16/01/17

Declarações dos jogadores

Oliver Torres
Sabíamos que era um jogo importante porque os nossos rivais tinham perdido pontos. Era importante entrar bem no jogo e felizmente conseguimos fazer um golo que nos deu a tranquilidade. Depois eles tiveram a expulsão e o jogo tornou-se mais fácil e a equipa fez uma grande exibição.
A nossa motivação era máxima, independentemente do resultado do Benfica. Vínhamos jogar para ganhar, como sempre. Temos que nos focar em nós, fazer o máximo e continuar a trabalhar para estar onde queremos estar no final.
Cada jogo é um jogo. Aqui, com os nossos adeptos é diferente. A equipa entrou bem, estamos contentes, mas temos já que preparar o jogo de sábado.
 
André Silva
Fomos claramente superiores e conseguimos a vitória graças ao trabalho que fizemos.
Quando as bolas não entram o problema é sempre de eficácia, porque criámos oportunidades. Temos de continuar a trabalhar, porque as bolas vão começar a entrar.
Temos de manter as nossas ideias e nunca facilitar, que é o que às vezes fazemos. A bola vai acabar por entrar de alguma maneira.
Vamos trabalhar para aumentar a confiança e esperamos fazer uma boa segunda volta.

Marcano
Estamos a atravessar um bom momento e por isso temos que aproveitar, porque isto nem sempre acontece. Começámos muito bem. Eles não nos criaram ocasiões de golo claras e a partir do 1-0 começámos a estar mais soltos, a combinar mais, e a criar mais ocasiões. Na segunda parte, com um jogador a mais, acabou por ser mais fácil.
É uma parte importante do jogo, mas isso não se deve só ao trabalho dos defesas. Toda a equipa trabalha para que não nos criem muitas ocasiões e creio que o está a fazer muito bem.
Estamos todos a falhar e por isso penso que o que menos falhar na segunda volta que vai começar é a equipa que vai conseguir o prémio final.


Maxi Pereira
É uma vitória que dá confiança, pois sabíamos que não seria um jogo fácil. Creio que a equipa entrou mentalizada de que era muito importante conseguir a vitória e estou feliz pois fizemos um grande esforço para vencer. A bola entrou e isso foi o mais importante.
Contra estas equipas é muito importante marcar o mais depressa possível e a expulsão acabou por tornar as coisas mais fáceis para nós, pois permitiu-nos circular mais a bola e esperar o momento certo para fazer outro golo. Estou contente pois era importante ganhar e aproximarmo-nos do primeiro lugar.
Procuro sempre dar o meu máximo e estou mais contente pela vitória da equipa do que por este prémio, mas é sempre bom quando valorizam o nosso trabalho. Temos de continuar neste caminho para chegarmos ao fim e conseguirmos o nosso objetivo, que é o campeonato.
É claro que acreditamos no título, pois ainda há toda uma segunda volta para jogar. Ainda há muito jogo pela frente e temos de pensar nos pontos que perdemos, nos erros que cometemos e não os voltarmos a cometer na segunda volta. Não temos margem de erro e temos de continuar com uma mentalidade de campeão.

Nuno: “É importante aproximarmo-nos do topo”

Com a vitória frente ao Moreirense (3-0), este domingo, o FC Porto reduziu para quatro pontos a desvantagem face ao líder Benfica na Liga NOS. Nas declarações logo após o final do desafio, Nuno Espírito Santo reconheceu a importância de estar muito próximo do topo e de meter pressão nos rivais. Para além disso, numa análise sucinta, considerou a vitória justa e alicerçada num bom jogo. Já na sala de imprensa, sublinhou que a diferença face a encontros anteriores esteve na eficácia.

Primeira análise
Foi uma vitória justa, que se traduziu em golos e num bom jogo. É importante para nós vencer em frente aos nossos adeptos, no Dragão, que mais uma vez esteve presente e a apoiar-nos. Vamos continuar o nosso caminho.
Melhorar fora de casa
Desde o princípio que queremos fazer do Dragão a nossa fortaleza, temos apenas um empate aqui, e sabemos em que circunstâncias. Temos novos desafios pela frente, nomeadamente melhorar fora de casa.

