17/10/15

Aconteceu a 17 Outubro 2004

Neste dia, o campeão da Europa FC Porto visitava o Estádio da Luz, em jogo para o campeonato. E a partida fica decidida logo aos dez minutos, com um grande pontapé do meio da rua de Benni McCarthy, que faz o resultado do jogo.

Quatro novidades para a estreia na Taça de Portugal


Os defesas Lichnovsky e Cissokho, o médio Herrera e o avançado Varela são as novidades na convocatória de Julen Lopetegui para a partida com o Varzim, agendada para sábado, às 20h15, no Estádio do Varzim Sport Club, e que terá transmissão em directo na Sport TV. Por seu lado, e em comparação com a chamada para o jogo com o Belenenses, Maxi Pereira, Maicon, Marcano e Rúben Neves não fazem parte das opções do técnico espanhol para o encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal e que corresponde à estreia dos Dragões na actual edição da prova.
No treino que decorreu esta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o treinador dos azuis e brancos já contou com Gudiño, Maxi Pereira, Layún, Herrera e Corona, regressados dos compromissos das respectivas selecções. Marcano (treinou de forma condicionada e realizou ginásio) e Maicon (em tratamento) continuam a ser os dois nomes a constar no boletim clínico dos Dragões.
Lista de 18 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Martins Indi, Varela, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Alberto Bueno, Lichnovsky, Imbula e Cissokho.

15/10/15

Aconteceu a 15 Outubro 1893

Neste dia, jogou-se a segunda partida intersócios no Hipódromo de Matosinhos. As notícias sobre estes jogos limitam-se ao anúncio publicado no Jornal de Notícias, quatro dias antes e no próprio dia. A verdade é que estes jogos aconteceram mesmo, foram disputados por sócios do FC Porto, recém-criado, apesar de uns iluminados voltarem agora a negar esta evidência histórica.

Rúben Neves e Brahimi já se juntaram ao plantel

​As presenças de Rúben Neves e Brahimi foram as novidades no treino desta quinta-feira do FC Porto, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. O médio português e o extremo argelino regressaram dos compromissos internacionais e juntaram-se ao restante plantel para preparar a deslocação ao terreno do Varzim, da Segunda Liga, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal (sábado, 20h15). Marcano (treinou de forma condicionada, fez ginásio e tratamento, devido a uma contusão no tornozelo esquerdo) e Maicon (em tratamento) continuam a ser os dois nomes a constar no boletim clínico.
São cinco os jogadores que continuam ausentes devido aos trabalhos das respectivas selecções: Herrera, Layún e Corona (México), Gudiño (selecção olímpica do México) e Maxi Pereira (Uruguai). O guarda-redes João Costa, do FC Porto B, foi chamado por Julen Lopetegui para o treino da equipa principal.
Os Dragões voltam a treinar esta sexta-feira, às 10h30, no Olival, à porta fechada. Às 13h, Julen Lopetegui fará a antevisão do Varzim-FC Porto, em conferência de imprensa transmitida em directo pelo Porto Canal.

Martins Indi em entrevista à revista Dragões



Para ele, nada acontece por acaso e talvez seja por isso que se dispõe a lutar duas vezes mais do que os outros. Abidal e Evra foram os seus ídolos de infância, orgulha-se por representar um grande clube e quase se surpreende ao verificar que aos 23 anos já tem 32 internacionalizações pela Holanda. Vê, vezes sem conta, os filmes de Denzel Washington e lê e relê “O Alquimista”, de Paulo Coelho. Martins Indi é assim e mostrou-o na edição de Outubro da revista Dragões. 
Algumas citações do defesa holandês:
Desde sempre sonhei ser futebolista. Quando os meus pais se mudaram de Portugal para a Holanda, inscreveram-me num clube amador, no qual comecei a jogar. Foi a minha primeira experiência, depois de ter dado os primeiros pontapés na bola na rua.
Costumo dizer que quando era pequeno gostava mais de futebol do que gosto agora. Na altura, depois de jogar estava sempre com os meus amigos. Íamos beber qualquer coisa, comer batatas fritas… Não tínhamos responsabilidades, era só diversão.
Ainda sou jovem e estou num grande clube. Nunca pensei em chegar a profissional tão depressa, representar um grande clube como é o FC Porto e ter 32 internacionalizações aos 23 anos.
Acredito que nada acontece por acaso. Sempre. Tenho ainda outra filosofia de vida que é lutar duas vezes mais do que os outros. É bom.
Quando era mais novo, o Abidal e o Patrice Evra eram os meus ídolos. Hoje, sou o meu próprio ídolo.

14/10/15

Pinto da Costa vai continuar a apostar em jogadores mexicanos


Pinto da Costa recebeu esta terça-feira uma comitiva mexicana, liderada pelo Embaixador do México em Portugal, Alfredo Pérez Bravo, e pelo Cônsul Honorário do México no Porto, Paulo Coelho Lima.
O presidente dos portistas aproveitou para revelar que o FC Porto vai continuar a apostar nos jogadores mexicanos.
Pinto da Costa justificou essa ideia no facto de quatro dos seis jogadores daquele país que pertencem aos quadros do FC Porto estarem neste momento ao serviço da selecção nacional, aproveitando para elogiar os jogadores, definido-os como jogadores que têm grande carácter e que são excelentes profissionais.
Raúl Gudiño, Diego Reyes, Miguel Layún, Omar Govea, Herrera e Jesús Corona são os mexicanos que estão ligados aos dragões, mas outros poderão chegar segundo as palavras de Pinto da Costa.

12/10/15

Aconteceu a 12 Outubro 1990

Neste dia, tinha lugar a inauguração da Sala de Bilhar do FC Porto, considerada uma das melhores da Europa, na Praça General Humberto Delgado, em pleno coração da nobre e leal cidade Invicta. As instalações de uma das mais tituladas modalidades do clube passavam a funcionar no edifício que outrora acolheu a antiga sede do clube. Em Dezembro do ano passado, a casa mudou-se para o Estádio do Dragão, onde abriu portas a nova Academia de Bilhar.

Dragões nas Selecções

Danilo e André André foram ontem titulares no triunfo de Portugal sobre a Sérvia, tal como Aboubakar pelos Camarões. Também ontem, Herrera, Layún e Corona ajudaram o México a qualificar-se para a Taça das Confederações e voltam a jogar nesta quarta-feira, assim como Maxi pelo Uruguai. A Espanha de Iker Casillas entra hoje em campo, na Ucrânia, e os Sub-21 portigueses, com Rúben Neves, têm jogo amanhã, à semelhança da Argélia de Brahimi.

11/10/15

Aconteceu a 11 Outubro 1984

Neste dia, a equipa do FC Porto que tinha sido finalista da Taça das Taças, em Basileia, em Maio de 1984, recebia uma réplica desse troféu. A taça, avaliada em mais de cinco mil euros, resultava de uma subscrição pública a que os sócios aderiram, considerando que o resultado final não tinha sido condizente com a exibição azul e branca. As queixas em relação à actuação do árbitro Adolf Prokop foram mais do que muitas e este gesto - levado a cabo no Teatro Rivoli, no Porto, durante gravações do concurso televisivo '1, 2, 3', da RTP - visava enaltecer o esforço dos jogadores. A verdade é que, desde então, a mentalidade dos adeptos se alterou, até porque hoje o clube tem uma projecção mundial incomparável: as finais passaram a ser para vencer, e não apenas para jogar.