08/09/16

Aconteceu a 8 Setembro 1913

Neste dia, a Direcção do FC Porto, confrontada com o rápido crescimento do clube, assume a construção de um rinque como prioridade. Um grupo de associados assume as despesas da construção. Foi muito assim que se foi fazendo o FC Porto desses tempos, com carolice, empenho e ajuda dos sócios com mais possibilidades económicas.

Pinto da Costa: “Os inimigos dão-nos força para unirmos e lutarmos”

No dia em que inaugurou a Casa do FC Porto de Marco de Canaveses, a 145.ª delegação do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa criticou duramente todos aqueles que querem formar a opinião de que há contestação e divisões dentro do FC Porto. O Presidente portista referia-se às notícias falsas dadas por mentirosos e aldrabões de que Reinaldo Teles e Joaquim Pinheiro tinham a intenção de se demitir dos órgãos que ocupam actualmente na SAD. Esses deviam ter vergonha e bufar ao balão antes de escrever, acrescentou.
O caminho a seguir pelo FC Porto, indicou, é em frente, sem medo, de afrontá-los e dizer-lhes que tenham vergonha e que sejam sérios, porque não são sérios aqueles que escrevem coisas que sabem que são mentira, que depois confirmam que são mentira mas as mantêm. Esses são os nossos inimigos e são eles que nos dão força para nos unirmos e lutarmos por vitórias. Mesmo depois daquilo que aconteceu em Alvalade, acredito que podemos vencer. E se isso acontecer, eu estarei cá no próprio dia para festejar convosco, prometeu.
Pinto da Costa condenou todos aqueles que querem formar a opinião de que há contestação, que há divisões e demissões no seio FC Porto, como os cronistas que, se bufassem ao balão antes de escreverem, seriam proibidos de escrever certas crónicas. Como os que criticam o nosso novo director para o futebol, porque os óculos não são bonitos; ou como um comentador televisivo que ataca e mostra o seu patriotismo desejando derrotas aos clubes portugueses nas provas internacionais, o mesmo que consegue ser advogado em Lisboa num organismo como a Santa Casa da Misericórdia, e, ao mesmo tempo, é advogado diretamente nomeado pelas câmaras de Paredes e de Portimão.
O dirigente máximo dos Dragões fez ainda o voto para que esses senhores nos tenham cada vez mais ódio e vontade de nos derrubar, porque é sinal de que lhes fazemos sombra: Queremos ser a resistência e alma do que resta do poder do Norte que o centralismo quer asfixiar. E é por isso que são esses jornais da capital, os que escrevem a vermelho e com veneno, são intrinsecamente centralistas, não podem ver o sucesso do Norte e do Porto. E quanto mais eles nos criticarem e inventarem contestações é sinal de que os incomodamos. Temos que assumir que somos a alma e temos que ser o motor desta grande região em favor do nosso país.
Acompanhado por Reinaldo Teles e Joaquim Pinheiro, Pinto da Costa discursou no fim do jantar perante mais de 400 pessoas que celebravam a inauguração da Casa do FC Porto de Marco de Canaveses, presidida por Bruno Magalhães e que abriu as portas em fevereiro deste ano a cerca de três quilómetros da Avenida FC Porto, uma das maiores daquele concelho. Antes foi recebido na autarquia pelo presidente Manuel Moreira. Na sua intervenção, o líder dos azuis e brancos começou por pedir um minuto de silêncio em homenagem a António Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia da República falecido esta quarta-feira​, um grande homem e um grande Dragão.
Depois, garantiu que o FC Porto vai continuar a seguir o mesmo caminho em busca da felicidade dos adeptos: Podem rosnar os que não sabem falar, e escrever a tinta venenosa e vermelha os que nunca aprenderam a escrever a azul, porque o FC Porto não sairá nunca do seu caminho, que é ser um clube unido, a lugar pela sua grandeza e pela felicidade dos seus adeptos.

07/09/16

Aconteceu a 7 Setembro 1952

Neste dia, José Maria Pedroto vestiu pela primeira vez a camisola da primeira equipa do FC Porto. Aconteceu no Estádio Nacional, com Pedroto a entrar aos 15 minutos da festa de homenagem a Francisco Ferreira, um jogador que dividiu a carreira entre FC Porto e Benfica. Depois, bem depois Pedroto conquistou a imortalidade ao serviço do nosso clube, primeiro como jogador, depois como treinador.

Prosseguem os trabalhos

 
O plantel principal do FC Porto voltou a treinar esta terça-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, tendo cumprido duas sessões de trabalho. Em mais um dia de preparação para a receção ao Vitória de Guimarães (sábado, 20h30), da quarta jornada da Liga NOS, Nuno Espírito Santo ainda não contou com vários jogadores que estão envolvidos nos compromissos das respetivas seleções.
Brahimi, o único dos internacionais que já se juntou ao grupo, realizou treino de recuperação de manhã e da parte da tarde trabalhou normalmente. Do boletim clínico fazem parte dois jogadores: Maxi efetuou tratamento, enquanto Corona fez treino integrado condicionado.

05/09/16

Aconteceu a 5 Setembro 1938

Neste dia, Ângelo César Machado, notável portista, advogado, poeta e escritor, era eleito presidente da Direção do FC Porto. O seu mandato ficou marcado pela conquista do primeiro bicampeonato de futebol e do primeiro título de campeão nacional andebol de 11 da história do clube. E ainda por ter sido irradiado pela Federação com o pretexto de ter instado a equipa a abandonar o campo nas Amoreiras, num jogo com o Benfica para a Taça de Portugal, e por ter proferido declarações “impróprias” em defesa do clube. Na verdade, Ângelo César era uma voz demasiado incómoda para o poder desportivo sediado em Lisboa, porque se insurgia contra o despotismo iluminado da capital e os jogos de bastidores para prejudicar o FC Porto. Em Novembro de 1944 era justamente agraciado com o título de Presidente Honorário do clube.