29/06/14

Vintage conquista Liga Fertiberia


Antigas glórias portistas venceram o Real Madrid por 12-9, com Rui Barros e Capucho a brilhar, com dois pokers
​Quem sabe nunca esquece e quem melhor do que estes ex-futebolistas do FC Porto (cujo currículo integra dezenas de triunfos nacionais e internacionais) pode dizer que as finais são para se vencer? Com Rui Barros e Capucho como goleadores - cada um deles marcou quatro golos -, o FC Porto Vintage não defraudou as expectativas dos adeptos que encheram o Dragão e conquistou a Liga Fertiberia, com uma vitória clara (12-9) sobre o Real Madrid. À terceira participação azul e branca, o título voou pela primeira vez para fora de Espanha.
Num encontro que foi quase sempre espectacular, o Real Madrid marcou primeiro, por Amavisca, mas a resposta portista, com grande intensidade, fazia prever o empate, que surgiu aos seis minutos, com Capucho a assistir Rui Barros para uma finalização simples. A primeira parte foi marcada pelo domínio azul e branco, com mais posse de bola e oportunidades de golo, enquanto os espanhóis tiveram uma atitude mais expectante, apostando no contra-ataque.
Foi assim que Iván Pérez recolocou o Real Madrid em vantagem, aos oito minutos (1-2), mas dez minutos finais do primeiro tempo muito bem conseguidos permitiram aos Dragões chegar ao intervalo a vencer por uma margem de dois golos. Marcaram RuI Barros (por duas vezes) e Fernando Couto, num encontro em que também se destacaram os dois guarda-redes (Rui Correia e José Martin-Delgado) e em que não faltaram as picardias, com os madrilenos a abusar de algumas entradas e provocações desnecessárias.
Na segunda parte, o desgaste físico fez-se naturalmente sentir, aumentando os desequilíbrios, as desatenções defensivas e as situações de contra-ataque. Houve por isso muito mais golos, com o Real Madrid a entrar melhor na segunda parte e a chegar ao 4-4. Porém, Capucho fez o 5-4 logo aos 41 minutos, num belo remate à meia-volta e, numa sociedade perfeita com Pedro Mendes, o antigo extremo permitiu ao FC Porto Vintage chegar a meio do segundo tempo a vencer por 7-5.
Os forasteiros nunca desistiram e, com um estilo de jogo mais físico, voltaram a empatar (7-7), mas a garra está no ADN destes Dragões, que fizeram das fraquezas forças, puseram de lado o cansaço e, graças a remates de Mário Silva, Capucho e Rui Barros, no espaço de três minutos, conseguiram pela primeira vez três golos de vantagem. Um golaço de Maniche, do meio do pavilhão, valeu o 11-8 a três minutos do fim e praticamente confirmou o triunfo. No final, o capitão Fernando Gomes recebeu a taça e entregou-a a João Pinto, apenas para este a dedicar ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que marcou presença no Dragão Caixa. Quem sabe vencer e o que isso custa, nunca esquece.

FICHA DE JOGO
FC Porto-Real Madrid, 12-9
Liga Fertiberia, final
28 de Junho de 2014
Dragão Caixa, no Porto
FC PORTO: Rui Correia, Fernando Couto, Pedro Emanuel, Rui Barros e Fernando Gomes (cap.)
Jogaram ainda: Capucho, Pedro Mendes, Mário Silva, Maniche e Bino
Treinador: João Pinto
REAL MADRID: José Martin-Delgado, Amavisca, Velasco (cap.), Belenguer e Iván Pérez
Jogaram ainda: Tote, Miguel Palencia, Fernando Morán, Jorge López e Luis Cabrera
Treinador: Eugenio Martinéz
Ao intervalo: 4-2
Marcadores: Amavisca (0-1, 2m), Rui Barros (1-1, 6m), Iván Pérez (1-2, 8m), Rui Barros (2-2, 20m), Fernando Couto (3-2, 29m), Rui Barros (4-2, 30m), Tote (4-3, 35m), Iván Pérez (4-4, 40m), Capucho (5-4, 41m), Capucho (6-4, 42m), Tote (6-5, 43m), Capucho (7-5, 44m), Velasco (7-6, 47m), Miguel Palencia (7-7, 48m), Mário Silva (8-7, 49m), Capucho (9-7, 50m), Rui Barros (10-7, 51m), Miguel Palencia (10-8, 54m), Maniche (11-8, 57m), Fernando Couto (12-8, 60m+1) e Miguel Palencia (12-9, 60m+2)
Cartões amarelos: Fernando Couto (26m) e Velasco (26m)