22/08/14

Lopetegui quer equipa "100% focada" no Paços de Ferreira


​Julen Lopetegui disse, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, esperar um desafio duríssimo, este sábado, contra uma equipa do Paços de Ferreira bem trabalhada. O técnico realçou a boa prestação dos pacenses no primeiro encontro da Liga e referiu que deseja uma equipa do FC Porto focada a 100% no encontro, que está agendado para as 18h00, no Estádio Capital do Móvel, e conta para a segunda jornada da Liga.
O treinador disse que o FC Porto vai encontrar um adversário que esteve toda a semana a trabalhar o jogo com muito cuidado e esmero, enquanto o FC Porto aterrou há pouco menos de 24 horas proveniente de Lille: Vamos encontrar um adversário que fez um bom jogo contra o Benfica. Teve uma primeira parte muito boa, com várias acções de golo e até dispôs de um penálti. É uma equipa bem trabalhada pelo Paulo Fonseca, que é um magnífico treinador e já fez um bom trabalho anteriormente no Paços de Ferreira e também no FC Porto, mesmo não obtendo os resultados que pretendia.
Lopetegui realçou que só há uma forma de encarar a partida que marca o regresso ao campeonato nacional após a vitória em Lille, por 1-0, no play-off da Champions League: Temos de estar mental e fisicamente preparados para enfrentar um adversário duríssimo e forte. A motivação e a mentalidade competitiva têm de ser elevadas e é preciso que a energia esteja focada a 100% no Paços de Ferreira.
Recusando falar de movimentações de mercado, Lopetegui revelou que pretende uma equipa personalizada para a partida com os pacenses: Quando tivermos a bola, vamos tentar jogar da maneira que trabalhámos e nos sentimos confortáveis, e sem bola vamos tentar fazer o mesmo. Queremos competir bem, atacar bem e defender bem, joguemos onde joguemos. Nós temos uma ideia, o adversário tem outra: queremos ser nós próprios, sabendo que temos um adversário que vai utilizar as suas próprias armas.
O técnico basco destacou o facto de os Dragões terem vários elementos para uma mesma posição para garantir que a equipa está preparada para as oscilações naturais dos jogadores durante a época: Temos um plantel de equipa grande. Tentaremos estar preparados para o momento de cada um dos jogadores e atentos para que esse momento nos faça idealizar uma equipa inicial, pois só jogam 11 e, depois, mais três suplentes. Quando se joga a cada três dias, há muitos factores a ter em conta e temos de tentar tomar a decisão correcta face a todas as variáveis de cada jogo.
Reforçando a juventude e as várias mudanças que foram operadas no plantel, Lopetegui afirmou ainda que há muito trabalho pela frente: Se uma equipa que está feita e construída tem de melhorar continuamente, nós ainda temos mais para fazer. Estamos em Agosto e temos de estar atentos para melhorar em muitos aspectos.

Marcano em estreia nos convocados para Paços de Ferreira

A chamada de Marcano é a grande novidade da convocatória de 18 atletas elaborada por Julen Lopetegui, tendo em vista o encontro com o Paços de Ferreira, marcado para este sabádo, às 18h00, e a disputar no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Comparativamente com a convocatória elaborada pelo técnico espanhol para a deslocação a Lille, saem das escolhas do técnico basco Danilo, Quaresma e Reyes.
No último ensaio antes da deslocação ao recinto dos pacenses, que se realizou na manhã desta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, treinaram 25 jogadores, sendo que Lopetegui apenas não pôde contar com Helton (treino condicionado e trabalho de ginásio) e com Opare (tratamento), que trabalharam à parte.
Lista de 18 convocados: Andrés Fernández e Fabiano (g.r.); Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, José Ángel, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres e Rúben Neves.
Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga, foi o árbitro nomeado para o jogo entre Paços de Ferreira e FC Porto. O juiz bracarense será auxiliado por Paulo Vieira e Jorge Oliveira.

Luís Castro: “Os resultados vão aparecer em breve”


Duas derrotas em outros tantos jogos e zero pontos. O arranque do FC Porto B na presente edição da Segunda Liga está longe de ser positivo e Luís Castro confessa um sentimento de frustração pelo duplo desaire, reforçado pelo facto de considerar que a sua equipa foi melhor nesses dois jogos. Prometendo trabalho forte” acredita que a primeira vitória está perto.
Desmontando os dois jogos que tivemos, chegamos facilmente à conclusão de que sofremos demasiados golos e que os que apontamos aconteceram em lances de bola parada. É essencial melhorarmos nos dois lados do campo e aumentarmos os nossos níveis de concentração. Não esperávamos ter zero pontos nesta altura, mas estamos a construir uma equipa e os resultados vão aparecer muito em breve, afirmou Luís Castro, em exclusivo a Porto Canal e www.fcporto.pt, no lançamento do desafio com os insulares, para os quais olha como uma equipa experiente, que luta assumidamente pela subida de divisão.
Para o técnico portista, a sua equipa fez por merecer uma sorte diferente nas duas primeiras rondas, mas lembra que lidera um colectivo jovem e ainda em construção. Fomos superiores em ambos os jogos e criámos oportunidades de golo, mas a realidade é que não conseguimos vencer. Estamos a trabalhar forte para estarmos mais ligados e para termos mais sucesso. Sentimo-nos frustrados e revoltados pois acreditamos que poderíamos ter sido mais felizes nos dois primeiros jogos, mas isso é passado e agora só pensamos em vencer o próximo.
O jogo entre FC Porto B e União da Madeira, da terceira jornada da Segunda Liga, disputa-se este sábado, às 15h00, no Estádio de Pedroso, e terá transmissão em directo no Porto Canal.