23/10/08

"Recuar para seguir em frente" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Os três pontos com que o FC Porto chegou ao final da primeira volta da fase de grupos da Champions dão para tudo. Dão para o FC Porto se apurar para os oitavos-de-final, que tem sido o desfecho mais comum; dão para ficar de fora das competições europeias, o que aconteceu apenas por uma vez nos últimos anos; e dão para garantir a despromoção para a Taça UEFA, um cenário que nunca antes se colocou aos portistas. Ora, bem sei que a Taça UEFA é apenas um mal menor, e que, mesmo sendo menor, não deixa de ser um mal e um retrocesso significativo para uma equipa que, nos últimos anos, tem marcado presença regular entre as 16 melhores formações europeias. Contudo, estando em fase de reconstrução, como Jesualdo Ferreira tem sublinhado e as evidências confirmam, talvez este FC Porto seja de facto curto para a Champions, mas possa beneficiar da experiência numa competição um pouco menos exigente. Afinal, foi na Taça UEFA que José Mourinho construiu o FC Porto campeão europeu…

22/10/08

F.C. Porto em Alvalade na Taça de Portugal

O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou o reencontro entre o F.C. Porto e o Sporting, numa partida que reedita a final da competição da época transacta. O clássico está agendado para 9 de Novembro, no Estádio de Alvalade, em Lisboa.
Depois de terem ultrapassado o Sertanense na última ronda da competição, com triunfo expressivo na Sertã, 4-0, os Dragões deslocam-se agora ao terreno do Sporting, na partida maior da quarta eliminatória da Taça de Portugal.
A formação portista já defrontou os leões no seu reduto esta época, no encontro da 5ª jornada da Liga, que terminou com triunfo azul e branco por 2-1.
O Sporting alcançou esta ronda da presente edição da prova depois de bater, na terceira eliminatória, a União de Leiria, por 1-0.

Irreverência e qualidade

Uma exibição muito agradável, aliada ao primeiro triunfo na edição 2008/09 da Liga Intercalar, são o balanço da estreia portista em casa no Campeonato de Inverno da competição. Perante uma equipa do CD Aves mais madura e experiente, a formação portista, maioritariamente constituída por jovens jogadores, deu muito boa conta de si, apresentando na medida ideal a irreverência e a qualidade necessárias para a justa vitória final, 2-1.
A entrada determinada da formação azul e branca rendeu frutos logo aos sete minutos de encontro, quando Josué serviu na perfeição Candeias, que não hesitou em encaminhar a solicitação para o fundo da baliza contrária.
A primeira metade da partida teve domínio do F.C. Porto como nota principal, reeditado, de resto, no segundo golo azul e branco, obtido aos 25 minutos através de um excelente trabalho indivdiual de Chula.Dois golos de belo efeito e uma exibição convincente atribuíam uma expressão lógica à vantagem portista, que poderia até ter ganho outros contornos até ao descanso. Pouco antes do intervalo, a formação visitante reduziu a desvantagem, com André Carvalho a marcar para os avenses.
A segunda parte trouxe maior equilíbrio à contenda, mas foram do F.C. Porto as melhores ocasiões para o avolumar do resultado: em duas ocasiões, aos 63 e 74 minutos, Flávio e João Beirão, respectivamente, levaram a bola aos ferros da baliza adversária.
Os jovens Dragões souberam gerir a vantagem até ao apito final, garantindo um merecido triunfo inaugural na Liga Intercalar 2008/09, deixando em simultâneo indicações promissoras para o que resta de competição. Na próxima jornada da prova, o F.C. Porto desloca-se ao terreno do Feirense, em partida agendada para 29 de Outubro.


Ficha de jogo

Campeonato de Inverno da Liga Intercalar – 3ª jornada

22 de Outubro de 2008

Estádio do CTFD PortoGaia

Árbitro: Manuel Oliveira

Árbitros Assistentes: Filipe Saraiva e Manuel Moreira

4º Árbitro: Paulo Ribeiro

F.C. PORTO: Ventura «cap.»; Ivo Pinto, Rafhael, Tengarrinha e Massari; Sérgio, Ramon e Josué; Candeias, Claro e Chula

Jogaram ainda: Hugo, João Beirão, Flávio e Amorim

Não utilizados: Maia, Paulinho e Miguel Galeão

Treinador: Rui Barros

CD AVES: Rui Faria; Grosso, Henrique, Nuno Mendes e Pedro Geraldo; André Carvalho, Gouveia, Sami e Luciano; Octávio «cap.» e Rui Miguel

Jogaram ainda: Robert, Romeu Torres, Ruben Lima, Romeu Ribeiro e Vinicius

Não utilizados: Pedro e Sérgio Nunes

Treinador: Henrique Nunes

Ao intervalo: 2-1

Marcadores: Candeias (7 min), Chula (25 min) e André Carvalho (43 min)

Disciplina: cartão amarelo a Pedro Geraldo (64 min).

20/10/08

"Uma dúvida momentânea" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Um amigo meu que trabalha numa ONG contou-me há algum tempo a história de uma senhora ministra que visitou um bairro social no Porto e não resistiu à estupidez quando passou por um menino na rua. Dirigiu-se a ele, levando a enorme comitiva cinzenta toda consigo e perguntou-lhe: "então, meu menino, de quem gostas mais, da mamã ou do papá?" ao que o miúdo respondeu, sem piscar os olhos: "tenho fome!". Não sei se é verdade, mas sempre gostei da história e nunca tive uma oportunidade de usá-la até hoje. Acontece que me perguntaram ontem se eu preferia o Helton ou o Nuno e a única resposta de que me lembrei foi "tenho fome". Como se escolhe entre o pai ou mãe?Entre o olho direito ou o esquerdo? Helton e Nuno são dois excelentes guarda-redes, igualmente competentes e profissionais. Jesualdo Ferreira, porém, tem mesmo de escolher. E fá-lo considerando os interesses da equipa e aquilo que varia em ambos: o momento que atravessa cada um. E neste momento, Nuno é a escolha certa.