bateu o Feirense por 2-0, com golos de Joel Carvalho e Úmaro Candé que pode ver neste resumo do Porto Canal.

A W52-FC Porto estreou-se no escalão Profissional Continental com um 15º lugar na geral por equipas da Volta à Comunidade Valenciana, que terminou ontem. Samuel Caldeira fechou a última etapa na 11.ª posição e foi o melhor portista.

10/02/19

Aconteceu a 10 Fevereiro 1980

Neste dia, nas Antas, houve clássico e reviravolta. Nené deu vantagem ao Benfica, já na segunda parte, mas Rodolfo e Gomes asseguraram a vitória portista (2-1), mantendo os azuis e brancos na liderança da Liga, a par do Sporting.

Dragões Diário 10-02-2019

Sem tempo nem grandes motivos para o fazer de outra forma, o FC Porto trocou de chip de modo instantâneo e ontem mesmo começou a preparar o jogo de Roma, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No regresso ao Olival, Sérgio Conceição fê-lo sabendo que Marega (lesionado) e Corona (castigado) não entram nos planos de voo nem no programa de jogo de terça-feira à noite.

Ainda o FC Porto jogava em Moreira de Cónegos quando a Roma foi a Verona vencer o Chievo, com golos de El Shaarawy, Dzeko e Kolarov, que pode ver aqui. Se não sabe quem é o diamante bósnio, ou se sabe perfeitamente quem é, mas quer saber ainda mais sobre o avançado dos giallorrossi que já ganhou a Bundesliga e a Premier League, então clique aqui e salte até à página 32 da mais recente edição da Dragões.

Se vai a Roma, faça buon viaggio, veja o Papa e conheça aqui o local onde os adeptos do FC Porto se vão concentrar antes do jogo no Estádio Olímpico.

Com golos de Romário Baró e João Mário, e um autogolo de Medina no arranque da recuperação, o FC Porto B chegou a virar o resultado em Viseu, mas acabou por permitir o empate do Académico aos 94 minutos (3-3). Apesar de ampliar para dez o ciclo de vitórias consecutivas sem perder na Ledman LigaPro, a equipa de Rui Barros desceu do sexto para o sétimo lugar da tabela.

A exibição foi fantástica – mais até do que Magnus Andersson esperava - Quintana encheu a baliza e o FC Porto entrou na Taça EHF a surpreender o Cuenca, a vencer com a facilidade expressa no resultado final (37-26) e a assumir a liderança do grupo. Além de marcar pontos na consideração do treinador, que o elogiou no final, Fábio Magalhães marcou também sete golos, distinguindo-se como o melhor finalizador dos Dragões.

No basquetebol, o FC Porto continua sem encontrar fórmula nem forma para vencer a Oliveirense, com a agravante da derrota de ontem (86-82) ter ditado o afastamento da Taça Hugo dos Santos às meias-finais da competição. Sasa Borovnjak, com um duplo-duplo de 19 pontos e 11 ressaltos, e Will Sheehey, o melhor marcador da partida (23), mereciam jogar a final.

Hélder Nunes, na conversão soberba de um livre direto, e Rafa fizeram os golos em Paço de Arcos (2-0) e o FC Porto aproveitou o empate da Oliveirense na Luz para subir ao primeiro lugar do Nacional de hóquei em patins, o que, parecendo algo absolutamente normal, não deixa de ser extraordinário, depois de tudo o que se passou nas duas deslocações dos azuis e brancos a Lisboa, para defrontar Benfica e Sporting.

Na quarta e penúltima etapa da Volta à Comunidade Valenciana, Edgar Pinto voltou a ser o mais rápido da W52-FC Porto, concluindo o percurso de 188 quilómetros, que ligou Villarreal a Alcalá, 1m04s depois do vencedor, o inglês Adam Yates. Edgar Pinto é também o mais bem posicionado dos Dragões na geral individual, a 2m48s do camisola amarela, que é agora o basco Ion Izagirre.