11/05/19

Aconteceu a 11 Maio 1968

Neste dia, o FC Porto conquistava o título de campeão nacional de andebol pela nona vez, depois de vencer o Sporting por 19-13 no lotado rinque da Constituição, que registou a maior enchente de sempre, mesmo deixando mais de dez mil pessoas no exterior sem poder assistir ao jogo decisivo. António Cunha, uma das grandes figuras da equipa, a quem o clube tinha atribuído o Troféu Pinga em 1965, receberia em 1990 um Dragão de Ouro.

Dragões Diário 11-05-2019

Ontem, só o nome do guarda-redes Fabiano, que voltou a fazer treino integrado condicionado, constava no boletim clínico.

Também ontem chegou ao Olival a notícia de que os guarda-redes Diogo Costa e Ricardo Silva e os defesas Diogo Queirós e Diogo Leite foram chamados à seleção nacional de Sub-20 para jogar o Mundial da categoria, que se disputa de 23 de maio a 15 de junho, na Polónia.
 
Os Sub-19 jogam já hoje em Alcochete, onde se apresentam para o clássico na condição de líderes isolados e na qualidade de campeões europeus, requisitos que, como bem observa Ruca Amaral, não bastam para garantir a vitória sobre o Sporting, até porque - conclui o defesa - todos os jogos são difíceis nesta fase. A bola começa a rolar às 17h.

Com Vlad Voytso a justificar alguns minutos de utilização depois de ter sido eleito o melhor jogador jovem da Taça da Europa e com Brad Tinsley a destacar-se como o melhor dos Dragões em dia de aniversário, o FC Porto venceu o Terceira Basket (92-82) no primeiro jogo dos quartos de final dos Playoffs da Liga de basquetebol. O segundo disputa-se já amanhã, de novo no Dragão Caixa..

Francisco Campos foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na primeira etapa da Volta a Madrid, ao terminar a tirada de ontem, com partida e chegada em Aranjuez, na 24ª posição e com o mesmo tempo do vencedor, o italiano Niccolò Bonifazio.

Às 18h e 300 quilómetros mais a Norte, no Dragão Caixa, o FC Porto recebe o Águas Santas em jogo da sétima jornada da segunda fase do Andebol 1 com o projecto assumido da se aproximar ainda mais do título. Ángel Hernández confirma que a equipa está muito focada e muito motivada, mas sempre insistindo que nada está ganho ainda. Para seguir em directo no Porto Canal.

10/05/19

Aconteceu a 10 Maio 1998

Já com o tetracampeonato assegurado, o FC Porto faz o último jogo em casa na Liga 1997/98, frente ao Salgueiros. O emblema de Paranhos até marca primeiro, mas não resiste à veia goleadora de Jardel, autor de cinco golos. O FC Porto vence por 7-2, Drulovic e Zahovic também marcam, mas são os golos do ponta de lança brasileiro que são notícia, em especial os três primeiros, que podiam perfeitamente figurar num compêndio sobre a arte de bem cabecear.


Dragões Diário 10-05-2019

Ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival, onde o FC Porto prosseguiu a preparação para o jogo com o Nacional, agendado para o próximo domingo (17h30), no Estádio da Madeira, a contar para a 33ª e penúltima jornada do campeonato. O Mouhamed Mbaye voltou a juntar-se à equipa principal, enquanto o nome de Fabiano continua a figurar no boletim clínico dos Dragões. Daqui a pouco há novo treino, no sítio do costume.

FC Porto e Terceira Basket medem forças esta noite (20h30, Porto Canal), no Dragão Caixa, no Jogo 1 da eliminatória dos quartos de final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputada à melhor de cinco. Na antevisão da partida, o norte-americano Will Graves apelou à confiança da equipa portista: Temos de acreditar em nós. O Jogo 2 entre azuis e brancos e açorianos é já no domingo (15h, Porto Canal), novamente no Dragão Caixa.

O FC Porto Fidelidade defronta o Barcelona nas meias-finais da Liga Europeia de hóquei em patins e Guillem Cabestany sabe melhor do que ninguém o que espera os Dragões: Temos de fazer um jogo quase perfeito. O duelo entre azuis e brancos e catalães está marcado para amanhã (12h), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e abre a final four da Liga Europeia. Sporting e Benfica são os outros semifinalistas da principal competição de clubes do Velho Continente.

Aponte já na sua agenda: no dia 15 de Junho, entre as 9h e as 18h, a Tribuna VIP do Estádio do Dragão recebe a oitava edição do Dia do Clube, um evento organizado por sócios e adeptos do FC Porto. As inscrições estão abertas para um dia de partilha de emoções e conversas sobre o clube e em breve serão divulgados o programa e a lista de convidados.

