03/09/11

Fucile: "Não vai ser fácil derrotar esta equipa"

O uruguaio Jorge Fucile antecipou na manhã deste sábado, no Vitalis Park, o jogo de terça-feira com a União de Leiria, anunciando "vontade de conquistar mais três pontos".
"O Porto o que tem a fazer é ganhar e ficar de novo no topo da tabela classificativa. Temos de continuar com a mesma força, a mesma vontade e conquistar mais três pontos para o nosso clube".
E nem as ausências de diversos internacionais, ao serviço das respectivas selecções, põe em causa o objectivo de vitória.
"Os jogadores que aqui estão trabalham muito bem, todos se preparam muito bem, claro que os jogadores que estão fora são jogadores muito importantes, mas todos querem aproveitar as oportunidades".
Lateral que tanto joga à direita como à esquerda, Jorge Fucile não tem preferência e só deseja recuperar da lesão que o impediu de jogar pela selecção do Uruguai.
"Vamos ver, a cada dia me sinto melhor e espero amanhã poder treinar. Trabalho todos os dias para ser melhor, mas o treinador é que decide se jogo ou se não jogo, se jogo na direita ou na esquerda".
A terminar, Fucile reconheceu que a pressão é sempre muito alta no FC Porto, mas disse que não é isso que atrapalha o rendimento da equipa.
"Vivemos em continua pressão, os nossos adversários querem ver-nos cair, somos os campeões, mas não vai ser fácil derrotar esta equipa".

Treino ainda sem dez internacionais

O FC Porto prosseguiu na manha deste sábado a preparação para o jogo de terça-feira, com a União de Leiria. Ainda sem dez internacionais, o júnior Gil, central da equipa de Sub 19 treinou com a equipa.
Jorge Fucile e Alex Sandro efectuaram treino condicionado, enquanto Emídio Rafael fez tratamento.
Este domingo o FC Porto volta a treinar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, à partir das 10h30, à porta fechada, estando marcada para as 13h00 conferência de imprensa do treinador Vítor Pereira, de antecipação do jogo com a União de Leiria.

01/09/11

Walter fora da lista da Champions

Vítor Perera já escolheu os jogadores que vão disputar a fase de grupo da Liga dos Campeões. Os principais destaques prendem-se com as exclusões de Walter, Iturbe e Alex Sandro.
Ao todo foram inscritos apenas 21 jogadores, uma vez que as quatro vagas para futebolistas formadas no clube não puderam ser preenchidas por falta de elementos que reúnam as codições necessárias.

Lista para a Champions:
Guarda-redes: Helton e Bracalli
Defesas: Sapunaru, Fucile, Rolando*, Mangala, Otamendi, Maicon, Alvaro Pereira
Médios: Souza, Fernando, Guarín, Belluschi, João Moutinho*, Defour
Avançados: Cristian Rodríguez, James Rodríguez, Djalma*, Varela*, Hulk, Kléber

Excluídos: Kadú, Emídio Rafael, Alex Sandro, Iturbe, Walter

João Capela dirige União de Leiria-FC Porto

João Capela, de Lisboa, é o árbitro nomeado para dirigir o União de Leiria-FC Porto, jogo em atraso da terceira jornada da Liga, agendado para as 20h15 da próxima terça-feira (6 de Setembro), no Estádio Municipal da Marinha Grande.
O árbitro, de 37 anos, será auxiliado pelos assistentes Ricardo Santos e Pedro Garcia.

Vítor Pereira e 11 internacionais ausentes no regresso ao trabalho

A ausência do treinador Vítor Pereira e de 11 internacionais de futebol marcou esta quinta-feira o regresso do FC Porto ao trabalho, num dia em que o guarda-redes Beto foi autorizado a não treinar por motivos pessoais.
Enquanto Vítor Pereira continua em Nyon, Suíça, no Fórum de treinadores de Elite, os adjuntos Rui Quinta e Semedo assumiram o comando da sessão, resumida a 12 futebolistas.
Ao todo foram 11 os futebolistas fora devido aos trabalhos de diversas selecções: os internacionais Fucile (Uruguai) e Alex Sandro (Brasil) permaneceram na Invicta a prosseguir tratamentos a problemas físicos.
Emídio Rafael também esteve entregue ao departamento medido do clube.
O FC Porto prepara a visita da próxima terça-feira à União de Leiria, desafio que falta para concluir a terceira jornada da Liga.