Aproximação ao primeiro lugar
É importante aproximarmo-nos do topo da tabela, meter pressão. O nosso trabalho é continuar a vencer os nossos jogos e estar muito próximo do primeiro é sempre muito importante.

Análise à primeira volta
Fazemos é uma projeção da segunda volta, atempadamente vamos fazer melhor.

Eficácia
O que foi diferente face ao jogo anterior foi o acerto, a capacidade de ser eficaz, fazer os golos e chegar a uma vitória justa. Tivemos o jogo permanentemente controlado, não consentimos oportunidades ao Moreirense. Tivemos bastante produção ofensiva, que poderia até ter sido mais materializada. Parabéns aos jogadores, é sempre importante vencer no Dragão, a nossa fortaleza, e obter um resultado que nos aproxima do lugar em que queremos estar, que é o topo.

Confiança
Assim é mais fácil a perspetiva de construir uma equipa que queremos campeã, as vitórias ajudam, os jogadores ficam mais seguros de si. Hoje foi tudo muito mais natural, creio que a equipa fez um bom jogo e uma boa vitória.

O regresso de Kelvin
É mais um jogador que se integrou na dinâmica da equipa. Estava parado há algum tempo, temos de ter algum cuidado na sua integração para que possa ser útil.

Regresso às vitórias

​O FC Porto recebeu e venceu o Moreirense (3-0), no Estádio do Dragão, em jogo da 17.ª e última jornada da primeira volta da Liga NOS. Óliver Torres (30m), André Silva (42m) e Marcano (62m) apontaram os golos do triunfo dos Dragões, que assim passam a somar 38 pontos e reduzem para quatro a distância que os separa do primeiro lugar do campeonato. Segue-se novo jogo em casa na 18.ª ronda da prova, desta feita diante do Rio Ave, marcado para sábado, dia 21 de janeiro, às 16h00.
Ciente da importância de um regresso imediato às vitórias, o FC Porto entrou de forma autoritária e criou a primeira oportunidade logo aos dois minutos, mas Corona, bem servido por Herrera, cabeceou ao lado. Logo a seguir, Francisco Geraldes testou os reflexos de Casillas (4m) e Diogo Jota fez o mesmo com Makaridze (19m), que voltaria a evidenciar-se numa tentativa de canto direto por parte de Alex Telles (19m). O FC Porto ia ameaçando o golo e conseguiu-o quando o relógio assinalava meia-hora de jogo. Marcano não deu como perdida uma bola defendida por Makaridze após um livre de Alex Telles e cruzou atrasado para Óliver Torres, que rematou rasteiro e sem hipóteses para o guardião do Moreirense, abrindo o ativo com classe.
Desbloqueado o marcador, os azuis e brancos partiram ainda com mais força em busca do segundo golo e este chegaria ainda antes do intervalo. Depois de Diogo Jota deixar vários adversários para trás e de Corona proporcionar nova boa intervenção a Makaridze, André Silva estava no sítio certo para a recarga e cabeceou para o fundo das redes, apontando o 11.º golo da conta pessoal no campeonato (42m). Ainda antes do descanso, Francisco Geraldes viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, deixando o Moreirense em inferioridade numérica com toda uma segunda parte por jogar. A vencer por 2-0 e com mais um homem em campo, o FC Porto tinha via aberta para o tão desejado regresso às vitórias.
Os derradeiros 45 minutos tiveram a baliza do Moreirense como sentido único e foram de domínio absoluto do FC Porto, que ficou a dever a si próprio um resultado ainda mais volumoso. André Silva teve o 3-0 nos pés em dois lances quase consecutivos (57m e 58m), mas seria a cabeça de Marcano a fazê-lo na sequência de um canto cobrado por Herrera (62m). Um golo e uma assistência para o central espanhol dos Dragões, que não cessaram esforços na busca de uma vitória mais ampla, mas que acabaria por se saldar num 3-0 que promoveu ainda o regresso de Kelvin aos relvados com a camisola do FC Porto. Missão cumprida e três pontos amealhados, que deixam a liderança mais perto à entrada para a segunda volta.