02/11/13

9ª Jornada: Belenenses - FC Porto

O jogo entre Belenenses e FC Porto, referente à 9.ª jornada da Liga, disputa-se este sábado, às 18h, no Estádio do Restelo. O tricampeão soma 22 pontos em oito jogos e é líder isolado da competição, enquanto os lisboetas são décimos, com oito pontos.

Lista de convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Ghilas, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.

Paulo Fonseca: "A nossa prioridade é o campeonato"

O FC Porto terá um calendário apertado nos próximos dias. Primeiro com o jogo da 9.ª jornada da Liga, frente ao Belenenses, no sábado, depois com a viagem à Rússia para a Liga dos Campeões e posteriormente com a visita a Guimarães para a Taça de Portugal. Seja como for, o treinador dos dragões diz que a equipa encara um jogo de cada vez.
Este é o jogo mais importante, porque é o próximo. A nossa grande prioridade é o campeonato. Não podemos pensar nos três jogos ao mesmo tempo, temos de pensar num de cada vez. Queremos, mais uma vez, somar os três pontos perante um adversário difícil, assinalou Fonseca.
De resto, o treinador do FC Porto deixa rasgados elogios ao Belenense: É mais um jogo que se adivinha difícil. O Belenenses vem de uma série de resultados positiva, é uma equipa que eu aprecio imenso, recheada de juventude e com muito talento e que está motivada, analisou.

Paulo Fonseca, treinador do F. C. Porto, diz que Fernando é o melhor trinco a atuar no futebol português e critica Blatter por se ter tomado partido de Messi em detrimento de Ronaldo.
Na antevisão do jogo com o Belenenses, no Restelo, Paulo Fonseca pronunciou-se sobre a possibilidade de Fernando representar a seleção portuguesa mal termine o processo de naturalização. O treinador do F. C. Porto elogiou o brasileiro e reforçou a ideia de que é o melhor trinco do campeonato: Não é fácil de analisar, porque sou um pouco suspeito. Sendo o melhor jogador na sua posição no nosso campeonato, teria lugar na seleção portuguesa. Mas é uma opção do Fernando e do selecionador nacional.
Na ressaca do triunfo no clássico, o treinador confessou que a vitória sobre o Sporting moralizou os dragões e desvalizou a questão se a exibição terá calado as críticas. Nunca me preocupou o que os outros pensam sobre a equipa. Faço a minha análise em função da consolidação dos nossos processos, adiantou o treinador.
Por último, Paulo Fonseca pronunciou-se sobre a polémica provocada por Joseph Blatter, quando revelou preferir Messi em detrimento de Cristiano Ronaldo, saindo em defesa do internacional português: Fiquei incomodado. Falou de uma forma depreciativa sobre o nosso maior símbolo individual do desporto nacional. Foi lamentável. Repudio tais afirmações, como português e como defensor do melhor jogador português da atualidade.

28/10/13

FC Porto vence Sporting e aumenta vantagem na frente do campeonato


O F. C. Porto recebeu e venceu o Sporting, por 3-1, e consolidou o primeiro lugar no campeonato, agora com cinco pontos de vantagem para o Benfica e o Sporting, que dividem o segundo lugar. Veja os lances do jogo.
Em jogo da oitava jornada da Liga, os dragões marcaram primeiro, por Josué, de penálti, aos 11 minutos, vantagem que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, os leões chegaram ao empate, num remate de William Carvalho, aos 60 minutos, mas, três minutos volvidos, o F. C. Porto regressava à vantagem, através de uma jogada individual de Danilo.
Com o Sporting a arriscar mais, os portistas aproveitaram um contra-ataque para fabricar o golo que sentenciou o jogo. Lucho (74 m) foi o autor do tento, o primeiro da carreira frente aos leões.
Até final, o F. C. Porto geriu a vantagem e triunfou num clássico que teve momentos de qualidade.

Positivo/Negativo
+ Danilo: O empate poderia ter servido ao Sporting para estar por cima no jogo, mas Danilo não deixou e foi determinante para o desfecho do encontro.
+ Varela: Não fez um jogo de encher o olho, mas foi um elemento activo, que colocou em atenção os laterais “leoninos”.
- Otamendi: Não ofereceu ao Sporting nenhuma oportunidade de ouro como fez contra o Zenit, mas repetiram-se a cerimónia e as hesitações na hora de tirar a bola da sua zona. Travou um duelo interessante com Montero.

27/10/13

Carlos Eduardo é novidade no F.C. Porto para o "clássico" com o Sporting

O médio brasileiro Carlos Eduardo, reforço contratado ao Estoril, é a novidade nos convocados do FC Porto para o clássico deste domingo com o Sporting, da oitava jornada da I Liga de futebol.
Em relação às escolhas para o jogo da Liga dos Campeões com o Zenit, na terça-feira, que os tricampeões nacionais perderam por 1-0 no Estádio do Dragão, o técnico Paulo Fonseca limitou-se a trocar Quintero por Carlos Eduardo.
O médio colombiano esteve este sábado, mais uma vez, ausente do treino, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida na quarta-feira.
Na sessão deste sábado, o treinador portista voltou a não contar com o russo Izmailov, que segundo o F.C. Porto tem estado autorizado a tratar de assuntos familiares.
O F.C. Porto lidera a I Liga com 19 pontos (seis vitórias e um empate), mais dois que o Sporting, segundo classificado (cinco vitórias, dois empates).
O "clássico" está agendado para este domingo às 19.45 horas, no Estádio do Dragão, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Lista dos 18 convocados: Guarda-redes: Helton e Fabiano; Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Médios: Fernando, Steven Defour, Lucho González, Herrera, Josué e Carlos Eduardo; Avançados: Varela, Ricardo, Licá, Jackson e Ghilas.

Jackson elogia política de contratações dos dragões


O avançado colombiano Jackson Martínez admitiu satisfação por ter escolhido o FC Porto para jogar na Europa e elogiou os métodos de contratação e a aposta em jovens jogadores dos campeões nacionais.
Estou muito feliz com a evolução da minha carreira e por estar a jogar na Europa. O FC Porto tem uma visão clara daquilo que quer quando contrata um jogador e sabe que o jogador irá dar o rendimento que a equipa precisa, afirmou Jackson Martínez, em entrevista à ESPN mexicana.
O goleador colombiano abordou as chegadas das esperanças mexicanas Diego Reyes e Hector Herrera: Têm uma qualidade impressionante e um promissor futuro. Tanto Reyes como Herrera demonstram ter valor e apenas precisam superar o período de adaptação, que não é fácil. O FC Porto é uma equipa que dá oportunidades aos jogadores mais jovens.