09/05/19

Aconteceu a 09 Maio 2004

O FC Porto já é campeão nacional e está prestes a ser campeão europeu quando recebe o Paços de Ferreira no Dragão, ainda com um objectivo: fazer de Benni McCarthy o melhor marcador do campeonato. Numa tarde inspirada, o sul-africano alcançou essa meta com um hat-trick, que foi encerrado com um magnífico pontapé de bicicleta.

Dragões Diário 09-05-2019

Que grande noite de andebol no Dragão Caixa! O FC Porto bateu o Sporting por 32-27 e reforçou a liderança isolada do campeonato, agora com quatro pontos de vantagem sobre o rival de ontem e cinco sobre o Benfica. André Gomes marcou quase um terço dos golos azuis e brancos (dez) e foi a grande figura do jogo.

Os campeões europeus de Sub-19 deslocaram-se ontem a Barcelos, onde derrotaram o Gil Vicente por 2-1 com golos de Fábio Vieira e Taddeus Nkeng. Este triunfo valeu à equipa de Mário Silva o estatuto de líder isolada do Campeonato Nacional de Juniores A, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica.

No Olival, Sérgio Conceição continua a dirigir a preparação para o jogo da 33ª jornada da Liga, frente ao Nacional da Madeira, sem novidades no boletim clínico. Em relação à equipa principal, a única notícia verdadeiramente nova, ainda que não seja surpreendente, é a confirmação do forte apoio de que o FC Porto vai beneficiar a 25 de maio, na final da Taça de Portugal, uma vez que já esgotaram os bilhetes disponibilizados no Estádio do Dragão.

08/05/19

Aconteceu a 08 Maio 1957

Neste dia, centenas de adeptos marcaram presença na apresentação do guarda-redes Acúrsio como elemento da equipa de hóquei em patins do FC Porto, onde jogou como avançado. Acúrsio Freire Alves Carrelo defendeu a baliza portista na estreia da equipa de futebol nas competições europeias, frente ao Athletic Bilbao, vencendo dois campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal ao serviço dos Dragões.

Dragões Diário 08-05-2019

O plantel principal do FC Porto regressou ontem ao Olival para dar início à preparação para a penúltima jornada da Liga, com dois nomes no boletim clínico e Mouhamed Mbaye a trabalhar com o grupo. A equipa de Sérgio Conceição desloca-se à Madeira para defrontar, no domingo (17h30), o Nacional.

Hoje é dia de clássico no Dragão Caixa, com o líder FC Porto Sofarma a receber o segundo classificado, o Sporting, em jogo em atraso da 4ª jornada da fase final do Andebol 1. Temos de continuar a ganhar, diz Daymaro Salina no lançamento de um encontro que será transmitido em directo pelo Porto Canal, a partir das 20h30.

Reinaldo García chegou ao FC Porto em 2001, saiu em 2007, regressou em 2015 e acertou ontem a renovação de contrato com o clube portista até 2021. Estou muito feliz por poder continuar a representar o clube, este emblema e tudo aquilo que ele significa, salientou o hoquista argentino de 36 anos.

A equipa de Sub-19 tem hoje a possibilidade de garantir a liderança isolada na fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. Em jogo em atraso da 9ª jornada, os campeões europeus vão a Barcelos para defrontar o Gil Vicente (19h). Tiago Lopes e Gonçalo Borges garantem que o único objectivo é a vitória.

07/05/19

Aconteceu a 07 Maio 2001

Foi neste dia que arrancaram as obras para a construção do Estádio do Dragão. Projectado pelo arquitecto Manuel Salgado, o recinto que substituiu o Estádio das Antas ficou pronto cerca de dois anos e meio depois, tendo sido inaugurado a 16 de Novembro de 2003 e recebido o primeiro encontro oficial a 7 de Fevereiro de 2004. Desde então, o Dragão foi palco dos festejos de uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, nove Ligas portuguesas, quatro Taças de Portugal e oito Supertaças.

Dragões Diário 07-05-2019

Foi um Iker Casillas muito emocionado que deixou ontem o Hospital CUF Porto, onde esteve internado nos últimos dias. O problema de sáude que enfrentou foi uma situação difícil, reconheceu o guarda-redes, que diz que agora está bem e que sente que teve muita sorte, pelo que só pode sair desta situação com um sorriso.
 