30/08/11

Treino de terça-feira com 10 ausências internacionais

O treino da manhã desta terça-feira não contou com a participação de dez internacionais. Aos sete que já haviam falhado o treino de ontem, juntaram-se hoje os uruguaios Alvaro Pereira, Cristian Rodriguez e o argentino Otamendi, ao serviço das respectivas selecções.
De volta esteve Helton, depois de ontem ter sido autorizado a falhar o treino, enquanto David Addy continua autorizado a faltar ao trabalho, para tratar de assuntos particulares.
Emídio Rafael continua a fazer treino integrado condicionado, enquanto Alex Sandro efectuou tratamento, bem como Fucile.
O plantel do FC Porto goza uma folga esta quarta-feira, regressando ao trabalho na quinta, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, às 10:30, com 15 minutos abertos à comunicação social.

Pinto da Costa passa a deter 1,17% do capital da SAD


Pinto da Costa, presidente do FC Porto, passou a deter 1,17% do capital social e direitos de voto da SAD do clube, foi anunciado esta segunda-feira.
Em comunicado publicado na Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), os "dragões" informam que o dirigente adquiriu entre Julho e Agosto um pouco mais de 10 mil acções, com valor unitário entre os 62 e os 80 cêntimos.
Pinto da Costa tem agora um total de 176212 acções do FC Porto.

29/08/11

Iturbe: «Estou a morrer com vontade de jogar»

Juan Iturbe não vê a hora de começar a jogar. O reforço do F.C. Porto, prodígio argentino, sente-se «preparado» para entrar nos planos de Vitor Pereira, mas mostra-se também paciente.
«Comecei a treinar no domingo passado e sinto-me muito bem com a equipa. Estou a preparar-me para a minha estreia. Quando vai acontecer? Não sei, espero que aconteça em breve. O Porto jogou contra o Barcelona na sexta-feira, mas como sou novo aqui ainda não fui chamado. Estou a morrer com vontade de jogar», referiu a Pulguita em declarações ao Diario Popular, do Paraguai.
A adaptação na Cidade Invicta tem sido facilitada pelo contingente sul-americano do F.C. Porto e pela própria família de Iturbe. «Está a correr tudo super bem. Os argentinos, os uruguaios e os colombianos da equipa ajudam-me muito. Estou cá com os meus pais e as minhas irmãs também, por isso não tenho dificuldades. Em breve chega a minha namorada.»
Na entrevista, Iturbe refere a vontade de «regressar um dia ao Cerro Porteño» e ainda elogiou Oscar Cardozo. Sim, o avançado do Benfica. «Merecia ter ido à Copa América. Aqui em Portugal é adorado, um ídolo. Surpreendeu-me que não tenha ido à selecção.»

Fonte: MaisFutebol

28/08/11

Guarín lamenta "infelicidade" no primeiro golo


O médio Guarín considerou "uma infelicidade" o seu mau atraso que resultou no golo de Messi, o primeiro golo do triunfo (2-0) do FC Barcelona na Supertaça Europeia frente ao FC Porto, no Mónaco.
"Pensei que estava lá o central. Foi um erro individual e estou triste porque isso desequilibrou o jogo. Entrámos com a cabeça alta, porque ganhámos a Liga Europa e tínhamos de ter essa postura. Pressionámos, tivemos a bola e a nossa garra também foi importante", disse.
Guarin esteve igualmente em destaque num penalti que diz ter sofrido: "É difícil dizer, mas acho que sim, acho que foi penalti. É o momento decisivo do jogo e as coisas podiam ter mudado".
"A equipa tem de levantar a cabeça. Queríamos mostrar a identidade do FC Porto, que é jogar bom futebol, e fizemos isto no início do jogo. Tivemos mais oportunidades até ao 1-0, que surgiu num erro nosso. E podíamos ter feito o empate naquele penalti não assinalado. Teria sido o 1-1 e, com 11 jogadores, o jogo seria diferente. Mas agora é passado, temos de levantar a cabeça e pensar nos próximos jogos", acrescentou Hulk.
Dani Alves resumiu o triunfo do FC Barcelona: "No final nós temos o Messi, eles não têm, e isso faz a diferença. Ele tem estado envolvido em todos os golos que fizemos este ano em jogos oficiais. Defrontámos uma grande equipa, mas o que fez a diferença é que nós temos o Messi e os outros não".
"Sabíamos que ia ser um jogo complicado. Estudámos muito bem o FC Porto, percebemos que era uma equipa muito trabalhada, bem organizada e que não iríamos ganhar comodamente, mas com muitas dificuldades. Por isso estou feliz porque ganhámos mais um troféu e perante uma grande equipa", acrescentou.

