25/01/17

Soares, o novo número 29 do FC Porto

Velocidade, força e técnica: são estes os principais atributos de Francisco das Chagas Soares dos Santos, conhecido simplesmente por Soares. Brasileiro, nascido em Sousa, no estado da Paraíba, o ponta de lança, que também sabe jogar nas alas, aumenta consideravelmente o poder de fogo do ataque portista, chegando ao Dragão depois de seis vistosos meses no Minho, ao serviço do Vitória de Guimarães.
“Tiquinho” Soares, como também é conhecido, é mais um jogador brasileiro que encontrou em Portugal a porta perfeita para dar os primeiros passos no sempre apetecível futebol europeu, mas os desempenhos do possante avançado (1,84m e 90kg) fazem dele mais do que um simples jogador. À velocidade e à força, Soares alia uma técnica bem apurada, que encontra no pé direito o melhor intérprete. A raça e uma tremenda capacidade de luta são outras características que lhe são reconhecidas, essenciais para um jogador que se quer “à Porto”.
No Brasil, Soares passou por clubes como o Botafogo (Paraíba), Sousa e CSP (Centro Sportivo Paraibano), tendo chegado a Portugal para jogar no Nacional, na segunda metade da época de 2014/15. A primeira experiência no futebol português rendeu dois golos em 14 jogos, registo que foi francamente melhorado no segundo ano no clube madeirense: 14 golos em 35 jogos. Transferido para Guimarães na antecâmara da época em curso, foi ao serviço da equipa minhota que os números e sobretudo as exibições ganharam maior relevo, tendo terminado a primeira metade da temporada com nove golos em 22 partidas.