Está online mais uma edição da Dragões, desta vez com Danilo Pereira em destaque. Numa grande entrevista, o médio assume que quer dar mais ao FC Porto e garante que um jogador à Porto nunca desiste. A conquista da Youth League, os dez anos de Dragão Caixa e as final four europeias de andebol e de hóquei em patins são outros assuntos abordados no número 389 da revista do FC Porto.
 
Após dois dias de folga, o plantel principal regressa esta tarde ao trabalho no Olival. O treino está marcado para as 17h e terá como horizonte o jogo de domingo frente ao Nacional, a contar para a 33ª jornada da Liga.

E se, a 25 de maio, pretende assistir ao vivo à final da Taça de Portugal, que será disputada frente ao Sporting em Oeiras, também já pode comprar bilhetes no Estádio do Dragão.

05/05/19

Aconteceu a 05 Maio 2012

Neste dia, o FC Porto já era campeão nacional quando recebeu o Sporting no Dragão para um jogo da penúltima jornada da Liga. Todo o encontro foi disputado em clima de festa, mas os momentos altos estavam mesmo reservados para o fim: foi preciso esperar pelos minutos 82 e 90 para ver Hulk marcar os golos que valeram uma vitória por 2-0.

Dragões Diário 05-05-2019

Se há momentos em que o futebol não é o mais importante, também há jogos que valem muito para além do que se passa no campo e no confronto entre duas equipas. Ontem, os jogadores do FC Porto e os adeptos uniram-se numa bonita homenagem a Iker Casillas, antes de o Desportivo das Aves ter sido derrotado por 4-0 com golos de Corona, Soares (dois) e Manafá.

Sérgio Conceição sublinhou que o grupo sentiu muito o que aconteceu ao Iker, a quem enviou um abraço, e referiu que isso tornou a semana mais difícil, pelo que ficou satisfeito com o comprometimento dos jogadores. Agora seguem-se os últimos dois encontros da Liga, que o plantel vai enfrentar com foco total e com o objectivo de somar seis pontos.

O guarda-redes Vaná, que assumiu a titularidade pela primeira vez nesta edição do campeonato, mostrou-se feliz com o resultado positivo e deixou a garantia de que vai continuar a trabalhar para merecer a confiança de todos.

Como não podia deixar de ser, Corona dedicou a vitória a Casillas e até confessou um detalhe da visita que o plantel fez ao internacional espanhol: O Iker sorriu quando nos viu a todos e isso foi bom.

Hoje e amanhã serão dias de folga para o grupo. O regresso ao trabalho está marcado para terça-feira às 17h, momento em que arrancará a preparação para a deslocação ao terreno do Nacional da Madeira.

Entretanto, os Sub-19 regressaram às competições nacionais e bateram o Alverca por 4-0, com golos de Afonso Sousa e Taddeus Nkeng. Os jovens Dragões poderão isolar-se no primeiro lugar do campeonato caso vençam o jogo que têm em atraso.

A equipa de andebol segue imparável e venceu ontem o Belenenses em Lisboa, por 33-26, num encontro em que Yoan Balázquez esteve em destaque (nove golos). Com este triunfo, os Dragões mantêm-se no topo da tabela, ficando a aguardar pelo resultado do Benfica-Sporting de hoje para saber se a liderança é isolada ou partilhada.

Em hóquei em patins, a noite acabou por não correr tão bem. O FC Porto até esteve várias vezes em vantagem na pista do Sporting, mas o empate a seis no tempo regulamentar levou o jogo para prolongamento. Os Dragões acabaram por perder por 8-7 e falharam a qualificação para a final four da Taça de Portugal.

Hoje é dia de clássico no Dragão Caixa. A partir das 16h, a equipa de basquetebol recebe o Benfica em jogo da última jornada da segunda fase do campeonato, e Pedro Bastos já deixou o aviso: É mais um jogo importante que queremos vencer. Se não puder ver ao vivo, acompanhe no Porto Canal.

Em ciclismo, a equipa da W52-FC Porto divide-se este fim-de-semana entre a Volta às Astúrias e o Troféu O Jogo. Em Espanha, Edgar Pinto terminou a segunda etapa da prova na oitava posição e foi o melhor atleta portista. Já na Póvoa de Varzim foi Rafael Reis quem se destacou, encerrando a tirada no terceiro lugar.

O bilharista azul e branco Dick Jaspers sagrou-se campeão europeu de bilhar às três tabelas em Brandenburgo, na Alemanha. No jogo decisivo, o holandês bateu o italiano Marco Zanetti por 40-31.