"Jogámos olhos nos olhos com o grande Barça", diz Vítor Pereira

O treinador do F. C. Porto Vítor Pereira considerou, sexta-feira, após a derrota por 2-0 na final da Supertaça frente ao FC Barcelona, que a sua equipa "quis ganhar o jogo e foi fiel aos seus princípios".
"Jogámos olhos nos olhos com o grande 'Barça', quisemos ganhar, pressionámos alto e fomos fieis aos nossos princípios de jogo", disse Vítor Pereira no "flash interview" da SportTV, elogiando a exibição da primeira parte na qual o F. C. Porto "quis ter a bola, jogou alto, encurtando linhas, dominou algumas fases e criou lances que podiam ter dado golo".
O treinador portista lembrou que, mesmo depois do 1-0, o FC Porto entrou para a segunda parte com "vontade de dar a volta ao jogo" e que "desfrutou de uma oportunidade de golo", mas após a expulsão do Guarín "tudo se tornou mais complicado".
Por outro lado, Vítor Pereira chamou a atenção para uma grande penalidade que ficou por marcar contra o FC Barcelona: "É complicado marcar um penálti contra um clube como o Barcelona aos 80 minutos de jogo. Esse lance podia ter ditado outro resultado".
O treinador portista disse "não ter dúvidas" de que foi "penálti claro" e que "duvida que o mesmo lance na área portista não tivesse sido assinalado", relevando ainda os "problemas que o F. C. Porto conseguiu criar" ao FC Barcelona, "ao tapar as suas saídas de bola e ao vender cara a derrota".
Em síntese, Vítor Pereira qualificou a exibição portista como "consistente" e revelou que a equipa está "em crescimento" e que em breve "vai voltar ao nível da época passada", prometendo trabalhar para que "supere esse nível".
O avançado Hulk enalteceu a exibição portista, pondo a tónica nas oportunidades que o FC Porto criou na primeira parte e outros lances em que podia ter empatado o jogo, nomeadamente no da grande penalidade sobre Guarín que toda a gente viu.
Entende que só resta à equipa "levantar a cabeça" e sobre os jogadores que saíram, "apesar de serem grandes executantes", alegou que "ninguém se lembraria deles que o F. C. Porto hoje tivesse vencido o FC Barcelona" e que aqueles que os vão substituir também têm "muita qualidade".
O guarda-redes Helton rejeitou a ideia de que a derrota do F. C. Porto se deveu a um erro individual de Guarín, considerando que se houve erro foi colectivo e lembrando que não defrontaram "um adversário qualquer".
Numa demonstração de confiança, defendeu a ideia de que o F. C. Porto tem "todas as condições para repetir os êxitos da época passada" e que o espaço dos jogadores que saíram vai ser ocupado por outros com qualidade idêntica".

Barcelona vence F. C. Porto e conquista Supertaça Europeia


O Barcelona bateu o F. C. Porto, por 2-0, e conquistou a Supertaça Europeia, no Mónaco. Messi marcou o primeiro golo e fez a assistência para Fabregas na jogada do segundo. Um erro de Guarín abriu caminho à vitória do Barça, a seis minutos do intervalo. O médio do F. C. Porto passou a bola a Messi, que, isolado na área, passou por Helton e fez o 1-0. O F. C. Porto até tinha segurado bem o ataque catalão, mas chegou ao intervalo em desvantagem.
Na segunda parte, Guarín tentou redimir-se e obrigou o guarda-redes Valdés a uma grande defesa, antes de o árbitro Bjorn Kuipers não ter visto um penálti claro na área do Barcelona, por falta de Abidal.
Nos minutos finais, Rolando foi expulso, por acumulação de cartões amarelos, e a equipa catalã aproveitou para aumentar a vantagem, por intermédio de Fabregas, após passe magistral de Messi. O F. C. Porto estava irremediavelmente derrotado e Guarín também foi expulso, por falta dura sobre Iniesta.

Bjorn Kuipers
O árbitro holandês deixou passar um penálti de Abidal sobre Guarín que podia ter dado o empate. A falta existiu e foi mesmo à sua frente. Nada a dizer nas expulsões de Rolando e do médio colombiano.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Luís II, no Mónaco.
Assistência 18.048 espetadores.
Barcelona Valdés, Dani Alves, Mascherano, Abidal, Adriano (Busquets, 63’), Keita, Xavi, Iniesta, Pedro Rodríguez (Fabregas, 80’), David Villa (Alexis Sánchez, 61’) e Messi. Treinador Pepe Guardiola
FC Porto Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, Souza (Fernando, 77’), Guarín, João Moutinho, Cristian Rodriguez (Varela, 69’), Hulk e Kléber (Belluschi, 77’). Treinador Vítor Pereira
Árbitro Bjorn Kuipers, da Holanda. Amarelos Cristian Rodriguez (30’), Iniesta (51’), Rolando (64’ e 86’), Guarin (81’). Vermelho Guarin (90’).
Golos 1-0, por Messi, aos 39’ e 2-0, por Fabregas, aos 88’.